Autor Tópico: Regulação de Amortecedor  (Lida 4821 vezes)

odivelas

  • Visitante
Regulação de Amortecedor
« em: 26 de Setembro de 2015, 20:23 »
Viva Companheiros,
Ora hoje fui dar um passeio com a minha digníssima. ;)
Antes de mais regulei os amortecedores para a posição 3, isto pq sozinho  ando com ele na posição 1. Como foi a primeira vez que andei a dois, notei que o equilibrio (obviamente) é muito diferente e claro a DT não responde tão bem. Optei po nao tentar passar dos 90km/h. Resumindo notei que com os amortecedores no 3 a Montada fica mais "soft". Ando sempre com ela no 1, isto porque o trajecto diário é sempre sozinho.
Como usam os amortecedores nas Vossas?

Cumps,
Odivelas

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2015, 21:09 »
Também os tenho regulado no 1 pois habitualmente ando sozinho... Desta forma as minhas "cruzes" agradecem.  _lol_ De origem vieram no 3, mas fica muito rija e sentia todas as irregularidades do piso.
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

pjmartinho

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2015, 23:50 »
Posição 1 - Mais macio

até

Posição 5 - Duro "pra cacete"

Posição standard: 3

No meu caso a mota saiu do stand com os amortecedores regulados na posição 2 e, para mim, está bom (leia-se nem demasiado mole para os amortecedores baterem no fundo, nem demasiado rijo para sentir pancadas nas costas quando se anda em piso mau) e peso quase 100Kg. Como o meu pendura só pesa uns 40Kg, e só anda uma vez por dia na mota (quando o vou buscar à escola), nem me preocupei a mudar a posição do amortecedor.

odivelas

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2015, 00:19 »
Bem eu ando com ela smp no 1 e em estradas mais "esburacadas" ja a sinto, imagino no 5... eheheheheh
Eu peso 70kg e uso 1. Com pendura (55kg) no 3. Julgo estar dentro dos "conformes"...

Cumps,
Odivelas

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2015, 10:48 »
é pena as scooters não terem um manipulo de ajuste rápido dos amortecedores porque faziam jeito à semelhança de muitas motos...

odivelas

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2015, 22:58 »
é pena as scooters não terem um manipulo de ajuste rápido dos amortecedores porque faziam jeito à semelhança de muitas motos...

Viva,
Na Downtown é super rápido e fácil...

Cumps,
Odivelas

[Hurricane]

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2015, 13:30 »
Sim realmente é facílimo. Demora somente uns segundos pois o acesso é super fácil! Por acaso tinha a minha na posição 3 e ontem foi dia de fazer 300km sozinho e alterei para a posição 1 e notei bem a diferença! Bastante mais macia, as costas agradeceram ;)

Enviado do meu Galaxy Note 4 através de Tapatalk


Nuno Robin

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #7 em: 07 de Outubro de 2015, 14:59 »
Podem-me explicar como mudo a posição do amortecedores na minha DT, pois ela está no 3, e eu peso 66 kgs. Acho-a muito dura principalmente quando circulo em paralelo (coisa que Viana do Castelo ainda tem em demasia). Qual a ferramenta usada?

Abraços e boas curvas

odivelas

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #8 em: 07 de Outubro de 2015, 15:14 »
Viva,
Pois a regulação para o teu peso e até pela condução em si (isto se fores sozinho) é melhor na posição 1.
Isto vai do gosto de cada um mas...
É simples basta, com a mão, rodares a base do amortecedor para a posição desejada. Isto para cada amortecedor claro.

Cumps,
Odivelas

pjmartinho

  • Visitante
Re: Regulação de Amortecedor
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2015, 20:18 »
Não sendo a explicação sobre como regular os amortecedores, não deixa de ser informação relevante.

https://www.youtube.com/watch?v=EBUdnrcO8Dg (está em inglês)

Durante vários anos andei com carros telecomandados de escala 1:5 e a teoria por trás explicação deste video é exactamente a mesma. A regulação do amortecedor só faz subir, ou descer, a traseira da mota. A mola que lá está é dá a "dureza" do amortecedor.