Autor Tópico: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?  (Lida 22414 vezes)

Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #25 em: 28 de Setembro de 2015, 15:23 »
Companheiro guarda toda a documentação que te deram sobre a reparação pois os componentes trocados dentro da garantia por lei têm 2 anos de garantia mesmo que a tua mota já não tenha garantia de fábrica.

Sim, claro vou mesmo fazê-lo.
Entretanto mais uma update, apenas para o final da semana chegará a totalidade do material para substituir, o que quer dizer que só para meio da próxima semana terei a mota de volta....... vai ser quase um mês sem mota... a Honda vai ter de me explicar muito bem como é possivel numa avaria deste género e em garantia não existir um pouco mais de consideração pelo cliente..

Já percebi que existe muita gente aqui e noutros fóruns do género, a defenderem uma e outra marca com unhas e dentes.
Ás vezes parece que somos nós que servimos as marcas e não o contrário... enfim....

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #26 em: 28 de Setembro de 2015, 15:55 »
Sim, claro vou mesmo fazê-lo.
Entretanto mais uma update, apenas para o final da semana chegará a totalidade do material para substituir, o que quer dizer que só para meio da próxima semana terei a mota de volta....... vai ser quase um mês sem mota... a Honda vai ter de me explicar muito bem como é possivel numa avaria deste género e em garantia não existir um pouco mais de consideração pelo cliente..

Já percebi que existe muita gente aqui e noutros fóruns do género, a defenderem uma e outra marca com unhas e dentes.
Ás vezes parece que somos nós que servimos as marcas e não o contrário... enfim....

Outra coisa, a garantia da tua moto fica suspensa desde o dia em que entrou na oficina, por exemplo se lá ficar 2 meses a garantia passa de 2 anos para 2 anos e dois meses desde a compra inicial! Outra coisa que deves garantir é o perfeito estado da reparação, consumo de óleo, desempenho, etc e reclamar logo por escrito se algo não ficar bem porque assim tens sempre prova. É incrível como uma das motos da atualidade mais fiáveis tem um problema tão grave com tão poucos quilómetros mas são máquinas e não há nada que não falhe. No caso das 125cc já disse várias vezes que andar acima dos 90-100kmh não deve dar saúde nenhuma ao motor, muito menos quando são muitos quilómetros de seguida porque o motor vai no limite e quando isso acontece a longevidade cai a pique (não é por acaso que os carros e motos de corridas têm o motor reconstruído a cada corrida ou a cada duas).

Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #27 em: 29 de Setembro de 2015, 16:05 »
Não querendo discordar do que dizes, o que é que consideras como "muitos quilómetros de seguida" ??
« Última modificação: 29 de Setembro de 2015, 16:06 por Alukukam »

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #28 em: 29 de Setembro de 2015, 22:27 »
Não querendo discordar do que dizes, o que é que consideras como "muitos quilómetros de seguida" ??

Nem que seja meia hora com o motor a fundo considero muito! Por exemplo, se tens carro vais na autoestrada sempre no redline? Se o carro der 200kmh vais sempre a 200? Não certamente pelo que com as motos não deveria ser diferente. Não pretendo com isto dizer que estou certo e tu errado e não tenho nenhum manual que me diga quanto tempo ou quilómetros posso ir com um motor no máximo mas acho que o bom senso dita que nunca devemos levar um motor de combustão ao limite durante muito tempo se queremos que o motor dure alguns quilómetros. Atenção que mesmo poupando as máquinas elas partem e no teu caso em garantia e com poucos quilómetros mesmo que tivesses abusado do motor a Honda iria assumir a não ser com provas muito concretas de "abusos". É verdade, já soube pelo menos de mais uma pcx que partiu o motor com poucos quilómetros e até não surpreende porque com tantos milhares vendidos pelo mundo fora algumas têm de falhar por muito bom que seja o controle de qualidade.

Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #29 em: 30 de Setembro de 2015, 10:05 »
Concordo com quase tudo o que dizes, mas acho que não se pode comparar uma pcx ( neste caso ) com um carro...
Mas só para teres uma ideia do meu percurso diário , começo com 7 km de estrada nacional, onde dificilmente passo dos 80km/h, depois faço 10km em AE ( aí sempre a fundo ) e depois mais 7,5 km agora em cidade. Os 10 km que faço em AE são talvez 10 minutos, é claro que é um percurso que tem ida e volta e que faço 5 x semana, mas nem nunca sequer fiz uma viagem de mais de 80 km seguidos...
Ou seja se à coisa que esta mota nunca teve, no meu ponto de vista, foram abusos, até a rodagem foi feita conforme o manual...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #30 em: 30 de Setembro de 2015, 10:56 »
A pcx dá 110 por limite imposto pelo fabricante e não por esgotamento da capacidade do motor, este iria mais longe, por isso não sei se os 110 estarão já no redline
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,3690.msg45925.html#msg45925
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #31 em: 30 de Setembro de 2015, 11:34 »
É uma cortesia companheiro. Daí os stands chamarem-lhe "moto de cortesia" ;)  _convivio_
É coertesia mas no caso das revisões. Agora numa avaria na garantia a marca não será obrigada a substituir o periodo em que estamos privados do bem? _reg_

Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #32 em: 30 de Setembro de 2015, 11:40 »
É coertesia mas no caso das revisões. Agora numa avaria na garantia a marca não será obrigada a substituir o periodo em que estamos privados do bem? _reg_

Não, não é. Já confirmei junto da Honda :(

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #33 em: 30 de Setembro de 2015, 12:22 »
Boas companheiro,

Meia hora !?!?
O desgaste das peças do motor seja as consumíveis ou não é tanto mais quanto mais ciclos o motor fizer. Se tiver mais rpm, mais ciclos, mais rapidamente  mais desgaste. Isto é um facto!

Mas em especial as scooters de baixa cubicagem como a pcx e os seus motores são desenhados para funcionarem na maioria da sua vida útil em rotações elevadas e com trocas constantes de regime como desligar a moto para poupar gasolina etc. Isto sempre foi o maior desafio da indústria das scooter. A PCX é exemplo disso!

É mais "violento" para um motor o pára arranca e as sucessivas mudanças de temperatura do motor do que manter a temperatura constante durante muito mais tempo. Ou seja a andar no máximo como dizes desde que a temperatura se mantenha constante sem deficiências no arrefecimento, óleo e combustível não existe nenhum problema.

Boas curvas




Nem que seja meia hora com o motor a fundo considero muito! Por exemplo, se tens carro vais na autoestrada sempre no redline? Se o carro der 200kmh vais sempre a 200? Não certamente pelo que com as motos não deveria ser diferente. Não pretendo com isto dizer que estou certo e tu errado e não tenho nenhum manual que me diga quanto tempo ou quilómetros posso ir com um motor no máximo mas acho que o bom senso dita que nunca devemos levar um motor de combustão ao limite durante muito tempo se queremos que o motor dure alguns quilómetros. Atenção que mesmo poupando as máquinas elas partem e no teu caso em garantia e com poucos quilómetros mesmo que tivesses abusado do motor a Honda iria assumir a não ser com provas muito concretas de "abusos".



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #34 em: 16 de Outubro de 2015, 12:35 »
Só para informar que tenho a minha PCX de volta, 1 mês e 1 semana depois !!

Pontos positivos:
- a revisão dos 16.000 foi de "borla" , só tive de pagar a vela
- tenho um motor com 0 km

-Pontos negativos:
- o resto da mota continua a ter 16.000 km   _thumbdown_
- tenho de fazer a rodagem pela segunda vez...  >:(

raphha

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #35 em: 16 de Outubro de 2015, 12:54 »
Só para informar que tenho a minha PCX de volta, 1 mês e 1 semana depois !!

Pontos positivos:
- a revisão dos 16.000 foi de "borla" , só tive de pagar a vela
- tenho um motor com 0 km

-Pontos negativos:
- o resto da mota continua a ter 16.000 km   _thumbdown_
- tenho de fazer a rodagem pela segunda vez...  >:(

lol permita-me que lhe pergunte, mas queria o que? Outra moto nova? Um motor novo, 0km, e não o seu reparado, já é bem bom. O resto da moto se estiver bem tratada, é como se tivesse 0km ;)

A oferta da revisão dos 16.000 só podia ser de borla, o motor é novo... Que raio de revisão de 16.000km é que lhe fizeram?! Areia para os olhos... Pagar a vela nova? Absurdo!

A parte que considero que seja mesmo mais chata é a de ter de fazer a rodagem outra vez  _Zang_

Alukukam

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #36 em: 16 de Outubro de 2015, 13:31 »
Acho que deu para perceber que estava a ser irónico...

Quanto ao resto, até estava à espera de pagar mais do que a vela, já ouvi falar de casos semelhantes em que até o óleo do motor é considerado um extra neste tipo de reparações...
No meu caso foi só considerado como extra, a vela.

raphha

  • Visitante
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #37 em: 16 de Outubro de 2015, 13:57 »
Se tivesse dado para perceber, eu não teria feito o reparo  _Rolley_

Mas pronto, esclarecido! Agora é fazer kms e que o problema não se repita! Continuo a achar que cobrar a vela é um absurdo.

Vou dar como exemplo o meu caso, a minha Duke entrou na oficina para afinar válvulas. Ocorreu um problema e as válvulas ficaram empenadas. Todas foram substituídas, não ao abrigo da garantia porque já não a tenho, mas sim à responsabilidade do Stand. Agora há pouco tempo o sensor da pressão do óleo foi à vida. Passei lá e encomendaram logo o sensor. Quando perguntei quanto ia custar a brincadeira a resposta foi: "Dado o historico do teu caso, nós vamos assumir também esse custo". O Sensor em nada tem a ver com o que se passou antes. Foi mesmo por uma questão de cordialidade, uma vez que já tinha tido imensos problemas dos quais não tive culpa nenhuma. É o que eu chamo de saber cativar o cliente. À conta disso é que eu ainda não mudei de oficina. Não fosse pelo Carlos Lebre e pelo Tiago e já o tinha feito há imenso tempo!

Tudo a correr bem companheiro  _convivio_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: PCX com 1 ano - Avaria no motor ?
« Responder #38 em: 16 de Outubro de 2015, 14:42 »
Se tivesse dado para perceber, eu não teria feito o reparo  _Rolley_

Mas pronto, esclarecido! Agora é fazer kms e que o problema não se repita! Continuo a achar que cobrar a vela é um absurdo.

Vou dar como exemplo o meu caso, a minha Duke entrou na oficina para afinar válvulas. Ocorreu um problema e as válvulas ficaram empenadas. Todas foram substituídas, não ao abrigo da garantia porque já não a tenho, mas sim à responsabilidade do Stand. Agora há pouco tempo o sensor da pressão do óleo foi à vida. Passei lá e encomendaram logo o sensor. Quando perguntei quanto ia custar a brincadeira a resposta foi: "Dado o historico do teu caso, nós vamos assumir também esse custo". O Sensor em nada tem a ver com o que se passou antes. Foi mesmo por uma questão de cordialidade, uma vez que já tinha tido imensos problemas dos quais não tive culpa nenhuma. É o que eu chamo de saber cativar o cliente. À conta disso é que eu ainda não mudei de oficina. Não fosse pelo Carlos Lebre e pelo Tiago e já o tinha feito há imenso tempo!

Tudo a correr bem companheiro  _convivio_

 _pol_ confirmo são 5*