Autor Tópico: A manutenção do capacete  (Lida 18403 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
A manutenção do capacete
« em: 02 de Janeiro de 2010, 18:07 »
O seu capacete foi projectado para lhe permitir passeios seguros e confortáveis por muitos anos. Para manter o seu capacete com um aspecto novo e sentir-se confortável, recomenda-se que tenha em mente estas indicações ao fazer a manutenção do seu capacete. Não esqueça que o seu capacete é constituído por uma variedade de diferentes materiais, logo é importante limpar as várias partes tendo em conta essas diferenças, nunca utilizando solventes orgânicos, diluentes ou gasolina.
 
Limpeza exterior
Na limpeza exterior do seu capacete pode utilizar os mesmos produtos concebidos para a limpeza dos automóveis, pois quase todos os capacetes levam um acabamento idêntico ao dos automóveis. Pode utilizar produtos para a remoção de riscos e polimento, tendo o cuidado para não polir demais, pois poderá abrasar demais a camada de acabamento (verniz), chegando à camada de pintura. O capacete serve para protecção e não como elemento decorativo, no entanto, se colocar autocolantes tenha o cuidado de limpar a superfície com água e um detergente neutro para eliminar pó e gorduras. Quando remover autocolantes do capacete, ficam sempre resíduos de cola, que poderá remover com álcool etílico (70º ou 95º), limpando com água e sabão logo de seguida.

As peças plásticas (que incluem a viseira) não devem ser limpas com solventes porque estes agentes são absorvidos pelo material plástico e podem fazer com que se deteriorem e se enfraqueçam com o tempo. Os agentes de limpeza corrosivos (ácidos ou alcalinos), como os líquidos de limpeza de janelas que contêm amônia, devem igualmente ser evitados. A viseira deve ser limpa usando um pano macio ou um cotonete de algodão com água limpa.

 
Limpeza interior
O forro removível deve ser retirado e lavado à mão em água limpa usando um agente de limpeza neutro ou então colocando na máquina de lavar numa rede de lavagem. O forro fixo deve ser limpo com um pano húmido que contenha um agente de limpeza neutro. Após a limpeza, todas as peças devem ser completamente secas à luz solar directa a fim impedir o aparecimento de odores desagradáveis.

O forro de EPS (poliestireno expandido) não resiste a solventes nem a calor excessivo, pelo que deve ser tratado com um cuidado particular durante a limpeza. Deve ser limpo usando somente um pano húmido a fim evitar riscar.


 
Limpeza dos canais de ventilação
A poeiras, a sujidade e até insectos podem ficar acumuladas nestas zonas. Se possível, utilize um compressor a ar para soprar toda esta sujidade. Deve retirar o forro interior do capacete para proceder a esta operação.
 
Apertar e remover os parafusos
Por vezes é necessário ajustar alguma peça do capacete, tal como o suporte da viseira. Tenha atenção para não apertar demais estes parafusos pois podem-se partir, se forem de plástico, ou rasgar-se se forem de alumínio.
 
 
Fonte:
http://mxdirtrider.com/h-resources/s-about-Maintaining-your-helmets.htm
http://www.motonline.pt/left/tecnica/artigos_interesse/index.asp?ART_ID=64

Traduzido e adaptado por
Amadeu Ferro/2010©
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 23:47 por Ferro »


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: A manutenção do capacete
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2010, 22:46 »
Grande Ferro

Já começam a ser imperdíveis estes teus posts...
Mais um com excelente qualidade e de "serviço publico"...

Parabéns...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


ZEV

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2010, 11:27 »
Nunca é demais lembrar que isto (limpar o capacete) é de extrema importância, afinal é onde enfiamos a cabeça de cada vez q andamos de moto.
No entanto, tbm n convém exagerar - especialmente na limpeza do forro; podem-se danificar + rapidamente as esponjas, ou verificar-se a sua diminuição de tamanho/espessura.

Há um tempo escrevi um texto sobre limpeza de capacetes: vou procurar.

veigolas

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2014, 16:03 »
Grandes dicas, muito bom!

tparracho

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #4 em: 15 de Julho de 2014, 16:45 »
Já alguém experimentou lavar o forro interior do capacete? Quanto tempo +/- demora a secar?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
A manutenção do capacete
« Responder #5 em: 15 de Julho de 2014, 16:53 »
Eu lavei há duas semanas o forro do meu AGV. Saiu água negra aos pontapés (lavei com detergente da loiça, é um óptimo desengordurante).

Lavagem à mão, sem esponjas, com mudas frequentes de água tépida e sem esfregar muito!

O meu levou 1 dia a secar, dentro de casa, à sombra!


Sent from iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Julho de 2014, 17:00 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

tparracho

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #6 em: 15 de Julho de 2014, 17:11 »
Eu lavei há duas semanas o forro do meu AGV. Saiu água negra aos pontapés (lavei com detergente da loiça, é um óptimo desengordurante).

Lavagem à mão, sem esponjas, com mudas frequentes de água tépida e sem esfregar muito!

O meu levou 1 dia a secar, dentro de casa, à sombra!


Sent from iPhone using Tapatalk

Obrigado  _pol_,

tenho que tratar do meu este fim de semana. Faço ideia a cor da água...  _corado_

Offline Alf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Agualva
  • Member nº 854 - (5204)
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: A manutenção do capacete
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2014, 13:57 »
Bom Topico
obrigado pela dica.
SYM GTS 125i: 0 - 16.260 km(05.2013)
MAXSYM 600i: 0 - (06.2014) 44.000 Km
BURGMAN 650:
Drive Safely

Carrolo

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2014, 23:27 »
Muito bom, obrigado!

Joaocruz

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #9 em: 01 de Dezembro de 2014, 23:49 »
Aproveito este topico para vos relatar um "brico" que fiz no meu capacete.
A entrada de ar frontal-queixeira do meu NZI sempre fez algum barulho, sendo que assobiava bastante se fosse mal fechada.
Como de tanto abrir e fechar penso que terei partido o fecho da mesma(funciona sobre pressao), o que e que me lembrei.
Peguei em silicone transparente e colei/preenchi toda a entrada de ar do capacete( esta frontal, frente ao queixo)e. Assim fica fechada de vez, mas nao faz barulho e realmente sente-se uma ENORME diferenca no ruido a andar.
Desconheco se o silicone podera interferir na robustez do capacete, em caso de acidente, mas que ajuda a dimihuir consideralvemente o ruido provenientes das entradas de ar, la isso ajuda.
Como a viseira nao embacia muito aquela entrada de ar, tambem nao fazia de muito.
Um abraco,
JpC

Joaocruz

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2015, 14:06 »
Boas,

Coloco aqui este link, para não estar a abrir outro e prende-se com a "Validade do nosso Capacete".
http://www.motofan.com/noticias/cuando-debo-cambiar-el-casco-de-la-moto/19400?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=240615&utm_content=noticias

Em resumo:
Ao fim de 5 anos, devemos coloca-los na prateleira, excepção aos de fibras sintéticas (Carbono, Kelvar, etc.) que podem aguentar até 8 anos.

Deixo uma pergunta:
Vale a pena adquirir dos que duram hipoteticamente 8 anos,  mas muito mais caros, ou comprar da gama média e ir mudando de 4/5 em 4/5 anos?
É que com 8 anos, já se deve ter mudado umas 2 ou 3 vezes os interiores, para quem usa o capacete diariamente!

Um abraço,
JpC

interceptor

  • Visitante
Re: A manutenção do capacete
« Responder #11 em: 25 de Junho de 2015, 22:40 »
Prefiro os de gama média e trocar com mais frequência.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: A manutenção do capacete
« Responder #12 em: 25 de Junho de 2015, 22:58 »
Prefiro os de gama média e trocar com mais frequência.
Talvez, mas nesse caso fazemos algumas cedências, nomeadamente ao nível do ruído e da qualidade dos detalhes...

Acho que o próximo que comprar será um topo de gama. Não que o meu Nexx não seja um bom capacete, porque até é, mas não é um topo de gama...

Infelizmente os seus defeitos só se tornam aparentes com o uso e aí já é tarde!

_pensador_
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 22:58 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: A manutenção do capacete
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2015, 22:08 »
Talvez, mas nesse caso fazemos algumas cedências, nomeadamente ao nível do ruído e da qualidade dos detalhes...

Acho que o próximo que comprar será um topo de gama. Não que o meu Nexx não seja um bom capacete, porque até é, mas não é um topo de gama...

Infelizmente os seus defeitos só se tornam aparentes com o uso e aí já é tarde!

_pensador_
Olá twin  _convivio_
Que tipo de defeitos encontraste no teu capacete?  _pensador_
Eu por acaso gosto bastante dele (esteticamente) e até estava na minha lista de preferências quando pensar em trocar o meu  _Rolley_

 scooter_ abraço  scooter_
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A manutenção do capacete
« Responder #14 em: 27 de Junho de 2015, 12:23 »
Prefiro os de gama média e trocar com mais frequência.

Concordo com o companheiro interceptor, a pressão dos modelos novos que vão saindo será tão grande que não acredito que os capacetes durem tanto tempo :) por isso é melhor apostar logo num investimento mais baixo para ter menos "peso de consciência" quando mudar. Desde que a segurança fique ressalvada, claro
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: A manutenção do capacete
« Responder #15 em: 28 de Junho de 2015, 10:07 »
Olá twin  _convivio_
Que tipo de defeitos encontraste no teu capacete?  _pensador_
Eu por acaso gosto bastante dele (esteticamente) e até estava na minha lista de preferências quando pensar em trocar o meu  _Rolley_

 scooter_ abraço  scooter_
Na utilização com a minha X-Max é bastante ruidoso, mas esse defeito acontece com outros capacetes, tal como os Schubert C3 e C3 Pro, que até são considerados bastante silenciosos!

O problema deverá estar relacionado com a altura do ecrã das X, pois já vi relatos que a alteração do mesmo para o Sport minimiza bastante o ruído, mas é claro que trás outros problemas...

O companheiro tparracho que o usa com uma NC pode dar outro feedback, de certeza...

Alem disso têm um ou outro pequeno problema de qualidade nos encaixes do inliner, tive que reencaixar o mesmo de vez em quando num ponto... Mas posso ter sido eu sem querer que o desenciaxei...

Algo a seguir! ;)



Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: A manutenção do capacete
« Responder #16 em: 28 de Junho de 2015, 13:35 »
Obrigado pela resposta companheiro twin.  _convivio_
Já vi então que se calhar o problema do ruído no meu é mesmo esse, a altura do ecrã da X.

Mesmo assim deve ser mais silencioso que o meu, porque o meu é modular e o teu é integral.
 
 scooter_ abraço  scooter_
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: A manutenção do capacete
« Responder #17 em: 28 de Junho de 2015, 13:52 »
Obrigado pela resposta companheiro twin.  _convivio_
Já vi então que se calhar o problema do ruído no meu é mesmo esse, a altura do ecrã da X.

Mesmo assim deve ser mais silencioso que o meu, porque o meu é modular e o teu é integral.
 
 scooter_ abraço  scooter_
Sim, mas o Mepim, que tem agora uma T-Max, quando tinha a X-Max e teve um Nexx XT1 disse-me que era bastante ruidoso, mas quando comprou o Shoei Neotec as diferenças foram enormes, e este ultimo é modular...
« Última modificação: 28 de Junho de 2015, 13:53 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: A manutenção do capacete
« Responder #18 em: 28 de Junho de 2015, 22:28 »
Pois...
Até o preço é diferente  _lol_ _lol_ _lol_
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: A manutenção do capacete
« Responder #19 em: 18 de Novembro de 2015, 23:28 »
A Shark recomenda uso de um capacete em termo-moldado por 4 anos apenas.
Talvez um pouco exagerado mas ficamos na dúvida se será um pretexto para vender mais.
Tive um Arai Giga que ao final de uns anos as borrachas coladas começaram a soltar-se e no próprio capacete mencionava um prazo de garantia de integridade do casco de apenas 5 anos. Troquei por outro...
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: A manutenção do capacete
« Responder #20 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:16 »
Faz-me confusão como é que uns capacetes de altos € têm apenas validade de 4 anos, das duas uma ou eram mais baratos ou deviam durar mais.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A manutenção do capacete
« Responder #21 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:28 »
O que pagas é a resistência ao impacto não ao tempo :)
 Todos os materiais têm fadiga e vão perdendo capacidades. 5 anos para mim é o limite de validade, a partir disso pode reduzir a proteção. Mas pode continuar a servir para não ser multado por 20 anos ou mais ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"