Autor Tópico: Idade do capacete  (Lida 4117 vezes)

Offline Kharys

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2023
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
Idade do capacete
« em: 01 de Agosto de 2023, 16:51 »
Hello,

Pesquisei por este tema e não encontrei nada, espero não estar a duplicar o tema... :)

Considerando que muitos fabricantes recomendam a substituição dos capacetes entre os 3-5 anos de idade devido a dano UV e envelhecimento dos adesivos e componentes "e outros", surgiu-me a dúvida:

Qual a idade dos vossos capacetes, e se esta "expiração" é uma preocupação que tenham em consideração?

{},
Kharys

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Idade do capacete
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2023, 18:55 »
Sim… não deixo chegar aos 5 anos. Normalmente troco por volta dos 4, 4 e meio


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Idade do capacete
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2023, 09:01 »
Na verdade, já li algumas coisas acerca da validade aconselhada pelos fabricantes, mas tenho-me descuidado com isso.
O meu já deverá ter uns 6 anos
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Idade do capacete
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2023, 11:24 »
O meu já tem 6 anos e já pondero a sua troca..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: Idade do capacete
« Responder #4 em: 03 de Agosto de 2023, 23:43 »
Desde que anda de mota. 2016, tem sido cerca de 3.5 anos. Primeiro um Nolan, depois um Scorpion e agora estou a começar com um MT. De salientar que eu faço cerca de 50 a 60 mil por ano, todos os dias do ano. Os primeiros componentes que cedem são os tecidos na zona das bochechas por causa da barba, na testa e as posições intermedias da viseira que vão ficando cada vez mais folgadas até só ficar aberto ou fechado...
Boas curvas

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Idade do capacete
« Responder #5 em: 01 de Novembro de 2023, 15:37 »
Comprei meu primeiro capacete, um LS2 Valiant em 2019.  Usei-o praticamente todos os dias, só não saio de moto em dias de chuva muito forte.

Agora em 2023, após trocar de montada, decidi comprar um novo LS2.

A diferença foi brutal!  O que aconteceu é que as espumas internas do capacete já estavam tão deformadas, que criaram muitas folgas, e como é um processo lento e gradual, eu não me apercebi do que se passava.  Resultado, o novo capacete justo, tornou os passeios mais silenciosos e confortáveis.  O antigo já entrava muito ruído e vento.  E trata-se da mesma gama de capacete, o primeiro um LS2 Valiant e agora o novo é um LS2 Advant.

Não vou esperar mais 4 anos para trocar o atual, com 3 anos será substituído.


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Idade do capacete
« Responder #6 em: 01 de Novembro de 2023, 20:14 »
Se o capacete não tiver mazelas e não for necessário, pode-se sempre comprar só o forro.

https://www.fc-moto.de/pt/LS2-FF399-Valiant-Forro-interno-e-almofadas-de-bochecha
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: Idade do capacete
« Responder #7 em: 04 de Novembro de 2023, 11:14 »
Hello,

Pesquisei por este tema e não encontrei nada, espero não estar a duplicar o tema... :)

Considerando que muitos fabricantes recomendam a substituição dos capacetes entre os 3-5 anos de idade devido a dano UV e envelhecimento dos adesivos e componentes "e outros", surgiu-me a dúvida:

Qual a idade dos vossos capacetes, e se esta "expiração" é uma preocupação que tenham em consideração?

{},
Kharys

Se lhe deres bastante uso (dia a dia),  vais reparar que ao não necessitas de esperar  3 anos para  sentir desgaste nas superficies internas/correias  e uma certa deformação no forro (mais largo e barulhento), já sem falar na eficácia do Pinlock (se equipado com) e os quase inevitáveis riscos na viseira decorrentes do uso. 
 Agora se usares a moto apenas de quando em vez, provavelmente até dura o dobro, desde que esteja protegido da humidade e claro do sol, de preferência dentro do saco.

 No meu caso, uso moto quase todos os dias em percursos casa <-> trabalho, mas em percursos apenas de  20kms  para cada lado a velocidades nunca superiores a 90 km/h . Quando apanho grandes chuvadas, de regresso a casa,  tenho sempre o cuidado de colocar o capacete sobre um desumidificador de forma a manter o forro o mais seco possível, pois o forro húmido, além do desconforto fica susceptível a uma degradação bem mais acelerada.
 
 Provavelmente para quem use o capacete por períodos maiores  em cada utilização, ou a velocidades mais elevadas,  poderá ter outra perspectiva, por isso além da qualidade do capacete, acho que o tipo de uso irá ser determinante no tempo de vida do mesmo, pelo menos para quem pretenda manter um certo nível de conforto.
  Já  se formos pelo aspecto  da segurança, ou integridade estrutural,  acho que nenhum de nós o procurará  comprovar na pratica por razões obvias. Aí é pelo menos aceitar a recomendação dos fabricantes como uma base credível.

 O melhor mesmo é dar-lhe uso, e se possível com o melhor nível de "gozo" pelo meio.
 
 Boas curvas!
 





 
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Idade do capacete
« Responder #8 em: 04 de Novembro de 2023, 13:12 »
Não existe nenhum prazo para mudar de capacete. Existem recomendações que vão de 5 a 7 anos, há quem recomende 3, não nenhuma evidência científica que o justifique.
Os pontos indicados são a degenerescência das espumas interiores e do forro, no primeiro caso podem absorver menos o choque, no segundo podem deixar a cabeça rodar dentro do capacete..
Mudar o forro ao fim de 3/4 anos pode eliminar muito das objeções.
É preciso pensar também na poluição, substituir componentes prolonga a vida do capacete evita produção de resíduos.
Com a agressão continua do marketing não conheço ninguém que não mude de capacete pelo menos aos 5 anos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline MPires

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Idade do capacete
« Responder #9 em: 19 de Novembro de 2023, 19:09 »
Depois de ler as contribuições, que agradeço pois ainda não tinha pensado no assunto, fica-me uma dúvida: que se faz do anterior? há algum processo de reciclagem?