O problema vem depois. Como uma scooter é bastante mais prática do que um carro, a pessoa começa a andar cada vez mais com ela e o carro começa a ficar cada vez mais tempo parado.
Passados praticamente 14 meses sobre o post inicial, resolvi revisita-lo para fazer um balanço da minha experiência pessoal.À 14 meses atrás, andava eu todo entusiasmado para comprar uma scooter e, simultaneamente, todo baralhado sobre qual seria a melhor escolha, como se pode ler no post incial.Acabei por me decidir e avancei para a compra de uma scooter novinha em folha que usei durante 13 meses até que a passei para o meu enteado mais velho que, por sinal, está muito satisfeito com ela.Durante todo este tempo, tenho lido várias vezes por aqui que não vale a pena gastar dinheiro em escapes/roletes/"diabo a 7" para aumentar a performance de uma 125 pois os ganhos são diminutos e praticamente impeceptiveis e que, mais vale tirar a carta e comprar uma mota com mais cc. Passados 14 meses, estou perfeitamente de acordo com isto.Uma 125 cumpre perfeitamente aquilo para que foi desenvolvida... transportar pessoas do ponto A para o ponto B, deslocações casa-trabalho-casa, com conforto, sem grandes pressas e consumos de combustivel bastante reduzidos. Penso que esta será a ideia de qualquer pessoa que pretenda comprar uma scooter pela primeira vez.O problema vem depois. Como uma scooter é bastante mais prática do que um carro, a pessoa começa a andar cada vez mais com ela e o carro começa a ficar cada vez mais tempo parado. Com a frequência da utilização da scooter, os percursos vão-se alongando e aquilo que, inicialmente, era para ser só casa-trabalho-casa rápidamente passa a ser casa-trabalho-casa + umas voltinhas ao fim de semana + umas viagens estrada fora porque o tempo está convidativo + etc. E é nestes acrescentos que o motor de 125cc começa a mostrar as suas limitações pois a velocidade máx fica-se pelos 110/115Kms (mais ou menos) e o poder de aceleração é fraco.Foi precisamente por estas viagens extra somadas ao fraco poder de aceleração que me levaram a tirar a carta de mota para comprar uma um pouco mais potente.Quais os conselhos que posso dar?Se a compra da scooter tem a haver com questões monetárias, e porque são baratas, então aconselho a comprar uma usada porque ainda é mais barata. Se ao fim de algum tempo a pessoa concluir que não gosta de andar de scooter, ou que não era bem aquilo que esperava, o prejuizo na venda não é tão grande assim. Se, pelo contrário, a pessoa gostar de andar de scooter e quiser continuar, sempre pode trocar a que tem por uma nova ou, com o dinheiro que poupou na compra da usada (quando comparado com o preço em novo) pode tirar a carta de mota para poder entrar num novo mundo de escolhas possíveis. Neste novo mundo, pelo preço de algumas scooters novas, compram-se motas usadas de 500/600cc em bom estado, embora com alguns anos, e por mais um pouco de dinheiro compram-se semi-novas.Se a compra da scooter não tem a haver com questões de poupança monetária nas deslocações, continuo a aconselhar a compra de uma usada para experimentar e, caso se goste de andar nela, rapidamente se vai querer mais qualquer coisa que uma 125cc não consegue dar e aí, o que se poupou na compra sempre dá para tirar a carta de mota para entrar no tal novo mundo de escolhas possíveis.Seja qual for a razão da compra, nunca deixar de experimentar as possiveis candidatas para ver como nos sentimos em cima delas, de preferência falar com proprietários das mesmas pois são as pessoas mais indicadas para explicar pormenores e detalhes, ler aqui no forum os DB dos modelos que interessam (neste ponto uns DB são mais informativos do que outros).
...agora como factor de segurança em ultrapassagens já não tem nada a ver, ainda me lembro de duas vezes que ia a ultrapassar um carro e ele lembrou-se de começar a acelerar, por sorte tinha espaço para desacelarar e prosseguir o meu caminho calmamente, foram estas situações que me deram o "clic" para tirar a carta e usufruir desse poder de acelaração e não ficar apertado numa ultrapassagem.
Concordo com a parte de comprar uma coisa mais barata, caso as dúvidas iniciais sejam mais que muitas ou para "desemburrar". E porque não alugar uma por uns dias para fazer teste real nos percursos que iremos fazer? O valor de aluguer de 2 dias não é nada comparado com a compra de algo que depois não se gosta ou não é adequado ao que queremos.