Autor Tópico: As dúvidas continuam.....  (Lida 20101 vezes)

interceptor

  • Visitante
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #25 em: 04 de Agosto de 2015, 22:36 »
Como é que é?! :blank:

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #26 em: 04 de Agosto de 2015, 22:39 »
O único  elemento mais antigo é a embraiagem que tem 80 mil kms mas que o mecânico diz que está nos parâmetros
aceitáveis de desgaste dos seus calços
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 12:40 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

interceptor

  • Visitante
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #27 em: 04 de Agosto de 2015, 22:55 »
E as molas da embraiagem?

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #28 em: 05 de Agosto de 2015, 02:20 »
A embraiagem foi toda vista tendo sido lubrificadas as molas.
A mola do variador foi medida com um aparelho de precisão  e confirmou se no programa da Yamaha que os valores medidos estão nos parâmetros exigíveis.
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #29 em: 05 de Agosto de 2015, 10:25 »
Li todos os comentários quanto à diferença verificada entre os dois modelos e houve algo que ainda não foi falado e diz respeito aos rolamentos das rodas.

Eu não sou entendido em mecânica e o que faço é meramente uma análise e despistagem na relação efeitos relatados/causa possível.

Um desgaste acentuado nos rolamentos da roda pode levar a alguma perda de rendimento, assim como um decréscimo na velocidade máxima.

Varias podem ser as causas para esse desgaste, podendo ou não ser notado por algum tipo de som produzido.

•Lubrificação imprópria ou insuficiente;
•Entrada de contaminantes;
•Sobrecarga no rolamento;
•Vibração;
•Oxidação (ferrugem);
•Desgaste por patinação (girar em falso).

Como disse logo no início, não sou versado em mecânica como o serão alguns companheiros no fórum e a quem lhes reconheço com facilidade esses conhecimentos, mas esta questão de se poder tratar de um desgaste acentuado dos rolamentos, pode ter implicação directa no relatado pelo José.

Just my opinion.  _pol_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #30 em: 05 de Agosto de 2015, 12:47 »
Olá Isaac
Já fiz rodar as rodas e não foi verificada
nenhuma prisão das mesmas
Um abraço
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #31 em: 05 de Agosto de 2015, 12:59 »
Como é ao ralentim? As rpm estão iguais?

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #32 em: 05 de Agosto de 2015, 13:08 »
O único  elemento mais antigo é a embraiagem que tem 80 mil kms mas que o mecânico diz que está nos parâmetros
aceitáveis de desgaste dos seus calços

Agora esperas que o FMelo atinja esses 80 mil km para ver como se comporta nessa altura  _lol_

Até motas iguais acabadinhas de sair do Stand têm prestações diferentes  _careta_

Até as motas do GP exactamente iguais têm diferenças  _lol_


Tira a carta e passas a dormir mais descansado  _Rolley_


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #33 em: 06 de Agosto de 2015, 01:01 »
O ralenti é exactamente o mesmo  (1 900 rpm)
Eu tou tranquilo Axe só gostava de saber a origem das diferenças das rpm às mesmas velocidades e lado a lado
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #34 em: 10 de Agosto de 2015, 01:12 »
Encontrei este artigo referente ao meu modelo, 2011: http://www.andardemoto.pt/motos-novas/comparacao/p-567/yamaha-x-max-125-abs/p-422/suzuki-burgman-125a/

Este já é a do novo modelo com binário diferente, será engano?: http://motex.pt/lojamotos/125cc-scooters/240-x-max-125-abs.html

Agradecia aos companheiros a confirmação destes dados.
As diferenças serão verdadeiras ou há enganos na impressão?  _Zang_

Esta é a de 2010 igual à do FMelo que por sinal tem o mesmo binário que a minha,  http://www.yamaha-motor.eu/uk/products/scooters/sport/xmax125.aspx?year=2010&view=featurestechspecs

Talvez haja vantagem em adquirir uma de modelo recente porque o binário é mais favorável?

Obrigados pela vossa intervenção neste assunto.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 01:34 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Marco46

  • Visitante
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #35 em: 10 de Agosto de 2015, 10:45 »

Comprem uma Majesty e os problemas ficam resolvidos!!   _lol_ _lol_ _lol_


Agora a serio; Nenhuma mecanica fica igual após alguma utilização, e é normal que comecem a haver diferenças, sejam nos consumos, em velocidade, no proprio desempenho mecanico, etc.


Desde que nao vos dê problemas, não se preocupem com isso!!


ab

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #36 em: 10 de Agosto de 2015, 13:25 »
Comprem uma Majesty e os problemas ficam resolvidos!!   _lol_ _lol_ _lol_


Agora a serio; Nenhuma mecanica fica igual após alguma utilização, e é normal que comecem a haver diferenças, sejam nos consumos, em velocidade, no proprio desempenho mecanico, etc.


Desde que nao vos dê problemas, não se preocupem com isso!!


ab
Haja alguém que partilha a minha opinião...:D
Ora se supostamente está tudo OEM só se pode concluir o resultado do próprio desgaste e utilização.

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #37 em: 10 de Agosto de 2015, 14:15 »
Será que motores iguais podem ter valores de binário diferentes como atrás referi com provas?
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #38 em: 10 de Agosto de 2015, 14:30 »
Acho que é possível José, apesar de poderem serem os mesmos motores, existirão outras diferenças nas x-max de 2015 que se poderão traduzir em diferenças de binário.

Marco46

  • Visitante
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #39 em: 10 de Agosto de 2015, 14:33 »
Será que motores iguais podem ter valores de binário diferentes como atrás referi com provas?


Nao josé, porque se isso acontecer um dos motores tem defeito!! Isto numa serie de X motores, porque depois poderão haver outras series mais recentes com alteraçoes, mas numa 125 com limite de 15CV, nao vao existir diferenças.

Os motores antes de serem instalados vao a bancos de potencia, fazem testes de compressão para medirem valores e se têm problemas, fugas, etc, e nao podem haver diferenças.
Logo se um motor esta feito para X binario e potencia, nao pode variar desse valor!

O que acontece é que um motor liberto, tem muito mais desempenho que um motor estrangulado, que foi pouco puxado entendes??? logo pode ser por ai. Os primeiros 2000, 3000 kilometros fazem uma grande diferença para o desempenho posterior.

eventualmente alguma valvula poderá ter de ser ajustada entre outras coisas.

Sem stresses. voçes complicam-me muito o cerebrelo pá :D

Investe mas é na X e tira-lhe peso 

 
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 14:36 por Marco46 »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #40 em: 10 de Agosto de 2015, 15:44 »
Boas,

500 RPMs de diferença não é nada.
Nos testes de homologação das marcas a tolerância destes dados é de 5% que é mais ou menos o que se verifica aqui de 500 em 8000 -- 6%!?. Se estas duas máquinas fossem ao dinamómetro então talvez se possa descobrir a diferença mais aproximada e excluir outros factores.

De qualquer modo não são nestes  motores para vender em massa, que se pode "afinar" estes valores porque as tolerâncias utilizadas no processo de fabrico não permite mais que isso. Para termos motores a esse nível temos que ir para a competição com custos de produção significativos.

A potência anunciada dos veículos é na roda portanto tem em consideração toda a transmissão. Mesmo no veio da cambota se tiverem o mesmo binário teoricamente os dois motores existem perdas de 5 a 20% menos na transmissão à roda. Portanto tudo dentro dos parâmetros normais.

O desgaste inevitável nos motores e na mecânica em geral não perdoa. Por vezes nos motores basta que o arrefecimento seja diferente em apenas em alguns graus para o rendimento variar nessa ordem de grandeza.

Enfim um mundo de possibilidades 8). Se alguma coisa estiver menos boas acabará por se evidenciar mais tarde ou mais cedo que não me parece ser o caso.

O melhor é não pensar muito nisso e ir fazendo as manutenções recomendadas e não ter problemas nas máquinas.

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #41 em: 10 de Agosto de 2015, 16:44 »
Agradeço a todos pela vossa opinião
Comprei há pouco o produto da S T P  para limpeza de injectores que vou colocando no combustível quando atestar, já agora quero ver o resultado
Obrigados e um abraço pa todos
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #42 em: 12 de Agosto de 2015, 13:38 »
José eu se fosse a ti ía a um banco de potência para afinar a Xmax! Vais ficar encantado, garanto-te! Não existem muitos em Lisboa por isso conta com aproximadamente 100€ de investimento.

Eu não fazia limpeza nenhuma aos injectores, mas isso sou eu!

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #43 em: 12 de Agosto de 2015, 23:31 »
Olá
Aonde posso encontrar esse sitio mas de confiança?
Obrigado Panda
Um grande abraço

Já comecei a colocar o STP para injectores a gasolina
« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 23:34 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)