Autor Tópico: As dúvidas continuam.....  (Lida 22238 vezes)

Offline José

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As dúvidas continuam.....
« em: 01 de Agosto de 2015, 01:49 »
Companheiros,

A minha X-Max 125 de Mar/2011 (Sport Edition) com 40+46 mil kms as manutenções feitas na marca e atempadamente, a pergunta é: Porque é que há uma diferênça de cerca de 500/700 rpm  da X-Max 125 do FMelo que é de 2010, ou seja, em velocidades iguais, rotações diferentes, ele vai menos 500/700 que eu, (ele inicia o andamento às 4 500 e eu 5 mil e pouco) (aos 100, ele vai nas 7 500 rpm e eu 8 000 rpm) isto lado a lado e no mesmo esforço, a dele tem 22 mil kms. Mandei trocar as 2 polies, os roletes e a correia, e continua na mesma, o desgaste dos calços da embraiagem é relativamente pouco e a mola do variador foi medida e está nos parâmetros que a Yamaha aconselha. Mais uma coisa, na faixa dos 80/100 kms/h e circulando ao mesmo tempo nessa faixa, ele tem melhores recuperações que eu, tou no máximo do punho e nada, só a descer noto a desenvolver. Conduzi a X- do FMelo e faz a tal diferênça para melhor, o Melo conduziu a minha e notou uma diferênça negativa.
Será que o binário foi alterado de um ano para o outro?
Gostaria uma vossa opinião
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Ps: A dúvida do binário, já aqui foi colocada e iniciada por mim anteriormente.
 
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2015, 04:33 »
Não tenho dados para comparar as X-Max que referes, mas o mesmo se passa com as de 2014 e 2015.

A X-Max do pedropmartins (2015) dá mais e desenvolve melhor que a minha e a do aferreira (ambas 2014), mesmo quando estavam todas stock...

E aparentemente sem alterações mecânicas pela marca, deveriam ser iguais...

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João Mestre/twin-pt
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Offline Sal

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2015, 09:41 »
Sou leigo na matéria mas não terá a ver com peso dos condutores, ou pressões dos pneus, ou até mesmo o tipo de rodagem que lhes foi feita? 😕


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Nuno Salvador / "Sal"

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2015, 11:08 »
Pois, talvez, e com certeza que o que referes poderá fazer diferença! Sem dúvida!

Mas já foram vários a testar e não temos dúvidas que a dele anda mais...

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Offline José

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #4 em: 02 de Agosto de 2015, 02:04 »
Twin, Na moto belas tinham me falado disso, do peso dos condutores confirmei que não era, tentaram falar com o eng
da Yamaha, mas tá de férias
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #5 em: 02 de Agosto de 2015, 06:03 »
Olá companheiros,  _pol_


não percebo nada de mecânica, mas acho que terá a haver com a rodagem e tipo de condução, tal como nos carros, acho eu, que a embraiagem acama e fica mais ou menos solta com determinadas características.

Por exemplo a Xmax 250 que fui buscar ao Porto para o meu filho , quando peguei nela estava muito lenta até mais lenta do que uma 125...a ex proprietária não andava mais do que 80 e sempre em cidade...fiquei preocupado inclusivee , telefonei ao Tmaxer e ao Twin a relatar tal era a minha dúvida... _pensador_

Mal peguei nela, alterou logo o comportamento depois de 40 kms em auto estrada em que mal desenvolvia e nem passava dos 110 , quando cheguei a Leiria já estava diferente e hoje em dia , quando pego nela, quase nem noto que é uma 250 face á minha 400... _lool_  isto ao fim de 2000 kms, alterou tudo portanto...até os consumos   _Zang_   ...

A minha primeira PCX andava que se fartava e peguei na altura noutras que estavam claramente mais "agarradas"

Continuação de boas curvas a todos

 _pol_

« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 06:05 por Filipe Pombo »
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2015, 07:47 »
 _pensador_ _pensador_
Amigo José, se calhar os roletes não teem a gramagem correta ou então o filtro de ar poderá estar muito sujo, talvez se instalasses um DNA ou K&N o rendimento melhorasse um pouco e quiça pondo uns Dr Pulley + Sliders na menina ela ficasse taco a taco com a do Fmelo.
Tens de lhe dar um esticão no limite das rotações para ver se ela desabrocha um bocado.
1 abraço e até para a semana.
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Offline José

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #7 em: 03 de Agosto de 2015, 03:30 »
Olá amigo Luís
Os roletes são de origem e filtro novo
A rodagem foi cuidada até aos 500 kms e depois aumentei as rotações.
Eu nunca fui de velocidades baixas, é estranho
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Offline Filipe Pombo

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #8 em: 03 de Agosto de 2015, 09:19 »
Olá amigo Luís
Os roletes são de origem e filtro novo
A rodagem foi cuidada até aos 500 kms e depois aumentei as rotações.
Eu nunca fui de velocidades baixas, é estranho

Roletes de origem com tantos kms  _confuso_

Então tens a resposta ...já devem ter desgaste e não agarram como novos... se mudares para uns novos , se calhar começas a  ter a tua mota novamente  _pol_

digo eu.. _pensador_

abraço
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 09:21 por Filipe Pombo »
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #9 em: 03 de Agosto de 2015, 10:06 »
Eu não percebo grande cisa de mecânica, mas e já experimentaram verificar a afinação das válvulas?

Quando ambas as X estão ao relantim, estão na mesma rotação, ou alguma delas está com a rotação mais alta?

Como está o estado da correia? Julgo que esta também pode ter influência nesta discrepância que relatas.

Offline _AXE_

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #10 em: 03 de Agosto de 2015, 14:45 »
Roletes de origem com tantos kms  _confuso_

Então tens a resposta ...já devem ter desgaste e não agarram como novos... se mudares para uns novos , se calhar começas a  ter a tua mota novamente  _pol_

digo eu.. _pensador_

abraço

Filipe Pombo ... o José referiu isto anteriormente...

... Mandei trocar as 2 polies, os roletes e a correia, e continua na mesma, o desgaste dos calços da embraiagem é relativamente pouco e a mola do variador foi medida e está nos parâmetros que a Yamaha aconselha. ...

São roletes de origem, mas são roletes novos que ele mandou trocar ...

Ou seja :

Já andas menos que o FMelo .. mas ele tbm não tem tantos quilómetros que tu  _Rolley_

Como já trocas-te isso tudo, só te falta mesmo é tirar a carta e comprar outra mota.. as 125cc não duram para sempre  _lol_

Afinar válvulas  _pol_ . Ou então abrir o motor outra vez  _Rolley_  e mudar segmentos.
Isso deve ser falta de compressão, por desgaste "normal" ou não, que um simples afinar válvulas deve resultar, ou então é já desgaste de tudo ... caixa principalmente.

Atenção que eu estou a opinar, pode ser ou não  _Rolley_

Responde-me José, companheiro FMelo faz a revisão onde tu tbm fazes, vão à mesma oficina ?

Boas curvas
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #11 em: 03 de Agosto de 2015, 15:02 »
Pois isto prova que não há nada igual,mas...há sempre um mas e na minha opinião pode ter sido a rodagem,pode ser entupimento no escape, força das molas quer da embraiagem, quer da grande de contraste,como é que a mediram?? A olho nu?,é preciso ferramentas  precisas para o fazer e não me parece que queiram perder tempo numa oficina,as pressões dos pneus estavam iguais? O tipo de combustível?vela?
So para testar mete um depósito de 98 e mete limpa injetores e vai a uma ae e tranca o punho um bom bocado,vê a pressão dos pneus tb.

Marco Neves

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Marco Neves

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #12 em: 03 de Agosto de 2015, 15:07 »
e na minha opinião pode ter sido a rodagem

Companheiro, a rodagem ?

A Maxi já tem perto de 60.000 km (ou mais)  scooter_

Uma já tem uns bons quilómetros em cima, a outra não tanto, mas tbm não é nova!
Falar de rodagem ???... enfim

Mas esqueci-me de enumerar tbm isso que dizes ...
...pode ser entupimento no escape
...

Isso sim tbm pode ser uma causa  _pol_

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #13 em: 03 de Agosto de 2015, 15:36 »
Sim companheiro axe,a rodagem...
Se não tiver sido bem feita,mal puxada quando deveria,arranques a frio constantes ,deixa marcas em qualquer motor seja grande ou pequeno e como sabes na fase que o "material" está em assentamento qualquer esforço mal feito vai deixar marcas e disto já eu vi provas dadas por isso o referem nos manuais...
Boas curvas

Marco Neves

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #14 em: 03 de Agosto de 2015, 16:47 »
...mal puxada quando deveria,arranques a frio constantes...

Mas quem faz isso não faz só na rodagem, faz constantemente, e isso não são maus motores mas maus utilizadores.

Mas alerto-te que nem tudo o que vem nos "manuais" são como na realidade se deve fazer. Os manuais são como que uma "chapa 5" e sempre a privilegiada será a marca e não os motores.

O assentamento de que falas, apenas se dá quando acontecem os "primeiros aquecimentos/escaldões" e não é por andar devagar até aos primeiros 1000km que a rodagem foi bem feita! (coisa que se lê constantemente neste Forum)

Toda a rodagem deve ser feita, com limitações, mas principalmente sempre a rolra com o motor "solto" (sem estar em esforço em demasia) até as velocidades normais de cada veículo.
Não faz cabimento nenhum uma 500cc/600cc ou 1200cc andar 1000km a 50 ou 60kmh como se fosse um motor de 50cc ou 125cc.

Cada um faz o que deve fazer e não acho que o José, que anda normalmente "para os bons consumos" (e muito bem) que cuida tão bem da mota que nem quando chove anda com ela, e que por vezes lá dá uma "esticadela" para que ela dure muito e muito tempo. Conduções sempre cuidadosas e sempre sem "desgastar o material em demasia ....

Eu continuo a apontar para perdas de compressão, entrada de ar a menos ou escape entupido (saída de ar obstruída).

Não creio que tenha, em nada sido esse desgaste no "assentamento do motor" que se manifesta-se, muito menos agora  _Rolley_

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Offline José

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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #15 em: 04 de Agosto de 2015, 01:55 »
Roletes de origem com tantos kms  _confuso_

Então tens a resposta ...já devem ter desgaste e não agarram como novos... se mudares para uns novos , se calhar começas a  ter a tua mota novamente  _pol_

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Foram colocados há 12 mil kms levando os 3 sliders
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #16 em: 04 de Agosto de 2015, 02:08 »
Em relação às válvulas são verificadas de 12 em 12 mil, desgaste nos segmentos não é de certeza, porque a situação já se verifica logo no início de vida da máquina
Nas rodagens e nos primeiros 500 kms não fui de abusos, a diferença entre as duas é a partir dos 80/90 onde o Melo consegue recuperações melhores que a minha em que fica mais lenta a recuperar
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 02:36 por José »
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #17 em: 04 de Agosto de 2015, 02:34 »
Há pouco tempo trocamos de mota e o Melo sentiu a diferença. Enquanto a dele nos 100/h vai nas 7 500 rpm
a minha à mesma velocidade vai nas 8 mil.
As revisões são feitas no mesmo local que a minha.
Se começar a chatear, ou vai um Malossi ou então o que eu
não queria, tirar a carta
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 02:36 por José »
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #18 em: 04 de Agosto de 2015, 03:21 »
.....Ou uma Forza 125  _Rolley_ _Rolley_
Grande josé....tira mas é a cartinha companheiro e vai estudando nas férias Algarvias.
1 abraço
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #19 em: 04 de Agosto de 2015, 11:51 »
José e a dele também gasta menos que a tua? Devería gastar, pelo que diz o conta rotações!!!

Pode ser erro no conta rotações, não ponhas Malossi porque não vai resolver o teu problema...que pode não ser problema nenhum, já pensaste nisso?

Está na altura de trocares de Maxi, digo eu!

Abraço



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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #20 em: 04 de Agosto de 2015, 17:35 »
José e a dele também gasta menos que a tua? Devería gastar, pelo que diz o conta rotações!!!

Pode ser erro no conta rotações, não ponhas Malossi porque não vai resolver o teu problema...que pode não ser problema nenhum, já pensaste nisso?

Está na altura de trocares de Maxi, digo eu!

Abraço


Estou de acordo... _pol_
A minha Majesty agora, também as rotações não correspondem á velocidade como quando era nova, devido ao desgaste correspondente aos 117.000 kms. No entanto se a tua sempre foi assim... _pensador_ ...vamos para a velha máxima que nos ensina que não há duas motas iguais... _Rolley_ ...não é a tua que sempre consumiu menos em relação ás outras XMax??
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #21 em: 04 de Agosto de 2015, 22:27 »
José e a dele também gasta menos que a tua? Devería gastar, pelo que diz o conta rotações!!!

Pode ser erro no conta rotações, não ponhas Malossi porque não vai resolver o teu problema...que pode não ser problema nenhum, já pensaste nisso?

Está na altura de trocares de Maxi, digo eu!

Abraço

Olá amigo
É verdade, a do Melo gasta um pouco menos que a minha e
Nos mesmos passeios que fazemos
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #22 em: 04 de Agosto de 2015, 22:32 »
Parece-me que são sintomas de desgaste, o ideal seria trocar todo o conjunto da transmissão, digo eu...

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« Responder #23 em: 04 de Agosto de 2015, 22:33 »
Sim, com os +85.000 km que tem em cima já deve precisar de uma revisão geral da transmissão...

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João Mestre/twin-pt
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Re: As dúvidas continuam.....
« Responder #24 em: 04 de Agosto de 2015, 22:34 »
Eu aponto mais para o binário, a do Melo às 6700 e
a minha às 8750, agradecia uma pesquisa da vossa parte
sobre se esta informação é verdadeira
Um abraço
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