Companheiro, eu também sou proprietário de uma 50cc e já pensei no mesmo que tu e a conclusão a que cheguei foi:
Existe muita coisa a fazer para melhorar o rendimento das máquinas, desde kits de aumento de cilindrada, variadores xpto, filtros de ar e escapes de competição, etc... mas........
No meu entender e se tiver errado agradeço que me digam porque estamos sempre a aprender, as unicas alterações que podem ser feitas sem comprometer a durabilidade da scooter é mudar os roletes, escape e filtro de ar de competição, se bem que com estas alterações pouco ou nada irás notar sendo o rácio custo/beneficio muito pequeno, exemplo: gastas 150€ para ganhar entre 5 a 10 kmh, compensa?? No meu entender não, mas cada um é dono da sua carteira.
Em relação às outras o caso já muda de figura, porque as alterações para serem bem feitas temos de investir muito dinheiro e saber alterar, porque não se pode colocar um kit de aumento de cilindrada de 100cc sem termos de ajustar os outros componente da mota, tipo o arrefecimento, etc..., não é só trocar o que está e por novo (isto de quisermos que a mota dure uns tempinhos,).
Agora a questão que te coloco e para reflectires um pouco, tal com eu já me perguntei a mim próprio é a seguinte:
Vale a pena investir 300€/400€/500€ numa scooter para ganhar tipo (aqui vou inventar porque não tenho conhecimentos exactos) 30kmh a 40kmh quando as scooter 125cc já se conseguem adquirir por 2000€, não é melhor poupar uns trocos e ir buscar uma máquina totalmente diferente (não só a nível de mecânica, mas de conforto, porque andar a 110kmh numa 50cc é muito violento) e sem ser preciso andar a inventar?
Fica a ideia, mas não deixa de ser a minha modesta opinião.
Abraço.