Autor Tópico: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX  (Lida 77572 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #25 em: 02 de Setembro de 2015, 14:31 »
Estamos um pouco off-topic, mas...




Sim, na F1 a medida dos pneus é igual seja seco ou molhado, e em tudo que seja carros com asas isso tambem acontece.


Disciplinas onde os pneus de chuva possam ser mais estreitos do que os de seco... ralis e classicos onde as medidas sao mais ou menos à vontade do freguês (e do que se encontra disponivel no mercado  _Rolley__pensador_

No karting também é apenas existem pneus de chuva de 6 polegadas e os de seco sao de 7.1  _pensador_ penso que apenas por logística para darem para a categoria junior  _pensador_





A borracha dos pneus slick nada tem a ver com a dos pneus de chuva... o slick não agarra a menos que esteja quente, e é preciso mante-los à temperatura de funcionamento para se usufruir de todo o potencial deles  _pol_

O pneu de chuva não requer aquecimento. Se estiveres com um pneu na mão, e pressionares um pedaço de papel contra o pneu ele fica lá colado  _lol_ . Mas so funcionam se estiver a chover e a pista estiver molhada, se eventualmente a meio da corrida a pista seca rapido, em 1 ou 2 voltas eles derretem e ficas completamente sem pneus.

A analogia de que a borracha é mais macia, logo agarra melhor em seco tambem nao funciona... os pneus de chuva nao agarram em seco, porque sobreaquecem e é praticamente impossível controlar o carro.



É impossivel fazer analogias ou comparações com material para competição e para estrada... os pneus de corrida sao feitos para fins e superfícies específicos, sem se pensar em factores como durabilidade ou custo. Apenas tem de ser muito bons para uma situacao, podendo ser pessimos em todas as outras. Um pneu de estrada tem de ser bom ou mais ou menos bom em todas as situacoes e nunca ser pessimo em nenhuma  _pol_ _pol_

Manuel

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #26 em: 02 de Setembro de 2015, 14:34 »
Boas, já tive um Kart um chassi Vankart com o motor de competição um 100cc direto (cabeça roxa) marca Titan , tinha pneus de chuva com rasgos mas nunca os utilizei, mas penso que as medidas eram as mesmas.

Gosto bastante do design da Yamaha .

 _convivio_
« Última modificação: 02 de Setembro de 2015, 14:46 por Manuel »

Ricardo Santos

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #27 em: 02 de Setembro de 2015, 22:31 »
Olá a todos,
Estou decidido a comprar uma scooter (caloiro nas duas rodas e aprendendo a andar nelas com uma BW's de 1993 - que máquina) e a PCX e a NMAX são as pretendentes...
Montei uma e outra (bem esta frase fora de contexto era linda... Ahahahahah) e na minha opinião a NMAX ganha!
Mas reitero que só experimentando.... Talvez no uscooter Day monte as duas novamente... (Ups... Ahahahahaha)

Boas curvas 😜


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #28 em: 03 de Setembro de 2015, 15:34 »
Olá a todos,
Estou decidido a comprar uma scooter (caloiro nas duas rodas e aprendendo a andar nelas com uma BW's de 1993 - que máquina) e a PCX e a NMAX são as pretendentes...
Montei uma e outra (bem esta frase fora de contexto era linda... Ahahahahah) e na minha opinião a NMAX ganha!
Mas reitero que só experimentando.... Talvez no uscooter Day monte as duas novamente... (Ups... Ahahahahaha)

Boas curvas 😜


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nunca te esqueças, quando andas por aí a montar as pretendentes, de usar protecção  _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #29 em: 03 de Setembro de 2015, 16:21 »
Olá a todos,
Estou decidido a comprar uma scooter (caloiro nas duas rodas e aprendendo a andar nelas com uma BW's de 1993 - que máquina) e a PCX e a NMAX são as pretendentes...
Montei uma e outra (bem esta frase fora de contexto era linda... Ahahahahah) e na minha opinião a NMAX ganha!
Mas reitero que só experimentando.... Talvez no uscooter Day monte as duas novamente... (Ups... Ahahahahaha)

Boas curvas 😜






Não percas mais tempo compra. _Rolley_

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 16:23 por Joao Santos »
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Ang3lo

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #30 em: 06 de Outubro de 2015, 20:34 »
Boas malta,
Estou indeciso entre a PCX e a NMAX, em termos de moto em si gosto mais da PCX e gosto mais do painel de instrumentos da PCX também, da NMAX gosto do facto de ter ABS e ter os pneus mais largos. Tendo em conta que vou fazer um circuito de cerca de 7km (ida) mais 7km (volta) em plena cidade de Lisboa (Campo Grande -> Praça de Espanha) e uma vez que consigo comprar as duas ao mesmo preço e será a minha primeira mota, qual aconselham?

Obrigado

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #31 em: 06 de Outubro de 2015, 21:06 »
Companheiro, são ambas boas opções para cidade (e não só).
Cada uma tem pontos que as diferenciam e podemos valorizar mais ou menos.
A n-max custava mais umas centenas de euros que a pcx, já está ao mesmo preço?
Sugeria que fizesses um test-drive nas duas para dissipares as tuas dúvidas e comprovares em qual te sentes melhor.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #32 em: 06 de Outubro de 2015, 22:59 »
Companheiro Ang3lo, o factor "gosto" por determinado design, reúne por norma a maioria do factor decisivo na altura da compra  _pol_, mas como foi já dito e bem...tenta fazer um teste às duas e depois logo decides com consciência e colocando na decisão um pouco das sensações obtidas.  _convivio_

Para 7 + 7 kms em cidade pura, qualquer uma das duas o fará muito bem.   scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #33 em: 07 de Outubro de 2015, 09:21 »
Ora aqui está um conjunto de sugestões sómente informativas, _palmas_ ainda não começaram o PCXistas e o Nmaxistas a defender a sua opção _pol_
Ambas estão perfeitamente desenhadas para o circuito urbano, por isso vai por onde te leva o coração ( e a carteira  _Rolley_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #34 em: 07 de Outubro de 2015, 10:43 »
Ao mesmo preço  _confuso_

NMAX é mais robusta e tem ABS  _pensador_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Ang3lo

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #35 em: 07 de Outubro de 2015, 12:10 »
Alias a nmax fica mais barata 50€, com descontos das stand claro :)

tparracho

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #36 em: 07 de Outubro de 2015, 12:33 »
Tendo em conta factores racionais, eu diria que a melhor opção, visto que as consegues praticamente pelo mesmo preço, seria a NMAX. Tem ABS, em termos de performance são muito parecidas, inclusivamente nos consumos.

Mas, como o Sapiens disse muito bem, outra coisa é o factor emocional (gosto estético e sensação de condução). Por isso, vai lá fazer os testes a cada uma e depois decide qual preferes.

folguer

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #37 em: 02 de Dezembro de 2015, 14:22 »
Boas

Para não abrir um outro tópico coloco aqui umas dúvidas.

Para Março/Abril de 2016 vou comprar uma scooter 125. Actualmente só estou interessado numa PCX ou na NMAX.

Como ando fora do contexto deste mercado, gostava de saber se estes modelos são renovados anualmente, ou de 2 em 2 anos? Já me disseram as duas versões...

tparracho

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #38 em: 02 de Dezembro de 2015, 14:47 »
Pelo que vi até agora dos salões internacionais já realizados, não foram apresentadas nenhumas alterações significativas quer na PCX quer na NMAX, pelo que ambas vão manter-se iguais para 2016.

As principais alterações poderão ser nas cores disponibilizadas.

Se estás preocupado com a desvalorização, posso desde já dizer-te que nas motas a desvalorização não funciona bem como nos carros, sobretudo em modelos que vendem tão bem como é o caso da PCX e da NMAX. É claro que existe sempre desvalorização, mas em motas que se vendem bem, não se perde tanto como se poderá pensar.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #39 em: 02 de Dezembro de 2015, 14:52 »
Boas

Para não abrir um outro tópico coloco aqui umas dúvidas.

Para Março/Abril de 2016 vou comprar uma scooter 125. Actualmente só estou interessado numa PCX ou na NMAX.

Como ando fora do contexto deste mercado, gostava de saber se estes modelos são renovados anualmente, ou de 2 em 2 anos? Já me disseram as duas versões...

Só te posso fazer aqui uma recomendação. Não peças ajuda na escolha, senão ficas ainda mais confuso   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

folguer

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #40 em: 02 de Dezembro de 2015, 15:29 »
Boas

O facto de eu dizer que pretendo adquirir uma moto para Março ou Abril do ano que vem, não invalida de a adquirir ainda mais cedo.

Não estou minimamente preocupado com a desvalorização. Apenas não quero comprar um modelo em Março (por ex) e depois passado um mês ou 2, sai uma actualização com algumas melhorias sem ser cores ou estática...

Mais logo ou amanhã vou perder um bocado e pesquisar o que o tparracho disse. Parece que já há qualquer info destes modelos para 2016. Mesmo que seja só cores diferentes, vou pesquisar.  ;)

Edit, E bom, bom, seria um CMS SUV GT (120€) coubesse de baixo do banco destas scooters!

« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 18:02 por folguer »

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #41 em: 02 de Dezembro de 2015, 20:33 »
Companheiro, deixo-te aqui esta lista comparativa que fiz para ajudar um amigo. Talvez te ajude.

As caraterísticas da Yamaha surgem em cima e as da Honda em baixo, sempre nesta ordem.
Coloquei aqui os links que podes explorar.

Sem entrar em comparações muito aprofundadas, e colocando de lado gostos estéticos que guardarei para mim, o que mais me sobressai é o facto de a NMax trazer ABS e ter travões de disco à frente a atrás. Suponho que a PCX não tem ABS, tem apenas travagem combinada (accionando o travão do lado direito, o da frente, actua também o traseiro em menor percentagem), além do um sistema que permite que a scooter se desligue automaticamente nos semáforos (se seleccionado). Se é importante para ti, o assento da Yamaha é 5 milímetros mais alto que o da Honda. A N Max é ainda ligeiramente mais potente e mais leve que a PCX, sendo que esta última tem mais autonomia por ter um depósito que leva mais gasolina. O consumo será idêntico.

Poderá haver mais itens de interesse que não valorizei, outros companheiros podem-nos colocar aqui copiando, editando  e submetendo o texto.


Yamaha N Max 125
Fonte: http://www.motor7.pt/detalhes.php?id=801&p=especificacoes

Honda PCX 125
Fonte: http://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/pcx-2015/specifications.html

Motor
Tipo de motor
Monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 tempos, SOHC, 4 válvulas
Monocilíndrico a 4 tempos, 2 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida

CILINDRADA (cm3)
125
125

Diâmetro x curso
52,0 mm x 58,7 mm
52,4 x 57,9 mm

Taxa de compressão
11,2 : 1
11:01:00

Potência máxima
9,0 kW às 7.500 rpm
11,5cv (8,6 kW)/8.500 rpm (95/1/EC)

Binário máximo
11,7 Nm às 7.250 rpm
12 N•m/5.000 rpm (95/1/EC)

Sistema de lubrificação
Cárter húmido
?

Sistema de combustível
Injeção de Combustível
PGM-FI Injecção electrónica de combustível

Sistema de ignição
TCI
Eléctrica totalmente transistorizada

Sistema de arranque
Eléctrico
Eléctrico

Sistema de transmissão (Embraiagem)
Automática, com correia trapezoidal
Automática, centrifuga, tipo seca. V-Matic

Chassis
Sistema de suspensão dianteira

Forquilha telescópica. Curso dianteiro: 100 mm
31 mm forquilha telescópica, curso de 100mm

Sistema de suspensão traseira
Braço
Unidade de braço oscilante com duplo amortecedor

Curso traseiro
90 mm
75 mm

Travão dianteiro
Monodisco hidráulico, Ø 230 mm (ABS de série com discos dianteiros e traseiros de 230 mm)
Disco

Travão traseiro
Monodisco hidráulico, Ø 230 mm (ABS de série com discos dianteiros e traseiros de 230 mm)
(Não tem disco)

Pneu dianteiro
110/70-13
90/90 14M/C 46P

Pneu traseiro
130/70-13
100/90 14M/C 57P

Dimensões

Comprimento total
1.955 mm
1.930 mm

Largura total
740 mm
740 mm

Altura total
1.115 mm
1.100 mm

Altura do assento
765 mm
760 mm

Distância entre eixos
1.350 mm
1.315 mm

Distância mínima ao solo
135 mm
135 mm

Peso
127 kg
130 kg

Capacidade Dep. Combustível
6,6 Litros
8 litros

Consumo
2,19 L/100Km
2,1l/100km (modo WMTC)

Bateria
12V/?
12 V/11 AH

Preço
2.945 £
2.750 €

Acessórios
Vários (ver site)
Vários (ver site)
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 20:40 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline diabolo

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 21
  • Localidade: Queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: MT 09 tracer
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #42 em: 02 de Dezembro de 2015, 20:39 »
karloxilva boa comparação, estou tentado na NMax da yamaha

boas curvas
MAMA SUME

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #43 em: 02 de Dezembro de 2015, 20:51 »
Companheiro diabolo, a PCX a não ter ABS é um item que joga a seu desfavor, mas este é o meu gosto pessoal, que prefiro o ABS à travagem combinada (a minha anterior Burgman 125, do modelo antigo, trazia travagem combinada mas prefiro o ABS e ser eu a dosear a travagem). Esteticamente também gosto mais da NMax, mais uma vez vale o que vale.
De qualquer forma, uma ou outra, são duas boas scooters. Um óptimo arranque nas duas rodas, são leves e baixas. Além disso são das que gastam menos t€mpo nas bombas de gasolina.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #44 em: 02 de Dezembro de 2015, 21:26 »
Óptimo trabalho karloxilva :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

folguer

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #45 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:10 »
karloxilva, grande trabalheira que tiveste para ajudar o pessoal que está indeciso entre estas duas scooters! Gabo-te a paciência!  ;)

Neste momento estou mais inclinado para a NMAX, apesar de a Honda ser a minha marca de eleição nas motos.

Estou a aguardar que um amigo me envie a uma imagem da tabela de pontuação da revista Motociclismo de Setembro, onde fizeram um comparativo entre ambas.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 22:12 por folguer »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #46 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:23 »
Apesar de o confronto ser mais do que óbvio entre estes dois modelos e depois de eu próprio já ter visto reviews (publicados após este 1º comparativo da Europa) que ora dão a vitória a uma ou a outra, o melhor conselho que se pode dar a alguém comprador de uma destas máquinas é o mais óbvio e sem dúvida eficaz: Testar uma e outra e depois decidir!
Nem que se tenham de fazer 100Kms para testar uma das unidades, é o que se deve colocar como prioridade antes da decisão....excepto se entrar em cena o gosto pessoal por este ou aquele design e aí não há nada a fazer.  ;)

Posso dizer que já testei ambas as máquinas e são de facto muito próximas no que oferecem, destacando-se naturalmente uma ou outra em campos em que são mais fortes ou eficazes, tal como referido no primeiro post deste tópico.

Testar Testar Testar é a minha recomendação. _convivio_


folguer

  • Visitante
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #47 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:36 »
Mais nada! Quando se compra um carro ou uma moto tem-se que "obrigatoriamente" testar.

E na minha opinião estas tabelas de pontuação da imprensa, valem pouco. Há sempre t€nd€ncias...

« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 22:37 por folguer »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Comparativo na Europa entre: YAMAHA NMAX VS HONDA PCX
« Responder #49 em: 02 de Dezembro de 2015, 23:04 »
Existem já diversos reviews feitos em diversos países (esse do link indicado atrás - Bennetts.co.uk - é um deles), em que se constata que uns dão a vitória a uma e outras a outra.

Sobre a publicação da Motociclismo é que estou a ver logo um espalhanço  :o mal olhei para a tabela....onde é que eles foram ver os planos de revisão de uma e de outra???  _pensador_


Testem tudo o que puderem e se houver dúvidas...é testar novamente. Hehehe  _pol_

Ter um pouco do lado emocional, um pouco do lado racional....e ter ainda um pouco do lado "carteira", é um jogo muitas vezes difícil de conciliar, mas por vezes basta dar uma voltita de 5min. (ou nem tanto!) para se formar uma ideia.  :)