Autor Tópico: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS  (Lida 8129 vezes)

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« em: 20 de Julho de 2015, 16:45 »
Boa tarde a todos,
Gostaria de saber se alguém tem experiência sobre a substituição de amortecedores na Kymco DT 300i com vista a melhorar a sua comodidade?
Dado ser uma solução dispendiosa gostaria de saber se valerá a pena (melhoria significativa?) e nesse caso que marca e modelo aconselhariam e onde adquirir?
Efectivamente, adquiri uma DT 300i ABS há pouco tempo, e embora não tenha grande experiência em scooters (tive motos durante quase 50 anos), considero este modelo bastante rijo de suspensão, (quanto ao resto parece-me do melhor, diga-se de passagem) o que a torna um tanto incómoda em pisos irregulares (nomeadamente empedrado) ou esburacados, e gostaria de melhorá-la. Tenho presente que esta poderá ser uma característica geral das scooters devido ao reduzido diâmetro das rodas... mas mesmo assim gostaria de tentar melhorar o conforto...
- Já procedi a uma melhoria que me aconselharam, que foi mandar colocar gel e viscoelástico no banco (mantive o forro de origem pois não me parece mau), e fui hoje buscar a scooter a Sacavém (Estofador Jovani Trujillo, já recomendado neste fórum e que eu confirmo, muito bom trabalho). Efectivamente, parece-me que o conforto melhorou significativamente, pois o banco ficou mais cheio (mas não aumentou significativamente de altura, e eu com 1,73 m de altura não tenho problema em chegar com os pés ao chão), e embora não pareça mais mole, mas sim mais firme, mas confortável. Noto principalmente que aqueles choques secos no empedrado e buracos são muito mais amortecidos. Julgo que deverá melhorar também o conforto em estrada em viagens de maior duração, mas isso ainda não tive oportunidade de confirmar. Se quiserem saber o custo foi de 75 €, apenas para a parte do banco do condutor, mantendo o forro de origem, e levou uma camada de gel de 12 mm e 2 camadas de viscoelástico. Não precisei de rebaixar a espuma de origem, pois não tenho problema em chegar com os pés ao chão, como já referi, mas o estofador pode faze-lo se quiserem... Ficou impecável.
- Uma outra melhoria que me disseram poder contribuir tb para melhorar o conforto, para além da segurança, será a troca de pneus por uns mais confortáveis, pois os Kenda que tem equipados de origem parecem-me muito duros. Mas como os actuais, embora com 12.000 km, ainda tem muito piso, e pelo menos em seco têm-se portado bem, estou a pensar trocá-los só no fim do verão, em princípio por uns Dunlop Scotsmart. Pensei tb nuns Michelin CityGrip, mas parece que só há para o pneu de trás.
Portanto, aqui ficam algumas impressões e dúvidas, relativamente ás quais muito agradecia eventuais contributos.
Cumprimentos e boas curvas.

P.S - Tive conhecimento do passeio ao Cabo da Roca, de Sábado passado, mas infelizmente não pude ir, pelo que espero participar num próximo (no dia 26, ida a Évora, tb não posso).
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2015, 23:53 »
Boas.
Tambem troquei Há 15 dias a minha 125 por uma 300,e noto uma ligeira maior rigidez nesta,mas tambem já me disseram que os pneus que ela traz não ajudam,mas agora, o banco desta em relação à 125 que tinha é duro para caramba. Parece uma tábua.
Tenho que resolver este problema urgentemente.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2015, 01:34 »
Olá Xquim,

Vi uma msg sua para mim aqui no fórum, mas quando quis enviar a resposta o fórum referiu que não tinha autorização para fazê-lo (!?!?), pelo que junto seguidamente a minha resposta, pois não me parece que haja inconveniente em partilhá-la neste fórum:

"Já vi "posts" seus e vi que teve uma DT 125 que trocou há pouco pela 300i (como a minha, que é o modelo de Dez/2014, que comprei há pouco tempo, com 6 meses de uso e cerca de 12.000 km). No motor deve notar grande diferença, pois parece-me realmente muito bom para a categoria das 300 cc.
Como deve calcular eu não tenho muita experiência em scooters, e ainda só fiz cerca de 600 km com a minha. O principal problema que encontro é precisamente a dureza da suspensão, e toda a gente a quem falo me diz que são todas assim e não se queixam (!?), com algumas excepções que já vi aqui no fórum.
A minha tb faz esse tipo de barulho e estou a pensar passar na Lismotor para comprovar se não há problemas (já calculo que vão dizer que é normal, assim como me disseram relativo ao desagradável chiar das pastilhas no travão da frente, embora a travagem seja impecável). Mas esse barulho ainda não é muito intenso e só faz mesmo no empedrado. Jugo que pode ter aumentado desde que a adquiri, mas ainda queria formar melhor opinião. Embora não sendo mecânico, penso que poderá estar relacionado com os travões ou com o eixo da roda da frente. Já vi relatos desses problemas aqui no fórum, cuja origem era essa. Mas tb já vi outras causas possíveis que no meu caso não me parecem ser.
Contudo o barulho ainda não é suficientemente preocupante para ir já ao representante (a minha scooter tb ainda está na garantia).
Desculpe não poder ajudar muito, mas tb estou ainda numa fase de melhor conhecer a scooter.
Aproveitando a ocasião, e no seguimento do seu outro tópico em que referia ter adquirido um vidro frontal maior da Givi para a anterior DT 125, poderia partilhar as suas impressões, se valerá a pena? O de origem, no que respeita á altura satisfaz-me, apenas me parece que canalisa demasiado o fluxo de ar muito para os braços e parte exterior dos ombros, para além de deixar as mãos a descoberto, o que obriga a utilizar luvas e blusão só para proteger essas partes... De qualquer modo não acho que este seja um problema significativo e para já não está nas minhas prioridades.
Cumprimentos e boas curvas."
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2015, 11:05 »
Bom dia
Pois parece que é normal,essa «batida» da suspensão da frente quando se anda p.exp. em empedrado. Acho um bocado estranho pq não tenho ideia de ouvir/sentir esse barulho na 125.
Quanto ao vidro alto,tem quanto a mim prós e contras.
Prós-  Menos frio/vento nas mãos e braços,o ar passa todo por fora dos ombros e pelo cimo do capacete. Ando praticamente com  o modular aberto todo o ano.
Contras- No meu caso,(1.73 de altura),e no inverno quando  o vidro embacia o  bordo superior afecta-me metade do campo de visão(10-15 metros à frente da mota).
Resolverei o problema mandando-lhe cortar 5-8cm por cima.
É provável que o maior atrito provoque uma ligeira diminuição na velocidade.
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 11:07 por Xquim »
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2015, 15:41 »
Boas.
Tambem troquei Há 15 dias a minha 125 por uma 300,e noto uma ligeira maior rigidez nesta,mas tambem já me disseram que os pneus que ela traz não ajudam,mas agora, o banco desta em relação à 125 que tinha é duro para caramba. Parece uma tábua.
Tenho que resolver este problema urgentemente.


Boas companheiro Xquim.
Acho que esse modelo tem 2 amortecedores traseiros hidráulicos reguláveis  talvez colocando noutra posição ( + mole ) o conforto em mau piso melhore um pouco ( sem comprometer a performance + desportiva, talvez colocar uma unidade abaixo se tiver 5 posições colocar na 2 ou 3 por exº )
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2015, 22:25 »
Boas

Obrigado pelas respostas.

Acho curioso um ex-utilizador da DT 125, achar que a DT 300 é mais incómoda... Isso possivelmente poderá explicar que a maioria dos utilizadores da DT não a considerar incómoda, pois são utilizadores da 125 (julgo que as 300 serão bastante menos numerosas). Será uma explicação? Haverá diferenças no banco e na suspensão entre a DT 125 e a 300?

Obrigado Xquim pela informação sobre o vidro frontal da Givi. Eu também meço 1,73 m e não vejo necessidade de um vidro mais alto, mas apenas de maior largura e proteção dos punhos...

Caro Scooterado, eu já utilizei as posições 3, 2 e 1 (a mais mole) dos amortecedores e a diferença não é muita, pelo menos só com uma pessoa (não costumo andar com pendura). Os amortecedores são mesmo rijos. Atualmente andam na posição 1, mas pouco adianta...

Boas curvas
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #6 em: 22 de Julho de 2015, 00:48 »
Boas

Obrigado pelas respostas.

Acho curioso um ex-utilizador da DT 125, achar que a DT 300 é mais incómoda... Isso possivelmente poderá explicar que a maioria dos utilizadores da DT não a considerar incómoda, pois são utilizadores da 125 (julgo que as 300 serão bastante menos numerosas). Será uma explicação? Haverá diferenças no banco e na suspensão entre a DT 125 e a 300?

Obrigado Xquim pela informação sobre o vidro frontal da Givi. Eu também meço 1,73 m e não vejo necessidade de um vidro mais alto, mas apenas de maior largura e proteção dos punhos...

Caro Scooterado, eu já utilizei as posições 3, 2 e 1 (a mais mole) dos amortecedores e a diferença não é muita, pelo menos só com uma pessoa (não costumo andar com pendura). Os amortecedores são mesmo rijos. Atualmente andam na posição 1, mas pouco adianta...

Boas curvas
Curioso,não sei  porquê? Foi a 1ª constatação que tive. É um facto! Até parece que logo à frente "dos tintins" não há 5mm de(espessura) de espuma. Se não fosse a cor da linha da costura,tinha-o trocado! Mas isso resolve-se fácil e rápidamente; bem como a dos pneus,antes da entrada do inverno vou meter outros. Burro fui eu não me ter lembrado de fazer o negocio com outro tipo de pneus  _martelada_ _martelada_
Abraços
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2015, 16:50 »
Boas,

Julgo que poderá ser útil a alguém com problemas parecidos, nomeadamente ao XQuim, relatar a minha última experiência, na sequência dos factos anteriormente relatados:
A minha Kymco DT 300i ABS de Dez/2014 também fazia muito barulho no empedrado, tipo pedras dentro duma panela, como alguém já descreveu, e eu tb sou muito sensível a barulhos estranhos, e esse facto incomodava-me bastante.
Assim, e tb após alguma troca de impressões com o amigo Axe, e porque vi bastantes relatos idênticos, acabei por me dirigir á Lismotor onde o Carlos Lebre, super atencioso, acabou por anuir em verificar a suspensão da frente. Mas, convêm referir, eu tb me queixei de um outro barulho tipo "tlof-tlof" quando afundava a suspensão da frente até ao fim, que tb não me parecia muito normal...
Então, deixei lá a scooter de um dia para o outro, e desmontaram a suspensão da frente e voltaram a montar tudo, garantindo-me que não encontraram nada de anormal, estava tudo OK. Agradeci muito toda a atenção e trabalho eventualmente inglório da desmontagem da suspensão e segui á minha vida.
Pois qual não foi a minha agradável surpresa quando verifiquei que a grande maioria dos ruídos parasitas da suspensão da frente tinha desaparecido. Andei á procura das ruas empedradas em pior estado em Lisboa e ao fim de 1 ou 2 horas estava confirmado. O barulho incomodativo no empedrado diminuiu imenso, para níveis absolutamente comportáveis, mesmo para pessoas mais sensíveis como será o meu caso.
E não é que até acho a suspensão mais cómoda !! Pode ser sugestão...
Mas com esta melhoria, conjuntamente com a colocação de gel e espuma visco-elástica no banco, conforme já referi, a minha DT parece outra a nível de comodidade.
Um dia ainda terei de experimentar se outros amortecedores não melhorarão ainda muito mais a comodidade, mas por agora já está satisfatória, e os € não abundam, para além de a DT ainda estar na garantia e não sei se uma alteração a nível dos amortecedores não a iria por em causa.
A explicação para o desaparecimento dos barulhos não é evidente (pois não encontraram nenhuma anomalia detectável), mas julgo que um reaperto geral feito quando da montagem da suspensão que tinha sido desmontada para verificação, poderá ter feito desaparecer eventuais folgas que estavam na origem dos barulhos. Uma das causas correntes julgo que pode residir nas pinças flutuantes (?) das bombas do travão (não sei explicar melhor, mas o Axe já mencionou esse aspecto noutro tópico)... Comecem por verificar as bombas.
A suspensão, salvo se fizer mesmo um barulho estranho que seja provavelmente a ela atribuído, julgo que não valerá a pena desmontar. Mas peçam para dar um reaperto a tudo... O Axe referiu outras causas possíveis nalguns tópicos sobre este tema, que julgo não se aplicarem ao meu caso.
Resta-me agradecer á Lismotor, nomeadamente ao Carlos Lebre, o atendimento atencioso e amável, e o facto de ter eliminado a maioria dos ruídos parasitas, embora sem causa diagnosticada...
E tb uma palavra de agradecimento ao Axe sempre prestável e interessado, partilhando a sua larga experiência em problemas com as scooters, nomeadamente Kymco.
Espero poder ter sido útil a alguém.
Boas curvas para todos e boas férias para quem as tiver.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2015, 19:18 »
 _convivio_ Olá
Companheiro Ice és novo aqui mas isto é o CPM ajudar-mo-nos uns aos outros
com as experiências que temos com as nossas maxis e não andar a esconder os problemas quando nos dão jeito
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #9 em: 03 de Setembro de 2015, 16:08 »
Também tive um pequeno problema de ruídos na suspensão da frente da minha DT 125, segundo me foi informado, esses ruídos seriam provenientes das molas de suspensão. Que com o tempo ganham alguma folga e fazem um chocalhar metálico. Dirigi-me ao concessionário KYMCO em Chafé - Viana do Castelo - AFONSO Motos. A suspensão foi verificada e o que é certo é que esses ruídos deixaram de existir.
Quanto ao conforto, inicialmente também achei a scooter bastante dura, pedi ao André Afonso para me regular as suspensão ao meu peso, sendo que eu peso 67 kg e o anterior proprietário pesaria uns 115 kg.
Suspensões ajustadas, substituição dos pneus kenda por uns SAVA MC28 Diamond atrás e MC38 Maxscoot a frente. Assunto resolvido!  ;)
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 11:08 por Nuno Robin »

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2015, 01:51 »
Obrigado Nuno Robin pela partilha.
Pois eu tenho vindo a melhorar a minha opinião sobre a (in)comodidade da Dowtown, pois o mal (?) é que eu vinha de uma moto super-cómoda, com uma suspensão belíssima e jantes de muito maior diâmetro (BMW F 650, mesmo com 21 anos...) e custou-me um pouco a habituar (e não esperava) á dureza da Downtown (para compensar o motor parece-me uma maravilha, para uma 300 cc !).
Pois julgo que o menor diâmetro das rodas e o menor curso dos amortecedores contribuem para tornar as scooters muito mais duras do que eu esperava...
Tb não deve ajudar os pneus duros que trás de origem (Kenda) e que penso trocar no início do inverno (embora só tenham cerca de 13.500 km), talvez por uns Dunlop ScootSmart que me parecem merecer muito boas referências de quase todos os utilizadores.
Os barulhos da suspensão da frente, que tinham desaparecido quase totalmente, como referi, começaram a reaparecer um pouco, mas em muito menor intensidade e ainda um nível perfeitamente aceitável...
Boas curvas
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

[Hurricane]

  • Visitante
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #11 em: 04 de Setembro de 2015, 07:41 »
Já a minha DT125i também faz essa batida na frente que incomoda imenso especialmente em piso irregular faz uma batida que transmite insegurança pois parece algo desapertado/solto. Para a semana a mota vai fazer a revisão dos 10.000km na Lismotor e vou falar nesse assunto a ver se dão uma olhadela! Vou aproveitar e meter 2 pneus só estou indeciso entre os Scootsmart ou os Hoop, o Sr.Carlos Lebre recomendou um ou outro pois qualquer um deles aprova muito bem na DT ;)

Enviado do meu Galaxy Note 4 através de Tapatalk

caramelo

  • Visitante
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #12 em: 04 de Setembro de 2015, 10:29 »
Eu pus uns City Grip lá na Lismotor e são bastante  8)

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Melhorar a comodidade da Kymco Downtown 300i ABS
« Responder #13 em: 04 de Setembro de 2015, 11:17 »
Viva companheiro [Hurricane] pelo que li até agora realmente essas serão as melhores opções para os pneus, existe um comparativo de pneus para scooter aqui no forum (... de momento não consigo encontrar o post...) que avalia todas as características dos pneus, incluído a comodidade :).