Quem diria que o diagnostico "É das válvulas" estaria errado...
Os sintomas todos apontam para o choke e a solução é simples e barata.
Compra um spray de "Carb cleaner"
Dá bastante spray no mecanismo do choke e, já agora, tira o filtro de ar e manda umas boas borrifadelas de spray o mais perto possível do carburador lá para dentro com o motor a trabalhar.
Cada vez que mandas spray o motor quase que vai abaixo (ou vai mesmo abaixo) por isso dá-lhe um pouco de acelerador.
Vais notar que recuperas um pouco de performance com esta limpeza e o consumo baixa ligeiramente.
O sintoma inverso (supondo que o filtro de ar está em bom estado) , pega bem e começa a ir abaixo quando aquece, acontece quando o choke não abre totalmente depois de quente e a mistura fica demasiado rica.
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Quando se tem um problema mecânico qualquer começa-se pelas soluções mais óbvias e simples, não pelas mais complexas.
Por exemplo, se o motor pára de funcionar a primeira coisa que se vê é se tem gasolina, não é desmontar o motor e ver se a cambota se partiu...
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A desafinação das válvulas é um processo muuuuuuuuito progressivo, não acontece de um dia para o outro.
Se ontem a mota pegava bem e hoje não pega, obviamente que é impossível as válvulas terem-se desafinado de um dia para o outro e numa amplitude tal que impede o motor de funcionar.
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Fica a dica das válvulas
A afinação pode variar nos dois sentidos, ou fica inferior ao standard, ou superior.
Se fica superior, ou seja as válvulas abrem menos do que é suposto, fazem um barulho tipo máquina de costura e há uma perda de performance.
Ficar inferior é perigoso. As válvulas podem não fechar completamente e queimarem-se.
O despiste é fácil: com o motor bem quente, quando se chega a casa, desliga-se e volta-se ligar o motor. A dilatação do metal quente aumenta o problema e se a tolerância for menor que o recomendado o motor custa a pegar.
Por isso, se,
com o motor quente, não há ruídos de válvulas e a mota pega bem, deixem estar as válvulas em paz.
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Nisto tudo interrogo-me: Quantas pessoas terão ido a uma oficina queixarem-se deste problema e levaram com a tanga da "afinação de válvulas" para quando voltam as costas lhe darem umas borrifadelas de um spray de limpeza qualquer??
A factura, claro, não é de uma borrifadela...