Autor Tópico: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)  (Lida 5569 vezes)

paulodio21

  • Visitante
Boas pessoal.

Tenho acordado a imaginar uma possível troca da minha X-Max 125cc para um modelo desses já referidos. São dois modelos lindos, com algumas especificações diferentes. Estou mesmo em dúvida qual delas será a próxima...

Aceito sugestões sobre ambos os modelos, favores/ contras, etc.

Abraço a todos.

 _pt_ scooter_ _fcp_ _fcp_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #1 em: 28 de Junho de 2015, 11:57 »
São duas máquinas muito diferentes, com objectivos opostos: a XTZ660Z é uma Adventure bike pura e dura, para utilização 50% terra 50% estrada (ou menos, basta olhar para os pneus e jantes), a X-Max 400 uma citadina/"comuter" por excelência, que não se nega a tiradas mais longas, mas não vai fazer o lés-a-lés...

O que é que valorizas? Para o que é que vais a usar?

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #2 em: 28 de Junho de 2015, 12:07 »
Tal como o twi  diz são tão diferentes que é difícil ajudar na escolha. Isso vai ser uma  coisa muito pessoal.  Só uma coisa , a Tenere tem um assento que parece pedra. A mota toda não foi feita a pensar em   conforto. Há outras trail, ou maxitrail que estão bem em várias frentes ....e não é o caso da Tenere.  Em tempos ia para essa até a experimentar e não foi nada do que esperava, aí da para mais era a minha favorita.  Dentro do género fiquei mais surpreendido com a xt600r.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Cubano

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #3 em: 28 de Junho de 2015, 13:07 »
Já tive trails, já tive scooters, já tive superdesportivas.

Também já tive multas...

Não é preciso muito para exceder os limites de velocidade, até numa cinquentinha... mas também é verdade que quanto mais potente ou divertida a moto mais convida para a brincadeira.

Nisto das escolhas das motos depende muito daquilo que pretendes de uma, se vais fazer estradões a Ténéré é uma mais valia, claro.

O que vais perder? capacidade de carga, apenas uma das poucas razões porque ando de maxi-scooter, de outra maneira andaria de Trail também, porque as estradas portuguesas estão uma desgraça, frequentemente tenho saudades das minhas ex Transalp e XT 600 E, e depois ganhas também em filtragem no trânsito, coisa que eu pelo menos com a minha SW 600 vejo-me a palpos de aranha para fazer na 2ª circular quando fica congestionada.

Mas depois tens o conforto, quando és obrigado a parar, ou queres estacionar, sentas-te confortável no cadeirão da Maxi e fumas um cigarro, descansas apenas, e depois a scooters não aquecem muito no trânsito ou contrário das trails e que independentemente das ventoinhas, são mais aceleradas.

O ideal era mesmo ter uma de cada mas se não é possível, depois nestas coisas também conta o componente emocional, do coração mesmo.

Estou aqui a escrever estas coisas e a fazer a comparação na minha cabeça e francamente tenho de resvalar para a Silver Wing, está calor, guardo o blusão debaixo do rabo e imensas outras cenas, de outra maneira era obrigado a andar com mochila se estivesse na Trail, as top cases não são lá muito aerodinâmicas e depois seria preciso uma bem grande para rivalizar com aquilo que consigo colocar debaixo do banco.

Saudações em " V"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #4 em: 28 de Junho de 2015, 14:57 »
As diferenças são tantas que é mesmo difícil encontrar um ponto comum de comparação entre ambas, à excepção de ambas serem veículos de 2 rodas.

Julgo que na escolha de uma ou outra, será o factor emocional a vencer.  _pol_

Eu adoro trail's...mesmo muito, mas tenho de reconhecer também que se perde muito do bom que se tem nas scooters.  :-\

paulodio21

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2015, 16:07 »
Bem, concordo com tudo o que disseram. Estou nos 51% na x-max, também pelo preço...  Acho que ainda não é agora que vou mudar para a trail. Esta semana irei ao  stand onde comprei a minha X. Vou ver a melhor maneira para dar de retoma a minha é trazer a X400, até porque ainda estou a paga lá.
Depois ainda tenho de tirar a carta.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2015, 20:48 »
Porque é que não tiras a carta primeiro e depois logo vês como te dás com esse novo mundo.?

JViegas

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #7 em: 29 de Junho de 2015, 09:34 »
Concordo com a companheira.
Porque não deixar amadurecer a ideia, enquanto tiras a carta?
Dá-te mais tempo para ponderar.

Pessoalmente e contra a razão (pois adoro trails, e a XT660, é...minha nossa senhora:  _pol_), mas para o uso que agora dou à minha montada, escolheria a X, pois racionalmente dá-te mais opções de conforto, economia e porque não espaço, para o uso diário. Pois não te podes andar sempre a divertir, certo?

Tens que chegar a um compromisso pessoal: utilidade vs emoção

Concordo que seja sempre difícil dar razão à escolha sem um pingo de emoção, mas só tu decidirás.

Tenta sintetizar ao máximo as opções, racionalizando-as (como se fosse possível com a XT  _lol_) e daí tentar fazer um compromisso com a escolha que fizeres.

madds

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #8 em: 29 de Junho de 2015, 12:55 »
Tens xmax 400 a bom preço em stands aqui na zona Norte. Tbm andei a ver antes de comprar a mp3.

Enviado do meu PadFone 2 através de Tapatalk


Marco46

  • Visitante
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #9 em: 29 de Junho de 2015, 22:40 »


a unica coisa comum aqui é mesmo a Marca YAMAHA.

querer comparar o incomparavel é um exercicio deveras dificil de realizar _pensador_


eu nao sou apologista de se tirar a carta e metermo-nos numa scooter, mas.......

se ambos os seguros andarem pelo mesmo valor, eu nao pensaria duas x. A minha escolha recaia na XT660Z, e porque??

Porque nao te farta, pq te dá mais adrenalina, porque neste Paraiso de buracos se adapta bem melhor, pq te propicia uma condução bem mais cativante, irreverente e vai para sitios onde a Xmax nem por sombras chega lá.

Por fim tem muito mais estilo, presença, uma tremenda sonoridade e tem caixa manual. Mais argumentos????  _pensador_


boa escolha!!

 _convivio_

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Prós e contras da Yamaha XT660Z Ténéré VS X-Max 400 (Possível troca)
« Responder #10 em: 29 de Junho de 2015, 22:49 »
Eu acho uma q uma trail é mais versátil,  tanto podes andar com ela na cidade,  estrada e qdo te apetecer uma volta pelo campo... 
Esse modelo em questão é a prova de bala e exímio no off-road,  bons consumos e uma prova q um motor mono cilíndrico não tem q consumir óleo.  Eu ia sem dúvida pra trail :)