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Como travar?

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ZeLuz:
Afinal qual a forma correcta de travar?

Tenho ouvido dizer que se deve usar preferencialmente o travão da frente.
Quando fui buscar a scooter disseram-me para travar só com o da frente e usar o de trás em último caso.

Mas faz-me um pouco de confusão travar só com o da frente, por estar habituado às bicicletas e por o travão esquerdo da GTS ser combinado frente/trás e não apenas traseiro...

Nos manuais também a conversa é diferente:

"Use ambos os travões para imobilizar a moto, ou reduzir a velocidade." (http://www.sym.pt/docs/Manual%20utilizador%20GTS125-250-300.pdf)

"Use front and rear brakes simultaneously when braking.
Using only the front brake increases the risk of falling because the scooter is tend to pulled to one side" (manual que veio com a Sym)

Veteranos da coisa, em que ficamos?  _pensador_

kota:
Eu deixo ao critério da minha bela SW a gestão dessa tarefa, como tem CBS carrego na manete esquerda e só vou ao travão da frente se fôr coisa de mais emergência.

CCM:
Eu utilizo a travagem combinada manual, ou seja, pressiono em simultâneo as duas manetes.

Estando habituado à travagem do enlatado verifico que a minha GTS não pára tão rapidamente como o enlatado.

Das 2 umas, ou não faço força suficiente nas manetes, ou efectivamente o poder de travagem é menor.

Que dizem?

ZEV:
tal como nas bicicletas, nos carros, nas motos, etc... a travagem deve ser combinada, mas com mais predominância no travão da frente.

Aliás, não deverá ser difícil de reparar que mts carros têm mais e maiores travões na frente do que atrás, mtas motos têm 2 discos, ou um disco maior, à frente e algo mais simples atrás, etc etc.


Há vários motivos para isso, mas entre os quais se incluem o controlo da direcção, o evitar o derrape, o evitar o afundar exagerado da frente (aí entra o porquê de se usar tbm o de trás), o equilíbrio de forças - quando um corpo em movimento é travado, o seu peso desloca-se para a frente e com mais peso a travagem é mais eficaz, etc.



Espero ter ajudado qq coisa.  _pensador_

ZeLuz:
"Saber frear corretamente sua moto é uma maneira eficaz de evitar acidentes. Saiba como efetuar a parada de uma maneira correta e segura:

1-) Acione os freios dianteiro e traseiro simultaneamente, de forma progressiva, enquanto reduz as marchas.

2-) Para desaceleração máxima, feche completamente o acelerador e acione o freio dianteiro e traseiro com maior intensidade.

3-) Nunca acione apenas o freio dianteiro ou o traseiro.

4-) Evite frenagens extremas. Além de ineficientes, ela trava as rodas e dificulta o controle da moto.

5-) Reduza a velocidade e acione os freios antes de entrar em uma curva.

6-) Tenha cuidado quando dirigir e,m terrenos arenosos ou molhados.

7-) Em descidas ingrimes, use o freio-motor, reduzindo as marchas com o uso intermitente dos freios dianteiros e traseiros.

Pilotar com o pé apoiado no pedal ou a mão na alavanca do freio pode causar o acionamentos involuntário da luz de freio, dando uma falsa indicação a outros motoristas."

Fonte: http://www.osmotoqueiros.com.br (texto original Honda)

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