Autor Tópico: Como travar?  (Lida 20488 vezes)

ZeLuz

  • Visitante
Como travar?
« em: 30 de Dezembro de 2009, 23:38 »
Afinal qual a forma correcta de travar?

Tenho ouvido dizer que se deve usar preferencialmente o travão da frente.
Quando fui buscar a scooter disseram-me para travar só com o da frente e usar o de trás em último caso.

Mas faz-me um pouco de confusão travar só com o da frente, por estar habituado às bicicletas e por o travão esquerdo da GTS ser combinado frente/trás e não apenas traseiro...

Nos manuais também a conversa é diferente:

"Use ambos os travões para imobilizar a moto, ou reduzir a velocidade." (http://www.sym.pt/docs/Manual%20utilizador%20GTS125-250-300.pdf)

"Use front and rear brakes simultaneously when braking.
Using only the front brake increases the risk of falling because the scooter is tend to pulled to one side" (manual que veio com a Sym)

Veteranos da coisa, em que ficamos?  _pensador_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Como travar?
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2009, 00:12 »
Eu deixo ao critério da minha bela SW a gestão dessa tarefa, como tem CBS carrego na manete esquerda e só vou ao travão da frente se fôr coisa de mais emergência.
Membro CPM nº5

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Como travar?
« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2009, 00:26 »
Eu utilizo a travagem combinada manual, ou seja, pressiono em simultâneo as duas manetes.

Estando habituado à travagem do enlatado verifico que a minha GTS não pára tão rapidamente como o enlatado.

Das 2 umas, ou não faço força suficiente nas manetes, ou efectivamente o poder de travagem é menor.

Que dizem?
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZEV

  • Visitante
Re: Como travar?
« Responder #3 em: 31 de Dezembro de 2009, 02:27 »
tal como nas bicicletas, nos carros, nas motos, etc... a travagem deve ser combinada, mas com mais predominância no travão da frente.

Aliás, não deverá ser difícil de reparar que mts carros têm mais e maiores travões na frente do que atrás, mtas motos têm 2 discos, ou um disco maior, à frente e algo mais simples atrás, etc etc.


Há vários motivos para isso, mas entre os quais se incluem o controlo da direcção, o evitar o derrape, o evitar o afundar exagerado da frente (aí entra o porquê de se usar tbm o de trás), o equilíbrio de forças - quando um corpo em movimento é travado, o seu peso desloca-se para a frente e com mais peso a travagem é mais eficaz, etc.



Espero ter ajudado qq coisa.  _pensador_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Como travar?
« Responder #4 em: 31 de Dezembro de 2009, 10:39 »
"Saber frear corretamente sua moto é uma maneira eficaz de evitar acidentes. Saiba como efetuar a parada de uma maneira correta e segura:

1-) Acione os freios dianteiro e traseiro simultaneamente, de forma progressiva, enquanto reduz as marchas.

2-) Para desaceleração máxima, feche completamente o acelerador e acione o freio dianteiro e traseiro com maior intensidade.

3-) Nunca acione apenas o freio dianteiro ou o traseiro.

4-) Evite frenagens extremas. Além de ineficientes, ela trava as rodas e dificulta o controle da moto.

5-) Reduza a velocidade e acione os freios antes de entrar em uma curva.

6-) Tenha cuidado quando dirigir e,m terrenos arenosos ou molhados.

7-) Em descidas ingrimes, use o freio-motor, reduzindo as marchas com o uso intermitente dos freios dianteiros e traseiros.

Pilotar com o pé apoiado no pedal ou a mão na alavanca do freio pode causar o acionamentos involuntário da luz de freio, dando uma falsa indicação a outros motoristas."

Fonte: http://www.osmotoqueiros.com.br (texto original Honda)

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Como travar?
« Responder #5 em: 31 de Dezembro de 2009, 11:28 »
Eu cá não sei.... gastei mais uns cobres e a francesa veio com ABS, por isso, maneta esquerda e ela que trave como quiser...

Agora a sério, se for seco trava «docemente» com o da frente (não faças éguas).
Se for molhado ou areia trava «docemente» com o da frente e mais docemente ainda com o de trás.
Se for um cagaço monumental, trava menos docemente com os dois.

Se não, lembra-te da teoria do BTT, não traves, abranda...

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como travar?
« Responder #6 em: 31 de Dezembro de 2009, 13:58 »
Eu fartei-me de ler sobre este assunto e a conclusão que tirei, é que não há receita segura. Na prática, cada um se desenrasca como o instinto manda. Assim que tiver um bocado de tempo coloco aqui alguns links, que talvez ajudem, nomeadamente de outros foruns onde o assunto já foi largamente abordado.
Pessoalmente, está demonstrado que uso predominantemente o travão da frente, pois acabou de me ligar o mecânico a dizer que em 9.000 km gastei totalmente as pastilhas da frente, e as de trás, que são de origem e já fizeram 21.000 estão novas.

ZeLuz

  • Visitante
Re: Como travar?
« Responder #7 em: 31 de Dezembro de 2009, 15:32 »
Companheiro Zeluz,


Tenho a impressão que a GTS 125 não tem travagem combinada... ou seja manete direita - frente; manete esquerda - trás.

No manual diz que sim, na GTS 125/250/300 EVO é combinado.  _reg_

 _pol_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como travar?
« Responder #8 em: 31 de Dezembro de 2009, 16:56 »
Zéluz, como podes ver a tua questão é colocada por muitos e tem respostas para todos os gostos.  _rir_
Vê estes links, e vais encontrar as mais diversas opiniões, embora sejam quase sempre sobre motas com mudanças, são úteis:
 
http://www.viajardemoto.com/forums/showthread.php?s=27fe023ef6365c23215c57b17edbc981&t=2935
 http://forum.motociclismo.pt/geral/2370-utilizacao-do-travao-de-tras.html
 
http://motards.no.sapo.pt/escola.html (este não é só sobre travagem, mas condução de motociclos em geral, e tem filmes demonstrativos)