Autor Tópico: O impressionante número de furto de motos em Itália!  (Lida 10799 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
O impressionante número de furto de motos em Itália!
« em: 12 de Junho de 2015, 13:44 »
Este é um flagelo que ocorre em todo o Mundo, mas em Itália, um dos países Europeus onde circulam mais modelos de 2 e 3 rodas, os números são deveras impressionantes.

A empresa LoJack Italia, líder Mundial na recuperação de veículos roubados, divulgou os impressionantes números de roubos ali praticados e, sem muita estranheza pessoal atenta a quantidade ali existente, a esmagadora maioria de furtos é a scooters e maxiscooters.

Roma, Milão e Nápoles são as cidades mais afectadas por esta impressionante vaga de furtos, difícil de estancar e que melhor foi percebida depois de contabilizados os números globais no “Dossier sui Furti di Motoveicoli 2014”.....

....6 motociclos roubados a cada hora, 151 por dia, 55.312 por ano.

Algumas das mais apetecíveis (e atenção que todos estes dados são verídicos), são:

- Honda SH;
- Aprilia Scarabeo;
- Yamaha's T-Max e Majesty;
- Piaggio's Liberty e Beverly
- Vespa
- Kymco People;

Este é um flagelo que as autoridades têm muita dificuldade em conter, pois ocorre em toda a parte e a qualquer hora do dia.
Segundo o estudo feito, cerca de 67% dos furtos não se conseguem recuperar, sendo-lhes perdido por completo o rasto....

« Última modificação: 12 de Junho de 2015, 17:17 por Sapiens21 »

Du Art

  • Visitante
Re: O impressionante número de furtos de motos em Itália!
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2015, 14:32 »
E é  por isto que um seguro contra todos os riscos compensa.

Ainda pra mais eu que não tenho garagem, só travão de disco, uma corrente e um cadeado e uma capa para não chamar muito a atenção.

Resta-me ter fé em Deus e confiar que os vizinhos me digam qualquer coisa caso reparem em alguém mais curioso ou estranho de volta dela.

Fiz até  questão  de falar com quem mora imediatamente  por cima  do local onde fica a mota.

O seguro morreu de velho  _convivio_

vasco

  • Visitante
Re: O impressionante número de furtos de motos em Itália!
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2015, 15:08 »
ui a Majesty está na lista  _confuso_ , todo o cuidado é pouco já vi  _mau_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: O impressionante número de furtos de motos em Itália!
« Responder #3 em: 12 de Junho de 2015, 15:09 »
Donde pensam que alguns sites (obviamente não são a maioria) que andam por ai e eBay etc... Que tem peças a venda por preços impossíveis!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #4 em: 12 de Junho de 2015, 17:19 »
Esqueci-me de informar, mas a foto acima pertence a uma apreensão feita pela Polícia Italiana.... _policia_

Acho que dá bem para ver o estado em que estão as scooters...."descascadas" para depois procederem à venda de peças online.

Marco46

  • Visitante
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #5 em: 12 de Junho de 2015, 17:39 »
Por momentos pensei que era a rainha majesty, é que sao iguais de frente  _lol_


Mas é normal pois Italia se nao é o 1º, é o 2º País com maior nº de motos em circulação.


e os roubos dependem muito da zona. tenho mais medo em lisboa do que na zona onde moro por exemplo. vou agora adquirir um GPS Tracker, e esconde-lo, nao vá o diabo tece-las!!  _mau_


« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 11:04 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2015, 22:10 »
Caro Marco, apesar de infelizmente haver por cá roubos de motociclos, felizmente não são em números tão expressivos como noutros países.

Mas fazes bem em adquirir um GPS Tracker para a tua montada...o seguro morreu de velho.  _Rolley_

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2015, 10:17 »
Furtos é coisa que irá sempre acontecer, resta-nos investir em artigos para tentar prevenir.  _pensador_
_fcp_
 

TMaxer

  • Visitante
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2015, 12:15 »



Em Italia em em Espanha é terrivel  _thumbdown_


Quase todos os dias no FB é posts a anunciar motos roubadas aqui em Lisboa  _thumbdown_




O sitio pior para ter moto deve ser Sao Paulo, o roubo de motos é tao frequente que os arrumadores de rua recusam-se a guarda-las  _confuso_ _confuso_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2015, 13:10 »
É siempre agradavel saber que o modelo que possuímos está entre os 3 primeiros também preferidos por pessoas de outros países. Pena é não serem as melhores pessoas a preferirem. 8)
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2015, 01:28 »
O mais preocupante nisto, além naturalmente do próprio acto de furtar em si, prende-se com a taxa de recuperação dos motociclos... 67% destes veículos (estatística em Itália) desaparecem sem deixar rasto....

Em Portugal não sei se existe uma estatística recente para os motociclos...aliás, não sei se alguma vez existiu sequer uma somente para os motociclos, mas a havê-la de facto, duvido muito que tenha um número mais favorável na recuperação, do que acontece em Itália.  :-\


geraldescity

  • Visitante
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2015, 01:50 »
Quando estive em França, em Paris disseram-me que lá as scooters mais visadas eram as t-max e que muitos seguros se recusavam em aceitar segurar estes modelos, ou então só por preços proibitivos. Em Milão bem deixei a minha na rua sem nada e realmente o rapaz do hostel ficou a olhar pra mim com um ar quase de desespero...mas estava tão cansado que nem me preocupei muito. Sorte a minha que não sabia desta realidade e de ter uma modesta PCX :)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2015, 01:56 »
Dei comigo a sorrir perante a interpretação que as estatísticas merecem... :)

O Sapiens refere que 67% dos motociclos, em Itália, desaparecem, sem deixar rasto. Ou seja, na minha interpretação — eventualmente abusiva — são desmantelados para vender às peças.

O António Teles considera lisonjeiro que os larápios escolham, entre as suas principais preferencias, a Aprillia Scarabeo, porque, se calhar, considera que, por ser um modelo muito apreciado, haverá certamente "clientela" interessada em comprar o modelo a preços módicos.

A outra interpretação poderá ser que o modelo tem tantos problemas e que a assistência é tão má que compensa disponibilizar componentes (peças) a preço módico. :)


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2015, 02:06 »
Na parte que me toca, não sou eu que o refiro...é sim o resultado do estudo feito e indicado no início deste tópico:  "Dossier sui Furti di Motoveicoli 2014”.  _pol_

E a tua interpretação, continuada no mesmo parágrafo, não me parece de maneira nenhuma nem abusiva nem errada...o desaparecimento ocorrerá mesmo pelo desmantelamento muito rápido que é feito, neste que é um negócio a que poderemos chamar mesmo de rede organizada de furtos!!

Quanto às seguintes interpretações, não comento porque ainda estou a digerir um tópico recente que por cá foi aberto... _careta_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #14 em: 25 de Julho de 2015, 09:19 »
Dei comigo a sorrir perante a interpretação que as estatísticas merecem... :)

O António Teles considera lisonjeiro que os larápios escolham, entre as suas principais preferencias, a Aprillia Scarabeo, porque, se calhar, considera que, por ser um modelo muito apreciado, haverá certamente "clientela" interessada em comprar o modelo a preços módicos.

A outra interpretação poderá ser que o modelo tem tantos problemas e que a assistência é tão má que compensa disponibilizar componentes (peças) a preço módico. :)
Eh eh eh, ainda me estou a rir ( com um amargo de boca)da assistência, agora quanto aos problemas do modelo, não posso considerar essa a razão, eu.
Continuando, se calhar, estão mais evoluídos que nós cá pelo nosso burgo e têm efectivamente de tentar colmatar as falhas graves e atrasos do fabricante, distribuidor uma vez que por lá calculo que não exista a figura de importador.
Tudo isto e a anterior resposta foram escritas de forma totalmente despretensiosa em relação a qualquer análise ao problema "furto e importador", excepto o pensamento "olha o meu modelo em 2° lugar,fixe".
« Última modificação: 25 de Julho de 2015, 09:22 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #15 em: 10 de Abril de 2016, 13:31 »
Até doi só de ver. Se ninguém comprasse peças no Ebay ou Olx, talvez este tipo de crime diminuisse !!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #16 em: 10 de Abril de 2016, 16:00 »
Sim, seria algo que ajudaria bastante à diminuição da vontade de furtar....mas infelizmente só numa sociedade perfeita e com valores de grande seriedade nos negócios é que se conseguiria. Creio que a esmagadora maioria não quer saber se a peça provém de um veículo acidentado ou de um furtado, quando compra nesses sites ou noutros semelhantes.

Como tal sociedade perfeita não existe...isto acontece e vai continuar a acontecer.
Por mais que as autoridades façam, o apanhar uma ou duas dezenas deles não fará grande diferença. Em Itália os furtos são imensos e hámesmo grupos organizados que actuam em várias cidades....


Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #17 em: 10 de Abril de 2016, 20:49 »
espero que não pegue a moda por aqui








 _pt_ scooter_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #18 em: 11 de Abril de 2016, 14:28 »
E agora é a Grécia que pelos mais diversos motivos económicos está a sofrer com este problema.

 _thumbdown_ _thumbdown_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #19 em: 11 de Abril de 2016, 19:07 »
Durante o auge da nossa crise até as tampas de ferro dos escoadouro desapareciam aqui na minha região. _confuso_
Um verdadeiro perigo para um motociclista. _thumbdown_
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline Ludgero Antão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 I (2016)
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #20 em: 11 de Abril de 2016, 19:29 »
espero que não pegue a moda por aqui

 Modas destas importamos com bastante facilidade.








 _pt_ scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: O impressionante número de furto de motos em Itália!
« Responder #21 em: 27 de Junho de 2020, 15:18 »
Um verdadeiro desenterro

O artigo é muito grande, recomendo ver no browser se necessário com tradutor


The main issue is the theft of Powered Two Wheelers (PTWs) to enable them to be exported or broken for parts. If they’re being broken for parts, the question must be who’s buying those parts and whether we should legislate who can sell them.

We already legislate who can scrap cars and vans.

Maybe we should get motorcycles added to the End Of life requirements.

One thing is certain though, motorcycle crime is down thanks to action by the police along with groups like Stolen Motorcycle Recovery London and MAG raising awareness. The industry has also responded with the MCIA Secured Scheme, which aims to promote better security on bikes as standard.

“The recent scooter crime wave in London and other cities – and the subsequent use of stolen machines – put PTW theft on the front pages,” A spokesperson for the MCIA said. “But of course, it’s always an issue. 

“MCIA supports and participates in the Met Police’s Lock. Chain. Cover initiative to highlight the benefits of using layered, secondary devices. In addition, MCIA recently launched MCIA Secured a programme that identifies the standard security kit fitted to new bikes, so that buyers can make informed choices. Our ambition is that the MCIA Secured star-rating becomes part of a magazine or website’s road test narrative, and as important to buyers as performance or comfort.”

As with any purchase you make, from parts to an entire motorcycle, its best to buy from a reputable source. There’s plenty out there…

https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/features/bikes/stolen-motorcycles-ringing-cloning-breaking-parts-law-v5

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"