Autor Tópico: Aumento das R.P.M.  (Lida 9634 vezes)

Paulo Viegas

  • Visitante
Aumento das R.P.M.
« em: 09 de Junho de 2015, 21:44 »
Olá companheiros, tenho uma Yamaha X-Max 250, agora com 27000km, queria pedir a vossa ajuda para entender o seguinte problema, antes de ir à oficina.
Depois de mudar a correia e os roletes pela primeira vez e depois de rodados 3000 e poucos kms, comecei a notar que a mota passou a vibrar muito e o motor ficou mais ruidoso, quando me começo a aproximar dos 120kms, dando a mesma sensação que uma mota com mudanças(que já tive), quando já está a esticar muito a mudança. Passei a olhar para a relação entre o conta kms e o conta rotações e percebi o seguinte. Antes, aos 120km as rotações não chegavam às 6800, agora chegam às 7200 e se acelero mais um pouco até aos 130km, quase chega às 8000r.p.m. quando antes se ficava pelas 7200, 8200 é o máximo.
Não sei se tem alguma relação com a mudança da correia e dos roletes, ou se é outra coisa.
Agradeço as vossas opiniões.

nlad

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2015, 22:23 »
De certeza que foram as alterações efetuadas...
Acho que os roletes se não forem os mais adequados ao motor podem originar esse tipo de "efeitos acessórios"... Mas na oficina de certeza que te vão saber explicar o sucedido.

interceptor

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #2 em: 10 de Junho de 2015, 01:23 »
Acho que te colocaram os roletes errados, está a fazer rotações muito elevadas para a velocidade que indicas. A minha xmax 250 as 7000rpm vai a 120 e a 140 faz 8000rpm.

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2015, 22:50 »
Obrigado Interceptor, eu falei com alguns companheiros e também já tinham comentado que esse poderia ser o problema, só que agora duvido que admitam na oficina.
Abraço _pol_

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2015, 22:55 »
De certeza que foram as alterações efetuadas...
Acho que os roletes se não forem os mais adequados ao motor podem originar esse tipo de "efeitos acessórios"... Mas na oficina de certeza que te vão saber explicar o sucedido.

Obrigado, era o que eu estava a calcular só que na oficina explicaram que a correia trabalha entre 2 "pratos" e que o desgaste provoca isso, a correia ainda só fez pouco mais de 3000kms, sendo para 20.000, quando chegar aos 10000kms, já não posso andar a mais de 100km.
Abraço  _pol_

nlad

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #5 em: 10 de Junho de 2015, 23:41 »
Pois, mas será que os roletes colocados têm as especificações certas para a X 250? É normal o desgaste dos ditos pratos para a kilometragem que a mota tem?
A dúvida pode desfazer-se instalando os roletes corretos a ver se o problema se resolve...

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #6 em: 11 de Junho de 2015, 21:34 »
Pois, mas será que os roletes colocados têm as especificações certas para a X 250? É normal o desgaste dos ditos pratos para a kilometragem que a mota tem?
A dúvida pode desfazer-se instalando os roletes corretos a ver se o problema se resolve...

No Sábado tenho de ir fazer a revisão, aí então, vou mais uma vez apresentar o problema, como o material e o trabalho são muito caros, duvido que me resolvam o problema dessa maneira e continuem a dar explicações para evitar apurar o problema.
Obrigado Nlad.  ;)

interceptor

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #7 em: 11 de Junho de 2015, 22:29 »
Só por curiosidade fizeste essa revisão no João Botas em Sesimbra?

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2015, 22:20 »
Só por curiosidade fizeste essa revisão no João Botas em Sesimbra?
Peço desculpa de só responder agora.
Sim, apesar de que já à alguns meses o João saiu e voltou a abrir a antiga Oficina na Almoinha, quem ficou com a grande na Venda Nova foi o irmão, o Paulo. Foi com ele que falei acerca deste problema e que me explicou a questão da correia como já mencionei ao Nlad. Porquê? Já lá foste e também correu mal?

interceptor

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #9 em: 14 de Junho de 2015, 23:14 »
Não correu mal correu pessimamente, foge dele... Agora tenho quase a certeza que os roletes são os errados ou estão mal montados.

Marco46

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #10 em: 15 de Junho de 2015, 10:13 »

convem dizer se o vareador é original ou de outra marca. por norma vêm sempre com um manual de instruções a indicar qual o peso que X modelo e Cilindrada levam, a sua ordem e posição.

;)

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #11 em: 16 de Junho de 2015, 22:13 »
Não correu mal correu pessimamente, foge dele... Agora tenho quase a certeza que os roletes são os errados ou estão mal montados.
Pois, já não és o primeiro a dizer-me isso. Já estou a ver que tenho de encontrar outra oficina para reparar este problema.
Vivo em Sesimbra e trabalho nas Torres do Restelo, algum conselho?

Paulo Viegas

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #12 em: 16 de Junho de 2015, 22:19 »
convem dizer se o vareador é original ou de outra marca. por norma vêm sempre com um manual de instruções a indicar qual o peso que X modelo e Cilindrada levam, a sua ordem e posição.

;)

Olá Marco46. Quando o kit foi mudado, eu não vi o material, pedi para que fosse da marca, depois, quando fui levantar a mota, perguntei e foi-me dito que era da marca.

interceptor

  • Visitante
Re: Aumento das R.P.M.
« Responder #13 em: 16 de Junho de 2015, 22:32 »
Pois, já não és o primeiro a dizer-me isso. Já estou a ver que tenho de encontrar outra oficina para reparar este problema.
Vivo em Sesimbra e trabalho nas Torres do Restelo, algum conselho?

Mais perto do Restelo julgo ser a Motor7 em Benfica, são nossos parceiros e podes beneficiar de descontos em produtos e serviços.