Autor Tópico: Carta de Condução  (Lida 24695 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Carta de Condução
« Responder #25 em: 27 de Setembro de 2016, 21:46 »
Permitam-me que fuja um pouco aos últimos posts sobre preços de escolas e regresse ao tópico inicial: na minha opinião não é estranho que se exija formação dos condutores para cilindradas elevadas. O que é de facto estranho é que eu possa conduzir motociclos de 125cc sem qualquer formação e apenas com carta de carro (B). Atenção, eu sou beneficiário desta regra, que o permite. Acho, no entanto, que é bastante perigoso. Tenho mais de 20 anos de carta de automóvel, mas à exceção do código da estrada, nada é semelhante à condução de um motociclo.  scooter_

Em relação ao código tem pouco sentido, de facto a instrução e o exame focam-se essencialmente no ponto de vista da moto e em alguns pontos em que os condutores de ligeiros se esquecem, mais  por falta de prática em reparar nesses detalhes...   _thumbdown_

Existem uma componente de mecânica e da nomenclatura das motas que por acaso se encontra desactualizada em vários pontos.  _thumbdown_

Sobre a prática acho que faz falta e essencial..nada que não se pratique , mas de facto uma mota de 280 kms e com power exige experiência e alguma formação.

Já os oitos..não sei em que podem ser úteis  _martelada_
Espirito Aventura

pjmartinho

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #26 em: 27 de Setembro de 2016, 23:12 »
Já os oitos..não sei em que podem ser úteis  _martelada_

Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????

O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Carta de Condução
« Responder #27 em: 27 de Setembro de 2016, 23:22 »
Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????

O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.

Sim, isso é verdade... serve para testar a perícia, só para isso, é que nunca dei por mim a fazer oitos  _martelada_  a não ser na véspera do exame de condução com a 125 ...fiz uns mil   _lol_ _lol_ _lol_
Espirito Aventura

arkanjo72

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #28 em: 29 de Setembro de 2016, 10:44 »
A escola elite em Lisboa está com promoção 175 euros tudo incluído, estou lá a tiar a minha :)

fanning

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #29 em: 29 de Setembro de 2016, 22:28 »


Alguém me pode dar uma dica, que escola escolher à volta de Algés?

A Segurança máxima (Miraflores) diz 220€, mas tem de se pagar ou o exame de código ou condução.
Fica tudo em 300€.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Carta de Condução
« Responder #30 em: 29 de Setembro de 2016, 23:07 »
A escola elite em Lisboa está com promoção 175 euros tudo incluído, estou lá a tiar a minha :)

+1

Fica na Praça de Londres.
Só fica de fora o valor do atestado médico. Podes tratar por ti, ou se quiseres tratar lá, são mais 20€, os unicos que tens que pagar além dos 175€
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Carta de Condução
« Responder #31 em: 30 de Setembro de 2016, 08:22 »
a São Lazaro tem esse valor 175€ tudo incluído. (eu tive de ir ao médico pedir atestado)

http://www.sempremlinha.pt

 _pol_  preço
 _pol_ têm alguma simpatia no centro de exames pois têm 95% de aprovações em prática  _pol_
 _pol_ estão no centro de Lisboa e fazem as aulas na zona de exame

 _thumbdown_  estado das motas
 _thumbdown_ aulas teóricas   :-?
 _thumbdown_ demasiada gente
 _thumbdown_ personalização no atendimento zerinho  :o
 _thumbdown_ estão no centro de Lisboa, Av. Almirante Reis, perde-se muito tempo a subir a mesma, consome-se tempo de prática em transito até chegar á Av. EUA
« Última modificação: 30 de Setembro de 2016, 08:23 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

fanning

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #32 em: 30 de Setembro de 2016, 17:19 »


Boas,

Eu vou me inscrever hohe ( _lool_ _lool_ _lool_) na Segurança Maxima em Miraflores, 220€ tudo incluído e perto de casa.

Vamos la ver se até ao Natal tenho a carta!

João Bairrão

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #33 em: 02 de Outubro de 2016, 23:14 »
Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????

O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.
Companheiros, eu também comecei agora as aulas práticas e também a instrução incide muito nos oitos. Alguns correm bem, outros nem por isso. O instrutor diz também que é para se verificar o equilíbrio a baixas velocidades.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #34 em: 05 de Outubro de 2016, 14:25 »
Companheiros, eu também comecei agora as aulas práticas e também a instrução incide muito nos oitos. Alguns correm bem, outros nem por isso. O instrutor diz também que é para se verificar o equilíbrio a baixas velocidades.

Eu não sei qual mota que usas na aulas de condução mas, no meu caso andava numa Yamaha XJ6, e os 8s eram feitos ao ralenti pois a mota tinha força suficiente para andar comigo em cima. Por vezes pode "assustar" um bocado (parece que vai cair) e há sempre a tendência de "meter a mota ao alto" para evitar a queda mas, uma coisa que costumo fazer, tanto na scooter como na mota da escola de condução, é aconchegar o travão traseiro (aconchegar não é travar como se fosse parar a mota) enquanto realizo as manobras a baixa velocidade pois ajuda bastante a manter a mota estável. Aliás, esta técnica de usar o travão traseiro foi-me ensinada no ano passado quando frequentei o curso na escola de pilotagem da Honda, no kartrodomo de Palmela.

Independentemente do numero de aulas que já tens feitas (não é preciso ter carta para fazer o curso), aconselho vivamente fazer esse curso pois o formador ensina muita coisa que não se aprende nas aulas de condução e que ajudam bastante no dia-a-dia.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Carta de Condução
« Responder #35 em: 05 de Outubro de 2016, 18:19 »
Os oito são tão difíceis assim, o mais importante é saberes que em caso algum podes usar o travão da frente, se bloqueias a roda da frente a mota cai (se não a segurares :) ), usa a embraiagem para ajustar a velocidade, se necessário corrige com o pé direito levemente antes de começar a curva, e de resto normalmente o motor aguenta uma velocidade mínima para não ir abaixo (nas escolas costumam dar um jeitinho !) )e só tens que te concentrar em fazer a curva usando ao máximo a largura da via. Nestas curvas lentas não ser inclina a mota, deves corrigir a posição porque instintivamente se tenta inclinar a mota para facilitar. ( Tens um método japonês que ensina a fazer a curva em velocidade com inclinação). Quando não tiveres medo de cair fazes o oito na perfeição :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

protas

  • Visitante
Carta de Condução
« Responder #36 em: 05 de Outubro de 2016, 18:38 »
Os 8 ! É ver aqui

« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 18:40 por protas »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #37 em: 05 de Outubro de 2016, 19:50 »
Companheiros, muito obrigado por estas dicas! Vão ser bem úteis, de certeza  _pol_


Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Carta de Condução
« Responder #38 em: 05 de Outubro de 2016, 20:31 »

Boas,

Eu vou me inscrever hohe ( _lool_ _lool_ _lool_) na Segurança Maxima em Miraflores, 220€ tudo incluído e perto de casa.

Vamos la ver se até ao Natal tenho a carta!

tudo incluido?

lá diz:
categoria A
220€*
ou 3x 80€ ou 5x 59€
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Documento de Identificação Válido
Nº Contribuinte
1 Foto

OFERTAS
Livro de código com 50% desconto (9€) exclusivamente no ato da inscrição Oferta de 1 dos exames à escolha (Código=80€ ou Condução=98€)

Logo ainda vais ter de pagar pelo menos um exame ... _pensador_

e o atestado médico,fazes lá e esta incluído?

cumprimentos,
Álvaro Ferreira

pjmartinho

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #39 em: 05 de Outubro de 2016, 20:35 »
OFERTAS
...exames à escolha (Código=80€ ou Condução=98€)

 _confuso_ _confuso_ _confuso_

Eu paguei 30€ pelo exame de código e 60€ pelo exame de condução

fanning

  • Visitante
Re: Carta de Condução
« Responder #40 em: 05 de Outubro de 2016, 21:27 »
Boas,

Apanhei a promoção onde oferecem os dois exames.
Não sei se este mês a campanha continua.

Telefona para a linha verde deles.

O atestado foi à parte, tenho sorte em ter amigos médicos. _Rolley_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Carta de Condução
« Responder #41 em: 05 de Dezembro de 2016, 08:47 »
Boas ,alguns ja sabiam ::) e foi que la consegui dar a volta a Maria e no final de Setembro aproveitei uma promoção numa escola de condução no Estoril e la fui...
A primeira etapa ja foi superada sem erros,ainda este mes sera e segunda e ultima .
Espero trazer boas novidades,entretanto começam as enormes duvidas na escolha...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Carta de Condução
« Responder #42 em: 05 de Dezembro de 2016, 09:46 »
Boas ,alguns ja sabiam ::) e foi que la consegui dar a volta a Maria e no final de Setembro aproveitei uma promoção numa escola de condução no Estoril e la fui...
A primeira etapa ja foi superada sem erros,ainda este mes sera e segunda e ultima .
Espero trazer boas novidades,entretanto começam as enormes duvidas na escolha...

Parabéns Marco, venha a segunda parte para uma feliz conclusão.
A máquina virá depois  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Carta de Condução
« Responder #43 em: 05 de Dezembro de 2016, 13:08 »
Parabéns Marco, venha a segunda parte para uma feliz conclusão.
A máquina virá depois  _pol_
Obrigado companheiro
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Carta de Condução
« Responder #44 em: 15 de Dezembro de 2016, 19:57 »
E nesta data tirei o dia para umas voltas diferentes mas a mais importante estava marcada  para as 14h.
Esperar por outro companheiro que iria dar essa volta em primeiro, os nervos a flor da pele, o companheiro  foi traído por eles mesmos e com experiência  das 2 rodas.
Eu a ouvir o sr que dava as ordens e que Seia ele a ordenar ou não o tão aguardado carimbo que nos possibilita voar mais alto, mais nervos ainda tinha eu....
Falhamos o percurso  pretendido , o companheiro voltou a errar , paramos , trocamos, eu para os comandos da cb500 , ele chorava,errou nos 20 minutos mais importantes.
Calcei as luvas , liguei o auricular  para receber as instruções, fui questionado por coisas de mecânica , consegue os 8 aqui mesmo? Sim, fiz 2 , segui para o centro de exames via a5 e cumprindo tudo com o que eu sabia e conseguia naquele momento, disse à cb, não me tramas, até em segunda arrancava, não falhei, nem um reparo, consegui!!!!
Ficam as palavras  do examinador :
" respeita  às 2 rodas
Não queiras ser um motard, mas sim um motociclista "
Obrigado , boas festas☺
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Carta de Condução
« Responder #45 em: 15 de Dezembro de 2016, 21:44 »
Parabéns Marco..agora não queiras ser um Motard mas sim um Scootard  ...


Espirito SCOOTARD ... _pol_ _pol_
Espirito Aventura

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Carta de Condução
« Responder #46 em: 16 de Dezembro de 2016, 00:01 »
Parabéns companheiro e bem vindo ao clube dos A.  _palmas_ _palmas_
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Carta de Condução
« Responder #47 em: 16 de Dezembro de 2016, 07:34 »
Parabéns Marco..agora não queiras ser um Motard mas sim um Scootard  ...


Espirito SCOOTARD ... _pol_ _pol_
Obrigado
Sim é  mais por aí  mas talvez o sr não soubesse o que isso queria dizer
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Serg_rps

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Apeado (te
  • Modelo: Apeado
Re: Carta de Condução
« Responder #48 em: 19 de Dezembro de 2016, 08:41 »
Também tirei há 3 dias a minha carta A. Tanto eu como o meu colega passámos, mas aconteceu uma coisa um bocado insólita comigo.

A meio do exame comecei a ouvir instruções que não faziam sentido nenhum.
"esquerda" "direita" "esquerda" "mantém à direita" ouvia eu. Epá, mas querem ver que o examinador andou na pinga de manhã?
Lá virei eu à esquerda, que me pareceu o mais correto, e parei no semáforo vermelho.
E voltam as instruções estranhas: "agora volta à direita" "cuidado que é uma via de dois sentidos, não te ponhas em contra mão". E eu parado no semáforo, não dava para voltar à direita e tampouco era uma via de dois sentidos.

Vim a descobrir que aquelas trampas de intercomunicadores que usam não têm muitos canais, e havia mais um na nossa frequência.
Felizmente depois parou (deve ter saído fora do alcance), mas não percebo como é que fazem exames nestas condições.

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Condução
« Responder #49 em: 19 de Dezembro de 2016, 09:06 »
Também tirei há 3 dias a minha carta A. Tanto eu como o meu colega passámos, mas aconteceu uma coisa um bocado insólita comigo.

A meio do exame comecei a ouvir instruções que não faziam sentido nenhum.
"esquerda" "direita" "esquerda" "mantém à direita" ouvia eu. Epá, mas querem ver que o examinador andou na pinga de manhã?
Lá virei eu à esquerda, que me pareceu o mais correto, e parei no semáforo vermelho.
E voltam as instruções estranhas: "agora volta à direita" "cuidado que é uma via de dois sentidos, não te ponhas em contra mão". E eu parado no semáforo, não dava para voltar à direita e tampouco era uma via de dois sentidos.

Vim a descobrir que aquelas trampas de intercomunicadores que usam não têm muitos canais, e havia mais um na nossa frequência.
Felizmente depois parou (deve ter saído fora do alcance), mas não percebo como é que fazem exames nestas condições.

Talvez algum engracadinho que se entretem a interferir nas comunicacoes.  _martelada_
SYM GTS 125i