Autor Tópico: Fiabilidade das Scooters BMW  (Lida 17218 vezes)

nmgp

  • Visitante
Fiabilidade das Scooters BMW
« em: 01 de Junho de 2015, 17:53 »
Boas companheiros,

Como potencial interessado em adquirir uma destas scooters, venho pedir feedback aos proprietários das Scooters BMW c600 e 650GT. Agora que estas máquinas já andam nas estradas há uns 2/3 anos e já devem ter uns bons kms em cima, pergunto-vos quais os problemas que tiveram com elas, e se a expectativa inicial (que se coloca sempre numa BMW) não ficou aquém do esperado.
Pergunto-vos também os consumos médios que conseguem fazer nas vossas máquinas.

Obrigado

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2015, 22:58 »
Nuno, para ti a escolha será a C600Sport, banco mais confortável (estou a falar pelo teu tamanho, és comprido :))) e tem muita pinta _pol_

em termos de fiabilidade já sabes, de vez em quando terás que ír á BM! _lol_ _lol_ mas são pequenas coisas, não te preocupes _convivio_

Offline ncgts125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 252
  • Localidade: Odivelas
  • Nasceu o bichinho...
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2015, 18:26 »
Boas...

A GT é o meu "aspirador" de eleição mas... 15000€ por um aspirador tem que ser perfeito e a BMW não é perfeita... poupei uns cobres e adquiri uma Burgman 650 Executive e, deixa-me dizer-te, é uma máquina do outro mundo... um curvar fabuloso, uma caixa "manual" que dá um prazer verdadeiramente alucinante... e se eu adoro as BMW...mas não deu... ouvi tanta coisa, tanta coisa má que decidi esquecer essa paixão! Mas, quem as tem diz maravilhas... a BMW é isso mesmo!

Abraço

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2015, 19:23 »
€ 15.000 a 650GT ?? _pensador_

Só se tiver uma montanha de extras, porque o preço dela é de €11.740 + desp.  _pol_

Mas claro que é muito fácil chegar a essa ordem de valores num ápice. Extras...e bem pagos, é com a BMW.  _Rolley_

Quanto a problemas, sim...há uns quantos relatos na Internet e que não se restringem somente às scooters (estou a lembrar-me das GS's), se bem que no caso das primeiras C650GT terá sido em número demasiado grande e isso criou nos consumidores umas expectativas que saíram goradas.

Actualmente e com o tempo que têm já no mercado, tenho a certeza que a C650GT e a C600Sport serão um produto bem mais aprimorado e fiável.  _pol_  Presentemente e a título pessoal, não teria receio algum em apostar em qualquer uma das versões fabricadas em 2015.  scooter_ scooter_

JMNMartins

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #4 em: 11 de Junho de 2015, 19:05 »
Boas companheiros,

Como potencial interessado em adquirir uma destas scooters, venho pedir feedback aos proprietários das Scooters BMW c600 e 650GT. Agora que estas máquinas já andam nas estradas há uns 2/3 anos e já devem ter uns bons kms em cima, pergunto-vos quais os problemas que tiveram com elas, e se a expectativa inicial (que se coloca sempre numa BMW) não ficou aquém do esperado.
Pergunto-vos também os consumos médios que conseguem fazer nas vossas máquinas.

Obrigado

Boas!
Podes ler o meu diário de bordo, tens lá os defeitos e qualidades todas  ;)

Abraço

jmdsft

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2015, 00:58 »
A minha 650 GT está quase a fazer 40.000 kms.
A revisão dos 20.000 kms foi cara para uma mota . Cerca de 500 euros.

Agora vai ser quando chegar aos 40.000.

A mota anda muito bem.
Tive umproblema com o descanso lateral mas a BMW resolveu. Substituiu por um novo e não paguei nada.

Cpts

JT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #6 em: 20 de Outubro de 2015, 08:17 »
A tua é das primeiras?...ou seja...mais ou menos aquando do lançamento ou já é mais recente, do tipo final de 2014 para a frente?

Sei que a marca foi sempre corrigindo os pontos menos bons e as oficinas iam igualmente reportando à marca o que ia surgindo com os clientes.

Quanto à revisão dos 20.000kms...€500.  Uffff...é muita papel.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #7 em: 20 de Outubro de 2015, 08:47 »
Esses preços estão dentro do que é habitual para uma scooter de 400cc para cima. A xmax 400 paga cerca de 400 e a Tmax mais um pozinhos. Temos que ter consciência que ao termos as scooter de topo, a manutenção é equivalente. O bom material paga-se, não esquecendo que boa pate desse custo vai para  a mão de obra, essa sim é muito puxada.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #8 em: 20 de Outubro de 2015, 09:06 »
Paulo,  _pol_

O ser um preço muito próximo do praticado por outros modelos é uma coisa (eu entendo esse ponto de vista)  :), e de facto existem outras marcas e modelos que os têm e os apresentam aos seus clientes....outra bem diferente é o vermo-nos forçados a tomar como inevitável ao ponto de se considerar como um custo normal ou aceitável.

Na minha modesta opinião e que não vale mais do que nenhuma outra  :-X, pagar €500 na revisão dos 20.000kms numa scooter 650cc (e isto pressupondo que não são colocados equipamentos para lá do plano de manutenção), é um valor demasiado elevado.

Percebo perfeitamente que as marcas se façam pagar, mas não tomarei como normal ou aceitável a revisão dos 20.000kms ter um custo destes...é algo que não farei.


EDIT:  Aproveito para te desejar um óptimo dia de anos, Paulo. Feliz aniversário.  _palmas_
« Última modificação: 20 de Outubro de 2015, 09:22 por Sapiens21 »

JMNMartins

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #9 em: 20 de Outubro de 2015, 17:59 »
Boas.

Essa revisão de 500€ deve ter sido com pastilhas de travão e com a correia do variador e possivelmente os roletos do mesmo! Além do óleo e filtros é claro.
Já tinha lido que as pastilhas de travão OEM para as scooter da BMW são caras.

Abraço

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2015, 20:22 »
O assunto é fiabilidade das BMW mas já que se falou em preços de manutenção e se generalizou
a motas com cc acima dos 400convem referir que há um modelo em que estes custos exorbitantes
nomeadamente de troca da correia do variador não existem.

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2015, 21:26 »
Esses preços estão dentro do que é habitual para uma scooter de 400cc para cima. A xmax 400 paga cerca de 400 e a Tmax mais um pozinhos. Temos que ter consciência que ao termos as scooter de topo, a manutenção é equivalente. O bom material paga-se, não esquecendo que boa pate desse custo vai para  a mão de obra, essa sim é muito puxada.

Vou deixar aqui um testemunho que vale o que vale e está num tópico aqui do fórum bastante "esmiuçado"!

Quando decidi vender a MaxSym 600i, e apenas porque derivado à polémica conhecida de todos estava a desvalorizar a pique, fui ao Open Day da Honda em Carnaxide.
Depois de ter posto de parte outras opções (também estão relatadas aqui no fórum), restaram 2:
- A C650GT e a Burgman 650 Executive

Os preços finais eram os mesmos, a BMW tinha 16.000Km e a Burgman 9.000Km.

Fiz um test drive às duas e para a minha realidade que é passeio e com pendura, sem duvida a Burgman.
Equipamento muito idêntico (com ++ para o da Burgman).
Quanto a acabamentos...estão também relatos de proprietários aqui no fórum.

O vendedor (de que sou amigo), apenas me disse: leva a Burgman. Ficas mais bem servido. _pol_

Em relação à manutenção, a minha Burgman já fez a dos 12.000Km e ficou em 270€.
Intervenção:
- Óleos: motor; cvt; transmissão; suspensão dianteira; travões
- Filtros
- Liquido do sistema de refrigeração
- Parafuso do CVT
- Velas
- Lavagem completa

Mandei substituir as lâmpadas originais por Philips ++
Lâmpada de led para a iluminação da chapa de matricula
Instalar suportes GIVI para Side Cases E22
Total: 345€

Abraços
« Última modificação: 20 de Outubro de 2015, 21:27 por Miguel Rosinha »

JMNMartins

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2015, 16:48 »
Boas.

Se formos a ver o preço das peças BMW com as concorrentes japonesas é mto semelhante agora o preço da mão de obra é que é obsceno na BMW e faz mta diferença no preço total de uma revisão  _confuso_

Uma revisão à minha mota numa oficina cá fora fica igual a uma T-Max ou Burgman.

Abraço

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2015, 17:51 »
Na minha Xmax 400 a revisão dos 20,000 kms  custou 380€ com descontos..a da Tmax é o mesmo dessa ...

levam mais oil e esse é a preço de ouro  _martelada_

A minha 650 GT está quase a fazer 40.000 kms.
A revisão dos 20.000 kms foi cara para uma mota . Cerca de 500 euros.

Agora vai ser quando chegar aos 40.000.

A mota anda muito bem.
Tive umproblema com o descanso lateral mas a BMW resolveu. Substituiu por um novo e não paguei nada.

Cpts

JT
Espirito Aventura

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2015, 21:16 »
Boas.

Se formos a ver o preço das peças BMW com as concorrentes japonesas é mto semelhante agora o preço da mão de obra é que é obsceno na BMW e faz mta diferença no preço total de uma revisão  _confuso_

Uma revisão à minha mota numa oficina cá fora fica igual a uma T-Max ou Burgman.

Abraço

O preço da Burgman 650 é inferior não muda a correia do variador.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #15 em: 21 de Outubro de 2015, 21:46 »
Nunca paguei mais do que 150 Euros. Mmmm.

Mais vale comprar uma Hayabusa, fica mais barata do que uma Scooter.

Mas afinal qual é a vantagem de usar a Scooter como meio de transporte? Consumos devem ser superiores aos do meu carro, revisões são certamente superiores, pneus nem se fala.

Afinal o que estamos todos aqui a fazer???

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #16 em: 21 de Outubro de 2015, 22:11 »
Resumindo e baralhando....

....Desde o lançamento das C650GT e C600 Sport, tem havido um crescimento na qualidade, muito por via de alguns updates realizados pela marca, para ir ao encontro daquilo que era transmitido pelos clientes e por sua vez pelos concessionários da marca....MAS, o custo envolvido nas revisões programadas atinge valores que quase conseguem ombrear com o saque verificado no icónico Eléctrico 28, que faz a ligação Graça-Estrela....

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #17 em: 22 de Outubro de 2015, 11:33 »
Nunca paguei mais do que 150 Euros. Mmmm.

Mais vale comprar uma Hayabusa, fica mais barata do que uma Scooter.

Mas afinal qual é a vantagem de usar a Scooter como meio de transporte? Consumos devem ser superiores aos do meu carro, revisões são certamente superiores, pneus nem se fala.

Afinal o que estamos todos aqui a fazer???

A vantagem económica em muitos casos não é certamente o fator decisivo de aquisição de uma scooter pelo menos
da generalidade das mais performantes.

JViegas

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #18 em: 22 de Outubro de 2015, 11:52 »
Perdoem-me o off-topic, mas esta questão lembra-me o filme do realizador Ridley Scott, no filme Prometheus, quando a determinada altura duas personagens interagem sobre a existência humana e porque é que os “anciãos/engenheiros” aparentemente tinham criado a raça humana. A personagem que interpreta o papel de um robot pergunta à personagem que faz de humano, mais ou menos assim:
- Porque acha que o ser humano criou os robots?
- Ora essa!!! Porque podiam…

Ora tanto a BMW e a Kawasaki, há uns tempos atrás, não tinham scooters para venda. Se a Kawa pegou numa plataforma de sucesso (Kymco) para apresentar ao mundo uma scooter sua, a BMW criou estas duas máquinas. Porquê? Porque podiam. Para também serem opção de compra.
Os preços são altos (não só na aquisição mas também na manutenção) e com certeza todos concordarão que a qualidade está lá… e essa (a BMW) faz-se pagar bem…


Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #19 em: 22 de Outubro de 2015, 12:22 »
Perdoem-me o off-topic, mas esta questão lembra-me o filme do realizador Ridley Scott, no filme Prometheus, quando a determinada altura duas personagens interagem sobre a existência humana e porque é que os “anciãos/engenheiros” aparentemente tinham criado a raça humana. A personagem que interpreta o papel de um robot pergunta à personagem que faz de humano, mais ou menos assim:
- Porque acha que o ser humano criou os robots?
- Ora essa!!! Porque podiam…

Ora tanto a BMW e a Kawasaki, há uns tempos atrás, não tinham scooters para venda. Se a Kawa pegou numa plataforma de sucesso (Kymco) para apresentar ao mundo uma scooter sua, a BMW criou estas duas máquinas. Porquê? Porque podiam. Para também serem opção de compra.
Os preços são altos (não só na aquisição mas também na manutenção) e com certeza todos concordarão que a qualidade está lá… e essa (a BMW) faz-se pagar bem…

Pois aqui esta o cerne da questão.........é que não há consenso em relação a essa questão. Nem todos concordam!

TMaxer

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #20 em: 22 de Outubro de 2015, 12:51 »
Perdoem-me o off-topic, mas esta questão lembra-me o filme do realizador Ridley Scott, no filme Prometheus, quando a determinada altura duas personagens interagem sobre a existência humana e porque é que os “anciãos/engenheiros” aparentemente tinham criado a raça humana. A personagem que interpreta o papel de um robot pergunta à personagem que faz de humano, mais ou menos assim:
- Porque acha que o ser humano criou os robots?
- Ora essa!!! Porque podiam…





 _pol_ _pol_ _pol_

(e tudo leva a crer que a juntar-se à J300, vai surgir em breve uma J500  _pol_)




500€ para uma revisão são peanuts  _Rolley_  _Rolley_  nós podemos achar caro porque ganhamos pouco, mas quem quer andar montado em maquinas boas e rapidas tem que o de$trocar   ;) ;) _lol_

JMNMartins

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #21 em: 23 de Outubro de 2015, 16:28 »
Boas.

Acho que estão a criar um bicho de sete cabeças  :o

Quanto a fiabilidade não tenho duvidas que neste momento é uma maquina muito fiavel, desde que levou a embraiagem nova nunca mais teve nenhum problema assinalável  _pol_

Já tem 20000 kms nas minhas mão e com o tratamento que tem levado se fosse material fraco já tinha parido  _pensador_
Já fiz todo o tipo de condução nela, ja fiz troços de AE com o punho colado, já fiz para arranca em subidas,com calor, com frio, nunca deu nenhum stress.

Os punhos e banco aquecidos são um luxo, nestes dias frescos de manhã dá mto jeito.
O ABS e o controlo de tracção já deram jeito em alguns excessos.

Quanto ás revisões, na BMW pode ficar por 500€, numa multimarca por 250€ e em casa por muito menos, é muito relativo como em todas as motas e em todos os carros.

Abraços

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #22 em: 23 de Outubro de 2015, 16:56 »
A mais performante das scooters não tem vantagem, nessa medida (performance), relativamente a uma moto de média gama.

Agora a questão põe-se. Se por exemplo uma sport-tourer como a ZZR1400 tem consumos semelhantes a uma scooter BMW (6 litros aproximadamente) e muito provavelmente manutenções bastante mais em conta, qual é a vantagem?

Não basta acenarem com o "não é para quem quer, é para quem pode". Ou o habitual "é um topo-de-gama".

Uma Harley CVO é um topo-de-gama e provavelmente vale os 40K que custa não pelo preço em si, nem pelos custos de utilização.
É o que é pelos materiais e acabamentos irrepreensíveis, pelo design, solidez e cuidado na montagem.

É verdade que só compra quem quer e a questão aqui é se vale a pena. Vale a pena pagar 500€ por uma revisão ou 12000€ por uma scooter com acabamentos médios?

Aí cada um saberá concluir. Eu vejo o valor de uma CVO ou até de uma ZZR.

A vantagem económica em muitos casos não é certamente o fator decisivo de aquisição de uma scooter pelo menos
da generalidade das mais performantes.

TMaxer

  • Visitante
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #23 em: 24 de Outubro de 2015, 15:05 »
Pedro,


O teu raciocino perante a frieza e racionalidade dos numero tem todo o sentido.



O problema é que nisto dos carros e das motos, geralmente "suspende-se" a racionalidade  _Rolley_


Penso que todo estaremos de acordo que o sweet spot para as scooters, serão os 300cc, cilindrada em que os preços de aquisição são reduzidos e os restantes custos de "ownership" são equilibrados (incluindo os de consumo)


Acima desta cilindrada, apenas se justifica SE o consumidor efectivamente pretende ter uma moto tipo scooter, com toda a praticabilidade associada a este tipo de veículos.

O grande problema destas scooters é a transmissão que tem um menor rendimento e coloca o motor a funcionar em 80 ou 90% dos tempos na sua faixa de binário máximo  _thumbdown_. Nao é inocente a escolha do DCT por parte da Honda para equipar os seus modelos de baixo consumo, tal é feito porque este é o sistema de transmissão mais eficiente, (talvez até demasiado pois devido as pressões ecológicas, em breve até carros com caixa manual passarão a ser uma raridade)  _thumbdown_ _thumbdown_ E tem a vantagem de quase não ter manutenção  ;)


Querendo o consumidor uma scooter de "alta"(??) cilindrada, apenas podemos estar contente pelo mercado ter EXCELENTES ofertas nesta gama: Burgman, Integra, C650, T530, SRV850 (entre outras). E ai como dizes e muito bem, cabe a cada um concluir e decidir  _pol_ _pol_



Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Fiabilidade das Scooters BMW
« Responder #24 em: 25 de Outubro de 2015, 09:09 »
A mais performante das scooters não tem vantagem, nessa medida (performance), relativamente a uma moto de média gama.

Agora a questão põe-se. Se por exemplo uma sport-tourer como a ZZR1400 tem consumos semelhantes a uma scooter BMW (6 litros aproximadamente) e muito provavelmente manutenções bastante mais em conta, qual é a vantagem?

Não basta acenarem com o "não é para quem quer, é para quem pode". Ou o habitual "é um topo-de-gama".

Uma Harley CVO é um topo-de-gama e provavelmente vale os 40K que custa não pelo preço em si, nem pelos custos de utilização.
É o que é pelos materiais e acabamentos irrepreensíveis, pelo design, solidez e cuidado na montagem.

É verdade que só compra quem quer e a questão aqui é se vale a pena. Vale a pena pagar 500€ por uma revisão ou 12000€ por uma scooter com acabamentos médios?

Aí cada um saberá concluir. Eu vejo o valor de uma CVO ou até de uma ZZR.

Obviamente estamos a falar de custos elevados e a questão coloca se com pertinência.
Quem compra uma maxiscooter não olha em primeiro para ao aspeto económico senão iria para o segmento das motas media gama.

Mas mesmo dentro do chamado do segmento de topo das Maxis há diferenças consideráveis.
E estamos a referir nos precisamente ao expoente máximo do seu custo.
Vale o dinheiro gasto? Também alinho nessa duvida.

Há outras opções com as mesmas caraterísticas e menos onerosas? Há concerteza.