Autor Tópico: Conduzir Mota com caixa.  (Lida 26602 vezes)

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #25 em: 22 de Maio de 2015, 22:44 »
Boas.

Ainda à pouco tempo conduzi uma Yamaha TW 225 e aquilo até é engraçado mas pouco prático em relação a por exemplo uma Vespa na Vespa como operas tudo com a mão é mais prático do que com as mãos e pés, mas, lá está é tudo uma questão de prática agora o que me fez muita confusão é ir com algo entre as pernas isso é que me parte a cabeça.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #26 em: 23 de Maio de 2015, 00:38 »
É mais ou menos isto...


nd_oliveira

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #27 em: 23 de Maio de 2015, 00:42 »
Agora mais a sério...

Para quem utiliza a mota/scooter numa perspectiva utilitária não é de todo o mais prático, quando se circula no meio do transito ou da cidade que que se trabalhar bastante com a caixa e é mais uma coisa com que temos que nos preocupar, sem bem que com a pratica torna-se algo 100% instintivo...

Para quem usa sapatos mais "finos" (sapatos de fato, sapatos de Sra) também é coisa para ir estragando o calçado com o tempo (há umas protecções)...

Agora... em estrada aberta, quando queremos espermer mais um RPM do mortor, ou quando queremos fazer "aquela" ultrapassagem e temos que meter uma abaixo... é um mimo...
A capacidade de controlo do regimo do motor é completamente diferente sem termos que esperar que as rotações subam por si até onde queremos.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #28 em: 23 de Maio de 2015, 09:21 »
Existem vantagens e desvantagens para ambos os sistemas. Por isso é que ambos têm "clientes"... :)
Eu prefiro o sistema de transmissão por variador (scooter) pois circulo muito em cidade e aqui a simplicidade deste tem os seus trunfos. De resto é uma questão de habituação a um ou a outro sistema... Com o tempo tudo se assimila...


Sent from my iPhone using Tapatalk


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #29 em: 23 de Maio de 2015, 10:15 »
É mais ou menos isto...



 _palmas_ _palmas_ LINDO   _palmas_ _palmas_


Sempre conduzi motas com mudanças, excepto uma MaxiPuch50, só em 2011 voltei as motas mas scooter. Para além de cidade, faço muita estrada e algumas viagens seguidas, e sinceramente não necessito de caixa de velocidades para nada. Pelo que a minha preferência está no variador.
Agora sem dúvida que para brincar ............
Atenção aos radares! Eles andem aí!

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #30 em: 27 de Maio de 2015, 23:24 »
Posso dar o meu exemplo da passada terça-feira, dia de greve do Metro, vim a "filtrar" o transito desde a entrada da Calçada de Carriche até Picoas... devo ter certamente feito várias dezenas de trocas de caixa nesse trajecto.

Quando cheguei a Entre-Campos estive quase para encostar com dores na mão esquerda de vir a apertar a embraiagem...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #31 em: 27 de Maio de 2015, 23:35 »
Acho que estas a precisar de uma Scooter. _Rolley_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #32 em: 28 de Maio de 2015, 01:18 »
Acho que estas a precisar de uma Scooter. _Rolley_

Não tenho grandes duvidas de que hei-de voltar ás scooters, mas para já não...

Marco46

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #33 em: 28 de Maio de 2015, 12:25 »

Penso que daqui a mais dois anos, e ja talvez seja muito, nao necessitaremos de andar a pressionar constantemente na manete da embraiagem, pois as motos de pista (para já), vão começar a adoptar o sistema actual das embraiagens de competição, que sao as caixas seamless:

"Full seamless shift gearbox"

"é um sistema automático que permite passar caixa para cima ou para baixo sem praticamente nenhuma interrupção na transmissão da potência do motor para a roda, sem accionar a embraiagem e reduzindo significativamente a destabilização da moto em travagem."

Será certamente nas motos de topo primeiro, mas depois passará a ser um sistema convencional, integrado em maioria das grandes cilindradas.


saudações

 _convivio_

tparracho

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #34 em: 28 de Maio de 2015, 12:38 »
Agora que já todos esclareceram a Carla, vou aqui lançar um repto mais divertido.

A quantos de vocês, que usam mudanças de caixa, já vos aconteceu porem em N por engano e vão a acelerar e ela nada?

A mim já me aconteceu 2 ou 3 vezes. ficamos  _corado_, o que vale é que o capacete não deixa ver  _lol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #35 em: 28 de Maio de 2015, 13:27 »
"Full seamless shift gearbox"

Marco, essa parece-me uma medida muito acertada das marcas se for mesmo colocada em prática e sem colocação de entraves na cilindrada, ou seja, ser possibilitada a sua inclusão mesmo nas motos de cilindrada mais baixa.

"é um sistema automático que permite passar caixa para cima ou para baixo sem praticamente nenhuma interrupção na transmissão da potência do motor para a roda, sem accionar a embraiagem e reduzindo significativamente a destabilização da moto em travagem."

Se esse tipo de caixa, em uso nas motos de pista, vier a ter nas de mais baixa cilindrada os mesmos efeitos práticos acima relatados....posso dizer já e sem ter experimentado sequer, que fiquei fã!  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #36 em: 28 de Maio de 2015, 14:23 »


no fundo Sapiens, é como os carros desportivos que engrenam e reduzem mudanças sem recorrer à embraiagem manual! como dizemos na giria po-las directas!!

Mas na competição reduzem por volta 2, a 3 decimas o que é excelente, segundo todos os pilotos que correm desta maneira.

O problema de nao as ponderarem nas motos de mais baixa cilindrada Sapiens, tem a haver com o custo, nada mais do que isso!


saudações

 _convivio_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #37 em: 28 de Maio de 2015, 15:18 »
É um sistema, também muito utilizado no motocross.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #38 em: 28 de Maio de 2015, 15:46 »

A quantos de vocês, que usam mudanças de caixa, já vos aconteceu porem em N por engano e vão a acelerar e ela nada?

A mim já me aconteceu 2 ou 3 vezes. ficamos  _corado_, o que vale é que o capacete não deixa ver  _lol_
Caro companheiro, quase só após a entrada das motas japonesas, é que se deixou de por um          " ganda prego", por vezes 1 por mudança ( nas caixas das motorizadas Casal era obra). Era um espectáculo.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #39 em: 28 de Maio de 2015, 21:52 »
Boa noite.
Eu comecei com uma susuki GS 500 e adorei a experiência de conduzir uma mota com caixa manual.  Mas sou sincero nas subidas faz-me muita confusão e optei pela scooter.  Mas em estrada é altamente conduzir uma com caixa manual.  Hoje não trocava a scooter por nenhuma das outras.
Grande abraço a todos.
 _scp_ scooter_
Pedro

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #40 em: 29 de Maio de 2015, 00:49 »

Caixa como ?

Assim ?




Assim ?



Assim?



Ou Assim?




Tudo é "caixa" e tudo é diferente ...


Para muitos falo estrangeiro  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #41 em: 29 de Maio de 2015, 00:49 »
Acho que estas a precisar de uma Scooter. _Rolley_

Sem dúvida alguma, é muito mais prática para a cidade e a condução é mais tranquila não tendo a tendência de se entusiasmar com o meter mudanças que dizem que dá "pica"  :)) :)) eu bem os vejo no ic19 num ritmo de velocidade que não tem nada a ver com as maxiscooters
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #42 em: 29 de Maio de 2015, 13:57 »
Sem dúvida alguma, é muito mais prática para a cidade e a condução é mais tranquila não tendo a tendência de se entusiasmar com o meter mudanças que dizem que dá "pica"  :)) :)) eu bem os vejo no ic19 num ritmo de velocidade que não tem nada a ver com as maxiscooters
E eu que o diga,dou por mim a andar sempre a 60 as 5000 a curtir o vento na cara mas qd entro em ae lá estrago tudo.
Pregos?? Ha sempre e daqueles para por nos barrotes!!! Sai da primeira e penso que já tou em segunda e......N  de nada e uma grande gazada.
Mas sim é mais engraçado e nunca nos cansamos da bicha mas ainda a uns dias passa uma xmax por mim em ae parecia que eu tinha parado!!!

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Licas

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #43 em: 29 de Maio de 2015, 21:32 »
Carla,

Sem medos :)

Aprendi a conduzir há muitos anos numa mota de caixa. Mais tarde tive uma scooter. Quando tirei a carta de carro tirei também a de Mota e andava de scooter.
12 anos depois decidi voltar a este mundo e em dois anos tive 2  Maxiscooters antes de ir buscar o meu sonho. E antes de a ir levantar, por ter receio de não me habituar com a caixa, acabei por pagar uma aula numa escola de condução. E posso dizer-te que a adaptação foi imediata.

Há diferenças? Há. Para mim a maior foi ter de me lembrar que quando travo tenho de ir reduzindo até colocar a primeira velocidade. Ter de andar a empurrar a mota para ela poder engrenar e soltar as velocidades é... Uma situação gira :D

Mas aconteceu-me duas vezes apenas. Uma no início por esquecimento e outra porque tive de travar bruscamente.

Somos capazes disso e de muito mais. Nada como experimentar e continuar a experimentar. :)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #44 em: 29 de Maio de 2015, 21:35 »
E eu que o diga,dou por mim a andar sempre a 60 as 5000 a curtir o vento na cara mas qd entro em ae lá estrago tudo.
Pregos?? Ha sempre e daqueles para por nos barrotes!!! Sai da primeira e penso que já tou em segunda e......N  de nada e uma grande gazada.
Mas sim é mais engraçado e nunca nos cansamos da bicha mas ainda a uns dias passa uma xmax por mim em ae parecia que eu tinha parado!!!

Marco Neves
Se calhar fui eu... Era branca e com k7 amarelo?
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Conduzir Mota com caixa.
« Responder #45 em: 30 de Maio de 2015, 12:50 »

E tal como os demais companheiros aqui esclareceram, nunca se trava a fundo a apertar a embraiagem, pois travar em porto morto é o mesmo que travares um veiculo desgovernado.
O efeito travao motor é muito importante para imobilizar uma moto, mas ai tens de ir travando aos poucos. Se precisares de travar a serio com mudança engrenada, independentemente da mudança metida, ela vai-te proporcionar esse efeito, mas nunca traves a apertar a embraiagem!!


Penso não estar enganado em relação às motas, mas num veículo com ABS (pelo menos nos carros tenho a certeza que é assim) deve-se sempre travar, numa emergência com a embraiagem a fundo.
Só dessa forma o veículo vai "entender" que é REALMENTE para parar e vai então activar em "full power" o ABS.
Não carregando, o que acontece é que o veículo assume que é um abrandamento, activa o ABS, mas com um desempenho muito mais lento.
 Espero ter sido explícito.

Ps: Os cursos de condução defensiva sempre servem para alguma coisa 😆😆


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 12:50 por Sal »
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #46 em: 30 de Maio de 2015, 13:25 »
Penso não estar enganado em relação às motas, mas num veículo com ABS (pelo menos nos carros tenho a certeza que é assim) deve-se sempre travar, numa emergência com a embraiagem a fundo.
Só dessa forma o veículo vai "entender" que é REALMENTE para parar e vai então activar em "full power" o ABS.
Não carregando, o que acontece é que o veículo assume que é um abrandamento, activa o ABS, mas com um desempenho muito mais lento.
 Espero ter sido explícito.

Ps: Os cursos de condução defensiva sempre servem para alguma coisa 😆😆


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Boas,

Não conheço que esse seja o comportamento de um ABS standard. Pode ser que sim. Então nos carros automáticos nem sei com seria.
Também assumir que existe uma correlação directa que com embraiagem é porque vai parar é perigoso até.

De qualquer modo não faz sentido que seja assim no meu ponto de vista. De uma maneira muito simples no momento que utilizamos a embraiagem o motor deixa de aplicar qualquer binário nas rodas, nesse caso em vez das rodas exercerem pressão no piso é o contrário fica em rolamento e o piso assume o comando... Existe uma inversão na direcção da força e a sensação que temos e que o carro fica mais "leve" e isso significa que ficamos com menos controlo.

Nas duas rodas é especialmente importante. Exemplo uma situação que a aderência é muito importante como nas curvas, rotundas etc... Se perdemos aderência por um buraco ou óleo ou travamos com ABS até etc... Se estiver embraiado não há nada a fazer.... Se o motor estiver a actuar no pneu então tem mais força aplicada no piso e temos mais hipóteses para voltar a 'agarrar' de novo.

Acho que a melhor prática é sempre desembraiado (sem embraiagem metida) seja a fazer as curvas ou em qualquer condições de aderência mais duvidosas, seja a travar etc. Isto não significa acelerar ou desacelerar nas curvas manter a velocidade é o mais importante. Qualquer redução de caixa ou de velocidade deve ser feita antes da curva claro.

Boas curvas




Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 13:28 por cross »

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #47 em: 30 de Maio de 2015, 14:19 »
Companheiro Cross, sei que é difícil entender o sistema mas é assim mesmo que deve ser feito, pelo menos nos enlatados.
Foi-me difícil também aceitar mas assim que fiz a experiência em pista (seca e molhada), a diferença de travar a fundo, com e sem embraiagem, é abismal.
Vou tentar pôr as coisas em termos práticos:
O sistema ABS o que faz é uma série de pequenos encostos nos discos evitando assim que a roda bloquei. Assim sendo, quando a travagem é sem embraiagem, os encostos ao disco são 100x por min (atenção que são números hipotéticos) mas quando a travagem e com a embraiagem o sistema recebe a tal info que é mesmo para parar (porque está desembraiado) e os encostos ao disco passam a ser 1000x por min fazendo a travagem muito mais eficiente
Não é fácil aceitar ou até entender mas que na pratica há diferenças...há!


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #48 em: 30 de Maio de 2015, 18:06 »
Bem isto só com a prática é que vai.
Licas,  quem me dera um dia ter uma como a tua...  _pol_  esse teu sonho é espetacular.

Pelo que tenho visto parece-me que afinal nem todos aplicam a técnica da mesma maneira.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #49 em: 30 de Maio de 2015, 18:08 »
Como de carro, cada um tem a sua condução.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.