Autor Tópico: Onde guardar os documentos?  (Lida 8588 vezes)

spooky

• Visitante
Onde guardar os documentos?
« em: 21 de Maio de 2015, 08:22 »
Viva companheiros!

Sou um membro novo aqui no fórum e também no mundo das duas rodas. Tenho lido muito mas ainda não encontrei nenhum tópico a falar disto, espero que a minha pergunta não seja estúpida.

Onde/como guardam os documentos (registo de propriedade, carta verde do seguro) quando vão de mota? Eu neste momento tenho-os num envelope normalíssimo dobrado ao meio e vai no bolso. Mas isto tem tudo para correr mal e um dia rasgar-se ou qq outra coisa com tanto por e tirar. Não gosto de deixar os documentos na mota não me a vão roubar (espero que não) e depois fico sem nada.

A minha pergunta vai mais no sentido de: há algumas carteiras/bolsas de plástico, impermeáveis, bem mais práticas de usar? O que sugerem? Onde se compra?

Um abraço
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 08:25 por spooky »

Offline José Bairrada

• Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Onde guardar os documentos?
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2015, 09:44 »
Os meus documentos andam sempre na carteira, junto com os do carro.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Ccarvalho

• Visitante
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2015, 09:46 »
Trago na carteira o documento único, o seguro fica junto das declarações amigáveis numa bolsa debaixo do banco da mota.

JViegas

• Visitante
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2015, 09:48 »
Olá e bem vindo.

Inicialmente, e apesar da minha maxi ter um local específico para deixar documentos, nunca os deixei na mesma. No carro também acontece isso.

Comprei uma capa pequena em plástico (espécie de envelope, mas mais pequeno) e guardo aí todos os documentos. Penso que foi no Office Center ou Continente. Cabe bem no bolso do casaco.

Offline moto2cool

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2015, 17:09 »
A pcx tem espaço para guardar documentos debaixo do banco mas seria um erro deixar os documentos dentro da mota, se a roubassem só complicava o facto do ladrão ter os documentos.
Bolsas plásticas para os guardar não faltam em qualquer casa de material de escritório, o que é importante é ter a certeza que não nos esquecemos deles quando vamos andar de mota. por exemplo guardá-los num bolso do blusão de mota (se usarmos sempre blusão) ou prender na bolsa as chaves da mota, ou dentro do capacete, se o capacete estiver em casa
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 17:10 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Alan Carvalho

• Visitante
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2015, 08:20 »
Boas,
Tambem vou partilhar o que faço e desde ja parabens por ter lançado esta questão, pois acho que nunca alguem tinha posto esta questão aqui  _pol_

Eu carrego o Documento Unico na carteira junto da carta de condução e a carta verde do seguro dentro de uma mica na mochila que sempre anda comigo. Mas deduzo eu que a policia tem acesso ao nosso seguro pela matricula da moto rapidamente, portanto tenho as minhas duvidas se é obrigatorio ou não carrega-la, mas outro companheiro deve saber mais que eu  _pensador_  _pol_
Grande abraço
« Última modificação: 22 de Maio de 2015, 08:21 por Alan Carvalho »

Offline JGarcia

• MaxiScootard
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2015, 09:03 »
A pcx tem espaço para guardar documentos debaixo do banco mas seria um erro deixar os documentos dentro da mota, se a roubassem só complicava o facto do ladrão ter os documentos.
Bolsas plásticas para os guardar não faltam em qualquer casa de material de escritório, o que é importante é ter a certeza que não nos esquecemos deles quando vamos andar de mota. por exemplo guardá-los num bolso do blusão de mota (se usarmos sempre blusão) ou prender na bolsa as chaves da mota, ou dentro do capacete, se o capacete estiver em casa

No meu caso os documentos andam no bolso interior do blusão... porque ando 99% das vezes com ele  _Rolley_... por isso é que já me aconteceu andar sem docs da moto  _corado_.

abraço

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

VTRR

• Visitante
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2015, 09:40 »
Boas,
Tambem vou partilhar o que faço e desde ja parabens por ter lançado esta questão, pois acho que nunca alguem tinha posto esta questão aqui  _pol_

Eu carrego o Documento Unico na carteira junto da carta de condução e a carta verde do seguro dentro de uma mica na mochila que sempre anda comigo. Mas deduzo eu que a policia tem acesso ao nosso seguro pela matricula da moto rapidamente, portanto tenho as minhas duvidas se é obrigatorio ou não carrega-la, mas outro companheiro deve saber mais que eu  _pensador_  _pol_
Grande abraço

Caro, creio que é obrigatório andar com a carta verde, apesar do "selo/dístico" poder conter toda a informação.

Já a "colagem" do "selo/dístico" na mota/scooter não é obrigatória.
« Última modificação: 22 de Maio de 2015, 09:41 por VTRR »

Offline Paulo Jorge Lopes

• MaxiScootard
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2015, 09:50 »
 _convivio_  Olá
Companheiro o unico documento importante Que nunca se deve deixar em lado nenhum é o doc. unico
os outros podes deixar na maxi debaixo do banco ou no porta luvas
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline PMarques

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Modelo: NC750X
« Responder #9 em: 22 de Maio de 2015, 10:00 »
Boas,

Grande abraço
Mesmo assim é necessário andar sempre com a carta verde, senão levamos multa por falta de documento que, se não me engano, são 30€ por cada um.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Du Art

• Visitante
« Responder #10 em: 22 de Maio de 2015, 11:13 »
_convivio_  Olá
Companheiro o unico documento importante Que nunca se deve deixar em lado nenhum é o doc. unico
os outros podes deixar na maxi debaixo do banco ou no porta luvas
abraço

Correta afirmação. O DU sempre connosco.

Eu não deixo nada na mota anda tudo na carteira e a carteira anda sempre ou numa mala tira-colo ou numa bolsa daquelas que se usam á cintura.

E como nunca vou conduzir sem levar a carteira fica assim resolvido.  _palmas_

Nunca achei muito conveniente ter uma carteira para doc's e outra para os cartões portanto investi numa carteira ligeiramente maior e resolvi o problema.

Atencão que se és daqueles que usam carteira no bolso das calças se calhar não é confortável esta solução  _lool_

Grande abraço e boas curvas

pedro diniz.

• Visitante
« Responder #11 em: 23 de Maio de 2015, 22:43 »
 Os  documentos da scooter andam sempre na minha carteira  _policia_ _pol_

Offline Sanheiro

• MaxiScootard
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Modelo: Africa Twin 1100
« Responder #12 em: 23 de Maio de 2015, 22:49 »

Os meus DOC's andam sempre comigo numa bolsa !! Como coloco tambem a carteira e os telemóveis, não existe a possibilidade de me esquecer  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 77 000Km

Offline felanderson

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Marca: Audi
  • Modelo: A7
« Responder #13 em: 24 de Março de 2025, 11:41 »
Guardar documentos importantes de forma segura é essencial para evitar perdas e garantir sua privacidade. Para quem se preocupa com segurança, é importante ter lugares de confiança, como cofres ou arquivos digitais protegidos. No entanto, é fundamental lembrar que a prática de comprar RG falso é ilegal e pode trazer sérias consequências.
« Última modificação: 25 de Março de 2025, 15:04 por felanderson »

Offline Mercurio

• MaxiScootard
  • Localidade: Lisboa
  • Modelo: ADV 350
« Responder #14 em: 24 de Março de 2025, 13:42 »
Eu uso a app do Estado, tem carta de condução e  DU.

O seguro tenho o PDF no telefone.
Já mostre à polícia e tudo bem.

Offline poliveira

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Óbidos
« Responder #15 em: 24 de Março de 2025, 17:26 »
Segundo me informou a minha seguradora já não é necessário andar com o documento do seguro, porque as autoridades têm acesso directo ao mesmo. Será necessário nas deslocações fora do país.
A carta verde/seguro tambem está disponível na app do governo.
Honda ADV 350 - 3,8 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Offline rcsf

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Maia
  • Modelo: Forza
« Responder #16 em: 24 de Março de 2025, 22:09 »
a app do governo já aceite os seguros tambem.

Offline Mercurio

• MaxiScootard
  • Localidade: Lisboa
  • Modelo: ADV 350
« Responder #17 em: 25 de Março de 2025, 08:26 »
a app do governo já aceite os seguros tambem.

Boa dica, não sabia.
Já adicionei os meus seguros.
foram necessárias 3 tentativas, não desistam à primeira!