Companheiro bmg-pego:O facto de medires a bateria e ela dar-te os 12V não quer dizer nada, porque quando ligas a bateria ela pode não ter "capacidade" para manter a tensão quando lhe colocas a carga em cima (quando o circuito se fecha e há passagem de corrente).Como me parece que estás à vontade com a utilização do multímetro, proponho-te o exercício: Liga a bateria aos terminais da mota;Com o aparelho de medida na função de Voltímetro (corrente contínua, claro, cuidado com a escala) liga as pontas de prova aos terminais da bateria (cuidado com a polaridade), se tiveres umas "garras" dá jeito;Depois, liga a mota e olha para o valor que aparece no voltímetro. Se o valor da tensão baixar muito (5 V às vezes), já sabes, bateria esgotada (se depois de a carregares ela fizer isso, acabou de encomendar a alma ao criador).Nota: quando a bateria está boa e ligas a mota, há sempre uma ligeira queda de tensão (V), o que é normal devido à "solicitação" de corrente, depois, com o motor a trabalhar, verificarás que a tensão andará por volta dos 14 Volt. Está ser "alimentada".Espero ter ajudado.OBS: Há por aí uns equipamentos milagrosos que, dizem, rejuvenescem a bateria. Sobre isso outros companheiros que falem. Todavia, advirto, só dão vida ao que ainda tem vida...
Olá bmg-pego.Passa pela área Convívio->Apresentação e faz a tua, ela não é opcional! Ha por aqui muitos companheiros com DT, tenho a certeza que terás ajuda rapidamente para pores a tua DT a andar!