Estou numa de Test Drives, desta vez peguei numa usada, um modelo que é uma referência no mundo das scooters.
Esta scooter é a do Fábio Pombo, o meu filho , ainda não tem carta, falta a condução, ela fica na garagem enquanto ele não tem o seu DB eu aproveitei para um TR que penso que servirá para quem esteja a pensar comprar uma usada , ou mesmo a de 2014 /2015 já que em termos de motor e performance são semelhantes.
Esta Xmax de 2012, com 4,450 kms veio equipada com Akrapovik , amortecedores de competição, vidro mais elevado da Yamaha , e ABS.
Motor monocilindrico de 4 tempos de 249,8 cc , 20,4 cv de potência e 184 kgs comn ABS, suspensão dianteira telescópica e traseira de braço com amortecedores YSS (extra)
Fizemos o negócio perto do Porto e eu fui para aconselhar e para a trazer ...caso houvesse negócio.
Assim foi o meu segundo contacto com a Xmax 250 cujo a fama a persegue, e no meu caso até agora considerei a Xmax mais equilibrada, partilhando até agora esta opinião com muitos dos meus conhecidos.
A Xmax 250 chegou ao mercado em 2005 como um modelo scooter funcional em urbano e misto de estrada, a fazer parelha com a Tmax 500, foi um sucesso desde logo, e dando inicio aos modelos todos da Xmax.
A testada neste TR é a Xmax 250 anterior á que está em vigor, motor semelhante, manómetros analógicos e estética característica da gama com mais arredondados .
Habituado á Xmax 400 e anteriormente á Xmax 125, esta 250 não me trouxe nada de novo em termos de utilização, confortável com amortecedores desportivos, e o Akrapovik com DB killer..o vidro ligeiramente mais alto do que o original, não me perturbou e nada..
Dei á chave e o ronco grave do Akra deu logo de si.. preparei-me para os 300 kms que iria fazer esta tarde.. em estrada nacional claro!
Acelerei em circuito urbano e achei o motor muito parecido com a 125, com alguma genica..o conforto em geral bom , pernas estendidas para chegar ao chão onde assento bem os pés, talvez seja o hábito.
Perfomance:
Fiz os primeiros 50 kms e depois deixei o Fábio levar a X250 até perto de Pombal,
Onde voltei a pegar na X250. Nos primeiros 50 km's incluí AE entre Porto e SM da Feira, mais sensível a ventos laterais do que a Xmax 400, senti o motor muito preso, com dificuldade em chegar aos 120 kms/h e timidamente aos 130 Kms/h ...isto nos primeiros quilometros, deixei-a percorrer sem esforço , e rodei o punho á espera de aceleração que foi sendo gradual...quando descia para SM da Feira, já o ponteiro marcava 135 kms/h , mas sem passar disto, preocupei-me...mas saí da AE e segui até á NC1 onde almoçamos,
...depois do almoço.
Continuamos estrada a baixo e já senti a X250 mais solta.. enchi o depósito e passei a X250 ao Fábio que fez mais cerca de 50 quilometros com tiradas em velocidades de 120-140 Kms/h ...já em Pombal, voltei a pegar no guiador da X250 e já notei a scooter cada vez mais solta e na fabulosa IC2 entre a Batalha e rio Maior, foi sempre a abrir com punho trancado, 120...130...140...140... e foi até Vila Franca um condução desportiva de quem está habituado a cilindradas maiores...sempre com segurança a condução foi rápida e satisfatória..
Aos 216 ks, passei por uma estação de serviço , atestei novamente com uma média de 3,6 litros que considero excelente face ao tipo de condução desportiva que fiz....
Em alguns pontos experimentei os travões, de disco , sendo o da frente monodisco de 267 mm de diametro , em comparação com a Xmax 400 que tem dois
no entanto os discos da X250 mostraram eficácia e zero de cansaço nas travagens que foram sempre curtas em piso seco.
A suspensão com os amortecedores YSS é excelente, absorve as irregularidades, embora ligeiramente seca, permite uma condução e abordagem das curvas de forma suave e sem sobressaltos, ao que tem ajuda dos excelentes City Grip de origem.
Os farois não são um must de luz, mas são o suficiente , embora com dois anos, estão impecáveis, tal como os plásticos em geral da X250 que os tem impecáveis..
Em Alverca, tomei a A1 e progressivamente fui dando-lhe pulso até chegar ligeiramente acima dos 140 kms/h ficando-me pelos 145 , que considerando o erro que detectei no velocímetro do enlatado , deve ser na casa dos 10 kms/h de erro, portanto a velocidade máxima deve ter andado nos 135 kms/h que penso ser pouco e com um grande abismo entre a Xmax 250 e a Xmax 400 o que me faz acreditar que este motor ainda está muito preso, pelo estado geral da Scooter que fez os seus primeiros 1250 kms em seis meses
e os 4500 kms em 30 meses , e deve ter sido em regimes muitos baixos..agora há que a esticar...
No geral, achei uma 250 bem equilibrada com condução agradável, permite ultrapassar quando se pretende com facilidade mesmo em subidas.
Tem um regime calminho em baixas e quando se sobe de regime passa a ter um som mais grave e comportamento mais nervoso.
Esta passagem na embraiagem faz perder um pouco de arranque que tenho da Xmax 400.
Referi que até agora defendi a Xmax 250 como a mais equilibrada, mas ..deixei-me disso, a XMax 400 é para mim a topo das Xmax sem dúvida, acelerações, resposta do motor, equilibrio e estabilidade..só perde no consumo de 4,2 litro em média para consumos mais moderados nas 125 e 250 , mas isso que se dane...só o facto de percorrer AE sem abanar e a velocidades acima dos limites legais e com pendura estar sempre disponível para responder, é para mim uma mais valia importante que faz com que não me arrependa de ter optado pela 400 cc ..de certo que a 250 sendo uma maquina equilibrada, de acordo a minha condução...mais tarde ou mais cedo já se teria esgotado para mim...
Gostei:
consumo
conforto
suavidade
segurança
espaço de arrumos no baú
ABS
comportamento geral
estética ultrapassada mas aceitável
acelerações em baixo regime
falta de travão de parque
um só disco de travão frontal
falta de ajuste das manetes de travão