Autor Tópico: Perda de oleo pela tampa do variador  (Lida 8468 vezes)

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Perda de oleo pela tampa do variador
« em: 25 de Julho de 2015, 01:55 »
Boa noite companheiros.

Acabei de vir da garagem e  :'( _martelada_ tenho uma pequena poça de oleo por baixo da embreagem / tampa do variador. A moto é uma Sym GTS 125i de novembro de 2014 e tem 9800 kms.

Proxima 5ª feira tenho a revisão dos 9000 kms agendada, mas agora fiquei um bocado preocupado.

Não tenho noção da origem do oleo.

Na vossa experiencia parece-vos possível que seja oleo do motor a contaminar a caixa do variador acabando por cair no final na junta da tampa ou mais provavelmente terei a transmição com fuga?

Penso que se o oleo estiver no interior do variador ja deveria ter sentido perda de força e até mesmo a correia a escorregar nas polis.

Quanto à garantia, a oficina deve fazer a correçao desta situaçao no momento da revisão, certo?
Se já tiveram situação semelhante como foi com vosco?

Obrigado e boa noite, e boas viagens, claro!

Offline jiujiman

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2015, 07:56 »
Boas o variador trabalha a seco.
Vê o tubo do respirador. A mim aconteceu algo parecido ao mudar a valvulina da caixa pus a mais e ela deitoy fora.
Tira a tampa do filtro de ar para confirmar
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Du Art

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2015, 08:15 »
Boas.

Estou curioso para ver se a oficina foge com o rabo á seringa porque já se passaram 800 km's a mais dos 9000.

Quando descobrires a origem da fuga posta aqui que também queria saber o que poderá ser.

Abraço

Offline mpaneves

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2015, 08:16 »
Ou então perde pela junta que está por trás da embraiagem ou ainda pode ser o retentor da cambota do lado do vareador

Marco Neves

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Marco Neves

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2015, 10:12 »
Bom dia e obrigado pelas opiniões.

Entretanto já fui ver a moto e tirei a tampa do variador, aproveitei e tirei fotos para melhor explicar. Verifiquei o óleo do motor e parece-me mais baixo que o normal. O óleo que estava no chão tem um leve odor a gasolina como o que se encontra no motor.

O interior tem óleo na base da caixa desde o variador até a embraiagem, mas mais visivel na parte traseira (embraiagem).

Deixo as fotos para melhor ilustrar.











Não cheguei a tirar o filtro do ar, mas acho que ainda vou ver se está seco.

Entretanto vou agora ligar para oficina a informar da avaria a ver qual a reação.

Até já.  :-\


Offline Joao Santos

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2015, 10:16 »
Deve ser o retentor do veio da embraiagem ou o retentor do veio do variador.

Tem estado muito calor e cedeu.

João
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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2015, 10:32 »
De volta,

Pois, provavelmente o retentor não aguentou. como a base interior do variador tem óleo desde o variador até a embraiagem, e o óleo tem odor a gasolina, deve ter sido mesmo o retentor do veio do variador, como o João Santos já referiu (thanx pela rapidez de opinião).

Esqueci de dizer que ao chegar a casa na ultima viagem a moto, enquanto estava parado para o portam da garagem acabar de abrir, o motor foi a baixo (primeira vez  _policia_) com um som seco tipo uma bloqueio do motor, não sei explicar melhor.

Na loja dizem ver tudo ao mesmo tempo na revisão, ou seja, até quinta volto a ser enlatado.  _Zang_  _martelada_  :-\

Quanto à garantia, a ver vamos.

Obrigado de novo.

Offline Joao Santos

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2015, 10:48 »
Com esse alerta de odor a gasolina fico a pensar na passagem de gasolina para o óleo, subiu o nível do óleo e ele tem de sair por algum lado.

Poderá ser mais grave do que indiquei, mas...      Só uma analise mais pormenorizada e desmontar tudo.

Boa sorte e faço votos de estar rotundamente enganado.

João
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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2015, 16:41 »
Boas,

Quinta vou deixar a moto para revisão e reparação, entretanto e com a ajuda de um amigo  _pol_ que me chamou a atenção para os óleos usados na oficinas e o tipo de lubrificação de embraiagem, deixo o link para quem não sabe o óleo usado para as nossas maxi.

http://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php

MA e MB faz alguma diferença se soubermos que existe a diferenciação no óleo dependendo da embraiagem ser banhada ou não pelo mesmo óleo do motor.

Assim para mim (Scoter claro), irei pedir o Motul 10W 40 para embraiagem a seco, e não o 5W 40 que meteram na ultima muda, que por se tornar mais fino em temperaturas menos altas em comparação ao 10W, que pode ter tido influencia na avaria (perda de óleo). Acresce que o óleo aconselhado é o 10W 40. Portanto…..

Após reparação deixo o veredicto da oficina.

Até lá, boas curvas a todos!!  scooter_ _convivio_

Offline Joao Santos

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #9 em: 28 de Julho de 2015, 18:12 »
Seja qual for o óleo que comprares, sempre especificação Jaso MB.

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
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interceptor

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #10 em: 28 de Julho de 2015, 23:07 »
Não acredito que o tipo de viscosidade do óleo tenha tido alguma influencia na avaria, o retentor da cambota deixar de vedar é uma avaria comum em algumas Sym's.
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 23:08 por interceptor »

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Re: Perda de oleo pela tampa do variador
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2015, 16:58 »
Boa tarde,

Já passei pela "Lombas Curvas" e venho  scooter_ , de mota...

Agora a sério, existe razões que nos fazem ficar clientes, e no que toca ao meu caso para este entreposto / oficina, isso está garantido.

A revisão foi apenas troca de óleo, do qual só se cobraram do óleo sendo a mão de obra "Cortesia" dos mesmos.

Claro que o tempo dispensado na troca do retentor da cambota (sim, era essa a razão da fuga de óleo) foi também aplicado na troca de óleo. A reparação foi ao abrigo da garantia, sem qualquer questão levantada em relação aos 9 800 Kms que tenho na GTS, e mais, os Kms referenciados para a revisão / reparação foi de 9 200 Kms, o que como já disse antes, revela uma atenção especial para o cliente quando nada solicitei nesse sentido.

Quanto ao óleo, levantei a questão do MA ou MB, mas como devem perceber, esse não era o meu maior problema na altura, e por isso resolvi deixar para eu mesmo trocar nos proximos dias pelo Motul 10W 40 MB.

E pronto, nada a acrescentar excepto  _palmas_  _convivio_  _pol_ 

PS: Valor de revisão: 17.87 €.

Boas curvas a todos.