Autor Tópico: Relenti -Sym Gts 125i  (Lida 15048 vezes)

Mateus77

  • Visitante
Relenti -Sym Gts 125i
« em: 04 de Maio de 2015, 19:16 »
Ola a todos,

Tenho a minha GTS a cerca de 2000km, comprei ao meu sogro com 6000km em estado rigorosamente novo.

A dois dias que está com um comportamento estranho, mesmo depois de quente as rotações não baixam das 3000rpm ou perto disso, que poderá ser? Alguem é capaz de me ajudar, a garantia acabou a cerca de 2 meses.

Abraço e boas curvas a todos

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2015, 19:50 »
 _convivio_ Olá
Companheiro pode ser uma questão de afinação
pergunta ao teu sogro se já tinha notado isso antes
e vai há oficina do stand onde ele comprou
eles sabem de certeza
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2015, 19:53 »
Pode ser a válvula que controla a mistura no carburador (em vez do botão chock dos carros antigos) que não retorna à posição certa depois do motor quente.

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2015, 21:16 »
Boa noite, olha isso deve ser afinação de válvulas, do carburador não é de certeza uma vez que a tua é de injeção.
Tenho aqui um companheiro que teve o mesmo problema e foi só afinar válvulas. Abraço. scooter_

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2015, 21:18 »
Pode ser a válvula que controla a mistura no carburador (em vez do botão chock dos carros antigos) que não retorna à posição certa depois do motor quente.


Estava agora mesmo a ler.... carburador não pode ser...

Para afinar válvulas demora muito tempo? Já estou a sentir a carteira mais leve!!  >:D

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #5 em: 04 de Maio de 2015, 21:31 »
A minha afinou aos 1000Km conforme manda a marca , agora tem 7000 km e ainda não foi preciso.
Penso que isso será coisa para demorar 1h. e o motor tem de estar bem frio. ;D scooter_

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2015, 21:36 »
A minha afinoa é que como disseu aos 1000Km conforme manda a marca , agora tem 7000 km e ainda não foi preciso.
Penso que isso será coisa para demorar 1h. e o motor tem de estar bem frio. ;D scooter_
já agora, em quente, as tuas rotações da mota ficam a quanto? Como não comprei a minha nova nem sei como será, mas desde sempre que ficam por volta das 2100rpm agora como disse é 3000rpm

madds

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2015, 22:33 »
Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.

Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2015, 08:49 »
Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.

Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.

Vou experimentar, nesse caso não terá nada a ver com válvulas certo?

madds

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2015, 08:51 »
Quando ligas a mota a frio a que rotações começa?

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2015, 09:12 »
Quando ligas a mota a frio a que rotações começa?

Hoje de manhã ficou nas 3100rpm +/- depois de aquecer fica nas 2700/2800 rpm

madds

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2015, 09:22 »
Parece mesmo ser o relenti. Se não estou em erro as válvulas desafinadas provocam oscilação do motor. Caso se mantenha fixo e a níveis aceitáveis com o ajuste melhor. ;) a minha a frio vai para as 2000 e a quente baixa para 1500. Depois de andar uns kms sobe para as 1800 e estabiliza. 

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2015, 19:10 »
Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.

Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.

Apos ida a oficina, segundo o mecânico como é de injecção não tem afinação apenas se pode fazer o reset a uma válvula que ele disse que não me lembro o nome, isto com a mota fria.

Perguntou-me se faço muita cidade, e a verdade é que faço 99% dos percursos em cidade devagar e trajectos curtos, ele diz que pode ser disso.

Para variar e sempre me acontece o mesmo, quando chego a oficina o relenti estava normal 2000rpm.

Du Art

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2015, 10:27 »
A minha depois de estar quente fica ali nas 2100..

Não sei se é muito mas também não me parece estar muito acelerada.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2015, 10:46 »
Apos ida a oficina, segundo o mecânico como é de injecção não tem afinação apenas se pode fazer o reset a uma válvula que ele disse que não me lembro o nome, isto com a mota fria.

Perguntou-me se faço muita cidade, e a verdade é que faço 99% dos percursos em cidade devagar e trajectos curtos, ele diz que pode ser disso.

Para variar e sempre me acontece o mesmo, quando chego a oficina o relenti estava normal 2000rpm.

Bom dia

Se tem de fazer reset porque não o fez ?  _pensador_

Poderá eventualmente acontecer uma anomalia ou mau contacto na ficha no sensor de entrada de ar frio

Também pode haver dilatação do cabo do acelerador, essa folga pode ser regulada mas só depois da garantia, o parafuso regulador vem selado.

O normal para a 125i depois de quente é 1800 r.p.m.

Boas curvas

Du Art

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #15 em: 06 de Maio de 2015, 11:07 »
Bom dia

Se tem de fazer reset porque não o fez ?  _pensador_

Poderá eventualmente acontecer uma anomalia ou mau contacto na ficha no sensor de entrada de ar frio

Também pode haver dilatação do cabo do acelerador, essa folga pode ser regulada mas só depois da garantia, o parafuso regulador vem selado.

O normal para a 125i depois de quente é 1800 r.p.m.

Boas curvas

O meu está alto então _confuso_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #16 em: 06 de Maio de 2015, 14:38 »
O cabo do acelerador passa por baixo do punho e tem uma borracha a tapar uma porca contra porca que também poderá vir com pouca folga ou nenhuma.

Deslizem para baixo essa borracha e com duas chaves de porca desapertem e regulem melhor de forma a que ao rodar o punho exista uma ligeira folga.

O parafuso selado que mencionei é o que regula o batente da borboleta e só deverá ser regulado caso o reset não resolva o problema do ralenti alto ou baixo.

O filtro de ar demasiado entupido também pode alterar o ralenti assim como um mau contacto nas fichas do sensor de entrada do ar frio.

Uma Gts 125i tem 14 sensores, basta um estar constipado  _lol_

( um conselho gratuito, nunca soprem o filtro de ar, é preferível bater com ele no chão )

Boas curvas

 




Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #17 em: 06 de Maio de 2015, 14:57 »
A minha depois de estar quente fica ali nas 2100..

Não sei se é muito mas também não me parece estar muito acelerada.

Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #18 em: 06 de Maio de 2015, 15:24 »
Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.

Como uso leds nos médios fica sempre nas 1800 e como nunca paro em máximos já não me lembro a que rotações andava antes mas concordo que deverá subir um pouco.

De cada vez que a ligo à máquina para afinar e fazer reset a possíveis erros não detectados ( sim,..tenho uma máquina de diagnóstico que todas as oficinas deveriam ter ) dá as 1800 e diz que está OK.

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #19 em: 06 de Maio de 2015, 15:33 »
Como uso leds nos médios fica sempre nas 1800 e como nunca paro em máximos já não me lembro a que rotações andava antes mas concordo que deverá subir um pouco.

De cada vez que a ligo à máquina para afinar e fazer reset a possíveis erros não detectados ( sim,..tenho uma máquina de diagnóstico que todas as oficinas deveriam ter ) dá as 1800 e diz que está OK.

Isso sim é de valor

Du Art

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #20 em: 06 de Maio de 2015, 16:12 »
Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.

Sim é com a luz acesa tambem. Quando ela fizer os 1000 km's e for fazer a revisão eu falo nisso.

Logo vejo o que me dizem.

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #21 em: 06 de Maio de 2015, 17:51 »
Sim é com a luz acesa tambem. Quando ela fizer os 1000 km's e for fazer a revisão eu falo nisso.

Logo vejo o que me dizem.

2000 rpm ou 2100rpm não é significativo!!

Du Art

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #22 em: 06 de Maio de 2015, 21:08 »
2000 rpm ou 2100rpm não é significativo!!

Sim de facto também não acho grande diferença. Mas devia haver consenso entre os concessionários, não devem ter manuais diferentes.

Eu depois falo com o vendedor para ver o que me diz..

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #23 em: 06 de Maio de 2015, 23:03 »
Boa noite, antes fizeste pergunta do relentim e não pude responder, a minha a frio arranca na casa das 3000 e quando quente vem para entre 1900 e 2100 conforme se andares com médios ou máximos ligados. Isto mais ou menos embora mais 100 ou menos 100 não seja significativo. Na minha opinião. Em bora continue a achar que isso deve-se a precisar de afinar válvulas e não do CDI. Certifica-te que tens a vela em bom estado e com a folga aconselhada, como alguém disse e bem, o filtro do ar deve estar limpo. Se assim for com os KM que tens não deve ser nada grave. Outra coisa importante é que também ao leres as opiniões deverás ter em atenção as motas do qual as pessoas falam porque com certeza na melhor das intenções e querendo sempre ajudar as pessoas não se apercebem se estão a responder pela Gts ou GtsI  e as diferenças são muitas, logo relação carburador, injeção  _pol_
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 23:14 por fantasma »

Mateus77

  • Visitante
Re: Relenti -Sym Gts 125i
« Responder #24 em: 07 de Maio de 2015, 08:57 »
Boa noite, antes fizeste pergunta do relentim e não pude responder, a minha a frio arranca na casa das 3000 e quando quente vem para entre 1900 e 2100 conforme se andares com médios ou máximos ligados. Isto mais ou menos embora mais 100 ou menos 100 não seja significativo. Na minha opinião. Em bora continue a achar que isso deve-se a precisar de afinar válvulas e não do CDI. Certifica-te que tens a vela em bom estado e com a folga aconselhada, como alguém disse e bem, o filtro do ar deve estar limpo. Se assim for com os KM que tens não deve ser nada grave. Outra coisa importante é que também ao leres as opiniões deverás ter em atenção as motas do qual as pessoas falam porque com certeza na melhor das intenções e querendo sempre ajudar as pessoas não se apercebem se estão a responder pela Gts ou GtsI  e as diferenças são muitas, logo relação carburador, injeção  _pol_

Em relação a vela, filtro de ar, a mota tem as revisões em dia!