Autor Tópico: Primeira "companheira"! Ajuda xD  (Lida 4228 vezes)

Pêra

  • Visitante
Primeira "companheira"! Ajuda xD
« em: 28 de Março de 2015, 19:55 »
Badjoras pessoal!

Então é o seguinte... Finalmente fui conquistado pelas 2 rodas. Agora o próximo passo é adquirir uma "companheira". Pois bem, aqui é que está o problema.

O que sei até agora:
-Quero uma Maxiscooter.
-Já estou 99% inclinado para a SYM GTS

Tenho várias questões:
-Nova ou usada? Não queria gastar uma fortuna na compra da primeira mota, mas também não quero que a primeira seja apenas a de habituação (que pelo que vejo aqui no forum, muito facilmente me vou apegar a ela).
-EVO ou não EVO? A diferença de preço ainda é considerável...vale a pena? em que difere mesmo?
-Bons STANDs, de preferência com parceria com o CPM Todos sabemos que existem bons Stands e "bons" Stands (na altura da venda são muito parecidos, mas o depois é que faz a diferença)
-Dicas para "a primeira vez"! Pois bem, não tenho qualquer tipo de experiência a duas rodas motorizadas...É fácil? A GTS é estável em autoestrada (ventos e tal...)? Dicas?

Desde já um muito obrigado, e espero em breve ir a um encontro já bem acompanhado xD
Aquele abraço!

Alan Carvalho

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #1 em: 28 de Março de 2015, 20:06 »
Viva Bro,
Não vou responder em relação a Sym pois nunca tive nenhuma portanto vou deixar os companheiros que possuem Sym opinarem. Mas pelo que ja conheço é uma excelente escolha.
Mas em relação a ser a 1a vez nas duas rodas tenho mais do que obrigação de opinar pois me aconteceu exatamente o mesmo!
A quase 3 anos atras sem nunca ter andado nas duas rodas, (nem bicicleta se quer!!!) decidi comprar uma scooter. O que fiz foi me dirigir a uma escola de condução e comprar 5 aulas só pra ter noção do que era estar em duas rodas no transito e acredita, ajudou em muuuito!!!
Ha tambem as opções de aluguer de scooter e deve ate sair mais barato poos na altura paguei €100 pelo pack.
Espero ter ajudado.
Grande abraço e sorte na escolha.

Fabio_M

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #2 em: 28 de Março de 2015, 20:30 »
Boa tarde companheiro,

Vou dar a minha opinião pois passei exactamente por muitas dessas duvidas, e as minhas conclusões foram as seguinte:

Modelo:

Como podes ver, optei pela Sym GTS 125 EVO, para mim não compensa a diferença de valores para  a Sym GTS 125i e muito menos para a versão com ABS, tendo também o facto do valor disponível em questão e da "crise"  pessoal,  _lol_

Em relação às outras opções em cima da mesa:

Honda PCX - Dei uma pequena volta e como sou um "bocadinho" largo, senti que era muito homem para pouca mota

Kymco DownTown - Valor (proximo do da GTS 125i)  e faltar um bom apoio para os pés da pendura (como é obvio e já existem DIVs de como resolver este problema)

Yamaha Xmax - Não me cativa a nivel estetico porque preferia algo mais touring e o valor

Atenção, não comento qual tem o melhor motor, melhores materiais, etc... porque não percebo, deixo isso para quem percebe.

Nova ou usada?

Preferi nova porque pelo que acompanhei no mercado de usados, não compensa a diferença de valores pedidos em relação a uma nova, e como não percebo nada de mecânica tinha medo de fazer asneira e ser enganado.

EVO ou não EVO

Diferenças, a Não EVO é a versão de injecção, consome menos (0,5 l/100km), tem os piscas nos espelhos retrovisores e se não estou em erro é ligeiramente mais larga.

Bons STANDs, de preferência com parceria com o CPM

Recomendo o Lombas e Curvas (no caso de optares por Sym), sem duvida, foi o que me acolheu melhor e nunca tive razões de queixa.

Dicas para "a primeira vez"!

Eu, tal como tu tinha 0 de experiência e estava pensado leva-la do stand para casa, mas sinceramente tive receio, e optei por ser um amigo a traze-la, no dia a seguir peguei nela e dei umas voltinhas, cerca de 1 hora, no dia seguinte já dei uma voltinha maior e já a levei para o trabalho, sempre a uma velocidade em que me sentisse confortável, e a partir dai não lhe dei mais descanso, mesmo com chuva.
Um conselho que tenho seguido é, vai à velocidade em que te sintas confortável e seguro.

Em relação ao vento, epah, assustei-me na primeira vez que fiz o IC2 do parque das nações até Santa Iria por volta das 00:30, e a partir dai, quando saio a essa hora opto mais pela nacional, lá está sentir-me seguro e confortável.

Uma optima escolha e que te satisfaça plenamente

 scooter_ scooter_ _convivio_




 

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #3 em: 28 de Março de 2015, 22:42 »
Boa noite e bem vindo.
Deixo-te aqui a minha vivência recente.
Eu também comecei assim como tu em julho do ano passado, ou seja, sem experiência anterior em 2 rodas (excepto bicicleta). Acredita que a adaptação é muito fácil e natural. Não há que ter receios mas sempre na defensiva...
A GTS é muito estável e em AE é ... uma 125. Não há milagres e aqui nota-se a falta de cavalos e de peso mas cumpre. Já em estrada é a sua praia e na cidade é muito boa.
Escolhi a Sym GTS 125i e recomendo. Comprei nova aproveitando uma promoção de verão e acho que é melhor para quem não tem experiência. Comprar usada nestas circunstâncias é um pouco às cegas. Mas é uma questão de oportunidade.
Quanto a stands só conheço a JB motos aqui em Sesimbra, muito boa até agora, mas na margem norte não conheço nada.
Se estivesse no teu lugar ia à moto show ver a nova Honda Forza 125 e depois decidia
Abraço e boa escolha. (Espero não ter confundido mais do que ajudado.)

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2202
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2015, 10:42 »
Boas companheiro Pêra,
Eu aconselho-te a comprares uma scooter usada ( de qualidade ) e assim ganhas tarimba durante algum tempo e sem teres problemas mecânicos e o que poupas na aquisição da menina gastas em equipamento ( capacete/Blusão/Luvas/cadeado disco ) essencial para a tua segurança e proteção!!
+ Tarde e se o bichinho continuar a crescer ( o que é quase garantido ) dás a tua menina como retoma e até poderás aspirar a + altos voos ( tipo tirar a carta e comprar uma 300/400 etc... ) . Há tanta informação aqui no fórum que não me vou repetir.... É ires ler e como última dica diria, experimenta aquelas que tens debaixo de olho antes de comprares e aquela que te cair + no goto será a eleita.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. .....Podes sempre pedir conselhos a algum de nós sobre um modelo específico antes de largares o papel.
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

tparracho

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2015, 11:23 »
Antes de mais, bem vindo.

Vou tentar ser conciso:


Tenho várias questões:
-Nova ou usada?   Se tens orçamento para comprar uma nova, então eu diria que é a melhor opção, mas isto não significa que no mercado de usadas não haja bons negócios.
-EVO ou não EVO? A Evo não tem injecção. As diferenças são sobretudo ao nível do consumo (é ligeiramente superior quando não tem injecção electrónica)
-Bons STANDs, de preferência com parceria com o CPM Recomendo-te 3, embora apenas conheça 1 deles por experiência própria:
- se quiseres Yamaha ou kymco, Motobelas. Este conheço de experiência própria. O atendimento é 5* e o serviço de oficina igualmente bom e sempre atenciosos e esclarecem-te todas as dúvidas que tenhas. Estão também disponíveis para testes, desde que tenham os modelos disponíveis.
- Se quiseres Sym, Lombas e Curvas.
- outro stand de Kymco, do qual se fala bem aqui no fórum é o Lismotor.
-Dicas para "a primeira vez"! Dicas? podes fazer como o Alan indicou, comprar um pack de aulas de condução. É caro, mas ajuda bastante. Podes alugar uma scooter e experimentar. Podes pedir para fazer um test drive num stand (se fores à Motorway pedir para experimentar a PCX, se tiver lá o Ricardo, ele dá-te logo umas dicas sobre o que deves prestar atenção e como deves fazer determinadas coisas). Algumas possa já adiantar.
- Deves sempre travar mais com o da frente do que com o de trás, mas evitar fazer travagens bruscas, sobretudo se estiveres numa maxi sem ABS.
- Evitar travar em curva (deves travar antes, ajustando a velocidade à curva que vais fazer)
- Evitar buracos/tampas de esgoto, etc. , sobretudo em curva
- o peso da maxi só é imponente quando estás parado ou a muito baixa velocidade. Em andamento, torna-se bastante mais fácil de manobrar.
- Das primeiras vezes que andares, opta por estradas com pouco ou nenhum trânsito para praticares acelerações, curvas e travagem.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2015, 11:49 »
A sym gts é uma aposta segura, se é isso que pretendes, força.

Na minha opinião:

Nova? Sim, caso seja para manteres alguns anos.

Evo, não Evo? Caso de nova iria para a Gtsi, a menos que os +-800euros de diferença de preço te façam falta ou que o numero de kilometros que tencionas fazer sejam poucos e sempre dão muitos litros de gasolina...
Em usado existem uns negócios da Gts potencialmente interessantes, terás de fazer o balanço de prós e contras.

Aulas de condução, alugar uma ou dares as primeiras curvas num local isolado ou com menos transito ajuda bastante  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

cgomes

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #7 em: 17 de Abril de 2015, 14:00 »
Testa a Suzuki Burgman 125.

Pêra

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2015, 18:40 »
Ora então amigos. Depois de me sentar em várias (a Forza está um espectáculo, mas não é para o meu bolso), lá me decidi pela GTS 125 EVO. Segunda feira dou o sinal e na terça já a levo para o trabalho. Ospois digo mais qualquer coisita!

Um muito obrigado pela ajuda, e em especial aos meus primos Cátia e Jorge =P.

Paulo Quadros 1977

  • Visitante
Re: Primeira "companheira"! Ajuda xD
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2015, 18:52 »
Citação de: Pêra link=topic=23707.msg90020311#msg90020311 date=142929242 _pol_ _pol_ _pol_1
Ora então amigos. Depois de me sentar em várias (a Forza está um espectáculo, mas não é para o meu bolso), lá me decidi pela GTS 125 EVO. Segunda feira dou o sinal e na terça já a levo para o trabalho. Ospois digo mais qualquer coisita!

Um muito obrigado pela ajuda, e em especial aos meus primos Cátia e Jorge =P.

Não te vai arrepender !! Acredita  _pol_