O tópico do GPS... reparei que faltava aqui um tópico apenas dedicados aos GPS e de partilha dos modelos que usam e do modo de fixação nas respectivas montadas.
Penso que será do conhecimento de todos que GPS quer dizer "Global Positioning System" e que é um sistema que usando o método de triangulação de transmissões provenientes de satélites estacionados na orbita terreste, permite a um aparelho indicar com uma pequena margem de erro, a sua localização no planeta em coordenadas.
Existem atualmente 3 sistemas distintos de GPS: o americano "GPS", o Soviético "GLONASS" e o Europeu "GALILEO", podendo a maioria dos aparelhos da ultima geração usar qualquer um deles.
Na verdade, os aparelhos que geralmente nos denominamos por GPSs são na verdade PNDs (Personal Navigation Devices) e estes são aparelhos que permitem não só conhecermos a nossa localização, como também estabelecer rotas para um destino escolhido pelo utilizador usando o processo de "turn by turn"
Talvez fiquem é surpreendidos em saber que a primeira marca de veículos a oferecer este sistema num veiculo foi a Honda... e em 1981!!!
Provavelmente nessa altura ainda nem existiria infraestrutura GPS (os satelites) e a Honda em parceria com a Alpine criou e desenvolveu um um sistema de navegação inercial, usando um engenhoso sistema de "mapas em acetato". A Honda chamou-lho o "Gyrocator" e o custo deste extra rodava sensivelmente os 5000 € em valores atuais. Nunca consegui perceber se eventualmente o sistema chegou a ser montado em algum carro.
(Para os mais ávidos de pormenores tecnicos: este sistema usava uma capsula cheia de gas inerte que era usado para medir o deslocamento e direção do movimento do veiculo, fazendo depois o sistema deslocar um ponto no mapa na mesma proporção. Não tendo o sistema forma de saber qual era o ponto inicial do deslocamento, cabia ao operador colocar o mapa correto e usar um sistema que permitia de forma manual colocar o cursor no local onde se encontrava.)
PNDs Auto Neste momento e apos uma época áurea em vendas, o mercado de PNDs está polarizado entre 2 players: a Tomtom e a Garmin. (a maioria dos restantes fabricantes opera no mercado OEM, e não tem grande interesse para o tópico).
O facto de haverem atualmente apenas estas 2 marcas, deve-se ao facto de a venda de este tipo de aparelhos ter uma pequena rentabilidade e sobretudo ao facto de as 2 empresas terem em devido tempo desenvolvido parcerias estratégicas e aquisições das empresas que detinham o licenciamento dos mapas: a TeleAtlas (TT) e a Navteq (Garmin) ( e também o facto de a maioria dos carros já ter navegação OEM)
Os PNDs que podem encontrar a venda atualmente, em pouco diferem entre si, tirando os tamanhos do ecrã e a quantidade de mapas que trazem. Para incentivar a venda dos aparelhos atuais, os fabricantes oferecem o update gratuito e vitalício de mapas, enquanto que nos aparelhos de alguns anos atras é necessário comprar uma atualização dos mapas a cada 12 ou 18 meses.
Estes aparelhos podem ser usados em motos, contudo devemos ter em conta que não foram criados para ser usados expostos ao ambiente, não sendo as suas caixas estanques, pelo que o melhor uso será dentro de uma bolsa para ficar protegido de agua ou humidade que o possam danificar. Os ecras nestes aparelhos sao tacteis e nao funcionam com luvas, pelo que tem que as tirar para os operarem ou entao arranjarem uma solucao para as vossas luvas que permita o interaccao com touchscreens.
Como o único sistema de fixação que trazem é o de ventosa para ser aplicado no parabrisas, será necessário fazer uma adaptação para o prendermos à moto. (ver abaixo fixações)
PNDs Moto Existem modelos de PNDs dedicados apenas ao uso em moto. Os mais conhecidos são os Tomtom Rider e o Garmin Zumo. Estes modelos foram criados para trabalhar em ambiente externo pelo que não existe problemas de apanharem chuva.
Com os PNDs normais existe ainda o facto de termos de tirar as luvas para os operar ou entao prepararmos as luvas usando um spray ou um "ponto condutivo" para os podermos usar. Os ecrãs dos PNDs de moto já são "glove friendly" pelo que esse problema deixa de existir.
Mas as diferenças não são apenas de hardware. Os fabricante também desenvolveram softwares específicos para quem anda de moto, facilitando a escolha de percursos sinuosos ou de montanha, e tendo algumas funcionalidades extras tais como uma maior informação de locais de abastecimento ao longo do percurso devido à menor autonomia dos veículos de 2 rodas
Os sistemas de fixação nestes modelos são geralmente baseados no sistema de fixação em tubo, ideal para moto, mas que nem sempre é aplicável nas nossas maxis que tem o guiador coberto.
Praticamente todos os PND tem possibilidade de ligacao Bluetooth, pelo que o podem emparelhar com o sistema BT do capacete, permitindo assim ouvir as (as vezes irritantes) indicações de percurso.
Como não há bela sem senão, os PND de moto são muito caros!
Smartphone Outra solução é o uso do smartphone. Hoje em dia qualquer telefone tem GPS, WiFi e Bluetooth e capacidade instalar APPs para os mais diversos fins.
Atentos a isto, os fabricantes também entraram neste nicho de mercado, transcrevendo os mapas e software que usam nos PNDs para os telefones e tablets, não existindo diferenças significativas entre interfaces e funcionalidades. Infelizmente, o software vendido é generalista e não especifico para moto.
Como o espaço numa moto é um bem precioso, na minha opinião pessoal, o uso do Smartphone permite eliminar ter que andar com PND (e mais uns quantos cabos) atras e ter que adquirir mais umas bolsas e um sistemas de fixação.
Existe o problema da bateria, que com o uso continuo de GPS se descarrega em 2 ou 3 horas, sendo o ideal manter o telefone em carga enquanto guiamos, usando para tal o carregador USB de isqueiro ou um powerbank.
Em termos de custos, esta é também a opção mais barata pois já tendo o telefone, basta adquirir as APPs da Tomtom ou da Garmin (NAVIGON) cujo custo anda entre os 50-80€. Existem ainda a opcao de compra de extras "in-app" que pode fazer subir estes valores. (Como devem calcular tanto as APPs Tomtom como a Navigon se conseguem encontrar em alguns cantos mais obscuros da net de forma gratuita... )
As APPs geralmente tem um mapa associado, no caso da TomTom devem comprar a APP "TT Europa", no caso da Navigon também mas enquanto na TT tem de fazer o download de 2GB de mapa que fica a ocupar espaço no vosso telefone, na Navigon podem fazer download apenas dos mapas dos países que vos interessam. Podem comprar o Tomtom Iberia que é mais barato e tem apenas 300 MB se não pretenderem fazer grandes viagens para o estrangeiro
No caso de não estarem interessados em gastar dinheiro numa destas APPs, existe uma serie de outras APPs com navegação "turn by turn" gratuitas, como a SYGIC, COPILOT, MICHELIN, NAVMII, GOOGLE MAPS, etc
Os clientes MEO, podem ainda fazer download de forma gratuita da APP MEO DRIVE que tem os mapas de Portugal (antigo NDRIVE) e cujo uso funcionamento é muito bom, em nada ficando atras dos melhores.
Geralmente apenas uso as APPs TT e Navigon. Pessoalmente prefiro a TT porque questão de habito, mas a Navigon também é muito boa, sendo até mais completa e complexa, pois permite a escolha de rotas de forma mais direta do que a TT e permitindo que escolhamos por exemplo o tipo de veiculo. Também tem algumas coisas um bocado irritantes... aconselho vivamente desligarem a opção "aviso acústico de curvas". Quem não quiser som, tanto o TT como o Navigon permitem desligar por completo as indicações áudio (recomendo!)
Montagem na scooter Qualquer que seja a vossa escolha, existe o problema da fixação na moto. Acho que será desnecessário que será necessário referir que convém que fique bem agarrado pois correm o risco que o aparelho caia em andamento e de o perderem ou até mesmo danificarem. Como cada modelo tem as suas particularidade, esta é uma situação daquelas em que "cada caso é um caso".
Os suportes que vão encontrar com mais facilidade são aqueles que prendem ao tubo do guiador, mas nem todas as scooters tem os tubos do guiador à mostra, pelo que poderão ter que arranjar um ponto alternativo de fixação, como por exemplo os parafusos do reservatório dos travões ou as hastes dos espelhos. Deverão ter ainda o cuidado de colocar o GPS numa zona em que não atrapalhe a condução normal, e em que o GPS não bata em nada quando viram o guiador na totalidade.
No caso de usarem velcro, devem usar do tipo industrial e com uma área suficiente para garantir que o PND não cai em andamento. No caso de usarem um PND Auto, terão que usar um suporte universal de preferência de "bolsa" que o proteja dos elementos .
Dentro da área dos suportes universais, a Ram Mount tem um catalogo ondem podem encontrar uma miríade de soluções para motos (ver tópico:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23900.msg90019326.html#msg90019326 )
http://www.rammount.com/ http://www.locatis.eu/ http://www.rodaventura.pt/ A Monav é uma loja online Alema, que tem forte presença no Ebay e onde para alem das RAM podem encontrar algumas bolsas e sistemas de fixação para PNDs e cameras de ação.
http://www.monav24.de/ A SoEasyRider é uma loja francesa onde podem encontrar mais soluções de fixação, algumas delas de bolsa com velcro bastante engenhosas que se fixam no guiador.
http://www.soeasyrider.fr/ Para quem pretender usar smartphone como dispositivo de navegação pode uma bolsa presa com velcro no ante-braço, usando o telefone como relógio ou então prende-lo no guiador numa bolsa ou Ram Mont X Grip (a minha opcao preferida pela facilidade de tirar e por)
Alimentação O uso do GPS é pode descarregar a bateria de smarphone ou de um PND em 2 ou 3 horas. Aconselha-se o uso enquanto se mantem o telefone em carga. Podem ligar a alimentação do vosso telefone à ficha de 12 volts de isqueiro da vossa scooter ou no caso de não terem uma, na compra de 1 power bank que pode carregar um iPhone meia dúzia de vezes
Percursos, itenerarios, routes, tracks Existem alguns programas onde podemos desenhar os nossos percursos, escolhendo os pontos intermédios de passagem e possibilidade de gravação no formato do PND e envio, partilha ou exportação tanto para Tomtom como para Garmin. Aquele que uso e aconselho é este que ainda está em fase de desenvolvimento mas que já tem um grande potencial
http://www.tyretotravel.com/Para garmin, o equivalente é o Base camp
http://www.garmin.com/pt-PT/shop/downloads/basecampNem sempre a rota que o GPS calcula é a que pretendemos seguir. No caso dos passeios de mota ou bicicleta, muitas vezes planeamos passeios cujos percursos sao dependentes dos nossos critérios e não da logica matemática que o GPS usa para calcular os percursos.
Nessas circunstancias, a navegação usando apenas o local de partida e destino não nos interessa, pelo que teremos de usar pontos intermédios de passagens e infelizmente muitos dos GPS auto apenas permitem o uso de 4 pontos intermédios e as funcionalidade de importação de itinerários gravados nos programas que falei atras ou no Google Maps, limitadas ou é mesmo inexistente.