Autor Tópico: O topico dos GPS  (Lida 12778 vezes)

TMaxer

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O topico dos GPS
« em: 31 de Maio de 2015, 19:55 »
O tópico do GPS... reparei que faltava aqui um tópico apenas dedicados aos GPS e de partilha dos modelos que usam e do modo de fixação nas respectivas montadas.
 
 
 
Penso que será do conhecimento de todos que GPS quer dizer "Global Positioning System" e que é um sistema que usando o método de triangulação de transmissões provenientes de satélites estacionados na orbita terreste, permite a um aparelho indicar com uma pequena margem de erro, a sua localização no planeta em coordenadas. 
 
Existem atualmente 3 sistemas distintos de GPS: o americano "GPS", o Soviético "GLONASS" e o Europeu "GALILEO", podendo a maioria dos aparelhos da ultima geração usar qualquer um deles.
 
Na verdade, os aparelhos que geralmente nos denominamos por GPSs são na verdade PNDs (Personal Navigation Devices) e estes são aparelhos que permitem não só conhecermos a nossa localização, como também estabelecer rotas para um destino escolhido pelo utilizador usando o processo de "turn by turn"
 
 
Talvez fiquem é surpreendidos em saber que a primeira marca de veículos a oferecer este sistema num veiculo foi a Honda... e em 1981!!!
 

 
 
Provavelmente nessa altura ainda nem existiria infraestrutura GPS (os satelites) e a Honda em parceria com a Alpine criou e desenvolveu um um sistema de navegação inercial, usando um engenhoso sistema de "mapas em acetato". A Honda chamou-lho o "Gyrocator" e o custo deste extra rodava sensivelmente os 5000 € em valores atuais. Nunca consegui perceber se eventualmente o sistema chegou a ser montado em algum carro.
 

 
(Para os mais ávidos de pormenores tecnicos: este sistema usava uma capsula cheia de gas inerte que era usado para medir o deslocamento e direção do movimento do veiculo, fazendo depois o sistema deslocar um ponto no mapa na mesma proporção. Não tendo o sistema forma de saber qual era o ponto inicial do deslocamento, cabia ao operador colocar o mapa correto e usar um sistema que permitia de forma manual colocar o cursor no local onde se encontrava.)
 
 
 
 
 
PNDs Auto 
 
Neste momento e apos uma época áurea em vendas, o mercado de PNDs está polarizado entre 2 players: a Tomtom e a Garmin. (a maioria dos restantes fabricantes opera no mercado OEM, e não tem grande interesse para o tópico).
 
O facto de haverem atualmente apenas estas 2 marcas, deve-se ao facto de a venda de este tipo de aparelhos ter uma pequena rentabilidade e sobretudo ao facto de as 2 empresas terem em devido tempo desenvolvido parcerias estratégicas  e aquisições das empresas que detinham o licenciamento dos mapas: a TeleAtlas (TT) e a Navteq (Garmin) ( e também o facto de a maioria dos carros já ter navegação OEM)
 
 
Os PNDs que podem encontrar a venda atualmente, em pouco diferem entre si, tirando os tamanhos do ecrã e a quantidade de mapas que trazem. Para incentivar a venda dos aparelhos atuais, os fabricantes oferecem o update gratuito e vitalício de mapas, enquanto que nos aparelhos de alguns anos atras é necessário comprar uma atualização dos mapas a cada 12 ou 18  meses.
 
 
Estes aparelhos podem ser usados em motos, contudo devemos ter em conta que não foram criados para ser usados expostos ao ambiente, não sendo as suas caixas estanques, pelo que o melhor uso será dentro de uma bolsa para ficar protegido de agua ou humidade que o possam danificar. Os ecras nestes aparelhos sao tacteis e nao funcionam com luvas, pelo que tem que as tirar para os operarem ou entao arranjarem uma solucao para as vossas luvas que permita o interaccao com touchscreens.
 
Como o único sistema de fixação que trazem é o de ventosa para ser aplicado no parabrisas, será necessário fazer uma adaptação para o prendermos à moto. (ver abaixo fixações)
 
 
 
PNDs Moto
 
 
Existem modelos de PNDs dedicados apenas ao uso em moto. Os mais conhecidos são os Tomtom Rider e o Garmin Zumo. Estes modelos foram criados para trabalhar em ambiente externo pelo que não existe problemas de apanharem chuva.
 
 
Com os PNDs normais existe ainda o facto de termos de tirar as luvas para os operar ou entao prepararmos as luvas usando um spray ou um "ponto condutivo" para os podermos usar. Os ecrãs dos PNDs de moto já são "glove friendly" pelo que esse problema deixa de existir.
 
Mas as diferenças não são apenas de hardware. Os fabricante também desenvolveram softwares específicos para quem anda de moto, facilitando a escolha de percursos sinuosos ou de montanha, e tendo algumas funcionalidades extras tais como uma maior informação de locais de abastecimento ao longo do percurso devido à menor autonomia dos veículos de 2 rodas
 
Os sistemas de fixação nestes modelos são geralmente baseados no sistema de fixação em tubo, ideal para moto, mas que nem sempre é aplicável nas nossas maxis que tem o guiador coberto.
 
 
Praticamente todos os PND tem possibilidade de ligacao Bluetooth, pelo que o podem emparelhar com o sistema BT do capacete, permitindo assim ouvir as (as vezes irritantes) indicações de percurso.
 
Como não há bela sem senão, os PND de moto são muito caros!
 

 

 
 
Smartphone
 
Outra solução é o uso do smartphone. Hoje em dia qualquer telefone tem GPS, WiFi e Bluetooth e capacidade instalar APPs para os mais diversos fins.
 
Atentos a isto, os fabricantes também entraram neste nicho de mercado, transcrevendo os mapas e software que usam nos PNDs para os telefones e tablets, não existindo diferenças significativas entre interfaces e funcionalidades. Infelizmente, o software vendido é generalista e não especifico para moto.
 
Como o espaço numa moto é um bem precioso, na minha opinião pessoal, o uso do Smartphone permite eliminar ter que andar com PND (e mais uns quantos cabos) atras e ter que adquirir mais umas bolsas e um sistemas de fixação.
 
Existe o problema da bateria, que com o uso continuo de GPS se descarrega em 2 ou 3 horas, sendo o ideal manter o telefone em carga enquanto guiamos, usando para tal o carregador USB de isqueiro ou um powerbank.
 
 
Em termos de custos, esta é também a opção mais barata pois já tendo o telefone, basta adquirir as APPs da Tomtom ou da Garmin (NAVIGON) cujo custo anda entre os 50-80€. Existem ainda a opcao de compra de extras "in-app" que pode fazer subir estes valores. (Como devem calcular tanto as APPs Tomtom como a Navigon se conseguem encontrar em alguns cantos mais obscuros da net de forma gratuita... )
 
 
As APPs geralmente tem um mapa associado, no caso da TomTom devem comprar a APP "TT Europa", no caso da Navigon também mas enquanto na TT tem de fazer o download de 2GB de mapa que fica a ocupar espaço no vosso telefone, na Navigon podem fazer download apenas dos mapas dos países  que vos interessam.  Podem comprar o Tomtom Iberia que é mais barato e tem apenas 300 MB se não pretenderem fazer grandes viagens para o estrangeiro
 
 
No caso de não estarem interessados em gastar dinheiro numa destas APPs, existe uma serie de outras APPs com navegação "turn by turn" gratuitas, como a SYGIC, COPILOT, MICHELIN, NAVMII, GOOGLE MAPS, etc
 
 
 
Os clientes MEO, podem ainda fazer download de forma gratuita da APP MEO DRIVE que tem os mapas de Portugal (antigo NDRIVE) e cujo uso funcionamento é muito bom, em nada ficando atras dos melhores.
 
Geralmente apenas uso as APPs TT e Navigon. Pessoalmente prefiro a TT porque questão de habito, mas a Navigon também é muito boa, sendo até mais completa e complexa, pois permite a escolha de rotas de forma mais direta do que a TT e permitindo que escolhamos por exemplo o tipo de veiculo. Também tem algumas coisas um bocado irritantes... aconselho vivamente desligarem a opção "aviso acústico de curvas". Quem não quiser som, tanto o TT como o Navigon permitem desligar por completo as indicações áudio (recomendo!)
 
 

 

 

 
 
 
 
 
Montagem na scooter
 
 
 
Qualquer que seja a vossa escolha, existe o problema da fixação na moto. Acho que será desnecessário que será necessário referir que convém que fique bem agarrado pois correm o risco que o aparelho caia em andamento e de o perderem ou até mesmo danificarem. Como cada modelo tem as suas particularidade, esta é uma situação daquelas em que "cada caso é um caso".
 
Os suportes que vão encontrar com mais facilidade são aqueles que prendem ao tubo do guiador, mas nem todas as scooters tem os tubos do guiador à mostra, pelo que poderão ter que arranjar um ponto alternativo de fixação, como por exemplo os parafusos do reservatório dos travões ou as hastes dos espelhos. Deverão ter ainda o cuidado de colocar o GPS numa zona em que não atrapalhe a condução normal, e em que o GPS não bata em nada quando viram o guiador na totalidade. 
 
No caso de usarem velcro, devem usar do tipo industrial e com uma área suficiente para garantir que o PND não cai em andamento. No caso de usarem um PND Auto, terão que usar um suporte universal de preferência de "bolsa" que o proteja dos elementos . 
 
Dentro da área dos suportes universais, a Ram Mount tem um catalogo ondem podem encontrar uma miríade de soluções para motos (ver tópico: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23900.msg90019326.html#msg90019326 )
 
http://www.rammount.com/
http://www.locatis.eu/
http://www.rodaventura.pt/
 
 
A Monav é uma loja online Alema, que tem forte presença no Ebay e onde para alem das RAM podem encontrar algumas bolsas e sistemas de fixação para PNDs e cameras de ação.
 
http://www.monav24.de/
 
 
A SoEasyRider é uma loja francesa onde podem encontrar mais soluções de fixação, algumas delas de bolsa com velcro bastante engenhosas que se fixam no guiador.
 
http://www.soeasyrider.fr/ 
 
 
 
Para quem pretender usar smartphone como dispositivo de navegação pode  uma bolsa presa com velcro no ante-braço, usando o telefone como relógio ou então prende-lo no guiador numa bolsa ou Ram Mont X Grip (a minha opcao preferida pela facilidade de tirar e por)
 
 

 
 
 
 
Alimentação

 
O uso do GPS é pode descarregar a bateria de smarphone ou de um PND em 2 ou 3 horas. Aconselha-se o uso enquanto se mantem o telefone em carga. Podem ligar a alimentação do vosso telefone à ficha de 12 volts de isqueiro da vossa scooter ou no caso de não terem uma, na compra de 1 power bank que pode carregar um iPhone meia dúzia de vezes
 
 
 

 
 
 
Percursos, itenerarios, routes, tracks
 
Existem alguns programas onde podemos desenhar os nossos percursos, escolhendo os pontos intermédios de passagem e possibilidade de gravação no formato do PND e envio, partilha ou exportação tanto para Tomtom como para Garmin. Aquele que uso e aconselho é este que ainda está em fase de desenvolvimento mas que já tem um grande potencial 
 
http://www.tyretotravel.com/

Para garmin, o equivalente é o Base camp

http://www.garmin.com/pt-PT/shop/downloads/basecamp




Nem sempre a rota que o GPS calcula é a que pretendemos seguir. No caso dos passeios de mota ou bicicleta, muitas vezes planeamos passeios cujos percursos sao dependentes dos nossos critérios e não da logica matemática que o GPS usa para calcular os percursos.

Nessas circunstancias, a navegação usando apenas o local de partida e destino não nos interessa, pelo que teremos de usar pontos intermédios de passagens e infelizmente muitos dos GPS auto apenas permitem o uso de 4 pontos intermédios e as funcionalidade de importação de itinerários gravados nos programas que falei atras ou no Google Maps, limitadas ou é mesmo inexistente.  _thumbdown_
« Última modificação: 11 de Junho de 2015, 18:51 por TMaxer »

Offline Sanheiro

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Re: O topico dos GPS
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2015, 20:41 »

Tópico espectacular!!

Obrigado pela partilha  _pol_
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Offline PALMABLUE

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Re: O topico dos GPS
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2015, 20:50 »
Eu uso o Iphone, num suporte comprado na Locatis. O google maps nunca me deixou ficar mal.

 _convivio_
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Offline Sal

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Re: O topico dos GPS
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2015, 21:28 »
Bom tópico companheiro..
Eu uso um Garmin Dakota 20 (que também uso no Btt) que tens os mapas de toda a Europa.
O GPS está montado na minha Xmax num suporte feito por mim 😋



Boas curvas


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

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vicente

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Re: O topico dos GPS
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2015, 22:08 »
Boas, parabéns  pelo tópico TMaxer, penso que fui eu que te despertei este assunto , ao perguntar-te qual o aparelho de GPS que me poderias aconselhar e foi aí que tu desenvolveste este excelente trabalho, pois os que estão como se diz aí na berra e eu tb já tinha estes dias andado a pesquisar ,  são estas duas marcas Garmin o modelo Zumo e Tomtom  o modelo Rider , o problema é o preço deles tb. Falta aqui o  Zumo  660LM  .

Todos os que Garmin que  tenham modelo as letras LM são de atualizações vitalícias grátis .
 
Existe um senão, é que a distração a olhar para o GPS , é muito perigoso e da mesma forma  a olhar para o consumo instantâneo ou o AVG,

Tb já tinha falado  sobre os GPS  com  Sal , depois com Twinpt e tb com o José .

No meu caso com  problema de visão  é aconselhável  um aparelho médio grande  para poder ver em condições, porque aparelhos tipo TM está fora de questão.

Mais uma vez parabéns  TMaxer pelo trabalho aqui feito.  _pol_  _palmas_

 _convivio_
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 22:45 por Clemente Vicente »

TMaxer

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Re: O topico dos GPS
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2015, 22:42 »
 _pol_ _pol_ _pol_


Obrigado... fiz com todo o gosto pois vi que falta um tópico dedicado a esta temática e haveriam muitos companheiros a pensar no mesmo (eu pensei)   _pol_ _convivio_



Sal - obrigado pela partilha e gostaria de ver mais posts com o teu, em que os companheiros optam por construir o suporte, adaptando-o à sua maxi  _pol_


Penso que é um bocado difícil nomear "melhores", tanto a TT como a Garmin, como outro fabricantes tem bons aparelhos, a tecnologia está mais do que testada e os mapas tem grande fidelidade à realidade  _pol_

Hoje em dia o tamanho dos ecrãs, anda muito próximo entre os dos PND e os Smartphones, onde também já tens muitos com ecrã de 6 polegadas (o iphone pequeno tem 4.7)  _pol_




No meu caso, o GPS não me distrai  _pol_ geralmente em zonas sinuosas onde não conheço bem a estrada, até dou sempre uma olhada para tentar perceber se a próxima curva é apertada ou não, ou se há alguma zona  encadeada a seguir que precise de especial atenção  _pensador_. Mas geralmente uso mais é em cidade quando tenho que ir a alguma rua que não conheço  _pol_

Offline Sal

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Re: O topico dos GPS
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2015, 22:51 »
_pol_ _pol_ _pol_


Obrigado... fiz com todo o gosto pois vi que falta um tópico dedicado a esta temática e haveriam muitos companheiros a pensar no mesmo (eu pensei)   _pol_ _convivio_



Sal - obrigado pela partilha e gostaria de ver mais posts com o teu, em que os companheiros optam por construir o suporte, adaptando-o à sua maxi  _pol_


Penso que é um bocado difícil nomear "melhores", tanto a TT como a Garmin, como outro fabricantes tem bons aparelhos, a tecnologia está mais do que testada e os mapas tem grande fidelidade à realidade  _pol_

Hoje em dia o tamanho dos ecrãs, anda muito próximo entre os dos PND e os Smartphones, onde também já tens muitos com ecrã de 6 polegadas (o iphone pequeno tem 4.7)  _pol_




No meu caso, o GPS não me distrai  _pol_ geralmente em zonas sinuosas onde não conheço bem a estrada, até dou sempre uma olhada para tentar perceber se a próxima curva é apertada ou não, ou se há alguma zona  encadeada a seguir que precise de especial atenção  _pensador_. Mas geralmente uso mais é em cidade quando tenho que ir a alguma rua que não conheço  _pol_

Obrigado Tmax.  _pol_
Certamente haverá mais companheiros com suportes caseiros como o meu!

Quanto à visibilidade, eu até olho, desde que possa, para saber o que lá vem ou quando lá vem mas penso haver certos GPS com Bluetooth que emparelhado com o intercomunicador (quem tiver, claro está) dá para nós guiarmos com indicações de voz.
Se for smartphone certamente que dá para isso.
No smartphone uso o Meo drive em Portugal porque não gasta dados e até nem é mauzinho.


PS: A App Meo drive não é só para clientes Meo. Qualquer um pode descarregar e usar.
Abraços
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 22:55 por Sal »
Nuno Salvador / "Sal"

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TMaxer

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Re: O topico dos GPS
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2015, 23:07 »
Sim, as indicações de voz são úteis, mas por vezes são tantas vezes repetidas que irritam  _corado_


Em viagens mais longas, se o condutor pretender ouvir radio, acaba por se chatear com as interrupções constantes  _martelada_




Guiar-se apenas pelas indicacoes de voz é que é praticamente impossivel... cheguei a faze-lo muitas vezes quando nao tinha suporte, metia o telemóvel no bolso e ia ouvindo as indicações mas quase sempre passado pouco tempo tinha de o tirar do bolso e olhar para o ecra pois ja me tinha perdido  _policia_

Offline Sal

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Re: O topico dos GPS
« Responder #8 em: 31 de Maio de 2015, 23:16 »
Tens razão Tmax  _lol_
É irritante ouvir aquelas vozes constantemente a dizer o mesmo "over and over again" mas não deixa de ser uma hipótese  _pol_

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Offline Sapiens21

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Re: O topico dos GPS
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2015, 00:01 »
Tópico muito bom e informativo. Gostei.  _pol_

O meu é este desde o dia 28-05-2013....

REACTION X-NAVIGATOR PLUS




A construção e resistência é soberba e tem um toque "aborrachado" em certos pontos chave que transmitem muita confiança em termos de resitência.
Este GPS foi desenvolvido especialmente para os condutores de 2 rodas, encontrando-se preparado para utilização mesmo debaixo de chuva.

Algumas Características:
    Sistema Bluetooth
    Resistente à água (IPX7 standard)
    Mapas de 43 países
    iGO© navigator software
    Pontos de Interesse POI
    Mochila de transporte
    Mapas 3D
    Cálculos variados sobre a viagem
    Video Player (ASF, AVI, MP4 etc.)
    Audio Player (WMA, MP3, WAV)
    Visualizador de fotos (SD/MMC Karten)
    SD memory card
    Touchscreen

O "problema" são as actualizações dos mapas da iGO (através da Naviextras.com)....um pouco carotas, pelo que ainda só foi utilizada a actualização gratuita que vinha de oferta e 1 que paguei no final do ano passado. No final deste ano logo vejo se o actualizo ou invisto numa bolsa para o smartphone que tem mapas de actualização gratuita.  _pensador_





No geral estou satisfeito...é um GPS apto e desenvolvido para a condução em 2 rodas (legível sob a luz do sol; ícones de grandes dimensões; ecrã táctil mesmo usando luvas; preparado para a chuva e para uma grande amplitude de temperaturas) e que pode perfeitamente ser também usado no carro.

Offline poliveira

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Re: O topico dos GPS
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2015, 00:47 »
A informação existente está muito espalhada pelo fórum. Fazia falta este tópico, boa ideia  _pol_ !

Eu uso no dia a dia uma app do telemovel - gosto mais da meo drive pelas opções e porque é a que a "menina" intervém menos frequentemente; não desgosto da do Google mas a "menina" fala muito e em Brasileiro.

Para as viagens utilizo o Garmim Zumo com mapas de actualização vitalicia. Além do que já foi dito, de referir também que este permite o download para o PÇ do BaseCamp onde se pode efectuar a gestão, planeamento e armazenamento de rotas, viagens e todos os itens relacionados com as mesmas, utilizando ainda se o desejarmos informação disponibilizada por outros utilizadores nas suas viagens. Facilita o planeamento de novas viagens pois pode-se utilizar as informações anteriormente utilizadas/guardadas, assim como liberta a memória do aparelho transferindo de/para este só o que nos interessa para determinada viagem, facilitando também a escolha da informação nele contida.
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

vicente

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Re: O topico dos GPS
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2015, 10:39 »
A informação existente está muito espalhada pelo fórum. Fazia falta este tópico, boa ideia  _pol_ !

Eu uso no dia a dia uma app do telemovel - gosto mais da meo drive pelas opções e porque é a que a "menina" intervém menos frequentemente; não desgosto da do Google mas a "menina" fala muito e em Brasileiro.

Para as viagens utilizo o Garmim Zumo com mapas de actualização vitalicia. Além do que já foi dito, de referir também que este permite o download para o PÇ do BaseCamp onde se pode efectuar a gestão, planeamento e armazenamento de rotas, viagens e todos os itens relacionados com as mesmas, utilizando ainda se o desejarmos informação disponibilizada por outros utilizadores nas suas viagens. Facilita o planeamento de novas viagens pois pode-se utilizar as informações anteriormente utilizadas/guardadas, assim como liberta a memória do aparelho transferindo de/para este só o que nos interessa para determinada viagem, facilitando também a escolha da informação nele contida.

Boas, qual é o modelo do   teu Garmin ZUMO .

 _convivio_

Offline poliveira

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Re: O topico dos GPS
« Responder #12 em: 01 de Junho de 2015, 14:12 »
Garmin Zumo 340 LM.

 _convivio_
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

vicente

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Re: O topico dos GPS
« Responder #13 em: 01 de Junho de 2015, 15:03 »
Garmin Zumo 340 LM.

 _convivio_

Pois já existe o 350 e o 390LM .

 _convivio_

Offline poliveira

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Re: O topico dos GPS
« Responder #14 em: 01 de Junho de 2015, 19:59 »
Pois já existe o 350 e o 390LM .

 _convivio_

Já na altura que o comprei tinha essas alternativas. Foi uma questão de opção entre preço/funções oferecidas/funções que eu entendia necessitar.

 _convivio_
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TMaxer

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Re: O topico dos GPS
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2015, 11:10 »
A abertura deste tópico trouxe-me alguma curiosidade sobre os GPS para moto, tanto pela operação com luvas, a possibilidade de escolher as "winding roads" como pela possibilidade de gravar e seguir itinerários pré-determinados através do Google Earth ou o programa Tyre. 
 
 
Nunca tinha tido a necessidade de o fazer em viagens de carro, pois geralmente limito-me a inserir o destino final e seguir as indicações.
 
Como não gosto de viver na ignorancia, resolvi procurar uma unidade usada no Ebay e adquiri-la para uns testes e para ficar com um opinião mais bem formada. Optei pelo Tomtom (TT) Rider, rapidamente percebi que os valores das unidades mesmo já usadas e com uns anos ainda são relativamente caritas (200€) e que muitas das vendidas no Ebay já não tem grande parte dos acessórios originais pelo que se aconselha alguma atenção a ler os descritivos sob pena de termos de adquirir algum acessório que seguramente não será barato!
 
Alguns TT vem inclusive com um Cardo Scala Solo, mas não aconselho a sua compra pois é o modelo com apenas um speaker e não tem radio.
 
Devem garantir é que os acessórios de fixação vem todos, nomeadamente a dock e os acessórios RAM. Atenção também as dock pois há 2: a activa e a passiva. No caso de guiarem muitas horas seguidas obviamente a activa será a que vão precisar para poderem carregar a bateria durante a viagem mas que não vem na caixa em grande partes dos modelos (e custa cerca de ???70€) 
 
Outra preocupação poderão ser os mapas, no meu caso comprei uma unidade que trazia os mapas da Europa Central (Portugal não incluído), mas tinha a possibilidade de meter os mapas de Portugal (Europe South ou Western Europe)
 
A minha opcao acabou por recair num TT Urban Rider que corresponde à 3 versao do Rider. É um pouco mais rapido do que o 2 mas não tem SD card, tendo apenas 2 GB de memoria interna. Tem as dimensões pequenas do Rider 2 que julgo serão as ideiais para o guiador de uma moto (os actuais tem ecrãs maiores)
 
Unboxing:
 

 

 

 

Triumph??????  _confuso_
 

 

 

 
Dock activa.... mas reparem que o fio não tras conector! Ou fazem um hard-wiring à scooter ou entao tem que arranjar um carregador de isqueiro
 

A caixa das RAM ainda nem tinha sido aberto, no caso de precisarem de comprar a referencia é a que está no saco
 

Conteudo do saco, o adaptador é para ser preso no tubo do guiador... eu já tenho bola RAM no reservatorio dos travoes
 
 

Suporte RAM para a dock
 
 
 
Montagem
 

 
O hard-wiring à T, teria se ser feito de 2 formas, provavelmente usando um fusível ligar directo à bateria, aproveitando estes buracos no guiador para passar o cabo para dentro da scooter.
 


Ou entao o metodo da ficha de isqueiro, estando esta convenientemente próxima
 

 
Nos próximos dias usarei o TT em diversas viagens, e também testar alguns itinerarios e algumas "winding roads" e cá deixarei a opiniao sobre este equipamento  _convivio_ _convivio_

vicente

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Re: O topico dos GPS
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2015, 12:17 »
Boas TMaxer, ainda não consegui entender nada dos modelos Tomtom , ao contrário dos da  Garmin que já os consigo identificar, pois o Tomtom dentro dos Rider (mota) existe esse , o V e o atual Rider 400, penso que só têm este .
Ainda não comprei mas não estou muito convencido em comprar usado no ebay, no ebay ou novo ou é preferivel comprar em Portugal. (digo eu).

 _convivio_

TMaxer

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Re: O topico dos GPS
« Responder #17 em: 22 de Junho de 2015, 13:12 »
É facil...


Tens o Tomtom Rider (o 1º)

Depois foi substituído pelo Rider 2

A que se seguiu o Urban Rider (ou Rider pro em alguns mercados), retiraram o SD Card e a memoria passou a ser interna (2GB)

Depois veio a versao 4 que nao sei porque aparece muito pouca informação, mas que foi o primeiro com maiores dimensões maiores 4.3 e ecra de 480 pixeis e nova dock


A versão V (5) é praticamente igual, conseguindo ainda ser comprada nova em muitas lojas


A actual versão é a 400 (ou 40 para o modelo de entrada de gama) tem 4.3 polegas e penso que as diferenças para o modelo V serão poucas aparte do visual da caixa e de se poderem colocar em modo panorâmico ou portrait  _pol_



Para comprar usado aconselho a versao 2 ou 3 que tem o melhor compromisso de preço de venda  _pensador_ vs caracteristicas.

Novo acho excessivamente caro  _thumbdown_ _thumbdown_


Da para comprar usado, obviamente se quiseres garantia terás de comprar cá em Portugal ou numa loja online em que tenhas um bom preco (pixmania, redcoon, etcetc)  _pol_

 
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 22:45 por TMaxer »

Offline Sapiens21

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Re: O topico dos GPS
« Responder #18 em: 22 de Junho de 2015, 13:43 »
Não sabia que no mercado de usados os GPS para motos conseguem reter assim tanto o seu valor... _pensador_

Para automóveis vejo-os usados no OLX, Custo Justo, etc. ao "preço da uva mijona", mas estou a ver que no caso dos GPS's para a moto a conversa já não é bem a mesma.

A quantidade existente de um e de outro, além de p. ex. alguns materiais como sejam a protecção acrescida na estancagem de água (norma IPX7), também acabará por influenciar o preço enquanto usado.  _pol_

Só por curiosidade, no EBAY existem GPS's para moto a menos de €150, novos e por estrear....mas duvido que a qualidade seja a mesma, claro.  ;D

http://www.ebay.com/itm/3-5-Motorcycle-GPS-IPX-67-Waterproof-4GB-Internal-Memory-Bluetooth-WinCE-6-/181537993342

TMaxer

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Re: O topico dos GPS
« Responder #19 em: 22 de Junho de 2015, 15:52 »
Isaac, o problema dos GPS de marcas nao conhecidas é o do upgrade dos mapas... ao fim de 2 ou 3 anos ficas com os mapas desactualizados e sem hipotese de os actualizar pois a marca desses GPS nao te da a hipotese de actualizar mapas.


Relembro que so ha 2 empresas de PNDs que efectivamente possuem "os mapas" e a capacidade de mapear as novas estradas: a Tomtom e a Garmin atraves da das Teleatlas e da Navitec que adquiriram à alguns anos atras.

Todas as outras empresas que vendem PNDs tem de adquirir licencas destes mapas junto dos proprietarios para as poderem utilizar  _pol_


Os GPS de moto sao um pouco mais do que um GPS numca caixa IPX7, tem tambem:


- capacidade de serem operados com luvas
- software feito especifico para motos, como possibilidade de escolher percursos sinuosos
- interface mais integrado com telefone e intercoms bluetooth
- Capacidade de receberem ficheiros de itinerarios e os seguirem.


e para mim é neste ultimo item que marca a grande diferença,  pois imagina que estas de ferias e queres fazer uma viagem por uma percurso mais cênico e sinuoso, não estando interessado em seguir o percurso mais rápido ou mais curto, nesse caso tens a hipótese de sacar o ficheiro da net ou de o construíres usando um programa especifico e de o importares para o PND e de seguires o percurso durante a viagem usando "pontos de passagem intermédios" e tendo a possibilidade de cada instantes poderes mudar esse percurso, avançando ou recuando os pontos de passagem.


Vou-te dar um exemplo pratico, imagina que vais de A para B, neste caso A é Pontresina e B é a margem do lago Lucerne e queres passando por 3 belos passes de montanha: O Maloja, Splugen e o Oberalp:




  _pol_ ou ias navegando um mapa ainda em papel, o que de moto é dificil... ou se o quisesses fazer usando um TT de carro ia-te sair um percurso muito diferente: (num TT normal apenas podes o maximo de 4 pontos de passagem e nao podes importar itinerarios  _thumbdown_)






Offline Sapiens21

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Re: O topico dos GPS
« Responder #20 em: 22 de Junho de 2015, 17:00 »
Os GPS de moto sao um pouco mais do que um GPS numca caixa IPX7, tem tambem:

Claro que sim Miguel e nem eu disse o contrário  _pol_, limitando-me a apresentar no factor estanquidade como sendo uma das causas possíveis para o seu diferencial de preço, não descartando outras diferenças.

Eu tenho um GPS de moto para a Forza (fiz referência ao mesmo no início deste fabuloso tópico) e sei bem onde chega o preço deste tipo de equipamento por comparação a um normal de automóvel. E claro que tem de haver (e há mesmo) diferenças.

As que enumeraste, por exemplo...  _pol_