Se souberes andar de bicicleta também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.força.
Bem vindo.Todas as dúvidas que colocas são pertinentes, mas tal como tu, há por aqui muitos de nós que também começámos de forma semelhante. Um belo dia, fartámo-nos de andar de enlatado nas filas, ou de transportes públicos e constantes anomalias nos mesmos. É o meu caso, comecei sem ter qualquer experiência a andar de mota, só tinha carta de carro.Relativamente à 1ª dúvida, podes fazer pelo menos de duas formas, ou pedes para fazer test-ride aos modelos que poderás equacionar comprar, enches-te de coragem e ouves cuidadosamente todos os conselhos que o vendedor te der sobre como conduzir uma mota. Ou alugas uma scooter e experimentas. O objetivo destas duas soluções que te apresento é primeiramente avaliares se efetivamente te sentes bem a conduzir uma mota.Depois disto, e se decidires avançar com a compra, aconselho-te a experimentares fazer alguns quilómetros primeiro em estradas pouco movimentadas, fazer acelerações, travagens, curvar a baixa velocidade e com um pouco mais de velocidade, etc. Até te sentires de tal forma à vontade que possas enfrentar trânsito mais complicado. Há aqui pelo fórum tópicos que explicam regras básicas de condução defensiva em motociclos, se fosse a ti, dedicava umas horas a ler essa informação pois ajuda bastante (eu fi-lo antes de comprar a minha 1ª scooter).Prioridades que deves ter: aprender a manobrar uma mota e ter noção de regras básicas de condução defensiva em motociclos. Adquirires pelo menos um bom capacete, blusão de mota e luvas de mota.O tempo até ser seguro não é igual para cada um de nós. Quando sentires que já compreendes como se curva, trava, etc. estás pronto para começar a aventurar-te.Espero ter ajudado.
Citação de: Ventos do Norte em Hoje às 16:58Se souberes andar de bicicleta também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.força.
Relativamente à 1ª dúvida, podes fazer pelo menos de duas formas, ou pedes para fazer test-ride aos modelos que poderás equacionar comprar, enches-te de coragem e ouves cuidadosamente todos os conselhos que o vendedor te der sobre como conduzir uma mota. Ou alugas uma scooter e experimentas. O objetivo destas duas soluções que te apresento é primeiramente avaliares se efetivamente te sentes bem a conduzir uma mota.
No meu caso, a única coisa que fiz de que me arrependo foi ter comprado uma scooter 125 nova. Acho que gastei dinheiro desnecessariamente, o preço destes veículos está estupidamente inflacionado. Se soubesse o que sei hoje teria comprado em 2ª mão.Há sempre pessoal a tirar a carta e a fazer upgrade para cilindradas maiores, foi o que acabei por fazer também. Em 2 anos que usei a 125 ela desvalorizou quase 50%, ou seja, comprei por cerca de 3.000 euros nova e vendi usada por 1.600 euros, com pouquíssimos Km e sempre assistida na marca (durante a garantia).Proporcionalmente, a que tenho hoje, comprada usada (claro!), ficou-me bastante mais em conta.Outra coisa que é preciso ter em atenção é a frequência com que é preciso ir à oficina para revisões, afinações, melhoramentos e etc. Se não formos disciplinados aquilo acaba por ser um sorvedouro de dinheiro. Há sempre mais uma mariquice.
Há aqui pelo fórum tópicos que explicam regras básicas de condução defensiva em motociclos, se fosse a ti, dedicava umas horas a ler essa informação pois ajuda bastante (eu fi-lo antes de comprar a minha 1ª scooter).
vi por aí uns tutoriais muito interessantes, perde algum tempo neste forum,
Eu entendo que passado algum tempo tenha a vontade de subir de cilindrada, não duvido nada disso, mas estou numa fase inicial tanto a nível profissional como pessoal e tanto quero uma 125cc, como daqui a mais alguns aninhos quando construir família quero comprar um carro para que pelo menos a futura esposa ande nele, já que eu tenciono ficar pela mota e como tal investir numa de maior cilindrada e até tirar carta não sei se passará pelos meus planos. Vontade tenho muita em sair do stand com a menina, alegre que nem um puto e a tremer que nem varas verdes, mas serei capaz de o fazer? Se o fizer farei a velocidade de bicicleta. Já agora, eu saio do stand já com seguro e todas essas normas que me permitem circular? Claro que sim, vou ler com atenção. Obrigado companheiros
Da minha pouca experiência neste mundo das duas rodas:1º Considera aulas ou alguém que te dê as noções básicas;2º Se podes comprar novo, compra. Se não opta por comprar aconselhado ou com alguém que perceba de motas/maxis;3º Dá preferência a maxis com ABS. Se é veículo para o dia á dia, vais precisar mais do ABS do que julgas;4º Sabe quantos kms irás fazer por dia/mês/ano. Isso reflecte-se na manutenção da mesma e por conseguinte na carteira;5º Se comprares a mota/maxi considera treinar/andar por uns bons dias antes de te "atirares" no dia á dia do trânsito. Ou seja: conhece a maquina e depois avança com ela. Não tenhas medo mas também não te "encolhas". Escolhe bem os percursos que farás, treina-os ao fim-de-semana e assim estrás melhor para o dia á dia.6º Equipamento. Capacete, luvas, blusão, calçado adequado e porque não calças adequadas. Quanto mais te sentires bem equipado menores os riscos de sofreres tanto em caso de queda.7º Não tenhas pressa, escolhe com o coração mas com os pés assentes na terra. Esta é difícil quando se escolhe uma maxi.8º Lê bastante, informa-te bastante. Pergunta por aqui, pergunta pelos stands. Quanto mais souberes naquilo em que te vais meter melhor poderás estar preparado.Boa sorte.
Comprei moto hoje e fiz seguro no meu mediador habitual, 58€ Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk