Aprilia Scarabeo 50/100 - Um estilo que...si rinnova senza perdere stileA
Aprilia é uma marca que tem pouca, mesmo muito pouca expressão em Portugal e consequentemente o CPM não deixa também de ser um espelho disso mesmo, como se constata nos quase inexistentes Diários de Bordo ou até mesmo por se tratar de uma marca que pura e simplesmente não se coloca como hipótese na altura de escolha.
Mas vamos deter-nos um pouco no modelo que vos trago e nesta marca nascida no longínquo ano de 1945 e que tem na sua história modelos de inegável beleza e em que a ligação com a competição quase sempre fizeram parte do seu percurso.
Apesar de arredada presentemente das escolhas da maioria dos scootards, esta marca não deixa de ter no seu catálogo modelos que apaixonam o olhar e o coração, conseguindo o simultâneo destas fortes sensações e assim apelando a um público que as vê como aquilo que também são...peças de arte italiana em 2 rodas.
No entanto, aqui falarei de um modelo modesto em todas as suas vertentes, mas em que não se lhe é capaz de esconder a sua aura italiana, aquele traço que lhe assenta de forma perfeita: a SCARABEO 50/100 (2014).
Logo ao primeiro olhar percebe-se que a sua inspiração colhe influências a que vulgarmente chamamos "retro", mas com um toque de hábil modernidade como só os italianos sabem fazer.
A Scarabeo 50/100 (2014) é....e não existe muito para o contradizer, uma scooter de vertente puramente citadina, com um volume apto (...e perfeito do meu ponto de vista) para serpentear sem receios o trânsito compacto das mais congestionadas ruas e avenidas com que se depare. De corpo delgado, instrumentação reduzida ao essencial e um peso pluma, este modelo é mais do que um mero meio de transporte para fazer a ligação de A a B. Esta Scarabeo transporta também a liberdade, a independência, uma certa forma de determinação...um prazer muito próprio.
Desde 2007 sob a tutela da Piaggio, a Aprilia Sacarabeo 50/100 e como não poderia deixar de ser, faz também uso dos órgãos mecânicos deste grande grupo, o qual compreende um grande número de marcas.
Constata-se na ficha técnica que posto abaixo, que são 3 as vertentes de escolha, com duas unidades de aprox. 50cc e outra de aprox. 100cc.
Não é a velocidade, não é a capacidade dinâmica, não é o estilo vanguardista....a Scarabeo 50/100 procura virtudes mais terrenas que alcança na perfeição e que quase nos questiona: Para quê ser o que não sou, se já me basta ser boa no que sou? Parece um contra senso mas não é.
Este é um modelo que não procura "as luzes dos holofotes", não tem globalmente um design que faça virar cabeças à sua passagem, não alcança uma velocidade que atraia aqueles que a buscam, enfim...não procura ser o que não é, porque já é bastante boa naquilo para o qual foi feita: uma óptima scooter citadina que consegue uma ligação muito forte com o seu proprietário, precisamente por ser como é.