Já fui dar uma volta! que maravilha! que saudades!Mas pronto, voltando à Terra. Medi a carga com a mota desligada e está nos 12,6v mais ou menos. A trabalhar está nos 14,2v aproximadamente. Parecem-me valores normais.Vai ficar ainda de noite a carregar porque o carregador ainda não indicava que tinha a carga completa.A questão agora será: mas o que raio causou isto?Poderia a lâmpada LED estar a "passar corrente" de alguma forma? (lembro que tem um dissipador e uma ventoínha de arrefecimento) eu percebo muito pouco de electricidade...Poderia ser de uma tomada 12v/5v externa (no guiador) que estava ligada directamente à bateria (com fusível)? Não tem nenhuma luz de presença e não estava com nada lá ligado.@TMaxer: como posso fazer essa verificação? que pontos devo verificar e de que modo?
Se tiveres Um carregador com modo de regeneração (dessulfatação), da uma carga destas, pode ser que te safes
Se calhar nenhuma dessas, quantos anos tem a bateria?Quanto ao led, o dissipador não está ligado a corrente nenhuma só a ventoinha é que tem corrente e só trabalha quando a luz acende
Q7.What is the battery life for a model equipped with H.I.S.S.?A.Since the system uses a contact communications method similar to IC cards, its operation has no effect on battery life. However, the engine cannot be started if the vehicle's battery is completely discharged.
A bateria também pode ter algum defeito de fabrico, digo eu...
Pois com 2 meses é muito muito estranho.Potência dos leds?Quantos km /dia /semana com a mota ?Será o suficiente para manter a carga?Com a 125 que faz aí 15km/dia já me aconteceu de a bateria ir abaixo ao fim de uma semana que esteve parada...
De qualquer modo testar as lâmpadas led com um amperímetro para ver se esta a consumir não me parece má ideia antes de voltar a montar. Pode estar em contacto algo mais com a massa e fazer passar corrente portanto testar também na entrada da bateria seria o tira teimas.
Como eu sou realmente nabo nisso, mas tenho um bom multímetro, qual a maneira exacta para o fazer?Obrigado.
Se não acontecer nada, vou tentar colocar o LED novamente. Se acontecer...era da bateria.
Queria, no entanto, deixar aqui o meu sincero agradecimento a todos os companheiros do CPM que me ajudaram. Fiz o post no Sábado ainda muito desesperado, sem saber o que podia ser ou o que podia fazer e, uns minutos depois, já tinha aqui dicas e soluções importantíssimas para a situação. Sentia-me completamente "só e abandonado" sem poder fazer muito (era um Sábado) e, rapidamente, com as dicas dos companheiros já me sentia acompanhado e no caminho certo.
Só um reparo companheiro Pianoman aqui deste lado está o piedade e não a piedade