Autor Tópico: [GTS 300] Parafusos e Parafusinhos...  (Lida 7975 vezes)

pemical76

  • Visitante
[GTS 300] Parafusos e Parafusinhos...
« em: 12 de Agosto de 2010, 00:45 »
Boas...
este tópico é apenas um pequeno alerta para o que tenho vindo a constatar na minha GTS 300:

 - Adquiri a mesma com 3 meses e 1350 km e tenho dado por aí umas voltitas...até que reparei, enquanto conduzia, num parafuso voador, um dia destes... Ou seja, um pequeno parafuso, daqueles que acompanham quase toda a moto de uma ponta a outra (fixam as carenagens e não só), saltou literalmente "borda fora" em andamento. É um dos que se encontram junto ao pára-brisa e que são apertados de fora para dentro. Bom...não faz grande mossa, até porque os plasticos continuam bem juntos...mas chateia!

Nessa mesma tarde dei uma volta completa pela moto e encontrei mais 1 em falta, este imediatamente por baixo do pequeno compartimento para guardar objectos, do lado dto do guiador, e que tambem fixa a carenagem. Encontrei também váris a querer sair...mal apertados.

Não é grave, mas fica este pequeno alerta...é que há parafusos e parafusinhos que se saltarem são capazes de fazer estrago...o que não é o caso destes 2.

Toca a verificar sff... _fcp_
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:27 por paufer »

pemical76

  • Visitante
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #1 em: 12 de Agosto de 2010, 00:58 »
 _martelada_
Mais nada...ainda não tive foi tempo de lá ir, mas já sabem do assunto por telefone... _martelada_

Já agora, falas na eu-R e eu falo numa tal de ZNEN 125! Tenho um vizinho que comprou uma em Janeiro ( no Jumbo!!!)...bem aquilo só visto...mau, mas mau...e tanta vez que já deixou o rapaz apeado...enfim, só neste país se permite vender motos como se fossem sapatos!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #2 em: 12 de Agosto de 2010, 08:37 »
Essas do Jumbo nem a alpergatas se equivalem quanto mais a sapatos...


Mas voltando ao que interessa, não és o primeiro a falar aqui no CPM em parafusos que saltam pois temos casos relatados de parafusos da cobertura de escape, da carenagem e de outras peças que se evadem... na minha opinião, na maior parte das vezes, não se trata de má montagem ou má qualidade do material, mas sim uma consequência da trepidação, buracos, etc.. que apanhamos todos os dias.
Quando tinha a minha SYM eu tinha por hábito quase semanalmente, depois de verificar a pressão dos pneus, fazer um ligeiro aperto de todos os parafusos que estivessem acessíveis... e quase sempre os da cobertura de escape estavam com uma folguita semanal, pelo que te recomendo que verifiques esses também.
Não perdi esse hábito agora com a T400...
 _convivio_


Dogdivine

  • Visitante
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #3 em: 12 de Agosto de 2010, 09:15 »
não sei qual a causa, mas a minha sym tem 3.500 km e nada de falta de parafusos  _pol_
pode ser consequencia das estradas em que andas, ou então mau aperto dos mesmos...

nada com andares em cima da situação, o facto de ires á oficina fazer barulho  _Rolley_ acho que não te resolvem nada,
mas.... pelo manos fica o aviso para o proximo

ZeLuz

  • Visitante
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #4 em: 12 de Agosto de 2010, 10:42 »
Pensei que isso fosse exclusivo daquea marca chinesa... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Essa usa parafusos? Pensei que fosse tudo agrafado...  _pensador_


O problema é a colocação de parafusos sem cola, mal que parece muitas oficinas teimam em esquecer.
Neste tipo de veículos, devido à vibração que estão sujeitos, é imprescindível que usem cola.

Se até nos parafusos das bicicletas se mete cola...   _policia_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #5 em: 12 de Agosto de 2010, 11:19 »
Viva!

Estás a falar destes parafusos?



Consulta o meu relato de como desapareceram  _Rolley_

Após uma visita à oficina reparou-se que os encaixes interiores estavam partidos, ou seja, o plástico em forma de triângulo, frontal, preto com o símbolo da Sym, é apertado por esses parafusos.


Não reparei que tivesse solto o referido plástico mas, com certeza, vai ser alvo de substituição.  _pol_

Os construtores têm de repensar a forma de aperto dos parafusos senão na faço outra vida que não é apertar parafusos...  _Zang_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZeLuz

  • Visitante
Re: Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #6 em: 12 de Agosto de 2010, 11:27 »
Outro problema que existe é a utilização de parafusos a apertar em plásticos. Além de não permitirem um aperto suficientemente forte, têm tendência a partir os apoios por deterioração do plástico ou excesso de aperto.

Isso pode acontecer em scooters mas também acontece em enlatados. A mim já me aconteceu num Opel e num Ford (nenhuma delas chinesa...  _martelada_ ).

pemical76

  • Visitante
Re: [GTS 300] Parafusos e Parafusinhos...
« Responder #7 em: 12 de Agosto de 2010, 17:55 »
Viva CCM! (e a todos)

Obrigado pelas fotos, estou a falar, não desses que te faltam mas dos imediatamente acima, cuja entrada se vê na foto. Ficam mesmo por trás dos retrovisores e são lixados de aparafusar pois entram de fora para dentro e...existe o parabrisas... _martelada_

De qualquer forma já percebi que não sou caso isolado. Assim que puder ponho aqui 2 fotos dos locais.

Deixem-me ainda dizer que já tive mta mota e qto a maxiscooters isto nunca me tinha acontecido, e estou a falar de 1 Burgman 400 de 99, 2 Burgman 200 (07 e 09), 1 Piaggio X9 250 de 03 e uma TMax de 02... _palmas_

Só posso dizer que isto não abona nada a favor da Sym...vamos ver o que me reserva o futuro...
 
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:28 por paufer »