Autor Tópico: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.  (Lida 10124 vezes)

Marco46

  • Visitante
Boas companheiros,

Apesar da trapalhada dos admins que tambem não me souberam responder o porquê,  _pensador_
cá estou eu de novo a recriar este topico comparativo entre estas duas maquinas sublimes que vão guerrear entre elas, e originar muita dor de cabeça a futuros pretendentes neste segmento cada vez mais competitivo.

Para as verem ampliadas basta clicar nas fotos, embora algumas nao maximizem. Algumas fotos da K sao da 300, mas para quem nao sabe sao rigorosamente iguais. Só o pulmao delas é que muda.
Decidi apenas colocar estes dois modelos, pois de Xmax ja nao consigo sequer ouvir falar, e todos ja conhecemos o modelo em si, e a Aprilia não é para todos, pois vendem-se pouquissimas neste País!

Apreciem e digam de vossa justiça. _palmas_


KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125





HONDA FORZA 125






KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125



HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125




HONDA FORZA 125



KYMCO K-XCT 125





Para começar, na minha opiniao acho que ambas nasceram muito bem, são Maxi-scooters Premium, pois apresentam muito bons argumentos entre elas, sao ambas muito bonitas, mas as diferenças imperam e nao sao assim tao poucas quanto aparentam. Ora vejamos......

Na K, sobressai muito mais o design aerodinâmico extremamente agressivo de todo o conjunto, sobressaindo o lado mais desportivo, onde a frente em bico de aguia com as opticas rasgadas lhe conferem uma aparencia unica e de muito bom gosto. então no azul que é apresentada, é de cortar a respiração. nota muito positiva  _pol_

Já a Honda com aquelas opticas rasgadas dá-lhe um ar muito alienigena e que a fazem diferente de tudo o resto. Muito bem pensado de facto, e que nos deixa babados, mas que depois borra a pintura com as opticas secundarias e que a deixam com um ar parvo\enfadonho. No meu entender deixavam apenas estar as opticas de topo. nota menos positiva  :-?

A K é muito tecnica, com pormenores deliciosos e de grande inspiraçao que visam nao só a beleza de toda a scooter, mas tambem a sua aerodinamica. Até o escape consegue ter alguma apresentação e encaixa bem naquele conjunto compacto.

A Honda apesar de evoluida e nota-se bem que trabalharam e se esforçaram para apresentarem um produto hi-Tech, tem um toque mais suave nas suas linhas, e na lateral\traseira nota-se essa simplicidade. De lado nota-se a parte frontal\lateral muito vertical e o vidro de protecção tira-lhe um pouco aquele lado Sport, ao contrario da sua rival.

Contudo, a Forza é um conjunto bem pensado e muito bem desenhado, muito agradavel no seu todo e que nos vai fazer virar a cabeça quando passarem por nós, mas......observando-as bem e de todos os angulos (dai as fotos similares entre elas), falta-lhe ali aquela agressividade que sobressai à primeira vista na K.
Dá a sensação que é uma Scooter mais calma e menos nervosa, mais convidativa a passeios longos sem stress, mas isso logo veremos na estrada.  >:D

Quanto à traseira de ambos os modelos aqui comparados, sao muito equiparaveis, pois nem uma nem outra se distanciam no seu design, já de si muito bem conseguido, com ambas a apresentarem opticas com LEDs em toda a sua largura e de perfil rasgado, o que lhes da um toque muito moderno e agressivo (algo que falta à frente da Forza).

Na parte das suspensoes\escape\roda, nota-se que a K é muito mais requintada, mais rigorosa, mais cheia, dando um ar mais vitaminado, mais possante, ao contrario da Honda que se nota um desenho mais simplista mas muito eficaz e de facil acesso para qualquer tipo de operaçao rapida. Ate o escape parece de uma PCX.  _thumbdown_

No fundo a Forza por ser novidade dá a sensação de nos parecer um produto diferente, mas que comparando com a mais evoluida das 125, não é assim tao diferente.
Ambas apresentam versoes com sistemas de segurança como o ABS, ESP, LEDS frontais e traseiros, entre outros apetrechos como protecção do canhao de ignição (K-Xct).

Nao conheço ainda a Forza, mas os modelos niponicos nunca desiludem na sua construção, e apresentam sempre um rigor e padroes elevados nos seus produtos.
Penso que apesar da K estar irrepreensivel, notei um ou outro pormenor que poderia estar melhor, mas nao é isso que lhe tira o merito, pois a conduzir sente-se esse rigor de construção, uma vez que está isenta de ruidos parasitas. Tem tambem compartimentos q.b para guardar muita bugiganga.

Um excelente ponto a favor da Forza é que ao contrario da K, esta dá para esticar as pernas, algo que aprecio muito numa scooter, e aqui a K perde, talvez por ser mais compacta, tenham descurado esse pormenor. Ponto negativo  _thumbdown_

A meu ver a forza tambem bate a K no que toca ao desenho do tablier, pois é muito mais bem elaborado, com muita informação e que dá a sensação de ser de um modelo de topo e de  cilindrada maior. As cores escolhidas tambem beneficiam todo o seu brilhante aspecto. Nota maxima para a Forza.
A K é mais simplista, menos vistosa, mas com toda a informaçao legivel. Aqui poderiam ter sido mais criativos.  _thumbdown_
 
Ambas estao no limite permitido por Lei em Potencia, embora a K (e aqui por experiencia de condução), seja muito reactiva e nervosa a responder quando solicitada.

Se fosse um potencial cliente, nao tinha duvidas que a K seria a minha escolha, (entre estes duas), porque gosto bem mais de toda a sua aparencia, porque nao tenho duvidas que para a minha condução era a ideal e, sobretudo porque custa certamente 1000€ a menos que o modelo Japones, o que nesta categoria se torna surreal a disparidade de preços para modelos tao equivalentes.  _thumbdown_


esta é a minha avaliação


Design Kymco - 5
Design Honda - 4

Frente Kymco - 5
Frente Honda - 4

Traseira Kymco - 5
Traseira Honda - 5

Tablier Kymco - 3
Tablier Honda - 5

Preço Kymco - 5
Preço Honda - 3

Como nao conheço a Honda nao poderei avaliar mais items que gostaria, por isso para já ficam estes.


Digam de vossa justiça, mas sejam imparciais!  _pol_


saudações

 _convivio_
 























« Última modificação: 26 de Março de 2015, 11:27 por Marco46 »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #1 em: 26 de Março de 2015, 15:43 »
Bom trabalho de casa. Também gosto muito da K. Principalmente da frente mais desportiva. E ainda tem a vantagem de ter a opção 300 cc.
É pena é não haver mais por cá.
Comprava mais depressa essa 300 do que algumas da concorrencia. É muito gira.

A Forza? Deixa-a sair e depois logo vemos o que é que a casa gasta. Vamos ver se surpreende.  _pol_

vicente

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #2 em: 26 de Março de 2015, 16:01 »
Boas , então aqui deixo a minha avaliação,

Design Kymco - 5
Design Honda - 4

Frente Kymco - 5   -   ( dúvida )
Frente Honda - 4   -   ( dúvida )
 

Traseira Kymco - 5
Traseira Honda - 4

Jante Kymco - 4
Jante Honda - 5



Tablier Kymco - 1
Tablier Honda - 5

Preço Kymco - ?
Preço Honda - 3

Espaço Kymco - 2
Espaço Honda - 5

Proteção Kymco - 3
Proteção Honda - 5

Espelhos Kymco - 2
Espelhos Honda - 5

Revisões Kymco - 3
Revisões Honda - 5

Tb. para uma avaliação mais precisa só junto das duas !!!

A partir desta avaliação façam a scooter perfeita !!!!



 _convivio_
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 18:28 por Clemente Vicente »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #3 em: 26 de Março de 2015, 16:36 »
Olá Marco,

Avaliar os modelos através do design e unicamente isso (é pelo menos esse o objecto deste tópico) tem de ser analisado com algum distanciamento, pois aquilo que para um é beleza, para outro não o é e os gostos são demasiado variados para uma avalização ser coerente entre todos.

A comparação ilustrativa tem o valor que tem e se queres que te diga e com sinceridade...considero a Forza bastante mais elegante e consensual.

Utilizando imagens por ti mesmo colocadas (para não parecer tendencioso), digo-te com sinceridade que de perfil a K-XCT parece ter sido squeezed num formato bem mais compacto e menos...elegante.





De resto, a linguagem do design geral de ambos os modelos prossegue a influência de cada uma das marcas e dizer qual é mais bonita aqui ou ali, é algo complicado e difícil de quantificar ou qualificar. Para mim são ambas bonitas, mas existirão diferenças underneath, essas sim bem quantificáveis e qualificáveis e que, na minha opinião, justificarão o diferencial de preço que se verificar.

Obrigado pelo tópico Marco...e deixo a pergunta...para quando a troca da Majesty (sem "S") pela K-XCT?  ;)

Ahhh...antes que me esqueça, por mais que aprecie bastante o design geral da K-XCT, que já a elogiei por diversas vezes neste fórum, nomeadamente no tópico criado para a mesma, nunca compraria um modelo em que os joelhos ficam acima!!! da anca....atribuindo eu como causa para as fracas vendas deste modelo, precisamente esta situação. A K-XCT é bastante bonita e isso não está em causa, mas a ergonomia deixou o "trabalho de casa"...em casa.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #4 em: 26 de Março de 2015, 16:39 »
Apesar da trapalhada dos admins que tambem não me souberam responder o porquê,  _pensador_
....

Mas eu recebi uma PM da Amin.  _pensador_
Já não tenho a PM (tinha a caixa com muitas mensagens e tive de apagar algumas) e não sei se o teu nome de facto constava Marco, mas eu e outros companheiros recebemos uma explicação de ter sido unicamente um lapso. Foi sem intenção aquilo que sucedeu, companheiro.  _convivio_

Admin14

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #5 em: 26 de Março de 2015, 17:04 »
Boas companheiros,
Apesar da trapalhada dos admins que tambem não me souberam responder o porquê,  _pensador_

Marco, vou utilizar neste mesmo tópico, dado que é aqui que fui "chamado" o direito à resposta/esclarecimento.

Uma vez que publicamente referes um problema criado por um admin que no caso em questão fui eu, em jeito de "defesa" da tua "acusação", publicamente assumo o meu erro, como qualquer comum mortal erra, infelizmente à erros reparáveis a 100% outros não se consegue tal eficácia.
Neste caso numa operação de unir os dois tópicos que tinhas criado para o assunto cometi algum erro em que não consegui recuperar toda a informação que já existia, principalmente posts de outros companheiros que já haviam publicado, tendo conseguido apenas a recuperação do post inicial sobre o assunto.

Não te soube explicar o porquê do erro, é efectivamente realidade, mas todos os envolvidos no tópico e afectados pelo meu erro foram notificados por PM da situação.

Perdoem-me todos os membros, pricipalmente o autor do tópico, este off-topic.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1183
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: DL 1000 V-STROM
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #6 em: 26 de Março de 2015, 17:25 »
Marco, vou utilizar neste mesmo tópico, dado que é aqui que fui "chamado" o direito à resposta/esclarecimento.

Uma vez que publicamente referes um problema criado por um admin que no caso em questão fui eu, em jeito de "defesa" da tua "acusação", publicamente assumo o meu erro, como qualquer comum mortal erra, infelizmente à erros reparáveis a 100% outros não se consegue tal eficácia.
Neste caso numa operação de unir os dois tópicos que tinhas criado para o assunto cometi algum erro em que não consegui recuperar toda a informação que já existia, principalmente posts de outros companheiros que já haviam publicado, tendo conseguido apenas a recuperação do post inicial sobre o assunto.

Não te soube explicar o porquê do erro, é efectivamente realidade, mas todos os envolvidos no tópico e afectados pelo meu erro foram notificados por PM da situação.

Perdoem-me todos os membros, pricipalmente o autor do tópico, este off-topic.

Conforme respondi à PM do Admin14  e sendo um dos envolvidos, não há muito mais a comentar... a não ser sem stress. _careta_
O Marco46 recebeu a PM?

O tópico está felizmente reaberto.


Respondendo ao Marco46 a quem manifesto  _palmas_ _palmas_ por este tópico, estamos perante 2 modelos que irão certamente dar que falar.

Tudo bem  que são fotos publicitárias nas quais o design é destacado, pelo que uma análise mais completa terá de ser feita in loco.

Noto algumas semelhanças no design sobretudo em certos ângulos - a traseira é de uma semelhança!. Sem dúvida que são muito bonitas.

A disparidade de 1000€ favorável à Kymco é muita fruta!! É dinheiro que dá para muita coisa.

Não querendo ser tendencioso, mas a K-XCT tem a minha preferência.



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


tparracho

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #7 em: 26 de Março de 2015, 17:44 »
Eu pessoalmente, gosto mais do design da K-xct, mas ambas são excelentes produtos sem dúvida.

Concordo que o painel de instrumentos da Forza é mais bem conseguido que o da K-xct. Também valorizo mais o espaço de arrumação da Forza e o vidro alto.

A questão das pernas, para mim que tive uma downtown durante 2 anos, nunca foi problema, mas gostos são gostos e cada um sabe do seu.


rpneves

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #8 em: 26 de Março de 2015, 18:55 »
É dificil darmos a nossa opinião apenas por fotos (no caso da Forza), pois nada como ver in loco.

Eu como antigo proprietário da uma Kymco Downtown  _pol_, quando vi a K-XCT(ainda no motoshow lsiboa 2013)fiquei desiludido  _thumbdown_é muito pequena em comparação a Downtown, parece um meio termo entre a Downtown e a PCX (duas maxis que tive) e não trocaria a minha Downtown pela K-XCT. Quando vi primeiramente nas fotos não imaginava que era tão pequena.

 Tenho 1.80cm e de certeza sou maior que rapaz que esta a conduzir na foto em que o Sapiens identificou, e para mim seria um enorme incomodo conduzir assim com as pernas acima da anca, mas para quem for mais baixo poderá não ter este inconveniente. É uma pena pois esteticamente gosto muito.

A Forza pelas fotos parace ser mais encorpada, mas não deve ser como a Downtown.

São duas belas maxis, mas com preços bastantes diferentes, se fosse para comprar uma das duas, compraria a NOVA DOWNTOWN >:D >:D _careta_ _careta_, está LINDA!!!

Abraços

« Última modificação: 26 de Março de 2015, 18:56 por rpneves »

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 80
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #9 em: 26 de Março de 2015, 22:24 »
A Forza dá 5 a 0 (zero) à K-XCT, excepto no preço..... _vinho_
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sacavém / Expo
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #10 em: 26 de Março de 2015, 23:01 »
Muito parecidas à primeira vista. Bons modelos

Ficava com as letras HONDA na frente e com o tablier e metia-as na K-XCT

ficava perfeita para mim

como nao comprava nenhuma refiro-me apenas ao gosto pelo que vejo esteticamente. para mim a K-XCT  dá 10 a 0 à Forza
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 23:05 por Guerreiro »
Guerreiro

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #11 em: 26 de Março de 2015, 23:22 »
Concordo com a maioria dos companheiros, a k-xct muito bem conseguida esteticamente, com o contra do painel de instrumentos inferior em relação à forza e com uma posição de condução muito baixa. Para mim, com 1,81 m iria tornar-se incómoda. O facto de não permitir esticar as pernas para mim é indiferente, nunca conduzo de pernas esticadas. A forza terá a vantagem de ser uma scooter pensada durante bastante tempo e ter concorrentes no mercado há bastante tempo, pelo que poderá trazer vantagens que as outras não têm. Poderá porque às vezes parece que os engenheiros que as concebem têm nós no cérebro e arranjam umas soluções pouco consensuais. Pode ser que a próxima geração da k-xct já seja em tamanho XL, julgo que venderia muito mais, porque esteticamente é superior a todas as outras, forza incluída.

Marco46

  • Visitante
Re: Comparação ilustrativa entre Forza - K-XCT e breve analise.
« Responder #12 em: 26 de Março de 2015, 23:58 »
Marco, vou utilizar neste mesmo tópico, dado que é aqui que fui "chamado" o direito à resposta/esclarecimento.

Uma vez que publicamente referes um problema criado por um admin que no caso em questão fui eu, em jeito de "defesa" da tua "acusação",


Admin14,

Parece que houve um mal entendido. Nao foi acusação nenhuma, só me deram foi trabalho em duplicado pá  _lol_ _lol_

fiquei so naquela. modere a sua linguagem refazer tudo de novo! é que dá trabalho escrever tudo de novo. Mas tranquilo sem stresses nenhuns  _convivio_ _convivio_


Sapiens,

Nao troco a minha Majesty por outra 125, porque como sabes a minha esta minada, o prazer é unico, a adoro-a naquele azul. Alem do mais comprei outra montada YAMAHA FZ6 N, e de momento estou muito bem servido. A trocar seria sempre pela Maxi de 800cc, mas ai ja nao fazia sentido ter dois motoes. :D

Quanto à questao das pernas a mim faz-me ou nao comprar X modelo, porque gosto sinceramente de conduzir com elas esticadas, e é aqui que a K perde muito o que é pena. Eu ja a conduzi e sinceramente fez-me confusao, mas depois tens tudo o resto que te faz esquecer esse mal menor.
Ela por ser mais compacta parece que fica tudo a envolver-te o que eu aprecio muito, pois nao gosto de motos\scooters grandes, e acho que é esse o seu grande trunfo. Entao a 300  _Rolley_

Mas é bom ver que existem gostos bem diversificados entre nós, por isso é que criei este topico, para ver as vossas avaliações, gostos.  _palmas_ _palmas_

Caro WIME, para quem tem uma Sym GTS, dizer que a forza da 5-0 a K, é no minimo dubia essa avaliação  _Rolley_

Ja o Guerreiro pensou o mesmo que eu. tirava umas coisas da forza e punha na K e estava feito. quanto ao design penso da mesma maneira, embora goste da Forza.

Continuem, pois mais duas semanas e estamos todos a avalia-la na FIL, seja para o bem ou para o mal!


saudações

 _convivio_