Este teste foi curto e nem máquina fotográfica levei, as imagens foram todas com o telefone, pelo que brevemente farei um teste mais detalhado.
Em relação á Kymco, é uma marca coreana que conheci meses após ter comprado a minha primeira Scooter, ou melhor, já as tinha visto, mas o nome nada me dizia.
De facto é uma marca já com história, nascida em Taiwan em 1963, tem agora uma gama de motociclos e carrinhos de golf .
Pelo que percebi não se arrisca para grandes cilindradas, sendo que aparentemente a My Road de 700cc a mais encorpada das Sccoter e motas em geral.
My Road
Ganhou algum prestigio pela escolha da BMW como parceira para as suas scooters o que lhe dá de certa maneira alguma certificação.
Havendo a oportunidade de um pequeno teste, proporcionado pela Lismotor lá aproveitei uma hora pelas ruas de Lisboa até Monsanto , deu para experimentar o motor e o comportamento entre enlatados...
Fui com a minha Xmax 400 até ao stand, onde passei de imediato para a Xting, portanto tinha uma boa referência para qualquer comparação.
Primeiro contacto:
A X-citing tem linhas desportivas atraentes, mas perdendo claramente com a beleza da Yamaha, mas isto são gostos
e estes não de discutem.
Sentar-me em cima da X-citing foi agradável porque efectivamente é muito confortável , bom apoio lombar e espaço para as pernas esticadas, os manometros não são os meu favoritos e o velocimetro digital não foi um espanto,
requer habituação e achei demasiado pequeno . Diga-se em abono que todo o painel é compacto, talvez demais.
O Motor: Mal se liga a ignição , percebemos a suavidade deste motor, sem vibrações , tem uma rotação suave e mas possante, debita uns belos 36,1 CV ás 7.500 rpm e que se notam pela resposta ao acelerador.
Como fiz um circuito curto e maioritariamente em cidade não pude esticar muito, mas o que experimentei foi muito bom
com subidas de regime rápidas e travagens a condizer.
Conforto: Comparando á Xmax 400, a Xciting é muito mais confortável, diria que quase uma poltrona
, permite uma posição interessante e de certo grandes viagens confortáveis e rápidas. A suspensão é macia, mas reage talvez em demasia aos socalcos da estrada, mas em geral gostei .
Condução: Esta X-citing estava equipada com um grande paravento da GIVI pelo que a experiência entre carros foi-me estranha pela distorção causada nos cantos do vidro e que não achei piada alguma
mas considerando que não é o vidro original, vamos esquecer este detalhe, até porque redescobri o meu capacete
é que com este vidro alto, tornou-se completamente isento de ruídos
portanto vou ter de resolver isto na minha Xmax
No geral desvencilhei -me bem entre carros , a mota é ágil e o motor ajuda bastante, achei talvez a scooter mais larga do que eu estou habituado, mas descansei na traseira do escape já que esta o tem mais recolhido do que a Xmax
O guiador é elevado e com boa maneabilidade , manetes de qualidade , com ajuste á mão do condutor, tem detalhes ausentes na Yamaha como corte de corrente, e a comutação de luzes que nos obrigam a estar atentos a ligar os médios
.
Nas curvas de Monsanto, foi excelente, curva bem, e permite uma condução desportiva , o motor para uma 400 é brilhante, e silencioso para quem gostar de máquinas silenciosas , A travagem da X-citing 400 é fabulosa, muito boa mesmo , discos ventilados , neste caso sem ABS , mas eficazes . Não gostei do ruído do roçar das mandíbulas das pastilhas depois de cada travagem
, mas pelo que li é uma característica, mas confesso que sentir aquele roças após cada travagem não é interessante
O Baú tem espaço para um capacete e mais algumas coisas, sem ser pequeno não é um must , mas aceitável , infelizmente foi este o meu factor de não compra na altura
Por agora este foi o Test Drive , uma agradável surpresa esta X-citing 400.
Para quem quiser ponderar a compra de uma scooter de cilindrada média, sem dúvida uma opção a considerar.
TEST DRIVE mais completo para breve
motor
travagem
conforto
agilidade
acesso fácil á bateria
ajustes de manetes
som alto dos piscas
roçar das pastilhas do travão após cada travagem
painel e velocímetro pouco perceptíveis
Baú, espaço para capacete e pouco mais
falta de notoriedade da marca