Numa longa descida acidentada e com bastante peso e sempre a travar é castigar os travões, já vi discos de travão automóveis queimados por isso
Agora não me lembro de mais companheiros que façam tantos km anuais com as suas 125cc.
Inicialmente respondi que basta manter uma ligeira aceleração para que o motor não entre em modo livre e não trave por ele....
.... face á minha fraca experiência...
....ao descer a dita teve que parar varias vezes porque os travões aqueceram.
Já agora esclareço o companheiro mpaneves que o óleo dos travões não se muda como o do motor, só ao fim de muitos anos...
Não que eu tenha grande experiencia. Ando em 2 rodas hà 3 anos, depois de um intervalo de 25 ...Mas descidas ingremes com scooter e sempre que não é possivel usar o motor é não deixar acelerar travando com um travão de cada vez.Assim alternando permite ao outro travão arrefecer. O que eu faço é nas retas travo com o da frente, nas curvas com o de tras. Desde que a velocidade seja baixa não hà perigo.Pelo menos até agora não fui ao chão