Autor Tópico: Pinturas  (Lida 25698 vezes)

TMaxer

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Re: Pinturas
« Responder #25 em: 10 de Setembro de 2015, 22:14 »
Nao consigo visualizar as fotos  _thumbdown_


Pedro, uma pergunta: onde pintas???... calculo que não tenhas uma estufa

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #26 em: 10 de Setembro de 2015, 22:30 »
Prezado TMaxer: talvez já seja possível ver as fotos, por favor confirma.

Não, não tenho estufa nem controlo de poeiras, mas não é estritamente necessário. Passo aqueles panos com cola (tack-rag) e desengordurante industrial. O mais importante é a cura do verniz (tenho um forno velho) e depois a lixagem e polimento.

Se não quiseres fazer o tal wet-sanding, então aí é mesmo necessário controlo de poeiras e mesmo assim...

Já agora: muitos pintores odeiam lixar e polir.

Vou experimentar agora um verniz de spot porque talvez resulte melhor. Logo que aplique ponho aqui.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 22:32 por pedroareias »

TMaxer

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Re: Pinturas
« Responder #27 em: 10 de Setembro de 2015, 23:11 »
Os resultados parecem-me bons  _pol_  _pol_ _palmas_ _palmas_

interceptor

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Re: Pinturas
« Responder #28 em: 10 de Setembro de 2015, 23:36 »
A mim parece-me óptimo, um acabamento sem casca de laranja que é raro de se ver, parabéns.

Offline Sapiens21

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Re: Pinturas
« Responder #29 em: 11 de Setembro de 2015, 01:20 »
Eu diria com muita facilidade e com base no perfeito amadorismo dos meus olhos quanto a esta matéria, que caso fosse confrontado com duas peças lado a lado (uma pelo Pedroareias e outra por profissional), dificilmente saberia destrinçá-las na perfeição da pintura realizada.  _convivio_

Großartige Arbeit   _pol_

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #30 em: 18 de Setembro de 2015, 15:51 »
Infelizmente esteve a chover no início desta semana. Experimentei ontem finalmente o que é considerado o melhor verniz da actualidade por muitos especialistas. E não, não é o Spies-Hecker, apesar de também gostar do 8007 (estou a guardá-lo para quando tiver catalizador da Spies outra vez). É o Besa Rocket.

Estava habituado a um verniz de terceira-linha (o Beta UHS) e tinha-me esquecido da dificuldade de aplicação de material 5*****.

Resultado:  fiz disparate e tive um pingo enorme que secou e ficou tipo rocha! Estive a tentar removê-lo mas cheguei ao plástico. Resultado: uma cratera.

Os vernizes topo-de-gama HS e UHS (altos sólidos) são tipo "sopa" para aplicar. Em tempos houve um pintor que me insultou porque eu pedi um MS (medium-solids) e disse-me que eu tinha "falta-de-unhas" e os MS não prestavam.

Ontem lixei outra vez com 320 (!), 400 e 600, pintei a cratera (que enchi...) e hoje tentei novamente. Estive quase a estragar, mas dei 2 e está a secar.

Resultado antes da cura? 0 % de casca de laranja. 0! Logo que seque ponho aqui uma fotografia da peça.

Amigos: francamente recomendo o uso do Besa Rocket. Podem comprá-lo aqui: http://www.stardustcolors.pt/verniz-auto-alta-qualidade-bsrefinish/1089-verniz-ultra-high-solid-wet-speed-para-moto-kit-2l.html ou então (10-15% mais caro) na Polifer em Torres-Vedras.

Parece-me melhor do que qualquer coisa da Spies.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2015, 15:56 por pedroareias »

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Re: Pinturas
« Responder #31 em: 18 de Setembro de 2015, 17:51 »
Ficamos então à espera da foto da peça pintada.  _pol_ _pol_

É pena esse pingo ter escapado ao olhar e ter acabado por secar...mas o trabalho é assim mesmo, qualquer bom profissional passa pelo mesmo, ou seja, não sai sempre bem. Daqui por um tempo estás um PRO na matéria, Pedro....e não me parece que leve muito tempo.  _convivio_

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #32 em: 29 de Março de 2016, 22:04 »
Só um "detalhe": cheguei à conclusão de que é mesmo necessário lixar e polir sempre o verniz nas motos. Os pintores auto riem-se, mas os acabamentos não têm nada a ver.

Entretanto tenho outra pistola mesmo só para verniz: nunca sai com casca de laranja e posso começar com a lixa 1500. Mas continua a ser necessário lixar e polir para ficar com o efeito pretendido.

Três Links elucidativos:

http://www.hotrod.com/how-to/paint-body/1407-the-perfect-black-paint-job/
https://www.youtube.com/watch?v=lhGcKfizQLU
http://www.superchevy.com/how-to/car-care/0403ch-color-sanding-buffing-tech/

TMaxer

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Re: Pinturas
« Responder #33 em: 29 de Março de 2016, 22:25 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


E sempre uma alegria ver que um companheiro cá do forum domina esta "arte"...


Eu ja me entusiamei... ja me desiludi quando ouvi algumas historias de outros auto-didatas que correram mal  _pol_


Qualquer dia o Pedro organizava era um workshop  _pol_ _pol_ _pol_

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Re: Pinturas
« Responder #34 em: 29 de Março de 2016, 22:50 »
Por favor trata-me por tu, eu faço o mesmo.

Algumas experiências correram mal? Decapa-se e começa-se de novo. Estive para desistir várias vezes. Cheguei a pensar que tinha destruido as carenagens laterais e fui à Motodiana comprar outras. Agora tenho 2 pares e estão pintadas.

Ainda estou a aprender, mas descobri as "flow coats", "tack coats", etc, que são técnicas para evitar problemas no verniz que pode ser preocupante. Os infravermelhos são essenciais. E as lixas, e as massas, etc...

Logo que possa (agora estou com séria falta de tempo) ponho mais fotos para vossa inspecção crítica.

O Workshop é para daqui a 10 anos, se ainda cá estiver.

_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


E sempre uma alegria ver que um companheiro cá do forum domina esta "arte"...


Eu ja me entusiamei... ja me desiludi quando ouvi algumas historias de outros auto-didatas que correram mal  _pol_


Qualquer dia o Pedro organizava era um workshop  _pol_ _pol_ _pol_
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 22:50 por pedroareias »

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Re: Pinturas
« Responder #35 em: 29 de Março de 2016, 23:12 »
Por vezes o Pedro troca umas MP's comigo sobre este assunto e aqui há tempos chegou inclusivamente a enviar-me umas fotos para eu ver o resultado...e eu digo com toda a sinceridade:  Ficou espectacular aquilo que fez.

E estamos a falar de 2 ou 3 peças simples, pois sei que o conseguiria fazer com igual rigor e qualidade em peças com curvatura ou ângulos mais complicados.

Ainda me lembro do seu trabalho de pintura na CBF1000 (zona do depósito), quando fomos a um almoço em Alcácer do Sal...aquilo estava como novo!

Sem exagero, provavelmente desde há pelo menos 2 anos que sei que tem vindo a aprimorar o seu trabalho de pintura nesta área (enquanto hobby), ao ponto de me fazer dizer e com facilidade.... que iguala o trabalho ou que dificilmente alguém distingue o resultado de um profissional na área. E digo isto mesmo sabendo que não tem nem metade dos recursos físicos presentes numa oficina (dimensão da estufa, lixadoras profissionais de topo, etc), conseguindo resultados absolutamente brilhantes.


Havendo um voluntário que queira pintar uma peça gasta/riscada da sua scooter/moto e lhe a confie...garantidamente que ficará agradavelmente surpreendido pelo resultado final.
_pol_ _pol_

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #36 em: 17 de Abril de 2016, 19:52 »
Os metalizados já ficam onde devem, finalmente (!).

De origem os retrovisores não são pintados, cf. http://www.motorcycle-exhausts.co.uk/admin/images/Puig_Touring_Screen_HONDA_CBF1000_FA_2010_on_91283.jpeg

Agora vou tentar arranjar uma polidora Rupes ou semelhante. Se houver alguém aqui com opiniões, por favor digam. Eu não percebo muito de equipamentos, só estou interessado nos resultados.



« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 21:54 por pedroareias »

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Re: Pinturas
« Responder #37 em: 24 de Abril de 2016, 20:22 »
Quando falas na polidora Rupes, referes-te mesmo só à polidora, certo?

Pergunto isto porque encontro a mesma também em Kit:
http://www.asborrego.pt/produtos/automovel/equipamentos/polir/kit-de-polimento-rupes-lhr12e-duetto/1565/

No CustoJusto também se encontram uns negócios que podem atrair (especialmente depois do valor ser negociado).  _pol_

http://www.custojusto.pt/lisboa/equipamento/polidora-c-variador-bosch-e-rupes-profissional-19245862

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Re: Pinturas
« Responder #38 em: 24 de Abril de 2016, 20:42 »
Sim, é só uma Rupes LH18EN (rotativa). Tenho uma polidora orbital mas é muito lenta a cortar o verniz. Já tenho um cocktail de massa de corte que funciona.

Penso que neste momento não me falta mais nada de importante.

Talvez faça um CrowdFunding para isto. A não ser que um genial investidor apareça por este lados.

Quando falas na polidora Rupes, referes-te mesmo só à polidora, certo?

Pergunto isto porque encontro a mesma também em Kit:
http://www.asborrego.pt/produtos/automovel/equipamentos/polir/kit-de-polimento-rupes-lhr12e-duetto/1565/

No CustoJusto também se encontram uns negócios que podem atrair (especialmente depois do valor ser negociado).  _pol_

http://www.custojusto.pt/lisboa/equipamento/polidora-c-variador-bosch-e-rupes-profissional-19245862
« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 22:47 por pedroareias »

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Pintura Carenagens laterais (pré-polimento)
« Responder #39 em: 12 de Junho de 2016, 17:16 »
Anexo fotos do Telemóvel (Pois, apenas a última foto ficou aceitável, as outras têm reflexos espúrios). Falta o polimento, que convém efectuar uma ou duas semanas depois da aplicação do verniz.

Primeira demão primário 2k:



Segunda demão primário 2k:




Primeira demão metalizado:



Segunda demão metalizado:



Primeira demão de verniz 2k:



Segunda demão de verniz e corte com esponja de corte e massa:




Com menos luminosidade:




Falta: polimento com esponjas e massas de polimento (daqui a uma semana) e cera (daqui a dois meses).

Ainda estou a fazer experiências com várias marcas de verniz, o próximo é o House of Kolor USC01.
« Última modificação: 12 de Junho de 2016, 21:16 por pedroareias »

rcsf

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Re: Pinturas
« Responder #40 em: 13 de Junho de 2016, 11:36 »
Excelente. Top. 5*
Quando comprei a minha PCX usada não preocupei muito com os riscos porque isso a fez mais barata e porque nós éramos rookies e por isso mais riscos iam aparecer. Eu por acaso foi só um espelho mas a minha esposa deixou-a cair num arranque em curva com caixa de saneamento enterrada. E agora que já nos sentimos confortáveis em andar de 2 rodas estamos a ponderar recauchutar a estética na nossa "pretinha".

Precisava de ter uma estimativa de quando custa pintar as carenagens, para começar a juntar os €€€.
Obrigado

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #41 em: 13 de Junho de 2016, 14:06 »
Companheiro RCSF:

De facto pintei 6 carenagens de uma BMW de companheiro CPM com um orçamento apertado.

Tentei comprar tinta metalizada da Standox (a chamada tricamada) mas só a tinta era quase o orçamento todo. Primário, verniz (ambos de 2 componentes), abrasivos e outros consumíveis teriam de ficar de fora.

Acabei por comprar tinta "base fosca" em pequena quantidade. Para cúmulo eu não tinha informação sobre quais as superfícies visíveis e pelos vistos houve uma pequena área que ficou incompleta.

Acho que ficou bem, mas a tinta não era de top. A afinação (a olho pelo funcionário da Acrilac --- base fosca é um bocado assim) de um painel foi feita depois dos outros painéis e como não feita na máquina ficou "aproximativo".

Agora estou consciente que nessa aplicação low-cost devia ter usado brilho-directo.

Conclusão, dos 3 sistemas aconselho:

1- Sem metalizados e com orçamento apertado, o mais prático e barato é o "brilho directo". Não necessita de verniz, para além de ser facílimo de corrigir qualquer imperfeição.
2- Metalizados com afinação rigorosa, o ideal é a pintura tricamada e com um verniz de altos-sólidos. Fica caro e o verniz tem de ser cortado com lixas 1500-2000 e esponja e massa de corte.
3- Base fosca não tem qualquer vantagem relativamente ao brilho directo.

Convém ter um orçamento robusto. O ideal é ir à Álvaro Sousa Borrego em Lisboa ou à LTintas no Feijó e perguntar os preços de:

- Promotores de adesão.
- Primários de 2 componentes (2k).
- Afinação de 500ml de metalizado para tricamada
- Verniz de 2 componentes de altos sólidos.
- Abrasivos (3M scotch-brite e lixas wet-and-dry 1500 e 2000), massas de corte, copos, coadores, etc.

Outra coisa: é tecnicamente possível fazer o chamado retoque de um risco ou falha de tinta, mas a forma correcta de fazer é pintar e envernizar o painel todo.

Para não falar dos equipamentos que têm de ser limpos e gastam electricidade, tal como os infravermelhos para curar o verniz e o primário.

Afinando-se a tinta na Spies-Hecker ou Standox fica irrepreensível. Já pintei partes de um Auris e sob todas as luzes fica precisamente igual ao original.

Todas as carenagens de uma PCX já desmontadas ficará em material e energia à volta de 250 Euros. Isto com componentes mais-ou-menos (tinta de top, mas verniz e primários de gama média-baixa).

Com material de top, tipo verniz House-of-Kolor, primários Spies, etc talvez fique mais perto dos 400. Mas fica muito superior em brilho, profundidade e textura à pintura de origem.
 
O Jay Leno tem um episódio do "Jay Leno Garage" a falar sobre este tema. Um mesmo valor de "X" para uma pintura pode ser baixo, aceitável ou um roubo.

O cliente tem de ser saber precisamente os materiais usados, o processo de cura (é com infravermelhos ou fica ao sol?), a utilização de plastificantes e aditivos nos produtos (para os plásticos são fundamentais) e a prepraração do substrato (foi decapado, por exemplo?).

São muitas variáveis para dar um valor exacto. Pinturas de top de Harleys andam em torno dos 2200 Dólares, cf. http://www.colormaniapaint.com/faq3.html. Isto envolve o "wet-sanding & buffing" que eu também faço.


Excelente. Top. 5*
Quando comprei a minha PCX usada não preocupei muito com os riscos porque isso a fez mais barata e porque nós éramos rookies e por isso mais riscos iam aparecer. Eu por acaso foi só um espelho mas a minha esposa deixou-a cair num arranque em curva com caixa de saneamento enterrada. E agora que já nos sentimos confortáveis em andar de 2 rodas estamos a ponderar recauchutar a estética na nossa "pretinha".

Precisava de ter uma estimativa de quando custa pintar as carenagens, para começar a juntar os €€€.
Obrigado

rcsf

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Re: Pinturas
« Responder #42 em: 13 de Junho de 2016, 15:14 »
Tenho bom senso. Não pretendo que fique como nova. Só que não fique com aquele aspecto desmazelado e  solução meio termo. Umas é só riscos mas as outras do lado direito rasparam bem e foram até ao plástico, a vantagem é que é preta e não se nota descaradamente. Aconselhas alguém aqui no Norte? Eu sou da Maia mas é pacifico fazer alguns km's.

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Re: Pinturas
« Responder #43 em: 16 de Junho de 2016, 15:53 »
O único conselho é nunca, mas nunca, pedir a um pintor para fazer um "retoque" para eliminar os riscos. Um retoque é um problema. Os vernizes modernos são "plastificações" e têm de ser aplicados como tal.

Há centenas de "foruns" e de empresas com instruções, mas uso aqui uma indicação em Língua Inglesa sobre o tema:

"It was my understanding that open clear coat blends are frowned on for higher end work, and that the only completely correct way to do a spot repair was repair the base, then reclear the entire panel (closed coat). My understanding was that open clearcoat blends will show as the clear ages, and that situations like that are reserved for quarter panel to roof seams on cars where insurance wouldn't pay for clearing the quarter, and the roof, and the other quarter. Is this okay just because the clear you are blending was still fresh, and it is the same clear, as opposed to doing an open clearcoat blend using different clears where one is many years older? "

rcsf

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Re: Pinturas
« Responder #44 em: 17 de Junho de 2016, 09:58 »
Estava numa de saber preços ou locais de confiança aqui no Norte. Porque não pretendo retoques mas pintar principalmente as caregens que estão raspadas que são as carenagens laterais ao farolim dianteiro e as debaixo do pousa pés. As outras têm pequenos riscos que mesmo que eu arranje agora, daqui a umas semanas ficam novamente com os riscos. Ideia era ter estimativa de preços não para eu fazer que não tenho habilidade mas para pagar alguém ou oficina que faça as coisas bem porque não faço ideia se custa 50€ ou 500€. Sei que o meu pai pintou em tempo um parachoques frontal de carro num pintor que pintava em casa nas horas vagas e ele levou-lhe 75€ há cerca de 3A mas entretanto ele mudou para UK.

PS. para pequenos riscos e superficiais aquelas canetas que anunciam que tiram riscos resolvem?
Obrigado

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #45 em: 17 de Junho de 2016, 14:58 »
Companheiro rcsf: há verniz 2k a 20 Euros o litro já com catalizador e a 200 Euros o litro+aditivos. Há tinta a 130 Euros o litro (House of Kolor por exemplo). A diferença no verniz aparece passados uns anos. Os preços só por si são pouco informativos. Cada pintor tem "truques" para poupar.

Há muitos pintores sérios, mas como os clientes normalmente não estão dentro do tema e desconfiam de tudo, o resultado é o expectável.

Eu confio numa única pessoa: em mim próprio. Sei os produtos que usei, as quantidades que usei, os tempos de cura, etc.

Tal como prometi, aqui vão as fotos após cura e um ligeiríssimo polimento com esponja.

Peço a quem encontre defeitos que seja implacável. Só com crítica se evolui.

























« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 15:52 por pedroareias »

rcsf

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Re: Pinturas
« Responder #46 em: 18 de Junho de 2016, 12:08 »
o teu trabalho é irrepreensível.

TMaxer

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Re: Pinturas
« Responder #47 em: 18 de Junho de 2016, 12:11 »
Mais vale um "curioso" com paixao do que um profissional sem ela  _pol_


Excelente trabalho Pedro  _pol_

Offline marcio_s

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Re: Pinturas
« Responder #48 em: 18 de Junho de 2016, 14:43 »
Esse trabalho está 5 estrelas.

Offline pedroareias

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Re: Pinturas
« Responder #49 em: 18 de Junho de 2016, 22:25 »
O objectivo é tentar fazer os trabalhos como devem ser feitos sem restrições de tempo nem contaminações de interesses. Só o resultado me interessa, o resto é secundário. Não quero cortar cantos nos produtos, nos tempos de cura, no aquecimento nem nos processo de lixagem e polimento.

Se demora tudo 10 dias a curar, espera-se 10 dias.

Vou brevemente partilhar mais fotos do depósito que vai levar 2 vernizes: um de enchimento (4 camadas) e outro dito "glamour" (4 camadas). Também pediram fotos do material, vou pô-las logo que seja oportuno.

Para quem está interessado, há textos muito bons, cf. :http://www.hotrod.com/how-to/paint-body/1407-the-perfect-black-paint-job/
« Última modificação: 18 de Junho de 2016, 22:37 por pedroareias »