Autor Tópico: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)  (Lida 28284 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #25 em: 05 de Fevereiro de 2015, 17:36 »
Companheiro Cimento,

Li o que escreveste e já por 2 ou 3x estive para intervir, mas depois vi sucederem-se algumas intervenções com óptimos conselhos e acabei por me ficar sem mencionar a minha opinião.

No momento actual a tua vontade voltada para a MT-09 Tracer parece bastante forte e não é para menos, pois trata-se de uma moto fenomenal e que qualquer um de nós gostaria de ter.

No entanto existe um aspecto que, apesar de já referido (...e muito bem) pelo companheiro S800, não estarás a levar totalmente em linha de conta, ou pelo menos não lhe estarás a colocar o peso que me parece ser, no mínimo, de reflectir.

Referes no início do tópico e vou citar: "... tenho de andar de fato o ano inteiro....", sendo este um aspecto que claramente deixará a MT-09 numa situação bem menos propensa a esse tipo de uso.

A Integra 750S, apesar de também não ser nenhum exemplo merecedor de especial destaque em termos de protecção, ainda assim consegue, numa comparação directa, ser muito melhor nos membros inferiores, zona que por via da situação já acima mencionada, me parece ser bastante relevante numa escolha a tomar entre moto e maxiscooter.

Eu sei....sei muito bem até....que as decisões não se podem medir unicamente pelo factor racional (está certo e eu próprio assino por baixo por parte de quem o referir), mas....(há sempre um "mas") cada caso reveste as suas especificidades e eu não deixaria de reflectir muito bem numa decisão que convém ser bem tomada e com os 2 pés bem assentes na terra, pois trata-se de uma decisão que orça para cima de €9.000.

Espero que não tomes este post como negativo ou influenciador de nada, pois não é esse o meu propósito nem é essa a minha forma de estar no fórum, até porque se fosse só pelo lado emocional era eu próprio quem te "empurrava" para a MT-09 de olhos fechados.

Aqui a questão é que existem considerandos que vão bem para lá de uma mera folha de Excell, que não se podem medir de forma fria em números, que não se podem quantificar de forma palpável em sensações e vivências do dia-a-dia. Julgo que me fiz entender.  ;)

Boa escolha companheiro.  _convivio_
Independentemente da que vieres a comprar uma coisa tens como certa: São excelentes máquinas!

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #26 em: 05 de Fevereiro de 2015, 17:53 »
Os custos de uma Scooter de grande cilindrada são normalmente superiores aos de uma moto de grande cilindrada:

1) Pneus de diâmetro menor gastam-se mais depressa.
2) Correia com desgaste rápido (uma corrente 530 dura 40-50 mil)
3) Aspectos cosméticos ligados aos plásticos que se degradam mais depressa
4) Consumos comparativamente mais elevados devidos ao peso superior e à área frontal superior.

Testares uma Tracer e depois uma integra, no fundo é um teste bem paradoxal!!!  _pensador_

pelo que tenho lido neste topico, acho que tens mais tendencia para moto do que para scooter, vê lá se nao escolhes por impulso e depois te arrependes!  _martelada_

O gosto é pessoal mas nao sei o que vêm na integra, nem é moto nem é maxi, é algo................esquisito e indefinido! Parece um retalho de varios modelos.  :-?

apesar das maxis estarem cada vez melhores, uma moto é sempre uma moto.

E acho que tambem nao faz sentido compararem custos de manutençao de uma maxi e de uma moto, sendo que uma moto tem custos bastante superiores.

Mas é como te disse ontem, espera ate abril, pois tens as novidades de 2015, e, ai sim, já podes escolher o que a razao ou o coraçao te disserem para escolheres. Era o que eu faria se estivesse com tanta indefinição.



saudações companheiro!

 _convivio_

CIMENTO

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #27 em: 05 de Fevereiro de 2015, 18:10 »

Espero que não tomes este post como negativo ou influenciador de nada, pois não é esse o meu propósito nem é essa a minha forma de estar no fórum, até porque se fosse só pelo lado emocional era eu próprio quem te "empurrava" para a MT-09 de olhos fechados.

Aqui a questão é que existem considerandos que vão bem para lá de uma mera folha de Excell, que não se podem medir de forma fria em números, que não se podem quantificar de forma palpável em sensações e vivências do dia-a-dia. Julgo que me fiz entender.  ;)

Boa escolha companheiro.  _convivio_
Independentemente da que vieres a comprar uma coisa tens como certa: São excelentes máquinas!

Obrigado pela tua opinião Sapiens, é sempre bem vinda  _convivio_

A questão do fato, confesso ser uma situação pertinente, porém devem existir n companheiros que usam fato e tambéms e deslocam diariamente. Claro que neste aspecto as scooters levam vantagem, porém penso que com ligeiras adaptações tudo se ultrapassa (uma mala por exemplo, se bem que não gosto de malas nas motos).

Vou fazer os test drives e pensar com calma    scooter_

Agradeço igualmente a todos pelas opiniões quer seja numa escolha ou noutra, pois ajudam-me a ver determinadas coisas que se calhar não conseguiria ver.

Agora a Tracer deixou-me  _confuso_ .... , vamos ver, porque é uma decisão que tem de ser bem tomada e como tu próprio mencionas, "com os pés bem assentes na terra"

Marco46

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #28 em: 05 de Fevereiro de 2015, 18:13 »
Nao contando com os adornos estecticos\cosmeticos que referiste Pedro,

uma maxi mesmo de grande CC, tem mecanica mais simples, logo tem de ter manutenção mais barata, embora aqui o factor marca pese bastante. Quanto aos pneus, embora os da scooters se gastem mais rapido, pneus para motos custam o dobro.

Por fim todos sabemos que os valores apresentados pelas marcas (neste caso consumos), sao sempre nivelados por baixo, pois na realidade se faz 5lts vai fazer 7lts.


cumpts,
 
 _convivio_
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 18:15 por Marco46 »

scorpionnc

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #29 em: 05 de Fevereiro de 2015, 19:59 »
Obrigado pela tua opinião Sapiens, é sempre bem vinda  _convivio_

A questão do fato, confesso ser uma situação pertinente, porém devem existir n companheiros que usam fato e tambéms e deslocam diariamente. Claro que neste aspecto as scooters levam vantagem, porém penso que com ligeiras adaptações tudo se ultrapassa (uma mala por exemplo, se bem que não gosto de malas nas motos).

Vou fazer os test drives e pensar com calma    scooter_

Agradeço igualmente a todos pelas opiniões quer seja numa escolha ou noutra, pois ajudam-me a ver determinadas coisas que se calhar não conseguiria ver.

Agora a Tracer deixou-me  _confuso_ .... , vamos ver, porque é uma decisão que tem de ser bem tomada e como tu próprio mencionas, "com os pés bem assentes na terra"

Pois eu tb tenho que usar fato todos os dias, a minha solução não será a mais pratica e vai das condições que se tenha, o meu fato vai na top case, e depois na garagem do trabalho mudo. Não será o mais pratico, mas faz-se.

LWillow

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #30 em: 05 de Fevereiro de 2015, 20:29 »
"Desculpem lá qualquer coisinha" mas acho completamente errado e até estúpido estar-se a decidir entre a compra de uma maxiscooter e uma mota com base em mais litro menos litro de consumo ou mais vento ou menos vento nas pernas etc, etc,
Uma escolha 'como deve de ser' de um motociclo/maxiscooter  passa essencialmente pela diferença de sensação na condução e visual que se prefere e depois tudo o resto são 'bla-bla-blas' que tentam racionalizar uma escolha que (como tudo na vida, até na mulher com que estamos) deve passar sobretudo pela sensação de paixão / 'gosto pessoal' . quem andar 'a fugir' deste parâmetro e achar que vai comprar a mota que pelos estudos e estatísticas é a melhor ... nunca vai ter o VERDADEIRO prazer de andar de mota, nem o emprego que gosta, nem a mulher que ama, nem a roupa que mais gostava de vestir,  nem nada na vida de 'pessoal' , vai ser mais um 'carneiro' a engrossar a enorme 'manada' de 'politicamente/socialmente correctos' ! Mota é mota , maxiscooter é maxiscooter e resta saber se se pretende mais 'diversão' ou mais 'utilidade' . A escolha até é simples, vocês é que complicam ! ;)     
 

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #31 em: 05 de Fevereiro de 2015, 20:54 »
"Desculpem lá qualquer coisinha" mas acho completamente errado e até estúpido estar-se a decidir entre a compra de uma maxiscooter e uma mota com base em mais litro menos litro de consumo ou mais vento ou menos vento nas pernas etc, etc,
Uma escolha 'como deve de ser' de um motociclo/maxiscooter  passa essencialmente pela diferença de sensação na condução e visual que se prefere e depois tudo o resto são 'bla-bla-blas' que tentam racionalizar uma escolha que (como tudo na vida, até na mulher com que estamos) deve passar sobretudo pela sensação de paixão / 'gosto pessoal' . quem andar 'a fugir' deste parâmetro e achar que vai comprar a mota que pelos estudos e estatísticas é a melhor ... nunca vai ter o VERDADEIRO prazer de andar de mota, nem o emprego que gosta, nem a mulher que ama, nem a roupa que mais gostava de vestir,  nem nada na vida de 'pessoal' , vai ser mais um 'carneiro' a engrossar a enorme 'manada' de 'politicamente/socialmente correctos' ! Mota é mota , maxiscooter é maxiscooter e resta saber se se pretende mais 'diversão' ou mais 'utilidade' . A escolha até é simples, vocês é que complicam ! ;)   



 _pol_  _pol_  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

CIMENTO

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #32 em: 05 de Fevereiro de 2015, 21:27 »
"Desculpem lá qualquer coisinha" mas acho completamente errado e até estúpido estar-se a decidir entre a compra de uma maxiscooter e uma mota com base em mais litro menos litro de consumo ou mais vento ou menos vento nas pernas etc, etc,
Uma escolha 'como deve de ser' de um motociclo/maxiscooter  passa essencialmente pela diferença de sensação na condução e visual que se prefere e depois tudo o resto são 'bla-bla-blas' que tentam racionalizar uma escolha que (como tudo na vida, até na mulher com que estamos) deve passar sobretudo pela sensação de paixão / 'gosto pessoal' . quem andar 'a fugir' deste parâmetro e achar que vai comprar a mota que pelos estudos e estatísticas é a melhor ... nunca vai ter o VERDADEIRO prazer de andar de mota, nem o emprego que gosta, nem a mulher que ama, nem a roupa que mais gostava de vestir,  nem nada na vida de 'pessoal' , vai ser mais um 'carneiro' a engrossar a enorme 'manada' de 'politicamente/socialmente correctos' ! Mota é mota , maxiscooter é maxiscooter e resta saber se se pretende mais 'diversão' ou mais 'utilidade' . A escolha até é simples, vocês é que complicam ! ;)   

Ok, é a tua opinião!  _convivio_

E porque não tentar encontrar um ponto de equilíbrio ?

Por norma, as compras por impulso dão mal resultado. Eu, gosto de analisar as opções também com os numeros €€ já que fazem parte da minha vida. Conforme a idade vai passando, tenho tendência a analisar previamente melhor as decisões que vou tomar e evitar a maluquice do "que se lixe". Até pq as responsabilidades são maiores _pol_

Joaocruz

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #33 em: 05 de Fevereiro de 2015, 23:47 »
Boas Cimento,

Espero poder ajudar.
Ve comentario 13 do meu diario de bordo:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14788.0

Isso foi ha 2 anos. Se voltava a fazer a troca?
Claro que sim! _pol_
Porque vou e venho diariamente para o trabalho com um sorisode orelha a orelha, mesmo tendo tido um dia de cao.
Com a Majesty tambem sorria, mas nao era tanto.
Espero ter ajudado.

Ps: Nao ando de fato e so de pensar no assunto ate fico sem ar >:D

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #34 em: 05 de Fevereiro de 2015, 23:55 »
"Desculpem lá qualquer coisinha" mas acho completamente errado e até estúpido estar-se a decidir entre a compra de uma maxiscooter e uma mota com base em mais litro menos litro de consumo ou mais vento ou menos vento nas pernas etc, etc,
Uma escolha 'como deve de ser' de um motociclo/maxiscooter  passa essencialmente pela diferença de sensação na condução e visual que se prefere e depois tudo o resto são 'bla-bla-blas' que tentam racionalizar uma escolha que (como tudo na vida, até na mulher com que estamos) deve passar sobretudo pela sensação de paixão / 'gosto pessoal' . quem andar 'a fugir' deste parâmetro e achar que vai comprar a mota que pelos estudos e estatísticas é a melhor ... nunca vai ter o VERDADEIRO prazer de andar de mota, nem o emprego que gosta, nem a mulher que ama, nem a roupa que mais gostava de vestir,  nem nada na vida de 'pessoal' , vai ser mais um 'carneiro' a engrossar a enorme 'manada' de 'politicamente/socialmente correctos' ! Mota é mota , maxiscooter é maxiscooter e resta saber se se pretende mais 'diversão' ou mais 'utilidade' . A escolha até é simples, vocês é que complicam ! ;)   

Autchhh!  Essa doeu!
Se o Cimento me falasse numa CB500x  ou numa média cilindrada como eu disse no meu post e como também o disse mais atrás era de caras por tudo isso que referiste e com muita razão.

Acho que aqui o pessoal "aconselha" ....repito aconselha! ...é para pensar bem porque o upgrade de uma 300cc para uma 900cc por sinal espigadota ainda é considerável e não falo em €€€, isso cada um sabe de si, falo mesmo em pujança! Mas também não lhe passo um atestado de burrice e não acredito que ele não fosse capaz de domar o bicho afinal aquilo tem um acelerador que só roda o que lhe pedirem e o resto vem com a experiência adquirida. São só conselhos....

Mas também lhe podia dizer frontalmente : Se te queres matar força nisso, mata-te com paixão! Só se vive uma vez!
Mas são conselhos de quem não percebe disto das motas ....sorry!

Cimento boa sorte e boas curvas seja em que mota for!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #35 em: 06 de Fevereiro de 2015, 08:09 »
Isso do fato é uma grande treta, tenho alguns vizinhos de trabalho que andam de moto todo o ano de fato (esteja a caír geada, chuva vento, etc...) e não é por isso que não têm moto FZ, GS, S1000r etc...

Gostam de sentir potência, para uma ultrapassagem, etc... actualmente já se consegue com big Maxis 530/650/850
com preços upa upa e manutenções caras...

também me parece que se testares outras motos igualmente potentes e modernas como a MT09 Tracer ficarás de boca aberta e rasgada >:D

Se comprares só com a razão nunca irás ficar totalmente satisfeito. e "quase garanto" que todos os dias vais pensar...quando vires uma MT ou outra que te encha o olho mas comprei com a razão a minha nova menina, também é boa! MAS!!!
Só estarás a adiar um sonho, que se não for hoje, comprarás amanhã!!!

Claro que a Integra é boa e vais gostar...pensa no MAS!?

Abraço
Panda amigo




Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #36 em: 06 de Fevereiro de 2015, 08:37 »
Afinal o "mas" é que é uma treta que retira da equação a razão.

Será que dá para converter em números o "mas" numa folha de Excell e permitir daí retirar algum resultado??  Obviamente que não...

Os comentários e com todo o respeito o digo, por vezes assemelham-se ao sorvete ao sol....são todos bons mas acabam depressa (...onde naturalmente o meu se inclui). Fazendo o paralelismo para o que aqui se tem aconselhado e porque todos temos direito a opinar sem tretas ou sentimentos afins, o que vai acontecer é que logo que  surja a oportunidade o companheiro Cimento irá pegar nas palavras todas aqui debatidas e convertê-las num par de test-rides que é também assim que se deve fazer.

Sobre andar de fato e gravata de moto todo o ano ser ou não uma treta....prefiro terminar o sorvete à sombra *.


* Prefiro essa boa maxiscooter, que também tem comportamento de moto.  :)
  ;)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 09:14 por Sapiens21 »

Marco46

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #37 em: 06 de Fevereiro de 2015, 09:52 »

O LWillow nao deixa de ter razao no que escreveu:

Voçes as x sao complicados e pensam demais quando estao indecisos. Ja me apercebi disso. E no fundo até vos pode induzir em erro. 

Mas é uma mera opinião que eu tenho, sobretudo dos mais novos e inexperientes!


saudações

 _convivio_

CIMENTO

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #38 em: 06 de Fevereiro de 2015, 10:07 »
Boas Cimento,

Espero poder ajudar.
Ve comentario 13 do meu diario de bordo:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14788.0

Isso foi ha 2 anos. Se voltava a fazer a troca?
Claro que sim! _pol_
Porque vou e venho diariamente para o trabalho com um sorisode orelha a orelha, mesmo tendo tido um dia de cao.
Com a Majesty tambem sorria, mas nao era tanto.
Espero ter ajudado.

Ps: Nao ando de fato e so de pensar no assunto ate fico sem ar >:D

Olá João

Obrigado pela ajuda, gostei do teu diário  _pol_ Grande máquina tens aí.

Estranhei comentares a falta de protecção aerodinâmica, pelas fotos da mota até parece que estás bem resguardado. _pensador_

As revisões são puxaditas...mas esses consumos são excelentes ! _vinho_

Um abraço.

CIMENTO

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #39 em: 06 de Fevereiro de 2015, 10:10 »
também me parece que se testares outras motos igualmente potentes e modernas como a MT09 Tracer ficarás de boca aberta e rasgada >:D

Já testei e foi isso que aconteceu   _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #40 em: 06 de Fevereiro de 2015, 10:54 »
Nós todos queremos é que sejas feliz e sem arrependimentos com a compra que fizeres, independentemente de qual seja, resumindo e concluindo!  _convivio_

Provavelmente a única frase que me saiu bem neste tópico, das que já por aqui escrevi.... :-\

S800

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #41 em: 06 de Fevereiro de 2015, 11:01 »
Isso do fato é uma grande treta, tenho alguns vizinhos de trabalho que andam de moto todo o ano de fato (esteja a caír geada, chuva vento, etc...) e não é por isso que não têm moto FZ, GS, S1000r etc...


Treta admito que possa ser para alguns. Para mim pura e simplesmente elimina uma moto sem protecção.  _convivio_

Isto é como tudo, opiniões. Também há tipos que adoram andar de moto de chinelos, manga à cava e penico. E estão no seu direito.  _martelada_

CIMENTO

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #42 em: 06 de Fevereiro de 2015, 12:36 »
Treta admito que possa ser para alguns. Para mim pura e simplesmente elimina uma moto sem protecção.  _convivio_

Isto é como tudo, opiniões. Também há tipos que adoram andar de moto de chinelos, manga à cava e penico. E estão no seu direito.  _martelada_

A realidade é que de scooter também ando sempre (chuva e frio) com umas calças largas impermeáveis por cima do fato, não ando "à vontadinha". Só nos pés é que nem sempre ando com o cobre botas (só quando chove muito).  ;D

Claro que a zona dos pés e pernas vão mais protegidas .

Spyder70

  • Visitante
Re: Trocar de Mota...ou não (com cálculos)
« Responder #43 em: 06 de Fevereiro de 2015, 13:48 »

Pelo que li no teu post, o que eu acho sinceramente e pode ser que me engane claro, é que andas a procurar desculpas para justificar a comprar da Tracer.

Em todos estes posts que li, o de cima diz tudo  >:D

Compra a mota ... e diverte-te  :Convivio: