Autor Tópico: Aceleração 0–100m / Vel. máxima (Scooters de diferentes categorias) Actualizado!  (Lida 99949 vezes)

CIMENTO

  • Visitante
Obrigado pelos esclarecimentos malta, "my mistake" _corado_

Entretanto encontrei a downtown de 2010

Kymco DownTown 300i (2010) – 0-100m: 7,6seg / Vel. Máxima Real: 135Km/h

Nem por isso fiquei mais contente, continuo a achar uma diferença muito grande  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

A não ser que esta ainda não seja a minha (que é de Março 2013) _pensador_ _pensador_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Parece-me um exercício de comparação... mas para ser consumido com moderação.

Este género de testes não deve ser visto como o que se consegue na estrada, mas como uma forma de comparar os modelos nas mesmas condições para que existam o minimo de discrepância.

Tal como se utiliza no reconhecimento de um golpe, dito na prática desportiva da esgrima: "touché"  _palmas_

Em 2 ou 3 linhas disseste aquilo que eu tenho vindo a tentar.   :)

Agora uma coisa é certa. É mais um otimo post do Sapiens21. Parabéns pelo excelente trabalho

Obrigado pelas tuas simpáticas palavras.

Oscar1958

  • Visitante
Excelente post

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Amigo Sapiens21, não sei se estes dados ajudam para "oficializares" os que tens no 1º post e poderes tirar o asterisco:



fonte: fórmulamoto
( http://www.formulamoto.es/honda/integra/2014/12/04/honda-integra-750-prueba-fondo/10262.html )
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Companheiros Pianoman e Panda, agradeço-vos a partilha das indicações de dados técnicos obtidos e aqui indicados em forma de print/digitalização, ambos na sequência de testes levados a cabo por outras publicações do ramo do motociclismo.

No entanto e julgo que entenderão esta minha humilde posição....por forma a não complicar ou promover motivo de dúvida ou discórdia o que aqui foi partilhado, nomeadamente por poder ser levantada por alguém a questão de outras publicações terem entendido fazer os seus testes seguindo uma metodologia própria (ex: vel. máxima alcançada com declive; unidade com mais quilometragem, etc), ou até mesmo para evitar que se abra um precedente que motivasse a que outros companheiros, no seu real direito, aqui partilhassem outros testes e os quisessem também ver reproduzidos no início do tópico, irei manter os registos obtidos sempre da mesma forma.

Adianto igualmente, porque me parece correcto do ponto de vista de uma informação que se pretende alicerçada no presente e com os olhos no futuro e também por o CPM ser objecto de muitas visitas que vão para lá dos seus quase 2.000 membros, que pondero dentro de algum tempo acrescentar ao início deste tópico o crescente número de testes realizados a veículos eléctricos. São um futuro cada vez mais próximo no tocante à massificação da oferta e por essa razão parece-me pertinente começarmos a olhar para os mesmos e percebermos as suas fantásticas capacidades, não só em termos de prestações mas também numa autonomia que tenderá a aumentar significativamente nos próximos anos.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
No entanto e julgo que entenderão esta minha humilde posição....por forma a não complicar ou promover motivo de dúvida ou discórdia o que aqui foi partilhado, nomeadamente por poder ser levantada por alguém a questão de outras publicações terem entendido fazer os seus testes seguindo uma metodologia própria (ex: vel. máxima alcançada com declive; unidade com mais quilometragem, etc), ou até mesmo para evitar que se abra um precedente que motivasse a que outros companheiros, no seu real direito, aqui partilhassem outros testes e os quisessem também ver reproduzidos no início do tópico, irei manter os registos obtidos sempre da mesma forma.

Compreendo perfeitamente o critério. Apenas coloquei aqui os dados porque a Honda Integra 750 era a única que não tinha dados baseados nos referidos critérios, mas sim em:

"Aceleração comprovada igualmente em testes numa unidade nova (0Kms) e levados a cabo por mim e mais 2 companheiros CPM, sempre lado a lado com uma Integra 700. A diferença nos testes cifrava-se sempre em sensivelmente scooter e meia, ou seja, apenas 4m as separava em aceleração pura."

Sendo assim, proponho que para "manter os registos obtidos sempre da mesma forma" se retirem os dados referentes a este veículo até que a publicação em efectue testes.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Eu sou da opinião, que a tabela criada pelo Sapiens seja colocada num tópico e bloqueada para que não haja comentários (positivos, negativos, criticas, etc) e que seja mais fácil a sua consulta para quem esteja interessado

Passando assim a ser de interesse e de consulta  para todos os membros CPM

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Sendo assim, proponho que para "manter os registos obtidos sempre da mesma forma" se retirem os dados referentes a este veículo até que a publicação em efectue testes.


Lidas as tuas razões e ainda que a nota colocada no final configurasse apenas um reforçar daquilo que a própria publicação menciona "A la clé, on bénéficie naturellement d’accélérations encore plus vigoureuses que celles du modèle 700, lequel se payait déjà le luxe de réaliser le 100 m DA en 6 secondes seulement",  irei retirar de imediato essa nota final, ficando unicamente a constar a indicação que já lá se encontrava de "menos de 6seg" até que a scooter infos faça novo teste ou o tão aguardado comparativo com a T-Max 530 Iron e publique com exactidão qual o valor concreto e que se situará abaixo dos 6seg.

Obrigado portanto pela tua ideia Nuno, que promove a isenção na amostragem de tempos.

Bom ano 2015 a todos os companheiros.   _convivio_

cgomes51

  • Visitante
Parabens pelo post.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Há momento foram adicionados 2 novos registos dos seguintes modelos:


scooter_ SYM GTS Sport Edition – 0-100m: 9,3seg / Vel. Máxima Real: 110Km/h (114Km/h a descer segundo o artigo)

scooter_ Keeway CityBlade 125 – 0-100m: Não testado / Vel. Máxima Real: 90Km/h


Logo que sejam testadas as novas Kymco DownTown 125/320 e Forza 125, também aqui serão mencionadas.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Sapiens: estive a verificar o teu quadro e, ao contrário do que disseste em Alcácer, nem a Honda SW-T400 nem a Peugeot batem a Xevo 400. São ela-por-ela.

O motor Piaggio 400 era excelente. Quando meterem o novo 500 nas scooters mais leves vai ser excepcional.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Estás correcto, é como a expressão...."o algodão não engana".

É uma diferença pequena (1km/h), mas o que é certo é que essa Xevo 400 era (...e continua a ser) rápida como tudo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Adicionei agora a este extenso trabalho de comparação a nova Forza 125, que também já foi objecto de test-review:

scooter_ Honda Forza 125 – 0-100m: Não testado / Vel. Máxima Real: 117Km/h

Foi no entanto colocada no fundo da tabela, pois em cumprimento do instituído aquando da elaboração do tópico, a ordem faz-se pela aceleração dos 0-100m e tal situação ou não foi testada pela publicação, ou não foi indicada no final/corpo do texto, ao contrário da velocidade máxima real, essa sim indicada.

As próximas a por cá acrescentar serão muito possivelmente as Kymco DownTown e Agility Maxi.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
 _palmas_ _palmas_

Sapiens21 no seu melhor...
Espirito Aventura

Marco46

  • Visitante

Amigo,

só agora reparei. Tens de alterar os dados ai da sua Majestade, pois a aceleraçao e o Top Speed da GP é de:

Top speed:   210.0 km/h (130.5 mph)
0-100 km/h (0-62 mph):   5.500 seconds


Saudações

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Olá Marco  _convivio_

Eu não coloco em causa em como a GP 800 da Gilera possa atingir o que indicas, sobretudo perante certas condições ou morfologia do terreno, mas sendo a metodologia igual para todas (explicação dada no início do tópico), irei manter a listagem exactamente como se encontra.

Mas a GP800 era (...e é) um grande foguete, sem dúvida. scooter_   _pol_

Marco46

  • Visitante
os testes e mediçoes sao sempre feitos em pista de um qualquer autodromo e com tempo seco. Regra geral.


saudações

 _convivio_

O motor Piaggio 400 era excelente. Quando meterem o novo 500 nas scooters mais leves vai ser excepcional.

Esse motor é o que dá cartas em muitos modelos e era o que equipava a Nexus 500 por exemplo, apelidada de Ferrari das scooters por alguma razao.


GILERA Nexus 500
La Ferrari des Maxi scooter !

Scooter-Infos
« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 13:11 por Marco46 »

cgomes

  • Visitante
A minha de zero a cem . . . dois dias! eheheheh  :D

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
os testes e mediçoes sao sempre feitos em pista de um qualquer autodromo e com tempo seco. Regra geral.


saudações

 _convivio_
Esse motor é o que dá cartas em muitos modelos e era o que equipava a Nexus 500 por exemplo, apelidada de Ferrari das scooters por alguma razao.


GILERA Nexus 500
La Ferrari des Maxi scooter !

Scooter-Infos

De que motor estão a falar do 460cc ou no de 492cc mais recente. Só para ver se fico vaidoso.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Ventos do Norte

  • Visitante
à minha Hyosung ms3 250 cc em recta e com algum vento o velocimetro passa dos 140 quase a tocar no 150
acho que esta muito bom para a maquina em questão com um erro de 10% no conta quilómetros se for a 150 devo a 135 na velocidade real.
já e muito bom.
a velocidade de passeio como muitos dizem deve situar-se dos 40 ate 80 km por hora. acho muito confortável.

Innuendo

  • Visitante
Re: Aceleração 0–100m / Vel. máxima (Scooters de diferentes categorias)
« Responder #95 em: 29 de Maio de 2015, 12:38 »
Forza 125

Top speed. 132 ponteiro (e corta)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8

Estou com curiosidade em saber o tempo até atingir os 100km/h e a velocidade máxima da Sym Citycom 125, mas não estou a conseguir encontrar essa informação. Alguém a tem?


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Olá José Ferreira,  _convivio_

Calculo que te refiras ao modelo mais recente e que faz uso do motor agora em uso na última geração da GTS.

Apenas tenho o registo na publicação scooter-infos da unidade 300cc (lançada em final de 2014 e designada Citycom 300 S)

scooter_ SYM Citycom 125 (2010) – 0-100m: 9,7seg / Vel. Máxima Real: 106Km/h

scooter_ SYM Citycom 300 (2008) – 0-100m: 7,3seg / Vel. Máxima Real: 124Km/h

scooter_ SYM Citycom 300 S (2014) – 0-100m: 7,4seg / Vel. Máxima Real: 136Km/h

De qualquer forma e como terás também feito, efectuei uma pesquisa sobre os dados que precisas nessa motorização (125cc) e lamentavelmente também não encontrei para te o indicar.  :-\

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8

Obrigado.  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Na senda do trabalho que tem vindo a ser continuamente actualizado, informo que foram adicionados à extensa lista os seguintes modelos, nos correspondentes escalões de cilindrada:   _pol_


scooter_ Kymco Like 125 (2015) – 0-100m: 9,1seg / Vel. Máxima Real: 90Km/h

scooter_ Suzuki Address 115 (2015) – 0-100m: 9,1seg / Vel. Máxima Real: 90Km/h

scooter_ SYM MaxSym 600 Executive (2015) – 0-100m: 7,1seg / Vel. Máxima Real: 155Km/h

scooter_ Kymco DownTown 350 (2015) – 0-100m: 7,2seg / Vel. Máxima Real: 145Km/h

scooter_ QUADRO Quadro4 (2015) – 0-100m: Não testado / Vel. Máxima Real: 125Km/h

scooter_ Kymco DownTown 125 (2015) – 0-100m: 9,8seg / Vel. Máxima Real: 105Km/h