Autor Tópico: Aceleração 0–100m / Vel. máxima (Scooters de diferentes categorias) Actualizado!  (Lida 99647 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
pois é companheiros, uma coisa é verdade, estas velocidades são as máximas ,e neste caso dei por curiosidade com condições favoráveis em que senti a Scooter estável, mas acredito que a velocidade de cruzeiro desta Xmax 400 em Auto-estrada  será entre os 130/140 kms/h , para não ir em esforço e a gastar bué  _vinho_

Reconheço que quanto mais andam estas meninas, mais nós aceleramos e torna-se demasiadamente perigoso...é o que me faz pensar passar para cc maiores  _pensador_  como um companheiro tem escrito no perfil " Até aos 100 Deus acode-nos e depois dos 100 Deus acolhe-nos"

O importante é que tenhamos energia para nos safarmos de situações mais complicadas e de resto o que é melhor para contemplar a paisagem do que rolar a 80-100 pelas nossas estradas com as nossas meninas  _lool_  , isso sim é que me dá gozo..e sem problemas com a  _policia_

abraço pessoal e bom ano em especial para o Isaac pelo tópico.



Espirito Aventura

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
A J300 que é rigorosamente igual à DT300 tem uma velocidade de ponta real superior em 15k/h?

Estranho, mas.


Companheiro e amigo Saboga, parece-me que terás visto o registo da G-Dink e não da DownTown, que se encontra um pouco abaixo na compilação no tocante à aceleração (e que é melhor em vel. máxima)  pelo que a diferença é nesse aspecto um pouco menos expressiva para a J300 da Kawasaki.  _pol_

--------------------------------------------------------------

Relativamente aos GPS's e respectivos apps de telemóvel de que dele (gps) fazem uso...não lhes retirando mais-valias que eu próprio reconheço, ficam no entanto aquém da acuidade dos sistemas de medição ao dispor das grandes publicações de motociclismo, como é a scooter-infos, que já anda nisto das 2 rodas há muuuitos anos.  Como se constata, em bem mais de 90% dos casos, os números apresentados são inferiores (por vezes com casos gritantes) aos relatos ou mesmo àquilo que o ponteiro do velocímetro nos diz.

Reconheço que quanto mais andam estas meninas, mais nós aceleramos e torna-se demasiadamente perigoso...

É isso mesmo e a velocidade não é tudo.
Este tópico não pretende ser mais do que esclarecedor quanto a uma matéria muito específica, pois uma scooter ou maxiscooter não se faz só de velocidade ou aceleração pura.

Tal como fiz referência no início deste tópico: Não é por veículo “A” conseguir ser mais rápido ou mais lento do que veículo “B”, que tal o torna melhor ou pior. Cada scooter/maxiscooter à sua maneira, tem características que são mais valoráveis do que outras para determinado condutor.

Logo que possa, insiro a última categoria (+500cc) desta compilação que depois irei actualizando ao longo do tempo.  _convivio_
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 15:38 por Sapiens21 »

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
A Vectrix é que me deixou com a pulga atrás da orelha fui pesquisar e estão bem baratas com poucos kilometros só a autonomia é que nao casa bem se aguenta-se 100 km´s era praticamente perfeita.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

vicente

  • Visitante
0 a 100
« Responder #28 em: 28 de Dezembro de 2014, 16:36 »
Boas, falta aqui as Kymco K-XCT 125 e 300 e tb não sei até que ponto estes testes são verdadeiros, olho para isto , não sei qual a sua precedência mas vejo uma vantagem nos modelos Europeus franceses e italianos, porque existe aqui  valores em alguns modelos que eu duvido, de qualquer forma acho que é um excelente trabalho do Sapiens como sempre aqui a  contribuir com informação que dará bastante jeito para quem estiver comprador, eu não estou e fui logo ver, fará quem estiver.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 17:12 por Clemente Vicente »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
O tópico está presentemente actualizado em todos os escalões de cilindrada!

..........não sei qual a sua precedência ...

Olá Clemente.
Mencionei no início do tópico a proveniência deste registo e fi-lo unicamente de uma publicação (até para evitar dualidade) que tem vários anos nesta área, apostando continuamente no rigor técnico das suas reviews.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: 0 a 100
« Responder #30 em: 28 de Dezembro de 2014, 16:54 »
Qual é a origem das dúvidas?

O aspecto? A pintura? O 'branding'? Os faróis? O 'que se diz'?

A única alternativa aos dados de outros são os nossos próprios dados (em plano, sem vento e com um GPS ou cronómetro).

Sem dados, só "pelo cheiro" não adianta nada.

Boas, falta aqui as Kymco XCT 125 e 300 e tb não sei até que ponto estes testes são verdadeiros, olho para isto , não sei qual a sua precedência mas vejo uma vantagem nos modelos Europeus franceses e italianos, porque existe aqui  valores em alguns modelos que eu duvido, de qualquer forma acho que é um excelente trabalho do Sapiens como sempre aqui a  contribuir com informação que dará bastante jeito para quem estiver comprador, eu não estou e fui logo ver, fará quem estiver.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Os meus testes na Maxsym com um GPS (mesmo GPS, não é de telemóvel) indicam dados diferentes:

Ponteiro da mota | GPS | ponteiro do automóvel | Diferença (GPS-ponteiro)
090 | 080 |   -    | 10
100 | 089 |   -    | 11
110 | 098 | 110  | 12
120 | 106 | 120  | 14
130 | 115 | 130  | 15
140 | 124 |   -   | 16
150 | 134 |   -   | 16
160 | 145 |   -   | 15
170 | 161 |   -   | 09

Estes testes têm vindo a ser confirmados em diferentes situações e com Maxsym 400 e 600.

Muitos parabéns pelo post, que, garanto, vai ser muito polémico.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Os meus testes na Maxsym com um GPS (mesmo GPS, não é de telemóvel) indicam dados diferentes...

Nuno, o que vou transcrever encontra-se desde o primeiro momento no início do tópico e sublinhado:


Quanto à velocidade real e como a própria publicação já mencionou em diversos dos seus testes, é a que foi possível aferir (por sistema GPS) em condições totalmente normais, havendo naturalmente em qualquer dos modelos aqui indicados, a possibilidade de se atingir um pouco mais de velocidade se as condições do terreno e declive da via assim o propiciarem.

Os testes indicados neste tópico são feitos sem declive!
Posto isto, acredito naturalmente que a MaxSym 600 atinja os 161kph reais que mencionas. Aliás, a própria publicação refere isso mesmo para qualquer modelo, sempre que a via (inclinação e vento favorável) assim o propiciem.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 17:15 por Sapiens21 »

vicente

  • Visitante
o a 100
« Responder #33 em: 28 de Dezembro de 2014, 17:14 »
Andei a fazer uma busca e encontrei precisamente , até podes lá acrescentar Sapiens Kymco K-xct 125 de 0 a 100 em 8,7 seg e veloc. máx 106 kms   e a Kymco K-xct 300i  de 0 a 100 em 5 segundos e veloc. máx. 152 kms conforme está aqui neste link

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=pl&u=http://www.motogen.pl/K-XCT-300i-Im-so-excited-,18937.html&prev=search

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Uhau.... _confuso_ _confuso_, a minha silver até se comporta bem >:D >:D, anda mais e é mais rápida que algumas 500 _lool_ _lool_, nada mau _Rolley_
Pereira

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: o a 100
« Responder #35 em: 28 de Dezembro de 2014, 17:16 »
Andei a fazer uma busca e encontrei precisamente , até podes lá acrescentar Sapiens Kymco K-xct 125 de 0 a 100 em 8,7 seg e veloc. máx 106 kms   e a Kymco K-xct 300i  de 0 a 100 em 5 segundos e veloc. máx. 152 kms conforme está aqui neste link

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=pl&u=http://www.motogen.pl/K-XCT-300i-Im-so-excited-,18937.html&prev=search

Está lá a 125cc desde o inicio, companheiro.  _careta_

Quanto à K-Xct 300 levar 5seg... _Rolley_  Este é um teste dos 0-100m e não dos 0-100Km/h.

Mas de qualquer forma obrigado pela partilha do link, amigo Vicente.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 17:19 por Sapiens21 »

vicente

  • Visitante
0 a 100
« Responder #36 em: 28 de Dezembro de 2014, 17:19 »
A 125 tens razão não tinha visto coloca a K-xct  300 lá tb.  porque afinal esta ganha em tudo.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 17:20 por Clemente Vicente »

interceptor

  • Visitante
Andei a fazer uma busca e encontrei precisamente , até podes lá acrescentar Sapiens Kymco K-xct 125 de 0 a 100 em 8,7 seg e veloc. máx 106 kms   e a Kymco K-xct 300i  de 0 a 100 em 5 segundos e veloc. máx. 152 kms conforme está aqui neste link

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=pl&u=http://www.motogen.pl/K-XCT-300i-Im-so-excited-,18937.html&prev=search

espectacular _palmas_ _palmas_ a Kymco K-xct 300i é tão rápida como uma Aprilia SRV 850 _lol_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Os testes indicados neste tópico são feitos sem declive!
Posto isto, acredito naturalmente que a MaxSym 600 atinja os 161kph reais que mencionas. Aliás, a própria publicação refere isso mesmo para qualquer modelo, sempre que a via (inclinação e vento favorável) assim o propiciem.

Os 170km/h (161km/h reais) foram feitos SEM declive! Com declive o ponteiro atinge os 190km/h. Tenho-o comprovado em vídeo.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Cromix

  • Visitante
Belo tópico, e o esforço de recolher toda a informação de uma só fonte torna-o mais credível.

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Espero que o tópico no entanto que o tópico não se torne numa "guerra" de a minha é melhor que a tua...

Resultados diferentes todos vão ter, comparar estas coisas em métodos de teste diferentes e condições diferentes é comparar alhos com bugalhos.
Nem as revistas da especialidade com anos de testes são iguais nos seus testes entre "elas"


vicente

  • Visitante
0 a 100m
« Responder #40 em: 28 de Dezembro de 2014, 17:53 »
espectacular _palmas_ _palmas_ a Kymco K-xct 300i é tão rápida como uma Aprilia SRV 850 _lol_

Olha a minha só para tua informação faz 2 seg de 0 a 100 e dá 220 e agora vai-te rir mais um bocado  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 18:20 por Clemente Vicente »

Cromix

  • Visitante
Re: interceptor
« Responder #41 em: 28 de Dezembro de 2014, 18:20 »
Olha a minha só para tua informação faz 2 seg de 0 a 100 e dá 220 e agora vai-te rir mais um bocado  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Vicente tens em casa a scooter com arranque mais rápido do mundo... Qualquer dia antes de arrancar já chegou aos 100...

Que lol

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Tens de dizer a scooter info para te contratar, que eles estao errados ou a testar a mota errada...

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 18:23 por Cromix »

vicente

  • Visitante
Re: interceptor
« Responder #42 em: 28 de Dezembro de 2014, 18:27 »
Vicente tens em casa a scooter com arranque mais rápido do mundo... Qualquer dia antes de arrancar já chegou aos 100...

Que lol

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Tens de dizer a scooter info para te contratar, que eles estao errados ou a testar a mota errada...

.

Até que enfim que alguém me entende 2s/220k........ _palmas_ _palmas_ _lol_ _lol_

Ó Sapiens coloca mas é lá a Kymco na listagem a K-xct 300i que faz 5 seg e dá já nem sei quantos, agora perdi-me na velocidade.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 18:34 por Clemente Vicente »

daniel

  • Visitante
Isaac, fico impressionado com a tua capacidade para criares estes tópicos de grande rigor e bastante informativos.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Fizeste bem em compilar informação de testes de um só site, como foi já aqui dito.


A minha Burgman 650 parece que se portou bem no teste, apesar de mais virada para o conforto.

CIMENTO

  • Visitante
O meu "canhão" está assim tão longe da j300 e da k300 ? :o que coisa esquisita _Rolley_ muito esquisita _Rolley_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Pois claro. A Kawasaki, apesar de começar também com 'K', tem um nome prestigioso a defender.

Provavelmente (atenção que aqui posso estar enganado), árvore de cames e electrónica (incluindo ignição) não são precisamente as mesmas.

O que podes fazer é ir à Kawasaki peças e pedir uma árvore de cames da J300...  :)

Agora fora de brincadeiras, a Kymco Xciting 400 está "uma bomba". Não me importaria de ter uma  _corado_

vicente

  • Visitante
0 a 100
« Responder #46 em: 28 de Dezembro de 2014, 21:14 »
Pois claro. A Kawasaki, apesar de começar também com 'K', tem um nome prestigioso a defender.

Provavelmente (atenção que aqui posso estar enganado), árvore de cames e electrónica (incluindo ignição) não são precisamente as mesmas.

O que podes fazer é ir à Kawasaki peças e pedir uma árvore de cames da J300...  :)

Agora fora de brincadeiras, a Kymco Xciting 400 está "uma bomba". Não me importaria de ter uma  _corado_

Está uma bomba mas está mal classificada, é a minha opinião porque conheço bem a xciting.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 21:15 por Clemente Vicente »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: 0 a 100
« Responder #47 em: 28 de Dezembro de 2014, 21:31 »
Estamos todos de acordo: o único Monstro Sagrado nesta tabela é a Piaggio Xevo 400.

Respeitinho porque anda (muito) mais do que parece. Só as Hayabusa com tuning é que lhe conseguiam cheirar o fumo inebriante do escape cromado.

Está uma bomba mas está mal classificada, é a minha opinião porque conheço bem a xciting.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 21:33 por pedroareias »

vicente

  • Visitante
Re: 0 a 100
« Responder #48 em: 28 de Dezembro de 2014, 21:36 »
Estamos todos de acordo: o único Monstro Sagrado nesta tabela é a Piaggio Xevo 400.

Respeitinho porque anda (muito) mais do que parece. Só as Hayabusa com tuning é que lhe conseguiam cheirar o fumo inebriante do escape cromado.

Pois eu não acredito que a Xevo 400 tenha mais arranque e mais velocidade de ponta que a xciting, a xciting na minha mão e a Evo na mão de outro acho que  deixava a Evo  colada ao chão.
Aliás ainda me têm  que  dizer qual é a 400 que anda mais que a Xciting

 _convivio_
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 21:38 por Clemente Vicente »

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Bom trabalho Sapiens... tenham cuidado com essas velocidades..... scooters foram feitas para passear, em segurança... a partir de uma certa velocidade tudo é mais perigoso, principalmente com as scooters. Na minha opinião  a cilindrada ideal para as scooters anda á volta dos 300/400cc. A partir daí venham as motas.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022