Autor Tópico: Linha no vidro  (Lida 5722 vezes)

LeandroSouto

  • Visitante
Linha no vidro
« em: 27 de Dezembro de 2014, 01:38 »
Companheiros,

Comprei a minha Downtown este mês e passado uns dias reparei neste pormenor no vidro da mesma:





Isto é normal?

Já tive a tentar limpar, e nada... (A mota é guardada em garagem, nem sequer apanha sol...)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Linha no vidro
« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2014, 09:30 »
Parabéns Leandro pela DT! Era uma das minhas preferidas, mas depois a X-Max arrebatou-me o coração (e a carteira) e não consegui resistir à paixão... _Rolley_

Isso dá ideia que é desgaste por vibração... _pensador_
Está bem apertado? Se o abanares com a mão movimenta-se? Tem folga? Se sim foi mal montado e accionas a garantia do concessionário! Mas prepara-te, não vai ser fácil...
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 09:34 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

LeandroSouto

  • Visitante
Re: Linha no vidro
« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2014, 11:32 »
Parabéns Leandro pela DT! Era uma das minhas preferidas, mas depois a X-Max arrebatou-me o coração (e a carteira) e não consegui resistir à paixão... _Rolley_

Isso dá ideia que é desgaste por vibração... _pensador_
Está bem apertado? Se o abanares com a mão movimenta-se? Tem folga? Se sim foi mal montado e accionas a garantia do concessionário! Mas prepara-te, não vai ser fácil...

Eheheh Esta é a segunda, veio por troca de uma Silverblade defeituosa... Mas sim, já andava de olho nela há uns tempos...

Quanto ao problema, nada. Eu vi isto quando ela tinha uns 50 kms se tanto.
Já tentei abanar o vidro e está bem preso!

Como levantei a mota de noite, penso que ela já assim estava.

LeandroSouto

  • Visitante
Re: Linha no vidro
« Responder #3 em: 27 de Dezembro de 2014, 18:04 »
Visto que levantei a onda, venho aqui dar o desfecho.

Hoje fui ao stand onde comprei e coloquei a questão, ao que o vendedor me informou ser normal.  _pensador_ Desconfiei, mas fomos ver as outras novas que lá estão e todas têm este risco no vidro!  :o WTF?

É realmente estranho, sim, mas aproveitei para ver no OLX outras à venda e, misteriosamente, todas têm este "defeito":





É uma coisa esquisita, realmente, mas fica aqui o registo para que outros downtownianos fiquem a saber: esse risco no vidro é, supostamente, normal! 

Fiquei mais aliviado, apesar da figura de urso no stand, mas na boa, é assim que se vai aprendendo! ehehe

Abraços!

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Linha no vidro
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2015, 21:29 »
 :)) :))

Isso é um pormenor estético que se nota bem porque o vidro ainda é novo ( e limpo).

Deves se o primeiro "downtowniano" neste fórum a reparar e considerar algum defeito essa linha estética, que sempre existiu nos vidros da Downtown. :o

Quando do vidro ficar amarelo com a idade, essa linha nota-se menos.

Boas curvas e sem stress.



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


interceptor

  • Visitante
Re: Linha no vidro
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2015, 22:46 »
Essa linha julgo separa a parte do vidro que têm um tratamento para não oxidar (amarelar) da que não têm.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Linha no vidro
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2015, 22:58 »
Essa linha julgo separa a parte do vidro que têm um tratamento para não oxidar (amarelar) da que não têm.

Caro Interceptor, desculpa discordar, mas a minha ex- Downtown (2010) trocou de vidro ao abrigo da garantia, precisamente por ter ficado amarelo e manchado em menos de 1 ano.

Não havendo contaminação química por detergentes, não era suposto haver tal mudança no acrílico, mas eventualmente a ausência de um filtro UV no processo de acabamento
pode ter motivado tal deterioração. O vidro da GIVI não é afetado pelo ação dos UV, pelo que cheguei a ponderar essa substituição, caso a garantia não fosse consumada.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


interceptor

  • Visitante
Re: Linha no vidro
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2015, 23:08 »
ok, retiro o que disse :) , é que normalmente estes ecrans trazem um tratamento tipo uma película de verniz para protecção e pensei que fosse isso.

dmvieira

  • Visitante
Re: Linha no vidro
« Responder #8 em: 12 de Março de 2015, 22:03 »
Pois eu fui ver na alinha e realmente lá esta. Obrigado

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Linha no vidro
« Responder #9 em: 12 de Março de 2015, 23:04 »
Outro defeito que habitualmente acontece nos vidros da DT é que mesmo não apertando muito os parafusos existe tendência a começar a estalar o acrílico junto aos parafusos.
Como sou picuinhas reparei nesse pormenor e reparei noutras com o mesmo problema e accionei a garantia. Normalmente começam a estalar ao fim de 2000 Km. O vidro de origem foi trocado por essa altura, o 2º partiu após uma queda que dei, mas ainda não apresentava qualquer defeito daquele género, entretanto já vou no 5º ou 6º vidro por essa mesma razão. Este último parece-me ligeiramente diferente, parece ter melhores acabamentos ao nível do corte do acrílico. O rebordo parece que também leva um acabamento em verniz que acho que os outros não tinham.  _pensador_
Também me foi confirmado pela oficina que a Mavico indicou que este último é de outro lote e todos os outros eram de stock que já lá estava há algum tempo. Mas todos têm a mesma linha que originou este tópico,
Penso que o que provoca este estalar é a vibração originada pelo belo piso/alcatrão português  _lol_  _lol_  _lol_ e normalmente começa a surgir após circular aqueles 2000 Km.
Scooters com donos picuinhas...  _Rolley_  _Rolley_  _Rolley_  _lol_  _lol_  _lol_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i