Autor Tópico: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....  (Lida 17150 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« em: 21 de Dezembro de 2014, 20:02 »
Avaria no meio da estrada! E agora?  Eis o que deves saber....




Presentemente já com mais de 15 anos de carta de carro, já levo no meu currículo 20 vezes mais quilometragem com este meio de transporte do que de moto, em certa medida por via da minha primeiríssima actividade profissional, que na altura me levou a fazer também da estrada em certa medida o meu próprio local de trabalho.

Ao longo deste período e até mesmo antes dessa altura, foram diversos os carros e por vezes algumas motos que vi parados na berma, desconhecendo da grande maioria dos mesmos se efectivamente a paragem decorria de uma necessidade que nada tinha que ver com problema técnico ou mecânico, ou se de facto haveria ali algo que a tinha forçosamente provocado.

Reportando-me em concreto às 2 rodas, ainda que grande parte dos conselhos que se vão seguir sejam ou possam ser comuns com os veículos de 4 rodas, pergunto...quem não ouviu ou leu sobre algum companheiro que teve uma avaria completamente inesperada, ou então que se viu a braços com uma paragem forçada  por falta de combustível, ou até mesmo por um furo num pneu num local longe de tudo e de todos...?

Ninguém está imune a uma ocorrência deste género e por mais cuidados que tenhamos com o modelo que conduzimos, por melhor que se cumpra o plano de manutenção delineado pelo fabricante ou pelo concessionário da nossa moto/scooter, existem avarias que, pura e simplesmente, não demonstram sintomas de qualquer género e que surgem de forma repentina, levando a que até uma simples avaria da parte eléctrica motive uma paragem cuja resolução não se compadece com o simples jogo de chaves que grande parte de nós tem no estojo que acompanha a nossa máquina.

E pior se torna este cenário, quando acontece em pleno período nocturno ou em local de fraca, deficiente ou até mesmo inexistente iluminação, tal como por exemplo uma estrada municipal ou secundária, bem conhecidas de todos nós enquanto condutores e usuários das mesmas.

Colocados que estão estes cenários, que repito…podem acontecer a qualquer um, começo desde já por deixar o primeiro dos conselhos assim que nos apercebemos de algo no veículo que conduzimos:  manter a calma!

O nervosismo e a irritação não nos levam a lado nenhum, pelo contrário ainda agudizam a situação que se quer resolvida de forma eficaz e em segurança, pelo que o manter da calma é imperioso quando algo do género nos surge.


O que fazer então…como deverei actuar nessas circunstâncias?


Logo que exista a percepção que a imobilização do veículo vai mesmo ocorrer (por qualquer motivo alheio à nossa vontade) há que actuar de forma rápida e efetiva, encostando de imediato a viatura o mais à direita que for possível na berma e assinalando a manobra (com piscas se a avaria não impossibilitar o seu uso, ou assinalando-o com o braço) tendo presente que se circula numa via pública e que circulam outros veículos no mesmo sentido ou em sentido contrário ao nosso. Nestes momentos iniciais, são os espelhos retrovisores os nossos maiores aliados e qualquer manobra que efectuemos terá que ser feita com cuidado redobrado e evitando uma travagem brusca que comprometa a nossa segurança e a de quem nos precede.

Já na berma e certificando-nos que a posição em que se encontra a nossa moto/scooter não causa embaraço à circulação, deveremos deixar ligado o pisca da direita ou ligar os 4 piscas (neste caso quando o modelo em concreto tem essa função e a avaria, em qualquer dos casos, não tenha afectado a sua utilização) e de seguida vestir o colecte reflector, independentemente se a paragem forçada ocorre de dia ou de noite, sendo este um equipamento que deverá acompanhar sempre qualquer motociclista/scootard.

Aqui faço um parágrafo para dizer, não me desviando muito do tema, que o aludido colete reflector, ainda que não seja obrigatória a sua aquisição para o motociclista ou mesmo o seu uso sempre que vamos a algum lado, pois tal decorre da opção tomada por cada um, entendo que pelo seu custo de aquisição baixo e pela segurança oferecida sempre que o mesmo é envergado, deverá levar a que qualquer companheiro adquira o aludido equipamento e (plo menos) o tenha sempre debaixo do banco ou noutro qualquer local que seja acessível caso haja necessidade.




Estando desta forma assinalada a nossa presença e a do nosso veículo, poderemos com maior segurança verificar o que se passou e o que poderemos fazer de seguida. Caso o problema não seja identificado ou impeça uma resolução no local, o telemóvel passa a ser agora a nossa melhor ferramenta, seja para chamar um familiar/amigo/conhecido que nos possa fazer sair daquele local rapidamente (motociclo inclusive), ou contactar a assistência em viagem através do seguro/ACP/outro.

Mantendo sempre a calma, deveremos dar uma indicação o mais precisa possível do local onde nos encontramos, dando pontos de referência se for necessário, por forma a facilitar ao nosso interlocutor a percepção do local onde nos pode ser prestado auxílio. Muitos dos smartphones actualmente no mercado já dispõem de sistema de GPS interno, hevendo igualmente inúmeras aplicações que do mesmo fazem uso para indicar a nossa posição, pelo que socorrermo-nos destas novas tecnologias não deixa de igualmente constituir uma vantagem de que se deve tirar partido nestas situações.

Sendo o risco de morte muito elevado quando alguém se encontra na berma, é importante em todo este processo ter atenção à circulação e mantermo-nos numa posição o mais afastada possível da faixa de rodagem.
Este conselho é-o ainda mais válido quando a avaria ou a situação que motiva a paragem, ocorre numa A.E…seja pelo facto de ser proibida a paragem neste tipo de vias e que pode levar a uma reacção adversa por parte de um automobilista que não espera ali a presença de ninguém na berma, seja pelas próprias velocidades ali praticadas.

Assim e porque uma avaria pode ocorrer em qualquer local, quando em A.E. e especialmente neste caso, além de parte das indicações atrás serem comuns, devo referir adicionalmente o seguinte:

- O contacto telefónico a ser efectuado deverá sê-lo preferencialmente para a assistência em viagem;
- Enquanto aguarda pela chegada da assistência, qualquer companheiro deverá manter-se do lado de fora dos rails de protecção (…sempre com o colete reflector vestido);
- Em nenhum momento deverá ser atravessada a faixa de rodagem para se colocar na zona do separador;
- Se por algum motivo a paragem forçada for ultrapassada e resolvida rapidamente, deverá ter-se especial cuidado  com a reentrada na via, aguardando o momento oportuno para o fazer e assim conseguir ganhar velocidade para a adequar à circulação dos demais veículos.

Finalizando e repetindo-me novamente num ponto crucial que destaco em todo estes procedimentos, informo que o manter da calma é extremamente importante para ultrapassar estas que são situações bastante aborrecidas quando acontecem, mas que se levadas em segurança e aplicadas correctamente, ajudam na sua resolução.




Bons e seguros Kms, companheiros.  _pol_
« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 13:22 por Sapiens21 »

JViegas

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #1 em: 21 de Dezembro de 2014, 21:00 »
Muito bom post companheiro Isaac.

No meu circuito "normal" de regresso a casa depois do trabalho e porque estamos no Inverno (escurece mais depressa) tenho o cuidado de vestir sempre um colete reflector, pois como disse parte do percurso é feito por uma pequena serra durante 2 ou 3 kms e sem qualquer iluminação pública.
Já me tenho lembrado que apesar de estar "dentro" de um centro urbano é extraordinário como aqueles poucos kms não são iluminados, pelo que a avariar ali, aquela hora, numa estrada escura e sem muito espaço para bermas, dá-me sempre um arrepio na espinha...  :-?

Já pensei em comprar daquelas lanternas de bolso e que são de "manivela" (não é necessário pilhas) para colocar junto às ferramentas da maxi, pois em caso de avaria durante a noite, e naquele lugar, tenho sempre algo para iluminar um pouco mais o local.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #2 em: 21 de Dezembro de 2014, 21:42 »
Bom post sem duvida nenhuma, mas e se por acaso for num sitio que não exista rede de telemovel? ou se ficou sem bateria?

Eu ainda sou do tempo em que não havia nada disso, nem telemovel e muito menos GPS  _pol_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #3 em: 21 de Dezembro de 2014, 22:29 »
Excelente tópico Isaac  _pol_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Eddy

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #4 em: 21 de Dezembro de 2014, 23:18 »
Os meus parabéns a este post fantastico!!!
Sem duvida que e um guia , esperemos que poucas ou nunca vezes seja usado pela malta deste forum!

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #5 em: 21 de Dezembro de 2014, 23:21 »
Muito bom.
Ás vezes não temos a calma e descernimento suficientes quando uma situação destas nos acontece, temos tendencias a ficar logo atrapalhados, nada como ficar calmo e raciocinar sem stresses.
 _pol_ _pol_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #6 em: 22 de Dezembro de 2014, 08:56 »
Mais um excelente post Companheiro Isaac a que já nos habituaste.  _pol_

Esperemos que sejam raras estas situações de aflição mas como disseste e bem, manter a calma é o nosso maior aliado nestas circunstâncias, na carta verde está o número da assistência em viagem, usem-no sempre, não se acanhem.

Nas AE é fácil identificar a nossa posição, basta dizer a que Km estamos para norte ou para sul

A maioria dos Telemóveis já trazem Gps, nas definições liguem a vossa localização, desta forma mesmo em caso de ferimentos e ficarem confusos o 112  consegue localizar-vos, não desliguem o tel. enquanto não derem convosco. 

Convém levar sempre uma luzes intermitentes daquelas usadas na traseira das bikes para o caso de haver um colapso da bateria, eu tenho uma que se carrega por USB ou através do isqueiro.

Boa curvas sem problemas

Feliz Natal



Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #7 em: 22 de Dezembro de 2014, 09:08 »
tópico interessante e útil , a dica do colete excelente já que eu vou comprar um para ter de reserva... depois é desejar não o ter de usar  _pensador_  obrigado Issac  _pol_
Espirito Aventura

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #8 em: 22 de Dezembro de 2014, 10:34 »
Também não tenho colete... Serviu este tópico para recordar que devia ter um. Acho que mais dia menos dia o Sr legislador vai obrigar a andar com um de qualquer... Isto se não for obrigar a andar con ele vestido.... Em Portugal existe tendência para os extremos....

pjmoura

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #9 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:08 »
Bom tópico, obrigado pela publicação.
Também sou um dos que vai adquirir o colete reflector.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #10 em: 23 de Dezembro de 2014, 01:16 »
Antes de mais e porque me parece que fica bem agradecer, muito obrigado pelos vossos comentários.  _pol_
Não faço mais do que qualquer outro companheiro que aqui (fórum CPM) coloca os seus conhecimentos ao serviço dos demais. Sou apenas mais um, entre uns bons milhares de membros, que aqui fumentam o conhecimento e a partilha.

Bom post sem duvida nenhuma, mas e se por acaso for num sitio que não exista rede de telemovel? ou se ficou sem bateria?

Eu ainda sou do tempo em que não havia nada disso, nem telemovel e muito menos GPS  _pol_

Não havendo telemóvel, ou estando o mesmo sem bateria/sem rede...a coisa complica-se no que à urgência da resolução diz respeito.

A colocação do colete é extremamente importante em todo o caso......complicando-se ainda mais a situação caso não se tenha.

Mas....vamos supor que o problema estará mesmo apenas na não existência de telemóvel e a situação ocorre numa estrada nacional.

Com o colete correctamente envergado e porque a permanência  na estrada e a segurança assim o exige , existirão 2 possibilidades:

1 - Deixar a moto/scooter o mais encostada possível na berma e, se for de dia, procurar a habitação/estabelecimento mais próximo, aqui fazendo-se um apelo à memória para recordar se momentos antes se passou por algum(a). Existe a possibilidade de se andar Kms??, mas tem de se manter uma atenção enorme ao tráfego e posicionar-nos sempre o mais afastados possível da faixa de rodagem e do lado esquerdo da via, ou seja, de frente para o sentido do trânsito; (Aconteceu há uns 20 anos ao meu pai num Golf Mak II semelhante situação, tendo feito uns bons kms a pé...)




2 - Estando devidamente visíveis com o colete, posicionar-se na berma fazendo sinal para algum automobilista parar e assim pedir o seu auxílio (ESTA A MAIS RECOMENDÁVEL).  Prestar muita atenção à reacção dos automobilistas e não avançar para a via sem haver uma certeza das intenções do mesmo, nomeadamente se o mesmo vai de facto parar ou se apenas diminuiu a velocidade. Quando se coloca um pé na via, temos de ter a certeza que o fazemos em segurança.


De qualquer das formas e mesmo após esta última explicação, tenho de ser realista ao ponto de dizer que pode passar um bom bocado (+ de 1 hora!) sem ninguém parar sequer para perguntar o que é preciso....e muito mais difícil se torna este cenário se o mesmo ocorrer em período nocturno.
Mas há que tentar e não esmorecer, pois passar toda uma noite no meio da estrada não a tomo como opção, mais não seja pelo perigo para a sua própria segurança.

EDIT: Quando em A.E., nenhuma das anteriores situações se aplica!
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 23:43 por Sapiens21 »

daniel

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #11 em: 24 de Dezembro de 2014, 14:00 »
Obrigado pela partilha.  _pol_
Tá visto que tenho de comprar um colete reflector e calhando vou também seguir a dica da lanterna, referida num dos comentários. É sempre útil.

rmsantos

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #12 em: 11 de Fevereiro de 2015, 14:49 »
Excelente post. ando sempre com um colete na mota. Seja para avarias, má visibilidade ou eventos ;)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #13 em: 11 de Fevereiro de 2015, 23:26 »
Obrigado pela partilha
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2015, 14:17 »
Bom post  _palmas_

E para evitar este acontecimento ao máximo o truque é comprar uma HONDA

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #15 em: 03 de Março de 2015, 08:41 »
Bom post  _palmas_

E para evitar este acontecimento ao máximo o truque é comprar uma HONDA

deve ser por isso que a minha PCX ficou apeada ao fim de 20 minutos de sair da revisão   _martelada_. por ser uma Honda á prova de avarias  _martelada_
Espirito Aventura

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #16 em: 03 de Março de 2015, 21:04 »
Estes acontecimentos não se restringem à marca A, B ou C.....quando surgem o importante é de imediato colocarmos o motociclo o mais afastado que nos for possível da faixa de rodagem e também nós nos devemos colocar numa posição de segurança, envergando o colete refletor.

Depois disso e verificando a impossibilidade de reparação no local.....bem...depois o telemóvel será provavelmente o nosso melhor aliado.

Joaocruz

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #17 em: 03 de Março de 2015, 23:32 »
Nas AE é fácil identificar a nossa posição, basta dizer a que Km estamos para norte ou para sul.
Boas Sapiens,
Mais um excelente topico da tua parte.
Antes de trabalhar no turismo, estive 10 anos numa seguradora de assistencia em viagem e aprendii muito, muito.
Tinha dia de mer..., mas outros que se vinha contente por ter conseguido ajudar o proximo. Sabia quase os numeros das nacionais e ae de Portugal e ate sabia em que troco o cliente estava, so de ele nos dar o km da ae.
Houve muitas curiosidades, mas sobre esta de saber explicar onde se esta avariado houve um caso veridico em que o cliente me responde:
'Onde estou? Na AE que nao sei o numero e, espere, espere ja sei! Estou parado onde acaba de passar este camiao TIR, viu?"
Assim como no embarque nos aeroportos, as pessoas que se encontram com uma avaria na estrada estao meio "fora de si", por nao se encontrarem numa situacao diaria. Quero dizer com isto que devem manter a calma e zelar pela sua segurança e dos que transportam no veiculo.
Um abraco,
JpC

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #18 em: 26 de Julho de 2016, 13:24 »
Uma imagem...com uma mensagem que lhe está subjacente, que achei interessante partilhar convosco.  ;)  _pol_


Offline vitorsantos81

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2019
  • Mensagens: 29
  • Localidade: RIO DE MOURO
  • Marca: sym
  • Modelo: Joyride evo
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #19 em: 01 de Março de 2019, 11:46 »
Muito bom post informação preciosa _pol_ _palmas_

Offline Jorge Vale

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2018
  • Mensagens: 107
  • Localidade: Póvoa St. Iria
  • Marca: Benelli
  • Modelo: TRK 502
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #20 em: 01 de Março de 2019, 14:33 »
Uma imagem...com uma mensagem que lhe está subjacente, que achei interessante partilhar convosco.  ;)  _pol_



Sempre importante relembrar, hoje é um companheiro amanhã podemos ser nos

 scooter_
#JV10

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #21 em: 01 de Março de 2019, 22:51 »
Não tenho dúvidas que ao fim de 5 minutos já uns 10 carros me passaram por cima do capacete...

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #22 em: 24 de Maio de 2021, 08:06 »
Há tópicos que vale a pena desenterrar, este é um deles...
O meu colete reflector (amarelo) faz parte daquilo que anda sempre na mota. Utilizo quando a visibilidade é mais reduzida (nevoeiro) e à noite, felizmente ainda não tive de o usar numa situação de avaria, mas se ela acontecer, usarei de certeza.
Como curiosidade, o meu colete é um colete do CPM que em boa hora adquiri.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #23 em: 25 de Maio de 2021, 13:30 »
Há tópicos que vale a pena desenterrar, este é um deles...
O meu colete reflector (amarelo) faz parte daquilo que anda sempre na mota. Utilizo quando a visibilidade é mais reduzida (nevoeiro) e à noite, felizmente ainda não tive de o usar numa situação de avaria, mas se ela acontecer, usarei de certeza.
Como curiosidade, o meu colete é um colete do CPM que em boa hora adquiri.


O meu do CPM, foi sendo usado na chapeleira do latas, para servir de identificador. Entretanto o sol já lhe consumiu algum do amarelo, mas e por ser unico,  anda quase sempre comigo.
Se voltar a haver hipótese de aquisição, virá mais um.



« Última modificação: 26 de Maio de 2021, 12:26 por Rufido »
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Avaria no meio da estrada! E agora? Eis o que deves saber....
« Responder #24 em: 26 de Maio de 2021, 01:57 »
Também tenho um colete na minha para qualquer eventualidade...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018