Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
O conhecido site da SHARP iniciou-se em 2007, depois de o Departamento dos Transportes em Inglaterra ter encontrado notórias diferenças na segurança e performance oferecida pelos capacetes existentes no mercado, tendo-se tornado muito possivelmente, num dos mais visitados pela sua vertente técnica (características completas dos capacetes) e também...e sobretudo por esta razão, pelos rigorosos testes de impacto levados a cabo, por forma a dar uma informação isenta e independente ao consumidor que pretende saber se o seu capacete (que até poderá dizer que cumpre as normas europeias) oferece um bom nível de protecção em caso de acidente.
A informação em termos de resultado final é de muito fácil compreensão e a pontuação varia numa escala de 1 a 5 estrelas, aí sendo reflectidos o nível de segurança e protecção oferecidos.
Porém, para que os capacetes possam pertencer à lista publicada pela SHARP, terão de ser submetidos a duras provas de resistência, movimento, impacto, etc., em instalações próprias e com elevado rigor técnico, por forma a ser indicado o seu nível de segurança e possibilitando desta forma ao consumidor aferir da sua relação qualidade/preço/performance em termos de protecção.
As provas por que terão de passar os capacetes....Sabendo de antemão que cada embate é único, que acontece em circunstâncias muito próprias e a velocidades distintas, a SHARP não se fica por simples análises sumárias e antes de qualquer um poder pertencer sequer à tabela de pontuações, terá de ser submetido a nada mais nada menos do que 32 testes diferentes.
Mas não se pense que os testes são feitos em apenas uma unidade de cada marca/modelo....a SHARP não recebe os seus capacetes do próprio fabricante ou por qualquer outra via que pudesse comprometer ou dar a ideia de falta de isenção. A SHARP compra os capacetes em lojas normais e
opera os seus testes em 7 (sete) capacetes do mesmo modelo e em diferentes tamanhos de calota, por forma a revelar com o máximo de rigor o real potencial de protecção oferecido.
Teste linear: O capacete é submetido a uma prova em que se faz o mesmo cair num ângulo vertical, com aplicação de um certo nível de energia (peso) e velocidade, sobre uma bigorna. Os testes têm em conta diferentes tipos de bigorna (sem corte, pontiagudos, etc) para aferir a possibilidade de lesões na cabeça, também elas quantificadas e analisadas caso a caso.
VIDEO nas instalações da SHARP - impacto linearTeste oblíquo: O capacete é submetido a um impacto de fricção por rotação sobre uma bigorna, contendo a mesma uma superfície rugosa (semelhante ao pavimento). Em termos práticos seria o equivalente a cair com a moto e consequentemente bater e esfregar a cabeça contra o asfalto. O teste mede igualmente os potenciais ferimentos na cabeça e pescoço.
Nas investigações sucessivas da SHARP, concluiu-se que a área de impacto mais frequente é a zona lateral do capacete, representando 53% dos golpes, seguida pela zona frontal (24%), a parte traseira (21%) e a zona superior do mesmo, neste caso com apenas 2%.
A velocidade mais alta dos testes é feita presentemente com um embate do capacete a uma velocidade de 8,5m/seg, o que em termos práticos representa um embate numa superfície dura e indeformável à velocidade de 30Km/h.
Acreditem companheiros....um embate a esta velocidade pode ser fatal caso não se use correctamente o capacete e/ou o mesmo não ofereça um bom nível de protecção.
De qualquer forma, a SHARP já informou (com uma mensagem clara aos fabricantes de capacetes) que os futuros testes deverão ser realizados até uma velocidade de 9,5m/seg (34 km/h), numa intenção clara que os mesmos continuam a apostar na segurança oferecida pelos seus capacetes.
Na senda da isenção e independência que se encontra já plenamente alcançada pela SHARP, considero importante dizer que os fabricantes de capacetes são avisados da classificação SHARP antes da publicação, por forma a permitir que os mesmos possam apresentar um recurso (...e resultados provados), se acharem que os dados medidos por este organismo não coincidem com os que viram no desenvolvimento ou testes de produção por si levados a cabo.
Finalmente considero também importante referir que, tal como mencionado na página da SHARP, um capacete que alcance apenas 1 estrela no testes, não significa que não irá proteger o motociclista. Simplesmente não alcança os padrões mais altos de segurança.
Independentemente da classificação SHARP, cada capacete à venda terá de satisfazer pelo menos um padrão reconhecido, garantindo que ele oferece, pelo menos, um nível mínimo de protecção.
De tudo quanto li e aqui condensei neste tópico de carácter informativo, existe algo que destaco pela sua importância e que pretendo seja também levado em consideração sempre que algum companheiro procura adquirir o seu novo capacete:
"Remember, fit comes first. The secret is finding several helmets that fit you best, and then selecting the helmet with the highest SHARP rating."Tradução: Lembre-se, o ajuste (perfeito) vem em primeiro lugar. O segredo é encontrar vários capacetes em que o ajuste seja melhor e, em seguida, seleccionar de entre esses o capacete com a mais alta classificação SHARP.
Lista (ordenada alfabeticamente por marca) dos modelos actuais que conseguiram alcançar as 5 estrelas nos testes SHARP (lista aqui disponibilizada é a actualmente indicada no site oficial da SHARP e vista um por um » 14-12-2014):AGVAGV Corsa
AGV GP Tech
AGV Pista GP
AGV S-4
AGV Stealh
AGV T2
AGV Veloce GT
BellBell M1
Bell M3R
Bell M4R
Bell M4R Carbon
Bell M5X
Bell M5X Carbon
Bell M6
CabergCaberg Duke
Caberg Konda
Caberg Trip
Caberg V2 407
Caberg V2R
Caberg V2RR
Caberg Vox
DuchinniDuchinni D832
HJCHJC HQ1
HJC IS-17
LazerLazer Bora
MarushinMarushin 777 Samura
Marushin 777 Tiger
Marushin RS1 Carbon
Marushin RS2 Carbon
MTMT Revenge
NitroNitro Aikido
Nitro Evo Carbon FF
Nitro N1700VF
SharkShark Evoline 3
Shark Race R
Shark Race R Pro
Shark Race R Pro Carbon
ShoeiShoei Qwest
Shoei X Spirit II
Shoei XR-1100
SuomySuomy Vandal
X-LiteX-Lite X603
X-Lite X702
Fontes para a realização deste tópico: Sharp.direct.gov.uk; Motorcycle Mc AMS - Accident Management Services; Web Bike World; Motociclismo.es; Youtube