Autor Tópico: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)  (Lida 35299 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)



O conhecido site da SHARP iniciou-se em 2007, depois de o Departamento dos Transportes em Inglaterra ter encontrado notórias diferenças na segurança e performance oferecida pelos capacetes existentes no mercado, tendo-se tornado muito possivelmente, num dos mais visitados pela sua vertente técnica (características completas dos capacetes) e também...e sobretudo por esta razão, pelos rigorosos testes de impacto levados a cabo, por forma a dar uma informação isenta e independente ao consumidor que pretende saber se o seu capacete (que até poderá dizer que cumpre as normas europeias) oferece um bom nível de protecção em caso de acidente.

A informação em termos de resultado final é de muito fácil compreensão e a pontuação varia numa escala de 1 a 5 estrelas, aí sendo reflectidos o nível de segurança e protecção oferecidos.

Porém, para que os capacetes possam pertencer à lista publicada pela SHARP, terão de ser submetidos a duras provas de resistência, movimento, impacto, etc., em instalações próprias e com elevado rigor técnico, por forma a ser indicado o seu nível de segurança e possibilitando desta forma ao consumidor aferir da sua relação qualidade/preço/performance em termos de protecção.



As provas por que terão de passar os capacetes....

Sabendo de antemão que cada embate é único, que acontece em circunstâncias muito próprias e a velocidades distintas, a SHARP não se fica por simples análises sumárias e antes de qualquer um poder pertencer sequer à tabela de pontuações, terá de ser submetido a nada mais nada menos do que 32 testes diferentes.
Mas não se pense que os testes são feitos em apenas uma unidade de cada marca/modelo....a SHARP não recebe os seus capacetes do próprio fabricante ou por qualquer outra via que pudesse comprometer ou dar  a ideia de falta de isenção. A SHARP compra os capacetes em lojas normais e opera os seus testes em 7 (sete) capacetes do mesmo modelo e em diferentes tamanhos de calota, por forma a revelar com o máximo de rigor o real potencial de protecção oferecido.


Teste linear: O capacete é submetido a uma prova em que se faz o mesmo cair num ângulo vertical, com aplicação de um certo nível de energia (peso) e velocidade, sobre uma bigorna. Os testes têm em conta diferentes tipos de bigorna (sem corte, pontiagudos, etc) para aferir a possibilidade de lesões na cabeça, também elas quantificadas e analisadas caso a caso. VIDEO nas instalações da SHARP - impacto linear

Teste oblíquo: O capacete é submetido a um impacto de fricção por rotação sobre uma bigorna, contendo a mesma uma superfície rugosa (semelhante ao pavimento). Em termos práticos seria o equivalente a cair com a moto e consequentemente bater e esfregar a cabeça contra o asfalto. O teste mede igualmente os potenciais ferimentos na cabeça e pescoço.

Nas investigações sucessivas da SHARP, concluiu-se que a área de impacto mais frequente é a zona lateral do capacete, representando 53% dos golpes, seguida pela zona frontal (24%), a parte traseira (21%) e a zona superior do mesmo, neste caso com apenas 2%.

A velocidade mais alta dos testes é feita presentemente com um embate do capacete a uma velocidade de 8,5m/seg, o que em termos práticos representa um embate numa superfície dura e indeformável à velocidade de 30Km/h.
Acreditem companheiros....um embate a esta velocidade pode ser fatal caso não se use correctamente o capacete e/ou o mesmo não ofereça um bom nível de protecção.

De qualquer forma, a SHARP já informou (com uma mensagem clara aos fabricantes de capacetes) que os futuros testes deverão ser realizados até uma velocidade de 9,5m/seg (34 km/h), numa intenção clara que os mesmos continuam a apostar na segurança oferecida pelos seus capacetes.

Na senda da isenção e independência que se encontra já plenamente alcançada pela SHARP, considero importante dizer que os fabricantes de capacetes são avisados da classificação SHARP antes da publicação, por forma a permitir que os mesmos possam apresentar um recurso (...e resultados provados), se acharem que os dados medidos por este organismo não coincidem com os que viram no desenvolvimento ou testes de produção por si levados a cabo.

Finalmente considero também importante referir que, tal como mencionado na página da SHARP, um capacete que alcance apenas 1 estrela no testes, não significa que não irá proteger o motociclista. Simplesmente não alcança os padrões mais altos de segurança.
Independentemente da classificação SHARP, cada capacete à venda terá de satisfazer pelo menos um padrão reconhecido, garantindo que ele oferece, pelo menos, um nível mínimo de protecção.

De tudo quanto li e aqui condensei neste tópico de carácter informativo, existe algo que destaco pela sua importância e que pretendo seja também levado em consideração sempre que algum companheiro procura adquirir o seu novo capacete: "Remember, fit comes first. The secret is finding several helmets that fit you best, and then selecting the helmet with the highest SHARP rating."

Tradução: Lembre-se, o ajuste (perfeito) vem em primeiro lugar. O segredo é encontrar vários capacetes em que o ajuste seja melhor e, em seguida, seleccionar de entre esses o capacete com a mais alta classificação SHARP.


Lista (ordenada alfabeticamente por marca) dos modelos actuais que conseguiram alcançar as 5 estrelas nos testes SHARP (lista aqui disponibilizada é a actualmente indicada no site oficial da SHARP e vista um por um » 14-12-2014):

AGV
AGV Corsa
AGV GP Tech
AGV Pista GP
AGV S-4
AGV Stealh
AGV T2
AGV Veloce GT

Bell
Bell M1
Bell M3R
Bell M4R
Bell M4R Carbon
Bell M5X
Bell M5X Carbon
Bell M6

Caberg
Caberg Duke
Caberg Konda
Caberg Trip
Caberg V2 407
Caberg V2R
Caberg V2RR
Caberg Vox

Duchinni
Duchinni D832

HJC
HJC HQ1
HJC IS-17

Lazer
Lazer Bora

Marushin
Marushin 777 Samura
Marushin 777 Tiger
Marushin RS1 Carbon
Marushin RS2 Carbon

MT
MT Revenge

Nitro
Nitro Aikido
Nitro Evo Carbon FF
Nitro N1700VF

Shark
Shark Evoline 3
Shark Race R
Shark Race R Pro
Shark Race R Pro Carbon

Shoei
Shoei Qwest
Shoei X Spirit II
Shoei XR-1100

Suomy
Suomy Vandal

X-Lite
X-Lite X603
X-Lite X702


Fontes para a realização deste tópico: Sharp.direct.gov.uk; Motorcycle Mc AMS - Accident Management Services; Web Bike World; Motociclismo.es; Youtube

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2014, 20:30 »
E os famosos Schuberth?
E os extra-ordinários NEXX?

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2014, 20:57 »
Boas, não sei qual a nacionalidade do capacete SHARK , mas que existe aqui um casamento , isso ninguém tenha dúvidas entre a SHARP e a SHARK , pelo menos é o que eu tenho vindo a ver desde a algum tempo   a esta parte, por acaso até gosto bastante do Shark EvoLine 3 .
 _convivio_

interceptor

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2014, 20:59 »
Porque é que dizes isso?? Não me digas que é pelos nomes serem parecidos... _pensador_

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2014, 21:06 »
Por acaso não é , quando pesquiso alguma coisa na página da Sharp estou sempre a ver a classificação dos Shark, e é que depois não é só um , é logo uma quantidade deles.

O que é que acham do EvoLine 3 , é grande , é bom etc,etc digam quem tiver

 _convivio_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 21:19 por Clemente Vicente »

Cromix

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #5 em: 14 de Dezembro de 2014, 21:27 »
Não percebo, pesquisei no site e não me deu sequer um Shark na lista.
É que nem sequer publicidade :/



TMaxer

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2014, 21:36 »
E os famosos Schuberth?
E os extra-ordinários NEXX?


Essa lista é dos capacetes que conseguiram nota maxima.



Os Schuberth da geracao actual tiveram apenas 4 estrelas.



Os Nexx obtiveram apenas 3 estrelas, tendo obtido a pior nota possivel no embate lateral  _policia_ _policia_



Eles nao tem qualquer ligação a nenhum fabricante, a Sharp é uma organizacao governamental, tendo inclusive o cuidado de obter os lotes de capacetes testados directamente e de forma anonima de uma loja ou varias lojas  _pol_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #7 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:03 »
AGV é AGV e mais nada  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

 _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_ _slb_

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:30 »
Por acaso a shark até tem a maioria da sua produção em Portugal. A marca é Francesa.
Desde que vi alguns capacetes obterem uma classificação e, passado um tempo, a mesma ser alterada alguma coisa não bate certo.

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:40 »
E a anterior geração dos Nexx com 1 estrela _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_.

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:41 »
Por acaso a shark até tem a maioria da sua produção em Portugal. A marca é Francesa.
Desde que vi alguns capacetes obterem uma classificação e, passado um tempo, a mesma ser alterada alguma coisa não bate certo.

Boas, isso acontecia em alguns produtos quando iam para o teste eram uns , quando passavam á produção perdiam qualidade , depois as pessoas compravam a pensar que estavam a comprar o que realmente tinha sido um produto igual ao do teste e estavam enganadas, pelos vistos tb deve de ser o caso, quando vão testar os produtos correntes já não tem nada a ver com aquilo que já tinham testado.

O Schuberth C5 quando sair já deve de ter 5 estrelas _lol_ _lol_ _lol_
 _convivio_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 22:43 por Clemente Vicente »

interceptor

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:49 »
Estava mesmo agora a ler isso :)

Citar
To ensure the validity of our assessment, we only test helmets that we ourselves have purchased from retail outlets. It is important that the helmets we test are the same as those you would buy yourself.

http://sharp.direct.gov.uk/content/sharp-testing

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:51 »
Confio mais num capacete que obtenha a certificação Americana SNELL
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 22:53 por fantasma do lençol »

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:54 »
Clemente, se ler as condições do teste , eles dizem que os capacetes testados foram todos comprados em lojas de rua aleatóriamente.

O curioso é que o Shuberth C3 tem 3 estrelas e o BMW System VI tem 4 estrelas, é que tratasse dos mesmo capacete, portanto,as letras BMW são mais almofadadas .... _pensador_ _pensador_

Por acaso Filipe não tinha lido e isso é bem feito, porque no  HI-FI isso acontecia um produto ser testado com uns determinados componentes para obter as estrelas e prémios e depois passava á produção e tinha outros que não tinham nada a ver com os testados, mas mais, até acrescentavam depois na refª. do produto mais umas letras para disfarçar e para as pessoas pensarem ser o mesmo.
Em relação ao BMW sistem 5 e 6 já tinha visto , mas tb existe uma diferença que é o peso , não é o mesmo, poderá ser aí que exista a tal estrela a mais.
 _convivio_

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2014, 22:57 »
Confio mais num capacete que obtenha a certificação Americana SNELL

Por acaso não conheço mas vou ver. _convivio_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:05 »
... e com 100 euritos comprei um capacete 4 estrelas !  _pol_

LS2 ff370  scooter_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #16 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:07 »
... e com 100 euritos comprei um capacete 4 estrelas !  _pol_

LS2 ff370  scooter_

Essas estrelas estão muito baratas !!!! penso eu de que..

Parece mentira mas não consegui ver um único capacete no site SNELL, talvez seja do meu PC.
 _convivio_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 23:08 por Clemente Vicente »

interceptor

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #17 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:08 »
O Ls2 ff351 também tinha 3 estrelas e de um dia para o outro passou para 1... _pensador_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #18 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:14 »



5* por 90€. Parece bem.


António Teles
Atenção aos radares! Eles andem aí!

vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #19 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:15 »
Eu por acaso já tinha lido á uns tempos que o SHARK era Francês aquando da minha pesquisa do Evoline 3 mas já não me recordava eu tenho 2 C3 , se me perguntarem se estou contente , sim são leves, as esponjas acho que ficam um pouco a desejar, agora passei numa loja a semana passada e disseram-me : ultimo grito em modular HJC , estive com eles na cabeça e sim sr. convence , leves , sente-se o forro interior de primeira qualidade, fiquei de beiça caída por eles , agora estrelas , ai isso não sei, eu deixo o link

                                        .      http://hjchelmets.com/hjca/rphamax_align

Penso eu que deve de ser o melhor feito até á data em modular !!!!


 _convivio_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 23:25 por Clemente Vicente »

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #20 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:19 »



5* por 90€. Parece bem.


António Teles
O meu é o Caberg Trip ou Rhino como se chama, já nem se fabrica e estou muito satisfeito com ele, tem 5* no teste SHARP e foi baratinho.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

scooteraddict

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #21 em: 14 de Dezembro de 2014, 23:24 »



5* por 90€. Parece bem.


António Teles

Não são €, são libras...mas sim, é pouco dinheiro.
A caberg em 10 modelos ensaiados obteve 5 estrelas em 7  _confuso_
A Arai por exemplo em 9 modelos ensaiados obteve 5 estrelas em...1 _Rolley_
A Shoei em 10 testados teve 5 estrelas em...3

A MT tem um capacete por 64.99 Libras com 5 estrelas _confuso_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 23:29 por scooteraddict »

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #22 em: 15 de Dezembro de 2014, 00:48 »
Esta avaliação foi um dos factores que ponderou na compra do meu novo capacete:

MT Revenge


vicente

  • Visitante
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #23 em: 15 de Dezembro de 2014, 13:03 »
Boas pessoal, mas afinal ninguém diz nada sobre este capacete , que eu gosto, apesar de não gostar da marca vejo que é um bom produto, HJC , a box 46 no areeiro tem lá alguns , sintam o na mão para verem a qualidade ,  vejam o link.

                                                   .         http://hjchelmets.com/hjca/rphamax_align
 _convivio_
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 13:06 por Clemente Vicente »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Capacetes mais seguros do mercado (Avaliação SHARP actualizada)
« Responder #24 em: 15 de Dezembro de 2014, 13:20 »
Noutros tempos era desta forma que se testava a protecção oferecida pelos capacetes....

....o conceito de segurança e protecção suplementar já se tinha, mas a forma de o alcançar era ainda rudimentar.



Felizmente os tempos são outros e o que presentemente acontece é termos organismos como este e outros semelhantes, que procuram apontar um caminho contínuo de protecção aos motociclistas e "obrigam" os fabricantes a prosseguir esforços no sentido de apresentarem capacetes cada vez mais confortáveis e seguros em caso de embate.
Nem tudo é mau no avanço tecnológico a que muitas vezes se apelida de "desenfreado"... _pol_