Autor Tópico: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!  (Lida 10823 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« em: 08 de Novembro de 2014, 00:56 »
A Suzuki acaba de apresentar a sua proposta a pensar no futuro...

Com base na Burgman mais pequena da gama, a Suzuki deu a conhecer a sua Fuel-Cell que, como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo que não faz uso de gasolina....mas sim do hidrogénio e de uma bateria específica para trabalharem em conjunto!!!

Por fora parece uma normalíssima Burgman 125, mas por dentro a conversa é outra.
A sua célula de combustível ocupa todo o espaço debaixo do banco e normalmente dedicado à colocação do capacete/blusão/luvas, o que significa que a famosa capacidade de carga associada a este modelo, fica assim completamente comprometida.
Mas felizmente acaba até por ser com motivos que falam mais alto, nomeadamente de cariz ambiental.

A bateria está assim localizada no fundo do espaço de carga (ver última imagem para perceberem melhor), tendo a célula de combustível logo acima e o recipiente de armazenamento do hidrogénio a apanhar parte do túnel central da Burgman. Para a reabastecer, o espaço usado para colocar gasolina foi substituído por um dispositivo de carregamento específico.

Esta Burgman, por via das alterações efectuadas, acaba por pesar cerca de 170 kg, o que acaba por não ser assim tão mau se considerarmos que a versão convencional pesa pouco menos que isso quando totalmente atestada.

Segundo informação cedida pela marca, esta Burgman Fuel-Cell é capaz de fazer cerca de 220km por tanque de combustível, mas a uma velocidade relativamente baixa, o que augura ainda futuros desenvolvimentos por parte da Suzuki.

Este é apenas mais um dos caminhos possíveis no futuro, mas está também ele altamente dependente de um extenso suporte de infra-estruturas de postos de abastecimento de hidrogénio, que possibilitem a sua viabilidade e desenvolvimentos futuros.














Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #1 em: 08 de Novembro de 2014, 08:48 »
Ao longo dos tempos temos assistido a guerras entre tecnologias concorrentes, sobretudo na electrónica de consumo. Finalmente começamos a ver o mesmo nos nossos veículos. Parece-me que a tecnologia eléctrica a bateria deu um salto enorme nos últimos 3-4 anos e a eléctrica fuel cell ficou para trás apesar do apoio de milhões dos governos, petrolíferas e principais fabricantes.

Espero que vença a melhor...
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2014, 11:47 »
Exactamente, esse é o desejo....que vença a melhor tecnologia.
Mas eu e tu sabemos que infelizmente existem interesses que quinam logo à partida essa possibilidade, acabando por vencer aquela tecnologia que permite entregar mais €€€/$$$, a um punhado deles...

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2014, 12:31 »
a Suzuki anda com isto à anos _Rolley_ _Rolley_


Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2014, 13:53 »
Isto é tudo muito bonito, mas... ode é que um gajo abastece hidrogenio? _Rolley_

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2014, 14:07 »
gostei, muito bonita a maquina.





 _pt_ scooter_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2014, 14:44 »
Nem tudo é um mar de rosas, também tem a suas desvantagens, pelo menos por agora.

A necessidade da utilização de metais nobres como, por exemplo, a platina que é um dos metais mais caros e raros no nosso planeta

O elevado custo atual em comparação com as fontes de energia convencionais

A elevada pureza que a corrente de alimentação hidrogénio deve ter para não contaminar o catalisador

Os problemas e os custos associados ao transporte e distribuição de novos combustíveis.

Os interesses económicos associados às indústrias de combustíveis fósseis e aos países industrializados.

Ainda vai haver muita luta pelo meio



Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2014, 15:21 »
a Suzuki anda com isto à anos _Rolley_ _Rolley_

É verdade Pedro.

A primeira geração, digamos assim, foi lançada em Outubro de 2009 no Salão de Tóquio e desde aí até aos dias de hoje poucas têm sido as evoluções. Compreende-se a quase estagnação, à luz daquilo que bem descreveu aqui o Rodrigues.

Este ano, a roupagem mudou com a base da nova Burgman, mas o conceito base ainda se mantém aquém do desenvolvimento que é possível fazer actualmente, mas....outros interesses e condicionantes acabam por barrar essa evolução.

Se queres que te diga Pedro, criei o tópico para dar a conhecer esta tecnologia aqui no fórum, já que se apresenta com as vestes do recente modelo da Suzuki, mas se me perguntarem se acredito que seja uma tecnologia que vai vingar no futuro, digo com muita pena...que não!  :-\

daniel

  • Visitante
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2014, 19:21 »
A Suzuki tenta fazer aquilo que outras marcas também vão tentando, mas parece não haver grandes avanços de nenhuma para a linha de produção.  Mas isto ainda vai mudar; é dar tempo ao tempo.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2015, 18:44 »
 _convivio_ Olá
Companheiros a minha opinião e com muita pena minha
nunca vamos poder optar entre um veiculo eléctrico
ou a outro combustível
porque a limitação dos kms está sempre primeiro
quando se fala de petróleo outros valores económicos
para os Países se levantam
olhem só para o nosso ganham 1€ limpo por litro
sem investir nada
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2015, 19:26 »
Depois de tê-lo feito numa Suzuki Burgman 400 há anos, lá puseram o "Rossio na Rua da Petesga" numa "prima" mais pequena. Vale pela investigação que se vai desenvolvendo.
Mas, enquanto a produção de hidrogénio é muito cara, porque não investir, de fábrica (1), noutras soluções cuja tecnologia está bem mais desenvolvida?

http://www.scooter-infos.com/photos-actualite-3074-un-burgman-400-gpl.html

(1) Evitava-se aquela entrada horrível para o abastecimento... (a "buga" é igual à minha, até estremeci...)
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2015, 11:57 »
Parece que já temos mais novidades...   _pol_


Afinal o dar tempo ao tempo, foi frutífero, e os milhões investidos no R&D podem não ter sido mal empregues.

De acordo com o publicado hoje, a produção deste modelo vai ser mesmo uma realidade.

Podem ler a noticia aqui:

http://www.tsf.pt/economia/interior/moto-de-hidrogenio-testada-em-2016-4954787.html


A Suzuki está no bom caminho, pois coloca mais uma "peça", na construção de um ambiente ecológico sustentado nas 2 rodas e não só.

Resta saber como o "mundo" e as politicas ambientais se irão organizar em valorização destas novas opções.


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2015, 12:19 »
Desenvolvimento de novas tecnologias é o que se precisa... _pol_

Se bem que esta teve um estágio de gestação bem grande. Esperemos que no preço de venda ao público (2016-2017???) tal não se reflicta muito negativamente.

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #13 em: 28 de Dezembro de 2015, 12:57 »
O maior problema deste modelo será onde abastecer.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #14 em: 28 de Dezembro de 2015, 13:46 »
Esta é uma matéria ainda sensível.
Os químicos estão a trabalhar na estabilização do hidrogénio para poder ser transportado. O hidrogénio é instável e comporta-se como a nitroglicerina.
Significa que, se o transportarmos em depósito, comprimido, temos uma bomba de hidrogénio.
Os brasileiros - danados para inventar alternativas aos combustíveis fóceis - têm um aparelhito de decomposição direta de água em hidrogénio e oxigénio que injeta nos propulsores de explosão. Com 1 litro de água, um carro com 1200 cc anda mais de 120 kms numa hora.
Portanto, o que a Suzuky apresentou é caso de arqueologia industrial. E ainda bém. É preciso batalhar e inventar. O problema são os ultramilionários do petróleo.
Abraços.

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
« Responder #15 em: 28 de Dezembro de 2015, 13:56 »
Eu acredito mais que o caso que os brasileiros apresentaram são pseudociência...  as leis da física são tramadas
Se vocês soubessem a quantidade de energia e de agua necessárias para decompor 1,5kg de h2 para fazer 100km nesta scooter
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2015, 14:06 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas