Autor Tópico: Onde devo andar no engarrafamento?  (Lida 15578 vezes)

Valter84

  • Visitante
Onde devo andar no engarrafamento?
« em: 29 de Outubro de 2014, 15:19 »
Não sei se é a secção correcta mas saiu um estudo interessante sobre a segurança nos engarrafamentos no que toca às motas.

http://www.gizmag.com/motorcycle-lane-splitting-filtering-safety-research/34425/

Conduzam com cuidado!

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2014, 17:39 »
Interessante.

Já tinha lido um conselho a sugerir que, num semáforo, se o motociclista não puder ou não quiser passar para a fila da frente da bicha, se deve posicionar num dos lados da faixa. Do lado de fora preferencialmente, porque se houver impacto será cuspido para fora e não esmagado contra o veículo da frente ou atirado contra o trânsito contrário. Alguém que, pela sua experiência possa confirmar esta e a ideia do tópico inicial (i.e., circular entre as viaturas)?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 17:43 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

paulodio21

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2014, 18:31 »
Nos engarrafamentos é sempre entre 2 carros. Nunca vou na berma da esquerda, não vá algum adormecido dar me um toque e eu avence o separador para outro lado  _mau_ _mau_ _mau_! Quando o transito esta a rodar mas calmo, vou na faixa da esquerda mas sempre encostado a linha na direita. Assim possibilita qualquer um que queira passar, e fico mais visível aos que querem entrar na minha faixa.

 _pt_ scooter_ _fcp_ _fcp_

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2014, 21:59 »
mais seguro acho que e entre os carros na faixa mais a esquerda.


 _pt_ scooter_

madds

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2014, 22:38 »
Encontrei este video no youtube com algumas dicas.
Para quem percebe bem inglês é excelente!!


Joaocruz

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #5 em: 26 de Novembro de 2014, 13:44 »
Boas,
Uma coisa que constato e me apercebo do perigo é quando há por exemplo 3 faixas de rodagem (como por exemplo na Ponte 25/04, ainda hoje foi um caso) e há motos/scooters a circularem entre a fila 1 e 2  e outras vão entre a fila 2 e 3.
Deverão ir todas entre os carros, mas atrás umas das outras, seja entre as filas 1 e 2 ou 2 e 3.
É que os carros do meio, ás vezes querem facilitar para deixar passar as motos da esquerda/direita e depois...atiram os outros ao chão e sem culpa nenhuma.
Tentem ajudar os enlatados, que eles já nos ajudam (muito mais do que há uns anos) muitas das vezes.

Um abraço,
JpC

paulodio21

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2014, 14:59 »
Aqui pelo Porto acho que nunca vi ninguem na fila 1 e 2. Andamos sempre pela 2 e 3, também devido a sermos poucos o comportamento é maior.

 _pt_ scooter_ _fcp_ _fcp_

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #7 em: 26 de Novembro de 2014, 16:29 »
Deve ser de facto entre a 2ª e 3ª fila para evitar que os carros se encostem para a direita, para deixar passar as motos da esquerda e depois, de repente, lhes apareça uma pelo lado direito... até porque os enlatados estão já a contar com isso... motos aparecem à esquerda da 2ª fila e à direita da 3ª...

interceptor

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2014, 22:29 »
A 2ª circular é uma selva! Os gajos das motas andam por todo o lado _confuso_ passam onde há espaço, as vias são muito estreitas o que potencia os acidentes.

Joaocruz

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2014, 23:35 »
2 circular e muito ma para andar de moto com transito.
Os carros estao sempre a mudar de faixab(sem piscas e sem olhar para os espelhos _policia_  _Zang_) e as faixas de rodagem sao relativamente estreitas.
Eu sempre que posso, evito-a e vou por dentro da cidade(variante av.eua/entrecampos/sete rios).
Boas curvas,
JpC

escape_roto

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #10 em: 27 de Novembro de 2014, 09:06 »
Tenho feito a 2ª circular algumas vezes de scooter e conduzo sempre na faixa do meio e mais à esquerda, tal como já foi referido pelos demais companheiros que por ali circulam.
É preciso muita atenção pois as mudanças de faixa são umas constantes por parte de todos.
Se quiseremos ir um pouco mais descançados (pelo menos no troço torres de lisboa/sacavém) temos que ir pela faixa da direita com atenção aos veículos que entram e saiem, pois não é raro assistir a "chega para lá" ou a "atirarem-se" para saírem/entrarem na faixa.
Penso que estas situações acontecem apenas por uma questão de civismo e falta de autoridade. Nada mais.

LPHCCC

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2014, 00:05 »
Relatando a minha experiência pessoal, no que à circulação em Autoestrada com trânsito parado diz respeito (no meu caso na A5), eu tinha como prática circular pela berma da direita, eu e muitos outros companheiros motards que me faziam companhia diariamente, por esta ser, incomparável e indiscutivelmente, mais segura do que circular entre as filas de trânsito parado, onde infelizmente é comum ter automobilistas com o irritante tique de trocarem de fila de minuto a minuto sempre que se abre um espacinho (que os há, e muitos!).
No entanto, vim a constatar, da pior forma, que o Sr. Legislador entendeu que circular na berma da autoestrada é uma INFRAÇÃO não grave mas MUITO GRAVE!
Pois é, resultado: Um GNR na pendura de um carro entalado no meio do trânsito com tempo livre a mais, 120€ suprimidos à minha conta bancária e 90 dias de apreensão de carta! Yap, 3 meses!
Tal facto deriva do legislador, ao contrário do que veio a fazer e bem com as faixas do BUS, onde veio a diferenciar os automóveis dos motociclos, despenalizando estes últimos de circular na faixa do BUS, tal distinção não foi feita nas bermas das autoestradas.
Não digo que a circulação na berma seja permitida por defeito às motos, mas classificar como MUITO GRAVE a circulação dos MOTOCICLOS quando o trânsito está parado nas filas de trânsito parece-me um claro exagero, como o é dos senhores da autoridade aproveitarem-se disso para passar coimas. Justiça seja feita porque nem todos o fazem, já tive alguns agentes que se desviaram para eu passar.
Voltando ao tema deste assunto, e para conclusão, agora ando diariamente entre as filas de trânsito em vez de circular pela berma mesmo quando o trânsito está parado na autoestrada, e rezo, rezo muito!

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #12 em: 28 de Novembro de 2014, 10:51 »
Se houvesse uma visão positiva do uso de motos na fluidez do trânsito, ao contrário de ver os motociclistas como uns atrevidotes que passam no meio dos carros, não seria de excluir uma via, preferencialmente à direita, reservada para veículos de duas rodas, onde, por exemplo, o limite máximo de velocidade poderia ser os 60 km/h (quem não se quisesse sujeitar a este limite recorreria às faixas normais). Estas vias poderiam existir nos principais acessos às cidades e nas vias principais dentro das mesmas. O seu uso seria reservado a motos e biciletas, permitindo assim circular em segurança e aumentando a fluidez do trânsito pela diminuição dos veículos de quatro rodas. Mas isso era se quem decide não andasse sentado no banco de trás de um luxuoso carro com o motorista a "desenrascar-se" no meio de tanto trânsito.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #13 em: 28 de Novembro de 2014, 13:15 »

Nunca na vida as autoridades competentes irão dar faixas de rodagem somente para as motas .... nunca!

Ando sempre (maioritariamente) por entre as faixas mais à esquerda e evito sempre passar em simultâneo com alguém da faixa mais à direita ... aí sou eu que afrouxo para que não haja acidentes para nenhum dos lados.

Facilito sempre que posso os enlatados e vou sempre (maioritariamente) a fazer sinais de luz e a apitar.

Nunca me esqueço é que se eu levar um toque lixo-me, por isso nunca se esqueçam tbm disso!  _Rolley_


Uma coisa que eu faço sempre ou quase sempre ...... agradeço a quem facilita !!!!  _pol_
Tento demover a quem não o faz ....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #14 em: 28 de Novembro de 2014, 15:59 »
Nunca na vida as autoridades competentes irão dar faixas de rodagem somente para as motas .... nunca!

Ando sempre (maioritariamente) por entre as faixas mais à esquerda e evito sempre passar em simultâneo com alguém da faixa mais à direita ... aí sou eu que afrouxo para que não haja acidentes para nenhum dos lados.

Facilito sempre que posso os enlatados e vou sempre (maioritariamente) a fazer sinais de luz e a apitar.

Nunca me esqueço é que se eu levar um toque lixo-me, por isso nunca se esqueçam tbm disso!  _Rolley_


Uma coisa que eu faço sempre ou quase sempre ...... agradeço a quem facilita !!!!  _pol_
Tento demover a quem não o faz ....

Boas curvas

Infelizmente tens razão, mas a frase começa por "Se houvesse uma visão positiva..."

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #15 em: 28 de Novembro de 2014, 16:25 »
Infelizmente tens razão, mas a frase começa por "Se houvesse uma visão positiva..."

Sem duvida, mas para eles parece que não ha .... sabes porquê ???

Não andam a chuva nem nos engarrafamentos de MOTA  _thumbdown_

A ideologia seria outra certamente  _martelada_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #16 em: 28 de Novembro de 2014, 18:28 »
Existe todavia um mundo de opções possíveis de se fazer e não são pioneiras basta adoptar as melhores praticas de alguns países.
No caso de haver varias faixas de transito é perfeitamente possível limitar ou autorizar a circulação a determinado tipo de veículos e condições. Estou de acordo que exclusividade a motos é bastante raro mas há por exemplo em Barcelona existe isso, vias e estacionamento então e por todo lado... mas a cultura de motard é completamente diferente de qualquer cidade em Portugal.
Motos no bus como já exemplificado, vias donde, taxis, motos e enlatados com 2 ou mais ocupantes podem circular, etc... É apenas falta de representação da classe nos respectivos centros de decisão respeitante as estas leis....
Enfim é o famoso cá cá...
Boas curvas

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #17 em: 12 de Janeiro de 2015, 23:46 »
Quando numa estrada com 3 faixas de rodagem e em engarrafamento, dizem que a condução entre faixas deve ser feita entre a 2ª e 3ª, referem-se às 2 faixas mais à esquerda, certo? É por aí que devemos circular, correto?
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Marco46

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #18 em: 13 de Janeiro de 2015, 10:54 »


pensei assim.

Uma moto chega do Ponto A ao Ponto B muito mais rapido que um enlatado, logo a Faixa da esquerda é para quem quer andar apressado. No transito é sempre no meio entre a 2 e a 3ª fila (esquerda), com os 4 piscas ligados por vezes, buzina e se for em moto rateres aos mais distraidos! desviam-se logo  _pol_

ser-se por vezes intuitivo, perceber e antever o que um determinado condutor vai fazer, salva-nos de muitas situaçoes inesperadas.



saudações

 _convivio_




Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #19 em: 13 de Janeiro de 2015, 23:02 »
... e a faixa do BUS... é "oficial" que a podemos usar..... ou é apenas fruto de um "acordo de cavalheiros" que a qualquer momento pode ser quebrado por um agente menos bem disposto e..... toma lá  _reg_
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

GenericXor125cc

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #20 em: 02 de Fevereiro de 2015, 20:48 »
... e a faixa do BUS... é "oficial" que a podemos usar..... ou é apenas fruto de um "acordo de cavalheiros" que a qualquer momento pode ser quebrado por um agente menos bem disposto e..... toma lá  _reg_

Boas
a faixa Bus não devia ser usada.... pode dar multa, mas até agora nunca tive problemas. Alguém que tenha tido uma má experiência?

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #21 em: 02 de Fevereiro de 2015, 21:06 »
Boas
a faixa Bus não devia ser usada.... pode dar multa, mas até agora nunca tive problemas. Alguém que tenha tido uma má experiência?

Eu. Também ao cimo da calçada da Carriche.  _reg_ scooter_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #22 em: 03 de Fevereiro de 2015, 13:33 »
Há algures por aqui um tópico que fala na circulação na faixa de bus. Segundo o que me lembro cabe às autoridades camarárias decidir se se pode ou não circular nessa faixa. Só não me lembro se a câmara de Lisboa se tinha pernunciado acerca disso

VTRR

  • Visitante
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #23 em: 03 de Fevereiro de 2015, 14:09 »
Creio que a faixa BUS só poderá ser utilizada pelas "motas" caso haja acordo com a respetiva câmara+GNR/PSP/ANSR/IMT. Creio. Nada oficial portanto.

Aqui, pelo Porto, é possível em certas faixas BUS, os motociclistas andarem também nelas. Aliás, o Porto é pioneiro neste projeto.


http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6720&Itemid=51

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3839254




Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Onde devo andar no engarrafamento?
« Responder #24 em: 04 de Fevereiro de 2015, 00:25 »
Cada vez gosto mais da invicta