(...) quanto mais fresco for o ar melhor, porque ar mais frio mais densidade, logo vai ter no mesmo espaço mais moleculas de oxigenio, logo mais oxigenio melhor explosão, explosão mais eficiente, ar quente menos densidade (tal como acontece nos balões de ar quente o ar fica com menos densidade, menos peso e o balão sobe na atmosfera).
Isto só é válido quando comparadas altitudes iguais; se subires, o ar vai ficando mais rarefeito (ainda que mais frio), e logo, com menor oxigénio e densidade.Obviamente, mantém-se válido em altitude - a Serra da Estrela no verão tem menos densidade do que no inverno; mas sempre menos do que junto ao mar.
Alem de o oleo nao ter atingido a temperatura normal de funcionamento, que assim por dizer a temperatura ideal para uma boa lubrificação dos componentes, a gasolina tem uma temperatura optima na qual explode melhor e logo melhor rendimento, (ar+gasolina).A uns anos tive que trocar o termostato ao meu carro por um mais quente, ou seja que mantinha a temperatura do motor mais quente para haver uma melhor explosão e logo mais limpa, (normas ambientais).Ou seja como o gasoleo tem que atingir uma temperatura ideal para se queimar, a gasolina tem um temperatura ideal na qual e mais facil detona-la, (faze-la explodir) e o termostato das motas/carros tentam manter atraves do sistema de refrigeração o motor o mais possivel aproximado dessa temperatura. Traduzindo em miudos.A gasolina explode melhor em estado gasoso, logo e necessario uma certa temperatura, para ela ficar em estado gasoso e se dar uma mais eficiente explosão. O sistema GPL, como o gas e liquido e alem de ser liquido é um gas frio, (os utilizadores de GPL reparam apos um nechimento que o adpatador fica gelado), ainda tem outro sistema anexo que se chama vaporizador que nao e mais do que um sitema onde passa agua do radiador do carro (quente) e o gpl, o vaporizador aquece o GPL, para ele ficar em estado gasoso e se dar uma melhor explosão, logo e mais dificil obter uma arranque a frio com um sistema GPl, pelo facto de o gas ser gelado e a gasolina não. Por isos também e normal que quando o motor esta frio cheirar a gasolina, e gasolina nao queimada, porque o motor esta ainda frio e nao ocorre a vaporização necessaria da gasolina.Ora para ocorrer uma boa explosão temos que ter oxigenio, como todos devem saber o ar que é metido para dentro dos motores nao e so oxigenio, logo tem uma certa precentagem de oxigenio. Mas aqui quanto mais fresco for o ar melhor, porque ar mais frio mais densidade, logo vai ter no mesmo espaço mais moleculas de oxigenio, logo mais oxigenio melhor explosão, explosão mais eficiente, ar quente menos densidade (tal como acontece nos balões de ar quente o ar fica com menos densidade, menos peso e o balão sobe na atmosfera).Por isso para uma boa explosão, gasolina vaporizada, em estado gasoso, (que ate se mistura melhor com o ar dentro do cilindro), e ar fresco, mais moleculas de O2, necessarias a explosão ou combustão.Bom ja chega, isto e mais quimica que outra coisa.