Autor Tópico: Aquecimento transmissão final  (Lida 11595 vezes)

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Aquecimento transmissão final
« em: 09 de Outubro de 2014, 11:49 »
Boas
Tenho andado a verificar um aquecimento, que me parece excessivo, na zona da transmissão final da minha scooter propagando-se à jante e ao pneu. Obviamente que nas deslocações diárias, casa-trabalho, cerca de 5 Km isso não se faz notar, no entanto, em viagens de 30/40 km já tenho alguma dificuldade em colocar a mão sobre a zona da transmissão devido ao aquecimento e o pneu fica quente. Apelando à vossa experiência, deverei visitar uma oficina ou isto é absolutamente normal?
Obrigado

P.S. A transmissão tem óleo e foi substituído, na marca, há cerca de 1000 Km.

tparracho

  • Visitante
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2014, 12:10 »
Boas, não percebendo grande coisa de mecânica, eu diria que em principio sim, deve ser normal o aquecimento da transmissão, um vez que existe fricção, e esta é continuada por um período de tempo mais longo. Mas há aqui no fórum quem te consiga responder com certeza do que está a falar.

No que diz respeito aos pneus, é até bom que eles aqueçam, pois é assim que agarram melhor.

interceptor

  • Visitante
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2014, 12:26 »
O pneu têm de ficar quente com a fricção que faz no chão. Se quando está em cima do descanso central a roda traseira deslizar bem com o impulso da mão a partida está tudo bem e sem atritos.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2014, 13:05 »
Boas, verifica se tem óleo na transmissão.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #4 em: 09 de Outubro de 2014, 15:49 »
... No que diz respeito aos pneus, é até bom que eles aqueçam, pois é assim que agarram melhor.

Obrigado tparracho, desde que não seja aquecimento excessivo...

[/quote]
O pneu têm de ficar quente com a fricção que faz no chão. Se quando está em cima do descanso central a roda traseira deslizar bem com o impulso da mão a partida está tudo bem e sem atritos.

Obrigado interceptor. Relativamente ao aquecimento do pneu é óbvio que tem de aquecer com o rolamento e pelo facto de ser o pneu de tracção. O que me preocupa é ser um aquecimento excessivo provindo do aquecimento (anormal?) da transmissão - é a transmissão que me preocupa.[/quote]

[/quote]
Boas, verifica se tem óleo na transmissão.
Obrigado António Teles, tem óleo e foi sustituido Há cerca de 1000 Km.

vicente

  • Visitante
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #5 em: 09 de Outubro de 2014, 15:53 »
Boas, qual foi o óleo que lá colocaram  ? Sabe ?

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #6 em: 09 de Outubro de 2014, 16:01 »
Boas, qual foi o óleo que lá colocaram  ? Sabe ?

Viva vicente, essa é uma das minhas preocupações - o óleo e a credibilidade da oficina. O óleo foi supostamente substituído na revisão dos 1000 Km e supostamente terá sido o recomendado pela yamaha. Por ter esse tipo de dúvida é que resolvi expor o assunto aqui no fórum, para tentar perceber se aquilo é um aquecimento normal ou não...
Obrigado

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2014, 16:18 »

Pode ser Oleo a mais (que duvido), falta de Oleo, ou oleo não recomendado.

Mas tbm pode ser, no caso de travão de disco, ter as "axilas" apertadas e o aquecimento derivar daí e não da transmissão.

O aquecimento da transmissão que sente pode ser normal, pois pode ir até aos 80/90º ou mais.....é um motor a trabalhar, não é propriamente uma "bicicleta" (com todo o respeito)

Todos os motores, ao trabalhar atingem temperaturas elevadas, tal como escapes, etc etc etc, e não sei até que ponto essas temperaturas que o companheiro fala não serão normais.
O que pode tentar fazer é um dia com um companheiro qualquer (ou amigo seu que tbm tenha Sccoter) para poder fazer o mesmo "teste" "comparando" a temperatura das duas Maxis ao mesmo tempo e verificar se as temperaturas são iguais.

Esperemos que não seja nada de anormal  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

tparracho

  • Visitante
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2014, 16:19 »
Pediste factura?

Caso tenhas pedido, deveria vir lá descriminado.

miguelrk

  • Visitante
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #9 em: 09 de Outubro de 2014, 16:29 »
experimenta fazer autoestrada SEM TRAVAR com o de traz, e depois de uns bons km, para e vai testar a temperatura. se estiver frio é porque aquece com a travagem.
a minha tb aquece bastante e um destes dias qdo cheguei ao trabalho estava uma outra scooter a estacionar e fui testar a roda de traz estava bem quente também :)

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2014, 11:21 »
Vivam. Antes de mais exposição, fazer o agradecimento, que ainda não fiz, aos últimos companheiros que participaram neste tópico de ajuda. Obrigado ao miguelrk e ao _AXE_.

Provavelmente não fui suficientemente explícito na colocação da questão inicial o que levou à dispersão nos conteúdos das respostas dos companheiros na tentativa de ajuda. Vou tentar clarificar: esqueçam os pneus, os travões ou o motor. O que me interessa saber é se após uma viagem de 40 ou 50Km, é normal a transmissão final ter um aquecimento que seja difícil manter a mão em contacto com o metal da zona da transmissão final, onde está o óleo. Como é nas vossas maxis? É da resposta a esta questão que irei perceber se está tudo bem ou é anormal.
Obrigado a todos os que tiverem paciência de participar.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2014, 13:29 »

Companheiro Girino

Todas as Maxis podem ter comportamentos diferentes, mas sim, a minha tbm aquece, não sei é se aquece assim tanto.

Quando me lembrar vou tentar verificar, que sabe não levo o aparelho para medir a temp exacta de alguns pontos do motor  _pol_
(tenho de me lembrar de o trazer do trabalho)

Vamos ver se mais alguem está atento a este tópico e se vai testar com a mão (ou tbm algum aparelho) a temp das suas maxis.

Tentarei ficar atento ....  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2014, 13:02 »
...Quando me lembrar vou tentar verificar, que sabe não levo o aparelho para medir a temp exacta de alguns pontos do motor  _pol_

Obrigado _AXE_, talvez não seja preciso tanto preciosismo e não é o motor que me interessa é a transmissão final. Pelo que bastará colocar lá a mão, após uns 50Km de viagem e perceber se está muito quente ou não. De qualquer modo, pela participação dos companheiros aqui do fórum, incluindo a sua, dá para perceber que o aquecimento a que me refiro será normal, o que me deixa mais descansado e evita uma deslocação desnecessária a uma oficina.
Obrigado a todos.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #13 em: 13 de Outubro de 2014, 16:55 »
Lembro-me de uma Kymco Xciting 500 que aquecia tanto que para retirar a tampa da transmissão era necessário deixar arrefecer para o material contrair, caso contrário não se conseguia retirar.

Não sei que temperatura atinge, mas todas aquecem, seja pela temperatura proveniente do motor, seja pela fricção do material, seja pela travagem.

Julgo que o mais sensato seria tentares encontrar uma mota igual e verificar com o seu dono se a temperatura é igual.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Aquecimento transmissão final
« Responder #14 em: 13 de Outubro de 2014, 19:42 »
Caro companheiro,
Na minha consigo por a mão em cima da transmissão, o pneu e a jante  estão bem quentes mesmo com frio ou chuva, mas também lhes toco. Se fosse eu no teu caso é porque existem várias oficinas ('mesmo não sendo da marca) dirigia me a uma ou mais a pedir para verem se acham estar demasiado quente ou não.
Nada como uma opinião profissional e no momento para te descansar(ou talvez não).
Atenção aos radares! Eles andem aí!