Autor Tópico: Chuva intensa em Lisboa  (Lida 10693 vezes)

Lyma

  • Visitante
Chuva intensa em Lisboa
« em: 22 de Setembro de 2014, 23:30 »
Boas
Como devem saber ou visto as cheias em Lisboa. Vi pela TV algumas imagens, inclusive pessoal que como eu deixa as suas estacionadas na rua. Em algumas ruas vê-se motos viradas com a força da água e outras com água até meio.
Algum user teve o azar de ser uma delas?

Offline MRider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 178
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Marca: Erider
  • Modelo: Thunder 9kw
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #1 em: 22 de Setembro de 2014, 23:36 »
Também vi algumas imagens... Espero que tenha corrido tudo pelo melhor scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #2 em: 23 de Setembro de 2014, 09:23 »
Vi as imagens na televisão e não me sai da memória o cenário que retive das cerca de 5 ou 6 motos/scooters todas deitadas e a levar com uma enxurrada de água....entre outras situações, como a da senhora que coitada se viu arrastada pelas águas uns bons 5-10m.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2014, 09:29 »
São imagens, que não é usual ver no nosso País, mas que demonstram bem a força da natureza, impressionantes imagens, que não deixam ninguém indiferente.

De referir também, uma imagem de uma esplanda a ser deslocada pela água, incrível a força da água.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Chuva intensa em Lisboa
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2014, 09:30 »
Isto das enxurradas é complicado! Só 10cm de água em movimento rápido é suficiente para atirar um adulto ao chão, e houve alturas em algumas zonas de Lisboa que tivemos mais de 15 ou mesmo 20cm...

Na minha zona não houve enxurrada, mas a água fazia lagoas e remoinhos a entrar para as sarjetas com cerca de 2m de diâmetro! Incrível!

Espero que nenhum dos companheiros tenha sido vítima das chuvadas...


Sent from iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 09:30 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 672
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2014, 12:36 »
Uma das imagens icónicas do temporal de ontem:

http://expresso.sapo.pt/cenario-caotico-na-capital=f890584

Não sei se o fotografado costuma frequentar esta nossa casa.
Se conseguiu chegar ao seu destino, seria de todos nós o que melhor poderia testemunhar a qualidade da Piaggio.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2014, 12:43 »
Roda de 10´ a passar por uma zona com um avantajado lençol de água ....é preciso coragem!

Não é nada recomendável, mas ele lá se sentiu confiante para o fazer e espero que tenha chegado ao destino sem problemas.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #7 em: 23 de Setembro de 2014, 12:58 »


Pessoal, não dramatizem tanto.

Os estafetas de empresas, os Pizzeiros fazem isto todos os dias!

Companheiro Sapiens21, aquela rodinha 10" aguenta-se bem, acredita  _pol_

Acreditem ou não, é bem pior andar com aquela chuvinha "molha tolos", que debaixo de chuva intensa.

Entende-se perfeitamente que há quem receie, claro, mas só quem passa por estas situações é que sabe efectivamente os perigos que passa e não os que pensam que sabem ..... ok ?


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

scorpionnc

  • Visitante
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2014, 13:05 »

...
Acreditem ou não, é bem pior andar com aquela chuvinha "molha tolos", que debaixo de chuva intensa.
...

Sem duvida nenhuma

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1180
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2014, 13:16 »
Uma das imagens icónicas do temporal de ontem:

http://expresso.sapo.pt/cenario-caotico-na-capital=f890584

Não sei se o fotografado costuma frequentar esta nossa casa.
Se conseguiu chegar ao seu destino, seria de todos nós o que melhor poderia testemunhar a qualidade da Piaggio.

Houve uma outra cena na televisão de um companheiro que não conseguiu chegar ao destino, pois entrou com a mota, não sei que modelo, para um " lago" e teve de água até ao depósito, depois teve de fazer de reboque para trás.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #10 em: 23 de Setembro de 2014, 20:18 »
Companheiro Sapiens21, aquela rodinha 10" aguenta-se bem, acredita  _pol_

Não digo que não _AXE_, eu próprio por vezes vejo o pessoal nas pequenas Today's a circular e facilmente se depreende que aquele diâmetro de roda serve os propósitos de quem as utiliza.

O problema é que a roda pequena aliado ao facto de o piso se encontrar como documentava a foto indicada no link, leva a que os perigos sejam ampliados...e não é pouco.

Buracos submersos pela água que, numa roda de 14' ou 15' polegadas são +/- controlados e "absorvidos"......têm um efeito bem diferente numa roda de 10' polegadas.
Juntando a isto, um lençol de água porventura com 10cm de altura e em rápida deslocação, é uma combinação a que por vezes nem a experiência pode valer.

Eu sou dos que não tem problemas de andar em 2 rodas à chuva, aliás nunca tive e ainda hoje andei, mas existem condições menos propícias para o fazer.

Há que lembrar, que o contacto dos pneus com o asfalto é de um míseros centímetros e mesmo com a redução da velocidade e a tentativa de circulação de forma quase vertical...nestas condições a falta de grip acontece com relativa facilidade, ajudado pela força da água, tal como visível na aludida foto.

Respeito as demais opiniões, pois como eu andam também em 2 rodas, mas esta é a minha opinião.  :)
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 21:00 por Sapiens21 »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2014, 08:51 »

Claro que sim Sapiens21, apenas alertei para pelo facto de que não é preciso dramatizar tanto.

Sem duvida que é como dizes, os buracos submersos, aquelas tampas das manilhas (tampas de esgoto) que se levantam e deslocam são um perigo.

Mas apenas temos de ter noção por onde vamos andar. Temos de verificar bem se dá ou não para passar, temos de escolher bem o caminho por onde vamos passar, ou voltar para trás e dar a "volta ao quarteirão".

O meu alerta tbm foi, pelo simples facto de ser verdade, que mais vale agua em abundância ( estrada bem lavada ) que uma chuvinha de treta, ou passar por onde já choveu, e ter perigos acrescidos.
Perigos esses, bem mais acrescidos aos representados aquela imagem. Penso eu, que aquela imagem não elucida a velocidade real a que o companheiro vai a passar, e acredita que não deve ir para alem dos 10 ou 15 kmh (ou menos).
Possivelmente naquele local com "chuvinha parva" iria a uns 50 ou 60 kmh , senão mais ..... e aí sim é muito mais perigoso na minha opinião, em muitos aspectos, seja lá com que medida de roda.

Mas é evidente que temos de ter noção e respeito pelo que a Natureza nos proporciona.

Seja com chuva, granizo, lama, areia ou asfalto, temos de ter sempre cuidado !!! Isso é o mais importante !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #12 em: 27 de Setembro de 2014, 13:27 »
Chuva forte em 16 distritos, com alerta laranja!!!

Enquanto aqui escrevo, pela janela constato que esta chuva forte, vento e trovoada não são para brincadeiras e aconselho os companheiros das 2/3 rodas a ponderar muito bem se vale mesmo utilizar a sua maxi ou moto.

Hoje e amanhã o país estará pouco propício ao nosso adorado meio de transporte.... :(

nribeiro

  • Visitante
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #13 em: 27 de Setembro de 2014, 13:38 »
Depois de ter apanhado aquele dia que amanheceu com granizo e vim do trabalho para casa na PCX com os belos IRC estas chuvadas não me assustam!!! 8)
Ainda para mais agora que tenho o belo do Dunlop atrás e no fim do mês lá vai o da frente também levar com um Scootsmart isto são peanuts!! _lol_

Falando mais a sério, eu por acaso estou de folga e também tenho o meu filhote doente por isso a PCX está presa com a corrente e o alarme já se fartou de disparar com estes trovões.

A quem andar hoje: drive safe!

Abraços

nneves2

  • Visitante
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #14 em: 27 de Setembro de 2014, 17:07 »
Quanto mais chove mais gosto de andar de  scooter_ m, isto porque caso contrario de o fazer de carro.

escape_roto

  • Visitante
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #15 em: 27 de Setembro de 2014, 21:15 »
Chuva forte em 16 distritos, com alerta laranja!!!

Enquanto aqui escrevo, pela janela constato que esta chuva forte, vento e trovoada não são para brincadeiras e aconselho os companheiros das 2/3 rodas a ponderar muito bem se vale mesmo utilizar a sua maxi ou moto.

Hoje e amanhã o país estará pouco propício ao nosso adorado meio de transporte.... :(

Isso para Évora esteve mau companheiro. Granizo e inundações.  :-?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2014, 22:27 »
Quase intransitável.... _Rolley_.....andar de moto esteve hoje por cá fora de questão.

Bolas de granizo de tamanho considerável como não via à muito tempo...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #17 em: 27 de Setembro de 2014, 22:59 »
Companheiros, por sinal estive numa reunião na Duque de Palmela, saí mesmo quando começou a chuva, tive de al,m,oçar na zona e esperar esperar..isto a 300 metros do epicentro da tragédia, e embora tivesse a Xmax na rua a 50 metros da Av. da Liberdade, nada lhe aconteceu , felizmente , azar dos diabos do pessoal que estacionou na rua abaixo da onde eu estava, _pensador_

Entretanto , saí antes da chuva terminar, estava atrasado para o próximo encontro e tive de vestir o impermeável e sair, segui direcção parque eduardo VII , estava tudo um caos..felizmente eu de mota.. _lool_   contorno o El corte Inglês, ultrapasso filas e filas, tudo parado, vou até á Gulbenkian sem obstáculos enquanto os enlatados desesperavam...apanhei aproximadamente 30 cm de água na Av. de Berna , e segui até ao destino, chegando quase a horas...portanto, sei que tiva a sorte de parar no sitio certo, fico a pensar se a minha reunião fosse na rua de baixo , a minha Xmax novinha estava tipo submarino  _pensador_, mas com sorte e quando dizem que com chuva a mota fica na garagem, é nestas ocasiões que elas fazem a diferença e podermos furar o transito. _lool_
Espirito Aventura

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Chuva intensa em Lisboa
« Responder #18 em: 28 de Setembro de 2014, 19:11 »

Falando do dia de hoje dia 28-09-2014.....

Alerta Amarelo para hoje  _pensador_

Eu passeei até à MARGEM SUL, comer um pastel de nata, vim para Lisboa passear, depois antes de chegar a casa ainda fui a uma esplanada e curti uma bela tarde ..... foi um dia de excelência ( no Verão não tive um dia assim )

Os alertas nem sempre batem certo  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....