Autor Tópico: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?  (Lida 42630 vezes)

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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #50 em: 29 de Novembro de 2014, 18:03 »
A resposta é maus tratos ,má utilização ou mau fabrico,
Já tive 4 fiat 1 Renault, 2 Opel,2 Yamaha 1 honda e nunca mas nunca nenhum gastou óleo anormalmente ,entre mudas nunca repus níveis,agora cada um diz o que quer,o meu pai foi camionista e em 40 anos sempre me disse e provou se gasta óleo ou foi mal feito ou é mal tratado ponto final
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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #51 em: 07 de Dezembro de 2014, 14:29 »
Ou me escapou ou não vi que óleo está a usar a SYM 600 será o 10W30?

Se for este óleo, deve estar ai alguma razão de consumo de óleo. Eu já utilizei esse óleo numa Honda que é o que recomendam neste momento de fábrica. Alterei e agora utilizo um 10W40 da Motul e deixou de gastar óleo e a caixa de velocidades ficou mais macia.

Aliás penso que as marcas estão a apostar neste óleo 10W30 precisamente para irmos acrescentando e assim as mudanças de óleo serem mais longas tal como nos carros que agora fazem 30.000 e até 50.000 mas a cada 1.000 klm acrescentamos 0,5/L é só fazer contas em 30.000 metemos 15 litros _confuso_

João
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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #52 em: 07 de Dezembro de 2014, 22:52 »
Filtro de partículas é só usado em motores diesel, estamos a falar de motores a gasolina e de motas.

E a minha Gts 250 i vem de fabrica com recomendação de 10  30w, nunca o levou porque apesar de ser raro no mercado das motas, o preço era elevadíssimo.
As novas R já vem a pedir 10 30w ou 5 30 w

O motor TSI da ww a gasolina sem filtro de partículas pois não é diesel, leva 5 30 W.


Abraço


Boas amigo, pois nota-se que não está dentro de óleos, porque se estive-se sabía que o 10W30 é especifico para veículos com filtro de partículas  . portanto as Maxsym têm usado todos desde os 5W a 20W de W40 a W60

Ao dispor ,  _convivio_
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 22:55 por nunompires »
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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #53 em: 08 de Dezembro de 2014, 12:41 »
O meu fiat gpunto sem FAP e diesel de 2010 aconselham 5w30,a CBF no manual espanhol dizem 10w 30 no pt 10w40 o meu pequeno matiz dizem ou 5w30 ou 10w 30 mas todos informam que temos de ter em atenção a temperatura do nosso país. Logo o 10w40 é o mais adequado nas nossas motas
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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #54 em: 08 de Dezembro de 2014, 12:46 »
Estou dentro de óleos e muito mais.

Pois fui ver os manuais agora e as SYM usam esse óleo 10W30 e já a minha Honda CB 500 antiga no manual manda colocar 10W30 Norma jaso que eu deixei de usar e passei ao 10W40.

Quando eu venho num fórum de scooters falar de óleo 10W30 é de óleo de scooters e não de 10W30 de motores diesel.

Sei muito bem o que são óleos de motos pois este escriba já percorreu mais de 300.000 klms em motos e se quiserem posso colocar os klms que fiz em cada uma. Mas não vale a pena.

João
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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #55 em: 08 de Dezembro de 2014, 17:53 »
Obrigado nunompires, parece que apareceu mais alguém que percebe de óleos.

O 10W30 é para uma lubrificação mais rápida, a frio, pois é muito mais fluido, para além de causar menos atrito nas peças móveis no interior do motor.

Mas o 10W40 é praticamente igual e protege mais nas altas temperaturas que temos em Portugal.

Experimentem o Motul 5100 10W40 Jaso MA2 é um mineral mas com aditivos que o colocam a um nível muito superior. É o que eu uso na minha CB 500 e na CBF 125 já na Honda Forza 300 coloco o 10W30 pois ainda está em garantia.

E para proteger o nosso Filtro de Partículas nas motos não á como o 10W30. _Rolley_

João
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, 18:07 por Joao Santos »
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Offline antoniopat

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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #56 em: 09 de Dezembro de 2014, 02:31 »
Boas.

Supostamente um 5WXX é mais fino a frio que um 10WXX certo? Creio que oleos para proteger os filtros de particulas tenham de ter alguma especificação por exemplo a minha  scooter_ mandam por 5W40 SAE o "SAE" deve de ser uma norma qualquer do oleo que neste caso a Piaggio recomenda.

Uma curiosidade: até à uns meses tinha um Astra G 2.0 DI de 99 e ele andava a consumir óleo isto porque um mecânico recomendou 5w40 ou 10w40 e eu na minha ignorância meti o 5W40 que deve ser melhor (por supostamente ser mais fino a frio) dali a uns tempos verifiquei o manual e não é que no nosso clima e naquele motor o óleo indicado era o 15W40 por isso apartir de hoje tenho especial atenção ao que o fabricante recomenda no manual.

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jordax

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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #57 em: 31 de Janeiro de 2015, 02:37 »
isto é como o mecânico da minha zundapp me disse à 20 anos atrás quando lhe perguntei pq a moto passava a vida a deitar óleo para o chão e a pingar gasolina . resposta "ela pinga óleo para o chão pq tem, se n tivesse óleo já não pingava", resposta simples, o consumo de óleo muitas vezes não tem a vêr com maus tratos, a Yamaha durante anos gastavam óleo desde novas e era impensável ir de viagem sem levar a lata de óleo atrás porque aos 1000 kms era garantido 1 litro lá para dentro e o próprio manual referia esse consumo, felizmente isso hoje em dia foi ultrapassado.

Offline santos466

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Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #58 em: 03 de Fevereiro de 2015, 18:50 »
..., a Yamaha durante anos gastavam óleo desde novas e era impensável ir de viagem sem levar a lata de óleo atrás porque aos 1000 kms era garantido 1 litro lá para dentro e o próprio manual referia esse consumo, felizmente isso hoje em dia foi ultrapassado.

Confere ! Ainda apanhei isso na minha Thunderace. Era feitio e não defeito. Obviamente que não era coisa que se achasse piada ou gostasse mas era o preço a ter para se poder conduzir aquela máquina ! ;)
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz