Eu em pleno dia de calor do mês de Agosto numa viagem a Almodôvar que são 200 kms. tive que parar na bomba a meio e meter óleo e tive que chegar lá e comprar mais um litro que foi para o regresso a Lisboa.
Vamos ver o que irá acontecer num futuro próximo, para ver se há alguma "preocupação para os próprios representantes da marca", ficarem de alertas, ou se efectivamente existe algo errado, seja prontamente verificado e reparado este problema de "falta de nível" .....
Há esperar e esperar, mas isso já me parece demais!Como outros companheiros, não sou entendido de mecânica e por alguma "carolice" é que vou aumentando os meus conhecimentos sobre determinadas matérias que me interessam e às quais dedico um pouco mais de tempo a percebê-las.O que se passou na tua e relataste à breves minutos num post mais acima, seria um sinal alarmante, que no meu lugar não passaria em branco.Espero e desejo com sinceridade, que encontres rapidamente uma solução, mesmo que isso implique que te tenhas de chatear um pouco para o conseguir! Se é que me faço entender...
Eu não tenho lido nada em fóruns estrangeiros, a minha scooter está completamente de origem sem ser mexida, porque eu nunca gostei de aumentos de potencia, variadores etc,etc, a única coisa que tem são os espelhos aplicados na carenagem mais nada.O problema é que , não devis de ser só eu a queixar-me devia-mos de ser todos os possuidores das Maxsym 600, mas nem todos estão para dar a cara, nem para terem chatices. porque das 7 ou 8 ou não sei quantas já foram vendidas em Portugal, agarrem qualquer delas, façam uma viagem de Lisboa a Monte Gordo por exemplo sempre a andar na casa dos 150 , 160, 170 e depois vejam o óleo que lá está, quando chegarem ao destino.
Então , se os companheiros que têm 600 dizem que a deles não gasta , olha eu digo o mesmo , a minha não gasta tb. !!!!!
.............. confio nos engºs. que a projetaram e acredito ainda assim que alguma coisa me deve de estar a escapar, para isto estar a acontecer, eu no meu trabalho SMAS de Loures, tenho para aí 15 mecânicos onde discutimos este problema, e a opinião é unanime; precisa de rodagem para acamar os segmentos .
...já vi aqui companheiros com queda para advocacia e tu Sapiens para escritor de novelas...
.....aos 750000km, se acontecer volto a escrever aqui a experiência.
Uma qualidade humorística sempre em alta! Reconheço em ti, Pedro, um conhecimento razoavelmente aprofundado sobre matérias complexas e por vezes inteligíveis pelo comum dos mortais, como as ligadas à engenharia, combustão e funcionamento dos componentes.Já falámos por diversas vezes sobre algumas matérias ligadas a este sector das motos e sei que falas com conhecimento.Quanto ao óleo, o seu gasto maior ou menor do que o devido e, bem assim, as causas para tal estar a suceder....e para mais tendo essa matéria sido aqui exaustivamente escalpelizada, parece-me que restará mesmo a pressão (individual ou colectiva) por parte dos companheiros que se vêm perante esta situação que, ao que parece, mesmo com o passar dos Kms não tem sinais de estancar.Há que tomar uma atitude e, de preferência e como é óbvio, fazê-lo em garantia.Existe no entanto uma expressão que já por aqui li recorrentemente e com a qual não concordo e, por uma questão de coerência e de busca da verdade, tenho de referir..."Todos os motores gastam óleo".Não sou inteiramente verde nesta questão, até porque já conduzi muitos veículos e, mais que isso, tenho muitos Kms em cima. Ainda que isto valha o que valha para quem o lê, para mim e não fazendo lei, tem o seu peso!Ora quando li a expressão que acima citei, percebi que a mesma foi utilizada não para a um valor residual no gasto de óleo, mas sim num decréscimo visível...e sublinho, decréscimo visível!É precisamente aí que eu não concordo! Tenho presentemente o exemplo da minha maxiscooter e do carro que cá mora em casa e, sendo eu até um pouco picuinhas no cuidado que lhes dou, a verificação do óleo naturalmente que também não fica arredada.Nas verificações que lhes faço regularmente e mesmo após quase 1 ano entre mudas de óleo, o nível mantém-se no mesmo sítio. O mesmo não poderei dizer da cor apresentada, mas isso já é outra música...Sintetizando aquilo que pretendo explicar, posso dizer apenas e com segurança, que a expressão acima indicada e já utilizada umas quantas vezes não é uma ciência exacta e existem de facto motores em que o gasto é mesmo residual e quase (...para não dizer, mesmo) imperceptível.Já quanto a esta expressão "Não existem maus motores, apenas maus utilizadores"..... Nessa, nem eu de momento me quero meter....
Essa é minha;)
Todos os motores gastam óleo, uns mais outros menos, o consumo varia conforme o desgaste do material quer seja dos órgãos mecânicos quer pelo desgaste do óleo. Varia conforme a utilização dada aos motores, percursos curtos penaliza o consumo de óleo assim como o uso em rotações mais elevadas durante muito tempo.Agora a questão que se colocou na evolução deste tópico foi: qual o consumo de óleo considerado normal num motor? Para mim o consumo que considero normal é o estabelecido entre o nível mínimo e o máximo dentro de um intervalo de mudança de oleo.
Eu em 8 carros e 3 motas nenhum nunca desceu o nível entre mudas,quando acontecer ,já foi ...