Autor Tópico: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?  (Lida 42661 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #25 em: 03 de Outubro de 2014, 16:21 »


O que está a pedir é impossível ......

Há efectivamente muitos "tabus" sobre o que acontece e não acontece sobre as motas. Sempre houve e sempre irá haver!

Há motas que tem dezenas de quilómetros mas já têm novos motores, ou os mesmos já foram abertos, sem sequer dizerem nada .....
Há efectivamente que diga que fez isto e aquilo, mas quando são chamados ngm fala, mas ha, quem nem sequer diga a ngm o que aconteceu papa que não se saiba.

Coisas que passam a ser "feitio".... e assim se vai andando ....

Adiante.....

Efectivamente, volto a referir o que já disse anteriormente, sendo a minha opinião, que pode haver uma diferença qualquer em relação ao nível máximo.... esse nível máximo pode estar em exagero vindo de fábrica.

Ou então será má concepção mesmo.

Realço que o importante é não baixar do nível mínimo, mas eu não tinha feitio para comprar uma mota que "aparenta" gastar assim Oleo dessa maneira, não poderia fazer uma viagem pela €uropa (sim porque se se faz com uma 50cc, muito mais se faz com uma 600 ou mais) tendo sempre a preocupação de ter de verificar e repor  _thumbdown_ o nível de Oleo sendo uma mota principalmente nova!

Não, não tinha feito para isso .....(para as más línguas, não estou a dizer que não o faria, com que mota fosse ok? )

Vamos ver o que irá acontecer num futuro próximo, para ver se há alguma "preocupação para os próprios representantes da marca, ficarem de alertas, ou se efectivamente existe algo errado, seja prontamente verificado e reparado este problema de "falta de nível" .....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #26 em: 03 de Outubro de 2014, 16:58 »
Eu em pleno dia de calor do mês de Agosto numa viagem a Almodôvar que são 200 kms. tive que parar na bomba a meio e meter óleo e tive que chegar lá e comprar mais um litro que foi para o regresso a Lisboa.

Não estava a querer calcar mais neste assunto, mas depois de ter lido o que escreveste, digo-te com franqueza: Se uma moto minha fizesse aquilo que acabas de descrever, eu já tinha à muito pedido explicações à marca! O que relatas nem sequer tinha outro resultado prático senão uma verificação imediata por parte da marca e, de preferência, um relatório sobre o sucedido.

Num passeio de algumas centenas de Kms não é compreensível e muito menos aceitável, que implique que o condutor tenha de parar para reabastecer o óleo que entretanto fora gasto....
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 17:04 por Sapiens21 »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #27 em: 03 de Outubro de 2014, 17:05 »

Vamos ver o que irá acontecer num futuro próximo, para ver se há alguma "preocupação para os próprios representantes da marca", ficarem de alertas, ou se efectivamente existe algo errado, seja prontamente verificado e reparado este problema de "falta de nível" .....


Cito-me outra vez ......

boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #28 em: 03 de Outubro de 2014, 17:09 »
Há esperar e esperar, mas isso já me parece demais!

Como outros companheiros, não sou entendido de mecânica e por alguma "carolice" é que vou aumentando os meus conhecimentos sobre determinadas matérias que me interessam e às quais dedico um pouco mais de tempo a percebê-las.

O que se passou na tua e relataste à breves minutos num post mais acima, seria um sinal alarmante, que no meu lugar não passaria em branco.

Espero e desejo com sinceridade, que encontres rapidamente uma solução, mesmo que isso implique que te tenhas de chatear um pouco para o conseguir! Se é que me faço entender...
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 17:10 por Sapiens21 »

tparracho

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #29 em: 03 de Outubro de 2014, 17:12 »
Há esperar e esperar, mas isso já me parece demais!

Como outros companheiros, não sou entendido de mecânica e por alguma "carolice" é que vou aumentando os meus conhecimentos sobre determinadas matérias que me interessam e às quais dedico um pouco mais de tempo a percebê-las.

O que se passou na tua e relataste à breves minutos num post mais acima, seria um sinal alarmante, que no meu lugar não passaria em branco.

Espero e desejo com sinceridade, que encontres rapidamente uma solução, mesmo que isso implique que te tenhas de chatear um pouco para o conseguir! Se é que me faço entender...

Concordo totalmente com o amigo Sapiens, aquilo que tenho lido por aqui deveria ser reportado à marca, ou ao representante da mesma em portugal, para que analisem a situação.

Já alguém experimentou procurar em fóruns estrangeiros se também relatam o mesmo problema e se já foi reportado à marca?

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #30 em: 03 de Outubro de 2014, 17:35 »
Eu não tenho lido nada em fóruns estrangeiros, a minha scooter está completamente de origem sem ser mexida, porque eu nunca gostei de aumentos de potencia, variadores etc,etc, a única coisa que tem são os espelhos aplicados na carenagem mais nada.
O problema é que , não devis de ser só eu a queixar-me devia-mos de ser todos os possuidores das Maxsym 600, mas nem todos estão para dar a cara, nem para terem chatices. porque das 7 ou 8 ou não sei quantas já foram vendidas em Portugal, agarrem qualquer delas, façam uma viagem de Lisboa a Monte Gordo por exemplo sempre a andar na casa dos 150 , 160, 170 e depois vejam o óleo que lá está,  quando chegarem ao destino.

Mas então achas que tens um problema na scooter que ainda por cima está na garantia e só vais reclamar se os outros tb forem? :-?
Já pensaste que os outros tem o direito de como tu dizes "não dar a cara" ou "não estarem para se chatear"?
O negócio que fizeste com o vendedor foi em "grupo" ? :-?
O que pensas fazer se os outros não reclamarem? Comprar bidons de 200 litros de óleo ?
Sinceramente não percebo esta questão... _pensador_
Um homem quando tem razão...tem razão e mais nada...
Vai-te aos gajos e depois diz alguma coisa.
Talvez possas depois dar a alguêm aqui (possuidores da SYM 600) a ajuda que também pediste...

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #31 em: 03 de Outubro de 2014, 18:16 »
Como não consigo citar 4 ou 5 pessoas vou tentar ir escrevendo e tentando abordar o que li.

- 0,5L de consumo de óleo a cada 1000km (afirmação do vicente)
Nunca a minha Maxsym 600 fez tal consumo. Quando gastou foi sempre menos que isso.

- O óleo ficar abaixo do mínimo (pergunta/sugestão do AXE)
A primeira vez que me "assustei" com o nível do óleo, parecia estar efectivamente ABAIXO do mínimo. O óleo que estava a usar era 5W40. Vejam a foto:


- O motor deriva da Quad da SYM e por isso devia ter o mesmo óleo recomendado (afirmação do vicente)
A tecnologia do Quadraider 600 LE e da Maxsym 600 é incomparável. Pode derivar daí mas tecnologicamente não tem nada a ver (o AXE referiu algumas razões). Para além disso há também as condições em que cada veículo é tipicamente utilizado (teoricamente, claro).

- Quando utilizei óleo 10W40 (depois de ver aquilo no mínimo) ela NÃO gastou nada que eu reparasse. Inclusivamente fiz 1300km em 3 dias pelo Norte de Portugal. Levei 1L de óleo para o que "desse e viesse" mas nem abri a garrafa. É verdade que não andei a 150, 160, 170km/h, como o vicente diz que andou, pois para além da segurança, acho mesmo que a mota não é para andar a esse ritmo com frequência (como o AXE disse...).

- Quando está perto do máximo consome mais, quando está perto do mínimo consome menos (afirmação do vicente)
Quer-me parecer que está correcto. Pelo menos é essa a sensação que me dá também.

- Os proprietários deveriam manifestar a sua preocupação junto da marca (afirmação de vários).
Sugeri isso mesmo em conversa telefónica com o amigo vicente lá para Julho ou Agosto. Por mim já deveríamos tê-lo feito. Primeiro cada um individualmente e, se for caso disso, em conjunto organizado.

- Já alguém viu em fóruns estrangeiros se o mesmo se passa? (pergunta do tparracho)
Já. Em Agosto falei nisso num fórum Grego. Ninguém tinha ouvido falar de tal coisa. Aqui há umas 2 semanas um grego postou uma foto muito parecida com a que eu coloquei no meu diário de bordo e que reproduzi aqui também (acima).

Não sei se me esqueci de algum aspecto. Depois logo acrescento se me lembrar.

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #32 em: 03 de Outubro de 2014, 18:38 »
Então , se os companheiros que têm 600 dizem que a deles não gasta , olha eu digo o mesmo , a minha não gasta tb. !!!!!

Pronto, problema resolvido.
Afinal até era fácil
 _lol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #33 em: 03 de Outubro de 2014, 20:51 »
Eu sigo a logica e experiencia de quem já andou em algumas dezenas de viaturas e de motores e pelo que estudei e pouco na mecânica  qualquer motor ao cimo da terra só gasta oleo por defeito, quer seja do material(segmentos,juntas,etc)quer seja por defeito do condutor (esforços quer em altas /baixas rpm ,esticoes,etc).
Nunca tive nada que consumisse  oleo anormalmente(lembro de punto 55 de 98 que consumiu ate aos 8k como o fabricante anunciou ,depois nadinha)alias na bws 125 que tive cheguei a usar 5w40 e mesmo sendo mais fino e eu andando a prego ,entre mudas nunca baixou,já vi tb mtos  exemplos em pesados e os que gastavam ou eram mal rodados ou tinham defeito.
Para mim resumo do seguinte modo se gasta ou tem defeito ou meteram lá o defeito.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #34 em: 04 de Outubro de 2014, 01:38 »
Permitem-me dar aqui um bocadinho de humor a este tópico?
A moderação que me perdoe, mas a informação contida no que vou escrever será efectivamente sobre óleos, ainda que de uma forma diferente do habitual...

Vá lá...eu prometo que não vou denegrir ninguém e como por norma sou um tipo bem disposto, só queria dar uma visão dos acontecimentos em estilo "noveleiro".

Vamos a isto...

Vicente entra num determinado concessionário onde recentemente passou a fazer a revisão da maxi e diz logo de rompante: "Escute, isto tem de acabar...."

Concessionário: "Acabar? Não me diga que viu a GTS Sport na net e está a pensar trocar."

Vicente: "Bem...vamos lá a ver! Eu tenho sido paciente, mas o que se está a verificar com esta moto já não cabe na cabeça de ninguém"

Concessionário: (pensamento: caramba....estou a ver que tenho aqui um cliente sem sentido de humor) "Diga então p.f."

Vicente: "Fiz uma viagem à umas semanas atrás de duzentos e tal Kms e quando olho para este óculo do nível do óleo" - apontou com o dedo - "estava muito mais baixo"

Concessionário: "Mas qual óculo?"

Vicente: "Este óculo" - e volta a apontar com o dedo, desta vez debruçado sobre a moto.

Concessionário: "Oh Sr. Vicente" - breve riso - "isso não é um óculo do óleo, não vê lá dentro o líquido tão clarinho?"

Vicente: "Não é??? Então é de quê?"

Concessionário: "Isso é do líquido de refrigeração..."

Vicente: "...... :o  :o  :o"

Concessionário: - vendo a cara do Vicente, decide chamar um colega. "Olha lá, isto aqui é para o óleo ou para o líquido de refrigeração?"

Vicente: tinha acabado de passar de incrédulo a boquiaberto "......  _confuso_"

Concessionário: agora na pessoa do colega entretanto ali chamado "Não dês informações erradas ao Sr., então não se vê logo que isto é um depósito para o líquido de travões para quando se gastam aqui nos depósitos de cima? A Sym pensou em tudo e não quer que o líquido de travões se acabe aos clientes assim do pé p'rá mão..."

Vicente: "Voçês estão bem....? Eu falo de óleo e as respostas...enfim...."

Concessionário: "Já tivemos por cá diversas iguais à sua e até hoje correu tudo bem com o óleo..."

Vicente: "Correu bem...? Como assim?"

Concessionário: "Então..." - agora o nervosismo aumentava - "temos indicações para manter a boca fechada sobre o assunto, Sr. Vicente"

Vicente: "Ah.....eu logo vi que aqui havia marosca da grossa. Escusavam era fazer essas figuras..."

Concessionário: "O assunto encontra-se a ser tratado de forma secreta e em breve terá a solução"

Vicente: "Muito bem...assim já é conversar. Eu ando preocupado em ver isto sempre a baixar. Basta fazer cerca de 200Kms e tenho o nível do óleo no mínimo"

Concessionário: "Espere, mas nunca dissemos em momento nenhum que o óculo era para ver o óleo. Aguente só um bocadinho que isto envolve uma explicação um pouco técnica e temos de chamar o chefe de oficina"

Vicente: entre dentes...."e eu a pensar que já tinha ouvido de tudo naquele fórum..."

Concessionário:  - chega o chefe de oficina e diz de forma muito séria - "Já me colocaram ao corrente de tudo e só lhe poderemos apresentar as mais sinceras desculpas, mas nada podemos fazer quanto ao que se está a passar..."

Vicente: "Nada podem fazer. É essa a resposta que me conseguem dar?"

Concessionário: "Sim, é normal....quanto mais anda, mais se vê isto aqui a baixar" - e aponta para o óculo

Vicente: ".... :-\..."

Concessionário: "A gasolina é assim meu amigo....e dê-se por contente por ter um óculo onde pode espreitar o nível de gasolina que ainda tem no depósito"

Vicente: ".....chiiiiça...    _Zang_   _Zang_   _Zang_"


------------------------------

Amigo Vicente, espero mesmo que não leves a mal esta novela humorística que aqui arranjei.
Tenho-te em muito boa conta e, tal como a qualquer outro companheiro, respeito-te imenso e não pretendo de maneira nenhuma que entendas mal esta brincadeira que fiz sem maldade. Volto a dizer, fi-lo mantendo o respeito e acredita que sei o que é a boa camaradagem entre companheiros das 2 rodas. Depois peço também desculpa ao autor deste tópico (_AXE_), pela minha ousadia. O problema é que sou um tipo assim pró brincalhão.... _Rolley_
A moderação que me perdoe também e permita o manter deste post.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 02:06 por Sapiens21 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #35 em: 04 de Outubro de 2014, 08:56 »
Olha que novela! _convivio_

Não sou proprietário de uma MaxSym 600 nem percebo nada de mecânica mas tenho a certeza que há quem aqui perceba e muito...

Há motores que são sobejamente conhecidos por consumir óleo, como os TDI do grupo VW, mas fazem-o ao longo de 15k ou 30k km's... Eu tive/tenho 2 TDI e andar com uma garrafa de óleo 0W-30W ou 5W-40W para atestar 0,5l a cada 10.000km era/é a norma! E o 1.9 TDI, ainda dos PD, que tive fez +290.000 km sem problemas mecânicos de maior!!!

Ter esse consumo em algumas centenas de km's ou poucos milhares parece-me exagerado, principalmente se a situação não se minimizar com a rodagem... _pensador_

Mas, volto a dize-lo, haverá quem esteja muito mais habilitado do que eu para o afirmar ou não...

Seja como for, aproveitem as vossas máquinas e estejam alertas!

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 10:56 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #36 em: 04 de Outubro de 2014, 09:21 »
.......
....... confio nos engºs. que a projetaram e acredito ainda assim que alguma coisa me deve de estar a escapar, para isto estar a acontecer, eu no meu trabalho SMAS de Loures, tenho para aí 15 mecânicos onde discutimos este problema, e a opinião é unanime;  precisa de rodagem para acamar os segmentos .

Mas afinal quantos quilómetros precisam para fazer rodagem ?

É que o normal em todas os motores são 1000km ou X horas....

Esse motor precisa de uma vida ? _pensador_

Se bem me lembro, não é preciso ser-se perfeitamente entendido em nada para se opinar, basta opinar porque se quer ou porque se ouviu dizer algo sobre o assunto e acha-se que o que foi dito estava correcto, então repetimos.
O Saboga disse (algures pelo forum) que poderia ser um problema de SEGMENTOS ..... qual foi a interpelação feita às palavras dele?

Penso que para se dizer isso não é preciso até de ser mecânico ..........

Efectivamente, na minha opinião sincera, não é assim tão normal. Se efectivamente a Marca desse Motor que gasta Oleo (nem que seja um motor parta cortar sebes, pois tudo funciona praticamente da mesma maneira) Se.... repito, se efectivamente os primeiros muitos e muitos quilómetros gasta Oleo porque precisa de acamar os segmentos, então todos esses motores deveriam já de fábrica virem PRÉ-RODADOS ...... o que acho que não será isso que fazem, e continuo a pensar que não será segmentos .....

Efectivamente, não sou mecânico, apenas "falo tbm com eles"

@Sapiens21, não tens de pedir desculpa pela "novela"... está fixe !! (na minha opinião só não deveria estar o nome "vicente" como cliente, tanto acontece isto ao vicente como ha um manel ou um francisco.....pode acontecer a todos!) mas está engraçado e não ofensivo.

@Twin-pt, motores de carro não "rodam" às mesmas rotações que os motores que neste momento se está a falar. Embora sim, trabalham todos da mesma maneira como já disse anteriormente, apenas referindo que uns têm muito mais rotação, e são esses que tem probabilidade de gastar mais Oleo e até avariarem "prematuramente".

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #37 em: 04 de Outubro de 2014, 10:52 »
Quem fexa um motor reparado ou novo sabe como é e o justo que aquilo esta onde qualquer esforço a mais deita tudo a perder.
Não acredito no que dizem das nossas motas/ scooters da rodagem aos 1000,500 na minha CBF,o motor não esta acamado esta sim pronto a uma utilização normal ,só acama lá para os 10,12000 km .nos carros é bem lá mais para a frente .os motores a 4 t tem no piston os segmentos de óleo que são ocos no seu interior,bastam ligeiros microns  para ser um defeito e por aí perder óleo ,mas cada caso é um caso e não ha motores iguais
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #38 em: 04 de Outubro de 2014, 12:16 »
...já vi aqui companheiros com queda para advocacia e tu Sapiens  para escritor de novelas...

Companheiro Vicente como essa da "advocacia" deve ser para mim ( já é a 2ª _pensador_...) vou-te explicar uma coisa:
O que eu escrevi tem outro nome...podes chamar-lhe talvez coerência...a mesma coerência que por vezes não mostras _Rolley_
Advocacia é outra coisa...é o que tu precisas para resolver o teu problema junto à SYM  _Rolley_
Espero ter ajudado nestes conceitos uma vez que não consigo ajudar no consumo de oleo.
Espero que este meu post não desencadeie uma "guerrinha"...hoje acordei com pouco "espírito" _thumbdown_
Um abraço e boas curvas _pol_
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 12:17 por scooteraddict »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #39 em: 04 de Outubro de 2014, 12:30 »
Na minha CBF a experiência foi a seguinte: gastou um pouco de óleo nos primeiros 15000km. Pensei que fosse feitio.

Agora, com 35000 km não gasta óleo e notei que por volta dos 15-20000km o motor começou a ficar muito mais solto.

Provavelmente vai voltar a gastar óleo aos 750000km, se acontecer volto a escrever aqui a experiência.

Nunca percebi porque é que se desculpam os motores das motos com as RPM quando o que interessa para o desgaste é a velocidade linear dos pistões.

Como o curso dos motores das motos é muito mais pequeno que dos automóveis, a velocidade linear dos pistões é muito idêntica.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #40 em: 04 de Outubro de 2014, 13:31 »
.....aos 750000km, se acontecer volto a escrever aqui a experiência.

Uma qualidade humorística sempre em alta!  _pol_

Reconheço em ti, Pedro, um conhecimento razoavelmente aprofundado sobre matérias complexas e por vezes inteligíveis pelo comum dos mortais, como as ligadas à engenharia, combustão e funcionamento dos componentes.
Já falámos por diversas vezes sobre algumas matérias ligadas a este sector das motos e sei que falas com conhecimento.

Quanto ao óleo, o seu gasto maior ou menor do que o devido e, bem assim, as causas para tal estar a suceder....e para mais tendo essa matéria sido aqui exaustivamente escalpelizada, parece-me que restará mesmo a pressão (individual ou colectiva) por parte dos companheiros que se vêm perante esta situação que, ao que parece, mesmo com o passar dos Kms não tem sinais de estancar.
Há que tomar uma atitude e, de preferência e como é óbvio, fazê-lo em garantia.

Existe no entanto uma expressão que já por aqui li recorrentemente e com a qual não concordo e, por uma questão de coerência e de busca da verdade, tenho de referir...

"Todos os motores gastam óleo".

Não sou inteiramente verde nesta questão, até porque já conduzi muitos veículos e, mais que isso, tenho muitos Kms em cima. Ainda que isto valha o que valha para quem o lê, para mim e não fazendo lei, tem o seu peso!

Ora quando li a expressão que acima citei, percebi que a mesma foi utilizada não para a um valor residual no gasto de óleo, mas sim num decréscimo visível...e sublinho, decréscimo visível!

É precisamente aí que eu não concordo! Tenho presentemente o exemplo da minha maxiscooter e do carro que cá mora em casa e, sendo eu até um pouco picuinhas no cuidado que lhes dou, a verificação do óleo naturalmente que também não fica arredada.
Nas verificações que lhes faço regularmente e mesmo após quase 1 ano entre mudas de óleo, o nível mantém-se no mesmo sítio. O mesmo não poderei dizer da cor apresentada, mas isso já é outra música...

Sintetizando aquilo que pretendo explicar, posso dizer apenas e com segurança, que a expressão acima indicada e já utilizada umas quantas vezes não é uma ciência exacta e existem de facto motores em que o gasto é mesmo residual e quase (...para não dizer, mesmo) imperceptível.

Já quanto a esta expressão "Não existem maus motores, apenas maus utilizadores"..... _Rolley_  Nessa, nem eu de momento me quero meter....

« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 14:12 por Sapiens21 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #41 em: 04 de Outubro de 2014, 18:00 »
Uma qualidade humorística sempre em alta!  _pol_

Reconheço em ti, Pedro, um conhecimento razoavelmente aprofundado sobre matérias complexas e por vezes inteligíveis pelo comum dos mortais, como as ligadas à engenharia, combustão e funcionamento dos componentes.
Já falámos por diversas vezes sobre algumas matérias ligadas a este sector das motos e sei que falas com conhecimento.

Quanto ao óleo, o seu gasto maior ou menor do que o devido e, bem assim, as causas para tal estar a suceder....e para mais tendo essa matéria sido aqui exaustivamente escalpelizada, parece-me que restará mesmo a pressão (individual ou colectiva) por parte dos companheiros que se vêm perante esta situação que, ao que parece, mesmo com o passar dos Kms não tem sinais de estancar.
Há que tomar uma atitude e, de preferência e como é óbvio, fazê-lo em garantia.

Existe no entanto uma expressão que já por aqui li recorrentemente e com a qual não concordo e, por uma questão de coerência e de busca da verdade, tenho de referir...

"Todos os motores gastam óleo".

Não sou inteiramente verde nesta questão, até porque já conduzi muitos veículos e, mais que isso, tenho muitos Kms em cima. Ainda que isto valha o que valha para quem o lê, para mim e não fazendo lei, tem o seu peso!

Ora quando li a expressão que acima citei, percebi que a mesma foi utilizada não para a um valor residual no gasto de óleo, mas sim num decréscimo visível...e sublinho, decréscimo visível!

É precisamente aí que eu não concordo! Tenho presentemente o exemplo da minha maxiscooter e do carro que cá mora em casa e, sendo eu até um pouco picuinhas no cuidado que lhes dou, a verificação do óleo naturalmente que também não fica arredada.
Nas verificações que lhes faço regularmente e mesmo após quase 1 ano entre mudas de óleo, o nível mantém-se no mesmo sítio. O mesmo não poderei dizer da cor apresentada, mas isso já é outra música...

Sintetizando aquilo que pretendo explicar, posso dizer apenas e com segurança, que a expressão acima indicada e já utilizada umas quantas vezes não é uma ciência exacta e existem de facto motores em que o gasto é mesmo residual e quase (...para não dizer, mesmo) imperceptível.

Já quanto a esta expressão "Não existem maus motores, apenas maus utilizadores"..... _Rolley_  Nessa, nem eu de momento me quero meter....
Essa é minha;););)
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #42 em: 04 de Outubro de 2014, 18:19 »
Essa é minha;););)

Sim, a segunda expressão a negrito.  _pol_
Mas como disse, não pretendo entrar por esse caminho para explicar ou arranjar justificação para diminuições abruptas de óleo.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #43 em: 04 de Outubro de 2014, 20:49 »
Na boa companheiro ,como disse não ha pessoas iguais e logo aí começam as máquinas tb seguem os passos de quem as usa
Opiniões são opiniões e só temos de as aceitar:D
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #44 em: 04 de Outubro de 2014, 22:08 »
As Burgmans 400 de 2000e2001 também gastavam muito óleo quase 1L em cada 1000 kil.
Tive duas e sei muito bem qual o consumo de óleo
Em 2002 com nova versão mas com o mesmo motor deixaram de gastar, tudo indica que era um problema de motor
No Forum Maxiscooters de Portugal isto foi muito debatido e até com fotos do motor
Houve uma oficina em Lisboa ou arredores não me recordo qual que resolveu o problema
Pelas fotos era colocar um tubo mais largo e fazer uma pequena alteração no cárter e ficava resolvido, isto tudo visto nas fotos
Creio que o tópico era: Perda de óleo na Burgmam 400, se procurarem no Forum talvez encontrem eu ainda há pouco tempo estive a ver
Por este grande consumo de óleo troquei a 2ª Burgmam por uma Forza 250 que não consumia e à três meses troquei por uma Forza 300 que também não consome
Penso que o consumo da Maxsym 600 seja um problema de construção do motor ou má afinação de fábrica
Agora gastar tanto óleo não é normal

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #45 em: 05 de Outubro de 2014, 11:31 »
Prezado Sapiens21:

Obrigado, mas eu não percebo patavina dos assuntos que referiste. Normalmente pergunto durante o hora de almoço a uma colega que percebe.

Tenho uma teoria: só se deve comprar modelos já bem testados. Provavelmente daqui a 1 ou 2 anos, as novas SYM 600 já não gastarão óleo.

Antes de se comprar deve percorrer-se fórums e revistas para detectar estes defeitos. Eu recolhi dados durante 3 meses antes de decidir. Não estou arrependido.

E a tua Kymco 400, quando é que a vemos? Isso do motor preto é fácil de resolver (... bem pior seria gastar óleo ...).


Uma qualidade humorística sempre em alta!  _pol_

Reconheço em ti, Pedro, um conhecimento razoavelmente aprofundado sobre matérias complexas e por vezes inteligíveis pelo comum dos mortais, como as ligadas à engenharia, combustão e funcionamento dos componentes.
Já falámos por diversas vezes sobre algumas matérias ligadas a este sector das motos e sei que falas com conhecimento.

Quanto ao óleo, o seu gasto maior ou menor do que o devido e, bem assim, as causas para tal estar a suceder....e para mais tendo essa matéria sido aqui exaustivamente escalpelizada, parece-me que restará mesmo a pressão (individual ou colectiva) por parte dos companheiros que se vêm perante esta situação que, ao que parece, mesmo com o passar dos Kms não tem sinais de estancar.
Há que tomar uma atitude e, de preferência e como é óbvio, fazê-lo em garantia.

Existe no entanto uma expressão que já por aqui li recorrentemente e com a qual não concordo e, por uma questão de coerência e de busca da verdade, tenho de referir...

"Todos os motores gastam óleo".

Não sou inteiramente verde nesta questão, até porque já conduzi muitos veículos e, mais que isso, tenho muitos Kms em cima. Ainda que isto valha o que valha para quem o lê, para mim e não fazendo lei, tem o seu peso!

Ora quando li a expressão que acima citei, percebi que a mesma foi utilizada não para a um valor residual no gasto de óleo, mas sim num decréscimo visível...e sublinho, decréscimo visível!

É precisamente aí que eu não concordo! Tenho presentemente o exemplo da minha maxiscooter e do carro que cá mora em casa e, sendo eu até um pouco picuinhas no cuidado que lhes dou, a verificação do óleo naturalmente que também não fica arredada.
Nas verificações que lhes faço regularmente e mesmo após quase 1 ano entre mudas de óleo, o nível mantém-se no mesmo sítio. O mesmo não poderei dizer da cor apresentada, mas isso já é outra música...

Sintetizando aquilo que pretendo explicar, posso dizer apenas e com segurança, que a expressão acima indicada e já utilizada umas quantas vezes não é uma ciência exacta e existem de facto motores em que o gasto é mesmo residual e quase (...para não dizer, mesmo) imperceptível.

Já quanto a esta expressão "Não existem maus motores, apenas maus utilizadores"..... _Rolley_  Nessa, nem eu de momento me quero meter....

interceptor

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #46 em: 05 de Outubro de 2014, 19:08 »
Todos os motores gastam óleo, uns mais outros menos, o consumo varia conforme o desgaste do material quer seja dos órgãos mecânicos quer pelo desgaste do óleo. Varia conforme a utilização dada aos motores, percursos curtos penaliza o consumo de óleo assim como o uso em rotações mais elevadas durante muito tempo.

Agora a questão que se colocou na evolução deste tópico foi: qual o consumo de óleo considerado normal num motor?

Para mim o consumo que considero normal é o estabelecido entre o nível mínimo e o máximo dentro de um intervalo de mudança de oleo.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #47 em: 05 de Outubro de 2014, 19:56 »
Todos os motores gastam óleo, uns mais outros menos, o consumo varia conforme o desgaste do material quer seja dos órgãos mecânicos quer pelo desgaste do óleo. Varia conforme a utilização dada aos motores, percursos curtos penaliza o consumo de óleo assim como o uso em rotações mais elevadas durante muito tempo.

Agora a questão que se colocou na evolução deste tópico foi: qual o consumo de óleo considerado normal num motor?

Para mim o consumo que considero normal é o estabelecido entre o nível mínimo e o máximo dentro de um intervalo de mudança de oleo.

Completamente de acordo!! subscrevo tudo o que escreveste,  :) :) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #48 em: 05 de Outubro de 2014, 20:35 »
Eu em 8 carros e 3 motas nenhum nunca desceu o nível entre mudas,quando acontecer ,já foi ...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #49 em: 29 de Novembro de 2014, 14:36 »
E eu em 5 carros e uma mota só um único carro não descia o nível a olho nu.


 ;) e estavam todos de boa saúde de motor.

abraço



Eu em 8 carros e 3 motas nenhum nunca desceu o nível entre mudas,quando acontecer ,já foi ...
[/URL]