Boas, para já que me recorde existem 3 sitios por onde possa sair, guias das válvulas ou pelos segmentos ...
... agora segmentos , mas que segmentos, percebem alguma coisa de mecãnica para falarem em segmentos.
Antes de mais começo por dizer que acredito nos relatos que recentemente têm sido discutidos em torno do consumo de óleo, nomeadamente no que diz respeito aos cerca de 0,5L a cada 1.000Kms. Disso não restem dúvidas que eu acredito e nem sequer vejo necessidade de alguém que é possuidor de determinado modelo, vir para um fórum dizer algo que na realidade não acontece.Mas isto é bem diferente da convicção que tenho acerca da normalidade da situação, pois não considero de todo que este seja um consumo salutar de um motor que se encontra em bom estado.O consumo de 0,5L a cada 1.000Kms num motor de moto antigo e rotativo, aceitá-lo-ia com mais facilidade....mas não num motor moderno, com uma gestão electrónica que está desenvolvida para proteger o motor e prolongar a sua "saúde" (...que não À custa de consumo de óleo) e, como não poderia deixar de ser, porque a marca coloca no manual de fábrica uma mudança de óleo a cada 6.000Kms. O que lá vem escrito não o está só porque sim!Tudo isto sopesado e juntando o facto de outras unidades no fórum não terem o mesmo consumo excessivo de óleo, leva-me a concluir que algo se passa de facto com o motor em causa. Para mim e isto é de facto apenas a minha opinião, um consumo desses não é normal num motor moderno, nomeadamente com um espaçamento de Kms tão curto.Nota: O consumo de óleo e a sua comparação com outras unidades deve, sob pena de quinar os resultados, sê-lo com o mesmo tipo de óleo....de preferência o indicado pelo fabricante!!!
.....indepentemente de ser Kymco, Peugeot, Honda ou outra qualquer.
Sem entrar em discussões de que é normal, ou não é normal, um motor gastar óleo...para não haver aqui brigas tolas, parece-me lógico o seguinte:Não é normal um motor gastar esse óleo todo. Quando os fabricantes preconizam um intervalo de Kms para se mudar o óleo (partindo do principio que se está a utilizar o óleo correcto) não está previsto haver acrescentos nesse intervalo. Claro que deve ser vistoriado, claro que pontualmente até poderá haver necessidade de fazer um pequeno acrescento devido a alguns factores extraordinários (temperatura, regime de trabalho etc etc), mas serão sempre casos pontuais.Senão vejamos:Um motor com um cárter com capacidade de +-3 litros e que tem mudas programadas a cada 6000 km se gastar 0.5 litros em cada 1000 Km iria provavelmente gripar 3000 km depois de uma muda Quer-me parecer que nenhum fabricante iria preconizar mudas de óleo num intervalo de kms sem que houvesse a garantia de o óleo dar para esses mesmos Kms...isto parece-me lógico.Logo ou esses motores estão a gastar indevidamente óleo ou o fabricante meteu os pés pelas mãos ao definir o intervalo de kms entre mudas. Tanto uma como outra estão erradas e são da responsabilidade do fabricante.Se acontecesse comigo, certamente iria questionar a marca...Just my opinion
Isso não é assim tão linear , as contas não são feitas dessa forma, porque o motor quando o nivel está no máximo pode gastar por exemplo 0,5 em cada 1000 , mas quando está no minimo já não consome quase nada, porque o óleo já não sobe no piston .
mas quando está no minimo já não consome quase nada, porque o óleo já não sobe no piston .
@scooteraddictCada um de nós deve verificar o nível do oleo da sua máquina para precaver um eventual problema mecanico, não porque tem de repor oleo entre revisões.
@_AXE_, corrige-me se eu estiver errado, mas é muito mais perigoso andar com o oleo no seu nível mínimo do que com o oleo acima do máximo.
Acho eu, que nenhuma mota/maxi deve baixar do mínimo enquanto nova e em garantia!
Concordo com tudo quanto disseste no teu post mais acima, mas na parte que citei vou ainda um pouco mais longe, pois mesmo fora da garantia dos 2 anos, nenhuma moto/maxi deveria baixar do mínimo entre as mudanças indicadas pelo fabricante.Uma oficina, por norma, ainda que o que vou dizer não seja uma regra imposta, coloca entre a medida mínima e a máxima (no meu caso tenho verificado que tem sido um pouco mais que o meio), pelo que não é "aceitável", para não dizer normal, que em condições normais de funcionamento, um motor baixe para lá da marca mínima.É a minha opinião...
Ok Vicente, até concordo.Mas talvez possas responder; Imagina que mudas o óleo á tua SYM e o colocas no nível máximo. Utilizas o oleio indicado e fazes uma utilização normal da Scooter. O oleio que puses-te aguenta até à próxima muda sem baixar do mínimo se não fizeres acrescentos?Era aí que queria chegar, percebes?Tu és um gajo consciencioso, atento e percebes de motores. Há possuidores de motos que se limitam a ir ás revisões preconizadas. O fabricante fez as motos para todos...por isso é que há revisões preconizadas...
Agradecido pelos elogios mas eu não percebo rigorosamente de nada, é o que ando a tentar á muitos anos mas infelizmente nunca conheci nenhum egº. mecânico ou outro qualquer que seja o desenhador (pensador) do projeto de qualquer motor para o poder questionar, conforme dos óleos qunto mais estudo menos sei.Agora como é que alguém me pode explicar e ser rigoroso que a marca menciona o óleo correto ( atenção mais uma vez á temperatura climática dese país), quando este motor que deriva dos quad ou seja é o mesmo, e a sym para o quad aconselha o 20W50, expliquem lá porque eu já não sei nada.
Se me estás a querer dizer que é só a minha que gasta, então eu posso-te dizer que a minha gasta tanto como todas as outras 600 vendidas em Portugal .
Não foi isso que eu disse...
Não há escaramuças nenhumas,