Autor Tópico: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?  (Lida 42512 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« em: 03 de Outubro de 2014, 13:14 »

Encontro, por variados DB's (diarios de bordo) uma "discussão que ha motas que gastam Oleo.

Niveis de Oleo como varetas ou vigias, servem propriamente para quê, só para controlar o Oleo?

Será que há níveis errados, e afinal as motas gastam oleo que efectivamente está a mais ?

Será má construção?

Será defeito de Oleo, ou pressões a mais no motor ?


Tantas razões para que os niveis de Oleo baixem significativamente ...!


Mas exprimem-se aqui !

Efectivamente acham que os niveis baixam assim tanto porquê afinal...tem de haver uma razão...só baixam em algumas marcas....só baixam se andarem sempre no limite?


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #2 em: 03 de Outubro de 2014, 13:26 »

Sabes que eu vou mais para o 22º e 24º motivo na "discussão que existe da Masxym 600  _pensador_

Ha aí motivos que não são somente uma causa, mas um conjunto de causas....

No caso que se trata de "gastar" acho que não ha percas de potencia nem nada, daí haver alguns pontos que podem ser descartados .....

Vamos esperar por outros comentários, pois todos serão bem vindos!

Quer se tenha opiniões iguais ou diferentes, todos podemos dar, apenas se tem de respeitar, quem tem ou não tem razão.
No fundo..... todos temos razão e não temos de nos zangar por isso!
"lá fora", em cima de 2 rodas somos todos iguais, quer queiram ou não!

Opinem, pois estamos cá para isso  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #3 em: 03 de Outubro de 2014, 13:48 »

Óleos impróprios para motor neste caso não será, pois é óleo que usam todas as motas!

O ser de baixa qualidade... lubrificava melhor ou pior, mas não deveria "evaporar" assim como evapora.

Por ser novo, nenhum caso gasta mais óleo por ser novo

Material gasto, ainda menos, se é novo ....

Defeito ..... pode ser ! mas é um defeito que não pode nem deve passar a feitio!

Eu quando tive a minha Tenere, tbm um só cilindro, ainda com mais cc (660) que tinha imensa pressão.
Tinha tbm, coisa pouco comum nas motas .... o reservatório de oleo era no quadro, e eu, (todos os "aquisitores" dessas máquinas) tínhamos de ter cuidado com velocidades, pois a pressão fazia subir o Oleo e poderia deixar de haver lubrificação no carter fazendo gripar motores.

MAS NÃO GASTAVA ÓLEO NENHUM !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #4 em: 03 de Outubro de 2014, 13:56 »
Antes de mais começo por dizer que acredito nos relatos que recentemente têm sido discutidos em torno do consumo de óleo, nomeadamente no que diz respeito aos cerca de 0,5L a cada 1.000Kms. Disso não restem dúvidas que eu acredito e nem sequer vejo necessidade de alguém que é possuidor de determinado modelo, vir para um fórum dizer algo que na realidade não acontece.

Mas isto é bem diferente da convicção que tenho acerca da normalidade da situação, pois não considero de todo que este seja um consumo salutar de um motor que se encontra em bom estado.

O consumo de 0,5L a cada 1.000Kms num motor de moto antigo e rotativo, aceitá-lo-ia com mais facilidade....mas não num motor moderno, com uma gestão electrónica que está desenvolvida para proteger o motor e prolongar a sua "saúde" (...que não À custa de consumo de óleo) e, como não poderia deixar de ser, porque a marca coloca no manual de fábrica uma mudança de óleo a cada 6.000Kms. O que lá vem escrito não o está só porque sim!

Tudo isto sopesado e juntando o facto de outras unidades no fórum não terem o mesmo consumo excessivo de óleo, leva-me a concluir que algo se passa de facto com o motor em causa. Para mim e isto é de facto apenas a minha opinião, um consumo desses não é normal num motor moderno, nomeadamente com um espaçamento de Kms tão curto.

Nota: O consumo de óleo e a sua comparação com outras unidades deve, sob pena de quinar os resultados, sê-lo com o mesmo tipo de óleo....de preferência o indicado pelo fabricante!!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #5 em: 03 de Outubro de 2014, 13:58 »
Então pior ainda....só vem reforçar o que disse!!!

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #6 em: 03 de Outubro de 2014, 14:06 »
Boas, para já que me recorde existem 3 sitios por onde possa sair, guias das válvulas ou pelos segmentos ...

Vicente.

Recordaste que quando falei de segmentos respondeste isto:

... agora segmentos , mas que segmentos,  percebem alguma coisa de mecãnica para falarem em segmentos.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #7 em: 03 de Outubro de 2014, 14:09 »
Antes de mais começo por dizer que acredito nos relatos que recentemente têm sido discutidos em torno do consumo de óleo, nomeadamente no que diz respeito aos cerca de 0,5L a cada 1.000Kms. Disso não restem dúvidas que eu acredito e nem sequer vejo necessidade de alguém que é possuidor de determinado modelo, vir para um fórum dizer algo que na realidade não acontece.

Mas isto é bem diferente da convicção que tenho acerca da normalidade da situação, pois não considero de todo que este seja um consumo salutar de um motor que se encontra em bom estado.

O consumo de 0,5L a cada 1.000Kms num motor de moto antigo e rotativo, aceitá-lo-ia com mais facilidade....mas não num motor moderno, com uma gestão electrónica que está desenvolvida para proteger o motor e prolongar a sua "saúde" (...que não À custa de consumo de óleo) e, como não poderia deixar de ser, porque a marca coloca no manual de fábrica uma mudança de óleo a cada 6.000Kms. O que lá vem escrito não o está só porque sim!

Tudo isto sopesado e juntando o facto de outras unidades no fórum não terem o mesmo consumo excessivo de óleo, leva-me a concluir que algo se passa de facto com o motor em causa. Para mim e isto é de facto apenas a minha opinião, um consumo desses não é normal num motor moderno, nomeadamente com um espaçamento de Kms tão curto.

Nota: O consumo de óleo e a sua comparação com outras unidades deve, sob pena de quinar os resultados, sê-lo com o mesmo tipo de óleo....de preferência o indicado pelo fabricante!!!

Caro Sapiens.
Julgo que é isso que quase todos têm dito, ou escrito.
Se uma mota NOVA consumo 0,5 l de óleo a cada 1.000 ou 2.000 km, algo não pode estar bem, indepentemente de ser Kymco, Peugeot, Honda ou outra qualquer.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2014, 14:14 »
.....indepentemente de ser Kymco, Peugeot, Honda ou outra qualquer.

Precisamente! É um consumo que não se coaduna com a tecnologia actualmente aplicada aos motores mais recentes.

Nem uma Goldwing que tem bem mais do dobro da cilindrada, grande peso (a rondar os 400Kg) e forte binário, consume óleo dessa maneira...bem pelo contrário!

Estava tramadinha se assim fosse, tendo em conta que a marca recomenda a troca do óleo a cada 12.000Kms.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 14:25 por Sapiens21 »

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2014, 14:36 »
Sem entrar em discussões de que é normal, ou não é normal, um motor gastar óleo...para não haver aqui brigas tolas, parece-me lógico o seguinte:
Não é normal um motor gastar esse óleo todo.
Quando os fabricantes preconizam um intervalo de Kms para se mudar o óleo (partindo do principio que se está a utilizar o óleo correcto) não está previsto haver acrescentos nesse intervalo. Claro que deve ser vistoriado, claro que pontualmente até poderá haver necessidade de fazer um pequeno acrescento devido a alguns factores extraordinários (temperatura, regime de trabalho etc etc), mas serão sempre casos pontuais.
Senão vejamos:
Um motor com um cárter com capacidade de +-3 litros e que tem mudas programadas a cada 6000 km se gastar 0.5 litros em cada 1000 Km iria provavelmente gripar 3000 km depois de uma muda _martelada_
Quer-me parecer que nenhum fabricante iria preconizar mudas de óleo num intervalo de kms sem que houvesse a garantia de o óleo dar para esses mesmos Kms...isto parece-me lógico.
Logo ou esses motores estão a gastar indevidamente óleo ou o fabricante meteu os pés pelas mãos ao definir o intervalo de kms entre mudas. Tanto uma como outra estão erradas e são da responsabilidade do fabricante.
Se acontecesse comigo, certamente iria questionar a marca...
Just my opinion ;)

vicente

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2014, 14:40 »
Sem entrar em discussões de que é normal, ou não é normal, um motor gastar óleo...para não haver aqui brigas tolas, parece-me lógico o seguinte:
Não é normal um motor gastar esse óleo todo.
Quando os fabricantes preconizam um intervalo de Kms para se mudar o óleo (partindo do principio que se está a utilizar o óleo correcto) não está previsto haver acrescentos nesse intervalo. Claro que deve ser vistoriado, claro que pontualmente até poderá haver necessidade de fazer um pequeno acrescento devido a alguns factores extraordinários (temperatura, regime de trabalho etc etc), mas serão sempre casos pontuais.
Senão vejamos:
Um motor com um cárter com capacidade de +-3 litros e que tem mudas programadas a cada 6000 km se gastar 0.5 litros em cada 1000 Km iria provavelmente gripar 3000 km depois de uma muda _martelada_
Quer-me parecer que nenhum fabricante iria preconizar mudas de óleo num intervalo de kms sem que houvesse a garantia de o óleo dar para esses mesmos Kms...isto parece-me lógico.
Logo ou esses motores estão a gastar indevidamente óleo ou o fabricante meteu os pés pelas mãos ao definir o intervalo de kms entre mudas. Tanto uma como outra estão erradas e são da responsabilidade do fabricante.
Se acontecesse comigo, certamente iria questionar a marca...
Just my opinion ;)

Isso não é assim tão linear , as contas não são feitas dessa forma, porque o motor quando o nivel está no máximo pode gastar por exemplo 0,5 em cada 1000 , mas quando está no minimo já não consome quase nada, porque o óleo já não sobe no piston .
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 14:41 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2014, 14:41 »
Calma lá que por mais peso ou potencia que as motas têm, neste caso a GoldWing, não andam sempre em alta rotação.

A tecnologia é outra tbm ..... embora mecânicamente tudo funcione "da mesma maneira"

Primeiro que tudo, uma mota para gastar 0,5L aos 1000 tem de haver algo que não está efectivamente bem.
Depois temos de saber se essa mota/motor, esteve a trabalhar nas condições normais ou em condições "adversas" (sempre em rotações elevadas e "esticões" pouco normais numa condução normal. (aquilo que quero dizer é conduções sempre no limite de rotação/velocidade)

Será que este motor está feito para esse tipo de condução ?

É que ha conduções que só se deve ter com motas "próprias" (se é que me faço entender)
Mas todos os motores, marcas e afins, têm de meter no mercado algo que aguente todo o tipo de condução ou condição.
(claro que há excepções, não se vai andar de mota dentro de um rio tejo ... não são barcos)

Bem, primeiro que tudo, relembrando que pode haver um excesso de zelo so se dizer gastar 0,5L , pode ter sido num sentido e não em outro... não vamos ser tão rigorosos. Gastou demais do que o que deveria ter gasto...mas recordo novamente...

Será que não há erro no carter ou nas pressões em algumas velocidades ?

O vicente, anda agora com mais cuidado a repor os óleos, depois logo se vê as "contas" e cálculos que irá obter.


Gostaria que alguém que tem uma Maxym600 que faça o seguinte teste.... não reponha até ao nível mínimo ..... para ver se ainda baixa mais que o "próprio mínimo"

Acho eu, opinião própria devido aos (poucos) conhecimentos que tenho de mecânica, que não baixará do nível mínimo.
Sim as motas e os carros podem andar no nível mínimo, só não podem baixar é desse nível!

Nota:
Acho eu, que nenhuma mota/maxi deve baixar do mínimo enquanto nova e em garantia!
É isso que as marcas têm de garantir, não haver nenhum problema e durante toda a "fase de revisão" ninguém em garantia deveria repor níveis nenhuns!! (é sinal que algo está mal ! )

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2014, 14:49 »
@scooteraddict
Cada um de nós deve verificar o nível do oleo da sua máquina para precaver um eventual problema mecanico, não porque tem de repor oleo entre revisões.

Eu, como disse, tenho uma 125cc e a única altura em que consumiu óleo foi na altura em que andava com o variador J.Costa, ou seja, quase sempre perto das 10.000 rpm.

@_AXE_, corrige-me se eu estiver errado, mas é muito mais perigoso andar com o oleo no seu nível mínimo do que com o oleo acima do máximo.

Eu não gostaria que esta discussão se focasse na MAxsym 600i, mas nos motores em geral. Mas voltando a falar da MAxsym, o facto de o visor de controle do nível do oleo ser como é, o desnivel do solo não poderá influênciar o que aparece na janela?

Eu repito, conheço dois ou três proprietários do modelo em 400cc e nenhum se "queixa" de consumo excessivo de oleo.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2014, 14:50 »
Isso não é assim tão linear , as contas não são feitas dessa forma, porque o motor quando o nivel está no máximo pode gastar por exemplo 0,5 em cada 1000 , mas quando está no minimo já não consome quase nada, porque o óleo já não sobe no piston .
Ok Vicente, até concordo.
Mas talvez possas responder;
Imagina que mudas o óleo á tua SYM e o colocas no nível máximo. Utilizas o óleo indicado e fazes uma utilização normal da Scooter. O óleo que puses-te aguenta até à próxima muda sem baixar do mínimo se não fizeres acrescentos?
Era aí que queria chegar, percebes?
Tu és um gajo consciencioso, atento e percebes de motores. Há possuidores de motos que se limitam a ir ás revisões preconizadas. O fabricante fez as motos para todos...por isso é que há revisões preconizadas...

« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 15:13 por scooteraddict »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2014, 14:50 »
mas quando está no minimo já não consome quase nada, porque o óleo já não sobe no piston .

O Oleo no mínimo tem por obrigação (e é isso que acontece) irrigar e lubrificar tudo o que precisa !!

Nada mais que isso!

Se não sobe ao piston é porque esse oleo "minimo de nivél" é insuficiente para a sua lubrificação. Logo o fabricante não tem o nivel minimo bem definido ...!

As coisas não podem ser assim do género .... " eu meto essa vareta, que tem máximo e mínimo e as pessoas regulam-se por lá" .... não, as coisas são definidas ao pormenor, dando depois uma margem em tudo!

É, tem de ser preocupante, é se baixar do mínimo .....mesmo o mínimo tem de ter uma "margem" para se ir a tempo da reposição ou da revisão!

É a minha opinião .....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2014, 14:52 »
@scooteraddict
Cada um de nós deve verificar o nível do oleo da sua máquina para precaver um eventual problema mecanico, não porque tem de repor oleo entre revisões.


Não foi isso que eu disse...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #16 em: 03 de Outubro de 2014, 14:58 »

@_AXE_, corrige-me se eu estiver errado, mas é muito mais perigoso andar com o oleo no seu nível mínimo do que com o oleo acima do máximo.


É igualmente perigoso.

Um gripa por falta de oleo, outro gripa por Oleo a mais.

Oleo a mais.... pressão a mais nas peças que faz o seu mau funcionamento, fazendo aquecer mais,  etc etc etc...
Oleo a nível mínimo.... estar no mínimo só é preocupante se for um motor que consome óleo "em demasia" , caso contrário está "dentro dos limites" de lubrificação. Mas no caso de ser um motor gastador, gripa por falta de lubrificação, tbm se vendo no aumento das temperaturas dos motores.

Cada caso é um caso, sempre!
Não se pode continuar a achar que tudo o que é defeito passa a feitio.... isso é que está errado.
Por um ser e acontecer, o outro não tem de ser assim!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #17 em: 03 de Outubro de 2014, 15:09 »
Acho eu, que nenhuma mota/maxi deve baixar do mínimo enquanto nova e em garantia!

Concordo com tudo quanto disseste no teu post mais acima, mas na parte que citei vou ainda um pouco mais longe, pois mesmo fora da garantia dos 2 anos, nenhuma moto/maxi deveria baixar do mínimo entre as mudanças indicadas pelo fabricante.

Uma oficina, por norma, ainda que o que vou dizer não seja uma regra imposta, coloca entre a medida mínima e a máxima (no meu caso tenho verificado que tem sido um pouco mais que o meio), pelo que não é "aceitável", para não dizer normal, que em condições normais de funcionamento, um motor baixe para lá da marca mínima.

É a minha opinião...

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #18 em: 03 de Outubro de 2014, 15:11 »
Concordo com tudo quanto disseste no teu post mais acima, mas na parte que citei vou ainda um pouco mais longe, pois mesmo fora da garantia dos 2 anos, nenhuma moto/maxi deveria baixar do mínimo entre as mudanças indicadas pelo fabricante.

Uma oficina, por norma, ainda que o que vou dizer não seja uma regra imposta, coloca entre a medida mínima e a máxima (no meu caso tenho verificado que tem sido um pouco mais que o meio), pelo que não é "aceitável", para não dizer normal, que em condições normais de funcionamento, um motor baixe para lá da marca mínima.

É a minha opinião...

Concordo em absoluto _pol_

vicente

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #19 em: 03 de Outubro de 2014, 15:12 »
Ok Vicente, até concordo.
Mas talvez possas responder;
Imagina que mudas o óleo á tua SYM e o colocas no nível máximo. Utilizas o oleio indicado e fazes uma utilização normal da Scooter. O oleio que puses-te aguenta até à próxima muda sem baixar do mínimo se não fizeres acrescentos?
Era aí que queria chegar, percebes?
Tu és um gajo consciencioso, atento e percebes de motores. Há possuidores de motos que se limitam a ir ás revisões preconizadas. O fabricante fez as motos para todos...por isso é que há revisões preconizadas...

Agradecido pelos elogios mas eu não percebo rigorosamente de nada, é o que ando a tentar á muitos anos mas infelizmente nunca conheci nenhum egº. mecânico ou outro qualquer que seja o desenhador (pensador) do projeto de qualquer motor para o poder questionar, conforme dos óleos quanto mais estudo menos sei.
Agora como é que alguém me pode explicar e ser rigoroso que a marca menciona o óleo correto ( atenção mais uma vez á temperatura climática dese país), quando este motor que deriva dos quad ou seja é o mesmo, e a sym para o quad aconselha o 20W50, e o 10W40 para a scooter ,expliquem lá porque eu já não sei nada.

Se baixa do minimo não sei , porque eu nunca a deixo chegar nem ao intervalo entre o máx e o minimo.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 15:24 por vicente »

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #20 em: 03 de Outubro de 2014, 15:26 »
Agradecido pelos elogios mas eu não percebo rigorosamente de nada, é o que ando a tentar á muitos anos mas infelizmente nunca conheci nenhum egº. mecânico ou outro qualquer que seja o desenhador (pensador) do projeto de qualquer motor para o poder questionar, conforme dos óleos qunto mais estudo menos sei.
Agora como é que alguém me pode explicar e ser rigoroso que a marca menciona o óleo correto ( atenção mais uma vez á temperatura climática dese país), quando este motor que deriva dos quad ou seja é o mesmo, e a sym para o quad aconselha o 20W50, expliquem lá porque eu já não sei nada.

Pode haver muitas razões para essa diferença a começar pelo tipo de refrigeração e a acabar pela transmissão/tracção que pode ser mais exigente ou menos para o motor...entre outras coisas...

Mas o que interessa aqui é:

Mudas o óleo. Colocas o óleo que o fabricante diz e no nível máximo.
Antes de chegar a altura da próxima muda baixou do mínimo ?!!!!
O fabricante tem de explicar o que se passa...

Não interessa se tu achas que o óleo não é o correcto. O Fabricante tem de assumir a responsabilidade do que constrói e do que preconiza.
Mesmo que tenhas razão, se não utilizares o óleo indicado ele (fabricante) não vai assumir um mau funcionamento...


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #21 em: 03 de Outubro de 2014, 15:38 »
A transmissão é igual ?

A refrigeração é igual ?

O peso é igual ?

Não são 2 ou 4 rodas mandantes ?

Não estamos a falar de coisas distintas embora seja o mesmo motor ?

Se muda estrutura, peso, transmissão, motrizes e até caixas de desmultiplicação (acho), não pode haver diferença na designação do Oleo porque ?

Bastava mudar o peso e a estrutura, para que muita coisa mude, fazendo passar os mesmo motores que tem muita rotação a ter apenas força com rotação mínima ....

Se rotações baixas precisam de óleo mais grosso porque não há tanto "chapinhar" precisando que o oleo fique mais tempo sem escorrer para lubrificar partes superiores dos motores em causa.....

Será que me fiz explicar  _pensador_

@sapiens
Concordo ctgo, só não queria chegar a tanto.



Nível mínimo e máximo ......

Vou dar um exemplo bizarro, mas é para que algumas pessoas entendam o que eu pretendo.

Nas AE's todos andamos mais do que a velocidade permitida, certo ? Vamos esquecer esse factor, ok ?!?!

Velocidade máxima/ nível máximo
Todos podemos andar a 120kmh para chegar aquele destino, e aquela é (dizem os entendidos) a velocidade "maxima" em que vamos em segurança. Ok vamos entender que o nivel máximo do Oleo é efectivamente o maximo para estar em segurança (não estrague nada) no seu funcionamento!

Velocidade minima/nivel minimo
Todos temos de andar acima dos 60kmh , perdão, não podemos andar abaixo dos 60kmh para segurança dos outros. Ok, vamos entender que o nivel do minimo é a mesma coisa, podemos andar no minimo para que tudo funcione.

É só uma comparação de "velocidades e níveis", nada mais que isso, mas é +/- assim que se deve ter a percepção das coisas.


Claro que, e volto a dizer que, é preferível andar dentro dos niveis, e repor "um pouco" se precisar e tentar nunca por a mais do máximo marcado.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

scooteraddict

  • Visitante
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #22 em: 03 de Outubro de 2014, 15:48 »
Se me estás a querer dizer que é só a minha que gasta, então eu posso-te dizer que a minha gasta tanto como todas as outras 600  vendidas em Portugal .

Não te estou a querer dizer nada.Não inventes coisas e não tenhas a mania da perseguição.
Já tinhas dito antes que as outras tb gastavam.
Já tinha percebido...sou um gajo atento

Será que não se podem trocar ideias sem haver estas "escaramuças" ?

Que cansaço >:(

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #23 em: 03 de Outubro de 2014, 15:49 »
Não foi isso que eu disse...

Eu sei que não, é afirmação minha.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Niveis de Oleo ....porque gastam oleo as motas?
« Responder #24 em: 03 de Outubro de 2014, 15:55 »
Não há escaramuças nenhumas,

Há quem leve para esse lado, mas temos de entender que opiniões certas ou erradas são opiniões!

Temos de respeitar sem tentar denegrir ngm.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....