Autor Tópico: Test-ride à Honda CTX 700N  (Lida 5819 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Test-ride à Honda CTX 700N
« em: 02 de Outubro de 2014, 00:43 »
Honda CTX 700 N (versão "naked")

Já há bastante tempo que andava à procura da oportunidade de fazer um teste a uma das novas CTX 700 da Honda e hoje surgiu a oportunidade de uma forma verdadeiramente inesperada....

.....mas vamos lá a contar do início!

Bem perto das 18 horas liga-me para o telemóvel a sempre simpática e disponível Ruth da Motodiana, com o seu inigualável sotaque, a informar-me que se encontravam no concessionário duas pessoas que eu conhecia bem do CPM. Houve ali um impasse curto na chamada, para ver o que eu dizia...e lá acabou por me dizer que era o casal Reis que se encontrava naquele momento na Motodiana (os nossos companheiros Jacreis e Leonor). Sabendo disto e tendo disponibilidade naquele momento, cerca de 35 minutos depois estava junto a eles e percebi logo que o objectivo de por lá andarem tinha "água no bico" e já tinham feito alguns Kms de test-rides a alguns modelos, antes de eu chegar.

A conversa foi surgindo, naturalmente com as motos como tema do dia e....a dada altura, pelo canto do olho saltou-me à vista uma unidade nova da CTX 700N, a qual tinha agora sido colocada disponível para test-ride por parte do concessionário.

Iniciou o Jacreis o teste à máquina, por minha própria indicação e, depois de uns bons 15/20 min., lá regressou com um sorriso bem rasgado e a atirar para o entusiasmado.  ;D

Depois dele fui eu e de tal forma me embrenhei no test-ride, que quase me esqueci de tirar fotos.  _Rolley_

Ora, vamos ao que senti e que poderei descrever por palavras......

A apreciação estática é sempre subjectiva e já tinha visto este modelo diversas vezes em imagens na net e uma ou duas vezes ao vivo, mas agora e mais demoradamente pude constatar que aquele estilo cruiser misturado com custom, acaba por resultar bem e, apesar de apelar a uma "imagem americanizada", não deixa de causar sensação.

- O banco é uma maravilha, tanto por via da posição extremamente baixa em que se encontra, como pela forma como acolhe o condutor, o qual se vê numa posição de relax por via da colocação avançada das peseiras; Tenho 1,81m e por mim a Honda até poderia ter ido um pouco mais longe na colocação das peseiras, mas compreendo e aceito a opção da marca em encontrar um meio termo no avanço decidido para as mesmas;

- A posição dos braços faz-se de forma natural e, apesar de reconhecer que se encontram mais elevados do que na condução de p.ex. uma maxiscooter, não senti cansaço ou incómodo...e muito menos nas manobras, que se fizeram bem e com uma amplitude de movimentos sem entraves;

- O painel de instrumentos, ainda que mantenha uma vertente totalmente digital, não se pode dizer que destoe por completo do classicismo das formas que, de alguma forma, se reconhecem neste modelo. Trata-se de um ecrã LCD já conhecido de outros modelos da marca e é muito completo. Porém, estando sentado em posição de condução, obriga a um esticar de braços um pouco maior do que o normal. Esta situação já a tinha verificado nas NC's e Integra, pois o painel está situado numa posição um pouco afastada. Poderá ser um pouco incómodo até nos mecanizarmos nos movimentos, pois obriga a que o corpo se projecte ligeiramente para a frente por forma a aceder aos botões que controlam as opções. Vale o facto de ser algo que não se faz constantemente, até porque a condução exige atenção redobrada, a qual não se compadece com o clicar de botões no painel de instrumentos em andamento. Quanto aos restantes comandos, são aquilo que típicamente se conhece da Honda e situam-se todos dispostos de forma bastante ordenada e facilitadora do seu uso;

- Visto estes novos modelos da Honda (CTX-N e CTX-D) já virem de série com caixa automática DCT, o impacto que delas recebi em condução não foi para mim uma inteira novidade, mas ainda assim deu para apreciar sobremaneira o relax proporcionado pela mesma. Pode ser que tenha sido pelo centro de gravidade muito baixo, ou pela posição em que se tem as pernas, mas não há dúvidas que este sistema automático "casa" bem com este tipo de moto de cariz mais custom;

- O preparar para arrancar ou mesmo a circulação a baixa velocidade, transmitem muita segurança, não só por se ter ao dispôr uma caixa automática, com todos os benefícios que a envolvem, mas sobretudo pela facilidade com que as pernas encontram, com total segurança, o chão. Para se ter ideia, fica-se numa posição tal em que o flectir das pernas faz esquecer por completo o peso do conjunto, ao ponto de não parecer que se trata de um modelo que suplanta os 200Kg. Posso dizer que me senti sempre com total controlo e bastante seguro em cima desta CTX 700N;

- Do motor não pretendo descrever muito, pois é já sobejamente conhecido das NC's e Integra. O bi-cilindrico, auxíliado neste caso pela gestão electrónica da transmissão, proporcionou-me bons momentos de condução ao longo dos cerca de 15Kms que percorri, mostrando sempre um galopar da velocidade forte q.b.;
 
- O som característico deste bloco, que agrada a uns e a outros nem tanto, acaba por neste modelo até sair em alta e, de alguma forma, encaixar-se no estilo da moto em causa. Numa toada de baixa velocidade, assemelha-se a um gorgolejar do motor e que sai emanado pelo escape de aspceto robusto, tal qual como um "pum pum pum" que se altera no seu ritmo e espaçamento conforme a velocidade vai subindo;

- As suspensões trabalham bem e conseguem filtrar as irregularidades do piso com à-vontade e sem causar um balançar da estrutura que pudesse colocar em causa a estabilidade do modelo. Dei por mim a circular perto dos 120Km/h numa estrada municipal e a moto transmitiu-me sempre um pisar da estrada seguro, sem descurar o conforto. Gostei!

- A protecção aerodinâmica não é o seu forte e por mais que uma vez me vi "forçado" a reduzir a velocidade devido à tareia de vento que levei na zona do tronco; este é um modelo que convida a velocidades mais calmas e consentâneas com a vertente do modelo...uma mistura de cruiser com custom;


No geral, este teste veio mostrar-me que o package visual nem sempre tem uma relação directa com a condução e foi o que aconteceu. Pensava que se tratava de um modelo unicamente talhado para passear em relax e pouco mais e, ainda que não se lhe retire essa qualidade, é um modelo que não se nega a mostrar um comportamento são, seguro e que inspira confiança sempre que a ocasião se propicia. Não fosse a protecção aerodinâmica e até nos esquecíamos de que se trata de um modelo que a Honda cataloga como custom.

Espero que tenham gostado desta minha análise...e agora as fotos (poucas). Infelizmente e com muita pena minha, não tenho o dom da fotografia como o companheiro Fijoma.  _corado_







As 3 fotos que se seguem dizem respeito ao momento que antecedeu o test-ride preconizado pelo companheiro Jacreis, que foi antes de mim, por minha sugestão. A esposa, Leonor, parece que gostou do modelo.... _Rolley_

Ahhh grande Jacreis...a ti também te fica bem a CTX, hem!  _palmas_


Aqui a Ruth da Motodiana explica ao Jacreis o funcionamento do DCT...eu limitei-me a tirar as fotos!  ;)


Aquando do seu regresso do test-ride e sem que nada o fizesse prever...chegou um recém comprador da CTX 700D (a versão touring, visível atrás)
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 10:56 por Sapiens21 »

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Test-ride à Honda CTX 700N
« Responder #1 em: 03 de Outubro de 2014, 15:43 »
Pois é amigo Isaac. Passar em Évora e nao te contactar, é quase como ir a Roma e não ver o Papa  _lol_ _lol_ _lol_
Apesar de não termos o teu contacto e no nosso inicio de ferias termos ficado com o portatil inutilizado, a Ruth fez o favor de te contactar. É sempre um privilégio conviver contigo.
Quanto ao modelo CTX a minha apreciaçao está de acordo com o que escreveste.
Primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Ou seja uma vez sentado nela , estranhei a ausência de manete do lado esquerdo. ao arrancar estranhei a posição das peseiras (inicialmente fui com os pés ao local das peseiras da CBF mas não estavam lá  _lol_ _lol_ _lol_ estavam mais a frente)
A adaptação foi rápida e apesar de não ter ido preparado para fazer  nenhum test Drive , lá consegui colocar um carolo tamanho L onde habitualmente só cabe um tamanho XXL  _confuso_ _confuso_.
Nem luvas nem casaco, mas lá segui e dei por mim a atingir velocidade em estrada aberta que não estava a espera.
Apesar da falta de proteçao aerodinâmica, este modelo cativa na sua condução.
Em conclusão gostei, foi uma experiência interessante e surpreendente, mas ainda não é esta que vai destronar a minha CBF
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Test-ride à Honda CTX 700N
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2014, 00:07 »
Obrigado pelas tuas palavras, João.  _pol_

Foi uma experiência diferente e aquela fusão de naked com custom, aliada à facilidade de condução proporcionada pela caixa DCT, valeu a pena!

O banco verdadeiramente baixo, com umas peseiras posicionadas bem mais à frente do que numa moto normal, ajudaram ao relax da condução e os cerca de 15Kms que fiz de test-ride, infelizmente passaram mais depressa do que desejava.

Um estilo e concepção interessante, suportada por base mecânica bem conhecida e económica.  _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Test-ride à Honda CTX 700N
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2014, 21:08 »
A CTX 700 encontra-se neste momento em campanha especial de fim de ano.
Para quem queira uma moto, sem perder a comodidade de uma transmissão automática, encontra neste modelo (versão D ou N) um bom aliado para kms de prazer sem fim.

http://www.honda.pt/motorcycles/range/touring/ctx700-2014/offers/campanha-ctx700d.html

Oferta da Documentação
Oferta do IUC do 1º Ano
Condições Especiais de Financiamento

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Test-ride à Honda CTX 700N
« Responder #4 em: 07 de Março de 2015, 22:36 »
A mota é agradavel, o motor tambem, com excelentes consumos, mas........................


Da uma adrenalina, ires ultrupassar aquele camião...... e up's....... passa passa passa, foi por um triz, looool


 _Rolley_

Abraço

 ;)
[/URL]