Autor Tópico: honda pcx 150  (Lida 13375 vezes)

brunopratas

  • Visitante
honda pcx 150
« em: 29 de Setembro de 2014, 22:27 »
Boa noite.
Alguem tem alguma informação sobre a nova honda pcx 150?
Estou a ponderar adquirir uma.
Cpts

Marco46

  • Visitante
Re: honda pcx 150
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2014, 19:17 »


companheiro,

mas que info é que tu queres ter??? é igual à 125, excepção feita aos cavalos e consumos!

E em Portugal este modelo está morto, porque com carta na minha opinião só uma pessoa que nao saiba o que está a fazer é que compraria a 150.

Sem carta fazes um upgrade bem feito e metes a 150 a comer o teu pó......seria a compra mais irracional que alguem poderia fazer, mas como há gente para tudo, já nao digo nada!!


saudações

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: honda pcx 150
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2014, 22:01 »
Companheiro Bruno Pratas, vou tentar fazer uma curta síntese quanto à PCX 150 e tentar esclarecê-lo com o pouco que sei.

Aqui em Évora foi recentemente vendida uma PCX 150 a um senhor que pretendeu especificamente este modelo, mesmo sabendo à partida que teria de esperar uns dias pela sua unidade.

A diferença entre a 150cc (que na realidade tem 153cc) e a 125cc é de exactamente €200, pelo que tentarei ao longo do que vou escrever, encontrar algumas razões (além da diferença na cilindrada) que possam justificar o diferencial de preço.

Mas antes disso, convém desde já esclarecer que o consumo é quase igual entre os dois modelos (diferença de apenas 0,2L/100Kms).

A existência dessa diferença no consumo, que volto a referir...é muito pequena, tem que ver com a potência ser um pouco superior (+ 16,5%), assim como ter um binário mais elevado (+16,7%).

Em que se traduz isto num quotidiano real?

O conforto, a maneabilidade, a altura do banco, o equipamento, etc...é tudo igual entre uma e outra.
Até mesmo as cores disponíveis, o diâmetro e largura das rodas, as dimensões gerais, enfim...tudo é igual à excepção de um pequeno lettering com a indicação 150 a vermelho, que permitem a sua distinção das demais.

Em termos de aceleração pura e pelo que me foi dito, é também igual ou praticamente igual. A PCX 150 consegue galgar as primeiras dezenas de metros com a mesma desenvoltura que a 125, o que significa e como é sabido, uma aceleração apreciável para um motor tão pequeno....a PCX 150 leva por isso escassos 4,9seg dos 0 aos 50m.

Quanto à velocidade máxima e reprises (retomas de velocidade, para melhor se perceber), é que a conversa é um pouco diferente. Foi-me dito no concessionário que se nota alguma diferença real nesses dois campos e que se explicam pelo acréscimo de potência e binário, para o mesmo peso....sim, o mesmo peso pluma (130Kg).

Existe um vídeo na internet a atestar a velocidade máxima da PCX 150 e que por lá se encontra praticamente desde a altura em que foi lançado este restyling profundo da PCX.
https://www.youtube.com/watch?v=o1LCjQ1PVMc

No final desta curta síntese, a pergunta que se impõe e que o companheiro Bruno Pratas gastaria de ver respondida é se valerá a pena o diferencial de €200.

Se se abstrair de uma mais difícil venda futura do modelo a particular (por esta exigir carta de moto) e se igualmente não lhe fizerem "mossa" os +0,2L/100Kms, não vejo por que não há de prosseguir essa sua vontade em adquirir o modelo em causa, na versão 150.

Pese os prós e os contras e peça uma opinião no concessionário mais perto de si.

Abraço e espero ter ajudado.

interceptor

  • Visitante
Re: honda pcx 150
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2014, 22:06 »
Companheiro olha aqui mas informação sobre a pcx 150.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: honda pcx 150
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2014, 23:23 »
Sapiens, esse vídeo não mostra o real...

Esta é a PCX 150 original



muito idêntico à 125cc uma diferença de +- 2/3km/h

Não justifica a 150cc, minha opinião _pol_

Esta versão foi feita a pensar nos Italianos, porque lá o minimo para andares em AE é de 150cc

Mais um a ser enganado:( depois quando quiseres vender vais ver a conversa do vendedor!!! Se fosse a 125 e tal!!!


A nova Forza 125 anda mais do que esta 150! Lol
Abraço

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: honda pcx 150
« Responder #5 em: 13 de Novembro de 2014, 13:13 »
Não sei se tenho razão no que disse ou não, Pedro.

O modelo 150 nunca conduzi e baseio-me pelo que me foi dito e pelo que li.
Quanto à motorização com 125, tive uma até 2012 e já conduzi as mais recentes umas quantas vezes para saber que não se mexem mesmo nada mal.  _pol_

A 150 é que é uma quase incógnita para a maioria de nós.
O que é certo...e na sequência da questão da velocidade máxima alcançada, é que um artigo de uma publicação americana comparou as 2 versões e de onde destaco esta parte:

"The 125cc PCX engine is rated at 11.1 HP, while the larger PCX150 gets a 152.9cc motor putting out 13 HP (2013) or 13.4 HP (2015). The top speed of the PCX125 is 59-60mph, while the PCX150 accelerates nicely to 60mph and wanders all the way to 70mph. Both PCX’s are electronically RPM governed (62mph PCX125, 70mph PCX150), but they’re mostly out of steam by the limit so removing this only increases downhill speeds."

Traduzindo isto de forma sintética e convertendo igualmente as milhas para Km/h, o  teste/artigo menciona o alcançar de uma velocidade real (não a de ponteiro) de 96,5Km/h para a 125 e de 112,6Km/h para a 150. Volto a dizer, real!
Porém, o mesmo teste refere que ambas conseguem suplantar esta velocidade quando em descida.

Se a diferença de velocidade entre as duas versões é ou não relevante...para mim não é!
Este não é de facto, nem nunca foi o objectivo da PCX, seja na 125 ou na 150. O motor eSP inclusivamente sofreu (...com o restyling 2014) pequenas alterações na potência, binário e atrito interno melhorado, tendo a versão 150 uma melhoria de 20% na fricção do seu sistema de transmissão V-Matic (CVT) e tudo, ou pelo menos a maior parte destas alterações foi para reduzir consumo e melhorar a suavidade.

Parece-me a mim e esta é de facto a minha opinião, que será mais importante e prazenteira a forma e a rapidez com que a versão 150 conseguirá recuperar velocidade (reprises), nomeadamente quando em ultrapassagem é necessário um "disparo" mais determinado.

Se vale ou não vale a pena alguém (com carta) ir para a PCX 150....estou também de acordo que mais vale esticar os €€€'s e ir para a nova Forza, mesmo dessa forma acabando por se manter nas 125cc.  ;D

Fonte dos dados acima indicados: PCX 125 vs PCX 150

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: honda pcx 150
« Responder #6 em: 13 de Novembro de 2014, 16:23 »
O problema é que na realidade a reprise a favor da 150 é quase imperceptivel e a velocidade máxima insignificante, por isso volto a dizer
Mais 200€ para quê? Que feitas bem as contas vou perdê-los na altura da retoma!?

O motor é o mesmo, só o cilindro é ligeiramente maior _Rolley_

Eu preferia comprar a Forza 300, com um esforço suplementar de 1000€ mais coisa menos coisa ou esperava pela nova Forza 125 ou comprava uma Honda Forza 250 usada (igual à tua) ou uma Honda PCX 125!



Offline JPGargoyle

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Mem-Martins
  • Free at last!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S :D
Re: honda pcx 150
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2014, 17:52 »
A PCX 150 também já tráz 4 piscas  :))
Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira ;D

Integra S:

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: honda pcx 150
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2014, 18:19 »

Eu já disse isto antes .... porque não compram logo uma PCX 400 .....   _lol_


Para comprar a 150cc nova, acho que tbm não justifica.....mas cada um é que sabe de si .... _pol_

Mais vale mesmo tentar subir de gama em vez de subir apenas 25cc e outros pormenores relativos que nem têm assim tanta importância.

Vem aí a nova Forza, e para quem é fiel à marca é mesmo isso que têm a fazer !!

Ou então subir de cc à seria  _pol_

Depois é desfrutar de outra postura, condição, segurança, conforto ... e esses tais outros pormenores  _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

xelayb

  • Visitante
Re: honda pcx 150
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2014, 18:53 »
Boas,

Comprei esta semana a PCX 150, embora concorde com algumas observações, no meu caso não foi uma "compra" literalmente, mas uma troca de recurso e nesta caso decidi pela 150. Mas porque a 150 e não a 125 ? É simples e vou justificar :

1) Os 200 euros de diferença não iriam ser revertidos em nada.

2) Qualquer cavalo a mais é sempre bem-vindo, principalmente para um trajeto diário misto, Marginal, A5 com a subida do Monsanto e Lisboa.

3) Com um kit, considerando o percentual de ganho de performance já exaustivamente aprovado nas 125, penso que chego um pouco mas além na PCX 150. 

Depois dos 1.000km, revisão e montagem do kit, digo como ficou e se valeria os 200 euros da PCX 125.

Até

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: honda pcx 150
« Responder #10 em: 13 de Dezembro de 2014, 21:19 »
Lidas as razões que te levaram a adquirir a PCX 150, resta-me desejar-te boa sorte com a máquina e dizer que cá estaremos para ler o que terás para nos contar com esse Kit de potência que pretendes adquirir.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: honda pcx 150
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2014, 00:15 »
Compreendo perfeitamente o companheiro Xelaib,

na realidade para quem quer por opção uma PCX por ser maneirinha, poupadinha, e ser a rainha da cidade , e se não tiver problemas de limites da carta porque não a 150?  acho que fez bem! mais reserva de potência por quase o mesmo preço , a única coisa que me faria hesitar , hoje sabendo o que sei, é que para a revender é que perde muito o valor a não ser na retoma, e mesmo assim... _pensador_  porque o mercado fica reduzido a quem tenha carta de mota, e que queria mesmo uma PCX ..porque o pessoal aqui do burgo, mal se vê com a carta de mota salta logo de cilindrada , como não foi o meu caso  _Rolley_ _Rolley_ 

Boa sorte com a PCX e cria Db para termos noção da máquina , e quando tiveres o Kit vai ser um espectáculo  _pol_ _pol_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 00:17 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

RNA

  • Visitante
Re: honda pcx 150
« Responder #12 em: 08 de Janeiro de 2015, 15:08 »
Boa tarde a todos,

Troquei recentemente a PCX 125 (2012) pelo novo modelo, mas com a diferença da nova ser a 150!

Tendo em conta que li bastantes deduções e poucos factos, decidi escrever um pouco sobre a minha experiência com a nova PCX 150.

Antes quero também dizer que conduzi durante uns dias a PCX 125 (2015) e notei bastantes diferenças a nível da ciclística, nomeadamente a melhoria da suspensão, altura do assento e travagem, comparando com a minha antiga de 2012! Tudo para bastante melhor, claro! Além das novas "mariquices" recentemente alteradas como as luzes led, 4 piscas, relógio, assento corrido e um depósito para 8 litros, foram (quase) todas bem vindas!

A nível de motor, pelo menos a que experimentei, achei a 125 de 2015 mais "presa" e sem tanta vontade em querer acelerar tão rápido como a minha de 2012 e os limitadores começaram a "engasgar" logo a partir dos 100 km/h (ao contrário da minha 2012 que chegou a ir aos 120 km/h nos primeiros 1000 km de uso antes dos limitadores serem accionados).

Portanto, sendo que as diferenças entre a 125 e a 150 (modelos 2015) são apenas de motor, vou cingir-me a esse assunto. Em baixo estão as diferenças que "testei" (o "teste" consiste em percurso diário de 20 km entre a margem sul e aeroporto de Lisboa):

Arranque com punho enrolado - nota-se, de facto, uma diferença que, embora ligeira, é assinalável, deixando a 125 para trás com uma folga de + de 30 metros quando se chega à velocidade de ponta;
Recuperações - aqui sim, a grande vantagem da 150, pois a 70 ou 80 e mesmo a 90 e 100 km/h, nota-se uma significativa "reserva" de potência quando se enrola o punho, levando à velocidade máxima bastante mais rápido;
Subidas - também se nota uma diferença de + 7 a 12 km/h em relação à 125, fazendo a 150 subir mais depressa qualquer colina Lisboeta;
Velocidade Máxima - 110 km/h (já a ser estrangulada pelos vários limitadores) mas chega lá em praticamente qualquer circunstância, excepto em subidas, ao contrário da 125 de 2015 que experimentei que já se sentiam os limitadores aos 100 km/h.

Ou seja, a 150 (de origem) é mais que qualquer 125 (de origem) - Sem duvidas! Aliás, eu digo para mim mesmo que a 150 é tudo aquilo que a 125 deveria ser!

No que diz respeito à escolha em si, para a mota que é, não é motivo significativo para se pensar em comprar a 150 em detrimento da 125! Exceptuando os pontos que apontei relativos ao motor, a 125 é igual em tudo o mais que a 150 e, para uma pequenina 125, oferece muito, embora com algumas limitações ainda não resolvidas pela Honda, como p.e. os pneus, suspensão ainda melhor e o travão traseiro.

No geral, estou satisfeito com a 150 e aconselho-a a quem tenha carta e que queira uma scooter pequena para deslocações pequenas!
Se não houver carta, a 125 também é excelente (para pequena 125).

Cavok

  • Visitante
Re: honda pcx 150
« Responder #13 em: 08 de Janeiro de 2015, 16:37 »
Já andei com a PCX125 e nunca com a 150.
Acredito que entre as duas a 150 saia com vantagens em tudo (até porque não serão os 0,2lts de cosumo que farão diferença), excepto em duas situações com uma ponderação variável que só pode ser atribuída por quem a quiser comprar, que são:
- o custo de mais 200€ no acto da compra
- e a maior dificuldade em a vender como usada, pois está limitada a condutores de carta de Moto.